Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cobija / La Paz / Copacabana / Cuzco / Trilha Salkantay / Machu Picchu / Puerto Maldonado - Out/2010

Postado
  • Membros

Esta viagem foi planejada juntamente com outros amigos aqui no mochileiros.com, onde daqui formamos um excelente grupo de brasileiros com o mesmo objetivo: conhecer os povos andinos da Bolívia e do Peru.

cia-machu-picchu-outubro-de-2010-turma-confirmada-t40057-555.html

Tenho mto a agradecer os relatos lidos aqui, uns tão precisos e detalhados que solucionaram mtas dúvidas e outros mais enxutos, mas que certamente alimentaram minha vontade de conhecer estes países que possuem um legado histórico de se admirar e de riquezas naturais de tirar o fôlego.

Não foi possível tomar nota de todos os gastos, mas quanto ao planejamento financeiro, eu levei U$ 1.000,00 no VTM + U$ 300,00 em espécie... Deixei para comprar muitas coisas em La Paz, como a mochila cargueira, de ataque, tênis, e alguns agasalhos e os acessórios, meias grossas, meias para caminhada, luvas, cachecol, gorros e etc...

COBIJA – LA PAZ – 12-13/10

Saindo de Rio Branco de carro, Cobija fica a pouco mais de 3 horas. Então fui de carro com minha família até Cobija no dia 12/10, aproveitando o feriado no Brasil, para fazer comprinhas na fronteira e claro me deixarem na casa da Fabiana, minha amiga que mora em Brasiléia, na cidade fronteira com a Bolívia... Na noite deste dia aproveitamos para dar umas voltinhas por Cobija e já comi o famoso ‘pollho frito’ frango frito e depois fomos para o Karokê, tinha acabado de abrir, umas 9hs e ficamos lá, cantando, dançando e dando mtas risadas... A viagem já tinha começado mto bem, pq fiz novos amigos e me diverti!!

Dia 13/10 as 09hs fui à Polícia Federal em Epitaciolândia (cidade colada em Brasiléia) para efetuar o registro de saída do Brasil, em seguida fui a Fronteira da Bolivia para registrar a entrada, em depois fiz câmbio para dólares e bolivianos, o câmbio estava U$ 1=R$1,85 e R$ 1 = 3,85 BO.

Em seguida minha amiga me levou ao aeroporto de Cobija, onde o vôo estava previsto para sair as 11:00 e acabou saindo as 12:00. Vôo tranqüilo, não estava lotado e durou 1 hora...

Comprei a passagem pela empresa AEROSUR em Cobija mesmo no ferido de 7 de set qndo estive lá, só não comprei pela internet pq meu cartão não estava autorizado para compras no exterior ainda, o valor da passagem foi de R$ 187,00....

Chegando ao aeroporto já me ‘encapei’ toda, pq em Cobija estava uns 30ºC e em La Paz, havia nevado na noite anterior, então acho que estava uns 15ºC. No aeroporto de Cobija, conheci uma acreana que estuda medicina em La Paz, então pegamos o táxi juntas e uma amiga dela já estava lá esperando por ela... Então elas me deixaram no Loki e seguiram para casa, trocamos telefone, mas não foi possível ligar para combinar algo, afinal elas tinham que estudar e eu estava começando minhas férias....hauahuahuahu Embora a Belinha quisesse nos acompanhar para Copacabana, pois estava morando lá mais de um ano e não conseguia viajar pela Bolívia, devido os estudos...

Quando cheguei no Loki percebi que meu grupo não tinha se hospedado lá, mas que o João e o Fernando já estavam devidamente hospedados, então tratei de ir procurá-los. Por sorte o João estava no quarto e pela tarde fomos passear por La Paz (Mercado das Bruxas e Museu da Coca), em seguida fomos ao Hotel onde o restante da galera estava hospedado, eles tinham acabado de chegar do passeio do Chacaltaya e iam para um jogo no estádio (The Strongest x Bolívia). Fomos todos até o jogo e nos divertimos! Nos integramos a torcida organizado do The Strongest aí foi só festa! Gostei mto da torcida! Sempre cantando, mesmo com chuva de granizo, tinha gente sem blusa e de bermudaaaaaaa!! Hehehe É eles estão acostumados, e eu não!! Estava morrendo de frio, mas gostando da muvuca!!

Depois do Jogo e vitoriosos (The Strongest 3 x 2 Bolívia), fomos ao PUB do Loki, lugar animado e de gente bonita!! Depois de lá alguns foram para a Boate Blue, mas eu fui dormir, porque no dia seguinte tínhamos um passeio: Tiwanaku/Vale de La Luna e City Tour.

Sobre o Loki – quarto para 5 pessoas com banheiro privado e café incluso: 55 BO a diária. Senti-me segura no quarto e quanto aos meus companheiros, quase não nos víamos, todos eram estrangeiros, então arranhava meu inglês para cumprimentá-los e graças a Deus, nada sumiu das coisas que eu deixava na minha mochila ou em cima da cama...

LA PAZ – 14/10

Acordei cedo, tomei café, fui à internet, pq prometi enviar notícias diariamente para minha família, afinal fui sozinha, mas nunca fiquei só nesta trip!!

O combinado era 8hs, o povo veio chegar às 9hs. Na Bolívia é igual no Brasil, nada começa na hora, mas o povo demorou pq meus queridos amigos que foram festar na noite anterior não conseguiram acordar cedo, aí vcs já viram... O bom de eles terem atrasado é que deu tempo de um casal brasileiro de Sampa (Rodrigo e Priscila) entrarem em nosso grupo, eles estavam na recepção do Hostel quando nos conhecemos e os chamei para o passeio....

Blz, seguimos então para o Parque Arqueológico de Tiwanaku, mas antes paramos para o almoço, assim que saímos do restaurante, ouvi um cantor num barzinho ao lado, ele estava tocando “Morando do Nordeste” em espanhol....huhuhu não resisti e fui lá dá uma palhinha... eram 3 caras, todos visivelmente acoolizados, era aniversário de um deles, então a festa parecia que ia até tarde... nos identificamos como bons e simpáticos brasileiros aí a festa foi geral!!

Nos despedimos e seguimos para o Museu, ouvimos as explicações do guia e depois fomos para o lado externo para mais explicações e aprender um pouco mais da “Pacha mama” – Mãe terra. Esta e mtas outras palavras em quéchua escutaríamos mtas vezes daqui para frente... Eu sempre presto mta atenção às explicações, mas sinceramente pouca coisa se retém aqui na minha cachola....sr

Depois de andarmos pelo parque paramos em uma mini-feirinha para comprar o artesanato local, dei uma rápida olhada, pq minhas compras ficariam reservadas para o Mercado das Bruxas....

Depois de lá seguimos para o Vale da La Luna, mto distante por sinal, ficamos até em dúvida para onde estávamos indo, mas por fim chegamos!! Sinceramente, eu esperava mais do Vale, mas valeu a visita, depois fomos para o El Mirador, só que o retorno para La Paz foi por um caminho diferente, por um centro mais ‘organizado’ sem aquelas buzinas no pé do ouvido, bacana de ver como é o contraste da cidade que me encantou! Em geral gostei mto de La Paz...

No El Mirador tiramos mtas fotinhas e depois fomos para uma rápida volta pela Plaza Murilo, onde estava tendo um manifesto dos indígenas! Mas nem chegamos a sair do bus, foi só uma passadela mesmo....

No começo da noite retornamos e fechei o passeio para o Chacaltaya... Depois fomos jantar numa pizzaria próximo ao Hotel Condeza onde a galera estava hospedada, lá a pizza era boa e grandona mesmo!! Só que aconteceu algo chato, a Priscila deixou encostada na parte de trás da cadeira a mochila de ataque, na hora de pagar a conta ela notou que a bolsinha com os cartões, o celular e alguns bolivianos não estava mais lá, procuramos para ver se não tinha caído perto da mesa, mas nada, daí notamos que o casal que estava atrás de nós, mal tomaram a garrafa de coca-cola que haviam pedido, concluímos então que eles poderiam ter ido lá e acabaram achando a oportunidade de mais um furto.... Infelizmente no primeiro dia deles em La Paz já foram furtados, mas a ‘sorte’ que o Rodrigo tinha os cartões e o restante do dinheiro com ele, e os cartões da Priscila logo foram cancelados e ela tinhas seguro contra roubos... Então fica a dica para nunca desgrudarem os olhos das coisas de vcs que representem valor...

De volta ao Hostel nos arrumamos para conhecer o Had Rock Café de La Paz, juntamente com o restante da galera! Lugar bacana, quentinhooo...huhuhu e com boa bebida e ótimo sommm!!

LA PAZ – 15/10

Saímos as 08:30hs para o Chacaltaya, mas antes passamos para buscar outros turistas, onde conhecemos mais 3 brasileiros que tinham chegada a poucos dias em La Paz também... Pelo que vocês perceberam, brasileiro tem aos montes em La Paz...sr

Durante o percurso, comecei a mascar minhas folhinhas de coca, para amenizar o mal da altitude, já que chegaríamos a mais de 5000 m.a.n.m, o percurso para chegar até a montanha é bem estreito e dá um certo medo, porque as rodas do carro ficam a poucos centímetros do precipício... Chegando lá em cima, na estação de esqui desativada, porque não há mais neve suficiente para esquiar, eu estava mal, tonta e com mtooo friooooo! Resultado: tirei algumas fotinhas, conheci a neve e partir para dentro da casinha, não agüentei acompanhar o grupo rumo ao topo da montanha Chacaltaya... Tomei o chá da coca e esperei eles voltarem e não via a hora de chegar lá em baixo... Retornamos umas 13hs, então fui almoçar e em seguida coloquei algumas roupas para lavar e fui em busca de um salão de beleza, estava na hora de fazer minha escovinha... hehehe cabelo ruim, sabe como é né?!

Srsr

Retornando do salão fui fazer umas comprinhas de casacos e calças pq levei poucas peças, uma vez que moro em lugar mtoooo quente e não há roupas de frio baratas, então fui às compras, coisa pouca claro, afinal quem vai carregar a mochila depois sou eu mesma....sr

Pela noite fui até o Hotel da galera para jantarmos e decidirmos o que faríamos no dia seguinte... A galera já queria ir para Copacabana no dia seguinte 16/10 no começo da manhã, mas eu só queria ir dia 17/10 cedinho e fazer a Ilha do Sol e já seguir para Puno e Cuzco... Depois de combinarmos diretinho deu certo e partimos para Copacabana cedinho do dia 17/10.

Mais uma noite fomos para o PUB do Loki, esta npite foi especial e bacana, pq conseguimos colocar umas músicas brasileiras para tocar! O Gustavo entregou o iPod dele para DJ, e acreditem, a primeira música foi BOATE AZUL! A comoção dos brasileiros foi geral!! Mas logo cortaram, a Karlinha foi lá e pediu outras...srsr curtinho à beça e dançamos uns sambinhas com os gringos lá!! Ao final da noite, íamos para outro lugar, escolhemos depois de mta discussão o TRAFFIC, a galera na saída ficou decidindo para onde iríamos, só que não se pode haver aglomeração tarde da noite em frente ao Loki, pq na rua do Loki fica um Distrito da Polícia, e eles fecham a rua justamente para evitar essas manifestações... Só que depois de mta ceva na kbça a galera demora a entender isso, o vigia implorava para sairmos lá da frente para não entramos em atrito com a polícia, mas ele era ignorado, então o resultado foi que no dia seguinte, os brasileiros não puderam mais entrar no Loki, só quem era hóspede....Além, ouvi falar que lá dentro um dos nossos amigos quase brigou com um argentino...

LA PAZ – 16/10

Passei o dia inteiro caminhando e fazendo as compras de lembrancinhas, minhas mochilas, tênis e outras ‘cositas más’!!

Após o almoço acompanhei um grupo de turísticas num tour à pé por La Paz, fomos nos mercados, alguns museus, Igrejas e mtas ruas de lá! No final do dia voltei, peguei minha roupa que estava na lavanderia, arrumei minha mochila, e vi que já tinha mtas coisas, me livrei de algumas peças e da mochila antiga, deixando no caixote de doações que tem no Hostel...

Fiquei no pátio conversando com a Aline, amiga de Brasília que conheci no Loki, ela estava viajando a pouco mais de um mês pelo Peru e agora estava na Bolívia, para mais uma boa temporada de férias...sr Abrindo um parêntese... Como há gringos em viagens longas, hein?! Caramba, eles passam meses viajando o mundo, td bem que quem tem dólares é rei na Bolívia, mas me ajude, há mtos turistas assim, sem prazo para terminar as férias...

Logo mais a noite me animei e acompanhei a galera para nossa última noite em La Paz. Meus amigos, tiveram que me esperar do lado de fora pq o vigia não deixava eles entrarem, nem ficarem na recepção... Fomos para o Had Rock e depois para uma rave que teria no estádio do The Strongest, não sou chegada a rave, mas como nunca havia ido a uma, fui experimentar.... Se fiquei uma hora por lá, foi mto.... Estava mto frio e o som eletrônico cansa minha mente....srsrsr Alguns ficaram lá e outros como eu resolvemos ir ao Mongos, bem melhor, lugar fechado e com o som mais agradável, mas tbm não demoramos mto, afinal tínhamos que acordar cedo para partimos à Copacabana no dia seguinte....

LA PAZ – COPACABANA – ILHA DO SOL – PUNO 17/10

Saímos umas 8hs para Copacabana, chegamos lá 12:30hs e o barco saía as 13:30hs, mas ainda tínhamos que almoçar, só que o restaurante que a agência havia reservado, demorou para entregar o pedido da nossa amiga Karlinha, ela foi a única que pediu lasanha, e nós pedimos a famosa ‘trucha do lago Titicaca’ eu adorei! Mas a Karlinha acabou tendo que levar a vasilha do restaurante para comer no barco, ela ficou uma arara com a situação, mas fazer o quê?! Ficaria com fome?? Não mesmo!!

A travessia até a Ilha é mto bela, pq o Lago é realmente mto lindo, escolhemos ir na parte de cima e passamos um pouco de frio, mas nada que tirasse o privilégio da vista, na volta iríamos lá dentro... sr

Chegamos na Ilha e começamos uma bela subida de mto degraus até lá em cima, mas isso já tava ficando normal, subir, descer, andar à beça...sr O lance é não ter pressa pq com paciência a gente chega lá!! Hehe

Andamos a Ilha e seguimos até o Templo do Sol, onde nosso guia, nada animado nos explicava a história... Tiramos mtas fotos e ficamos admirando o quanto o lago é belo. A vista lá de cima e de encantar, juntar as duas mãos em forma de agradecimento e dizer: Deus gracias por estar ali!!!

Voltamos umas 5hs da tarde, um pouco cansados e pegamos o bus para Puno no Peru, em Puno não iríamos ficar para conhecer a Ilha de Uros, tínhamos que seguir para Cuzco, já que íamos fazer a trilha Salkantay a partir do dia 20/10...

Chegamos em Puno as 08:30 horário do Peru (1hs a menos q na Bolívia) e pegamos o outro bus para Cuzco as 09hs, chegando em Cuzco as 05:00hs da manhã....

20101112100908.jpg

20101112101353.jpg

Editado por Visitante

• Respostas 41
  • Visualizações 15.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Que legal Thalita, mudei recentemente para Rio Branco e estava pensando em fazer este roteiro, idêntico.

BOm que encontrei aqui no fórum depois irei tirar umas dúvidas com você, devo ir em janeiro/11.

Abraço.

Postado
  • Membros

Olá Thalita

Tive um tempinho e andei olhando seu relato.....simplesmente show de bola.....a tilha pelo jeito fui du car.....hhehe, parabéns

André

Postado
  • Autor
  • Membros
Que legal Thalita, mudei recentemente para Rio Branco e estava pensando em fazer este roteiro, idêntico.

BOm que encontrei aqui no fórum depois irei tirar umas dúvidas com você, devo ir em janeiro/11.

Abraço.

Olá!! Se está em Rio Branco, então venha conosco amanhã a apartir das 20hs no Tabernas (bar/restaurante perto da rodoviária) para um encontro dos viajantes ao Peru no próximo mês... Eu e outro mochileiro, o Willian, falaremos de nossas experiências lá e o nosso roteiro e encontraremos uma turma que chega de BSB amanhã e segue na sexta para o Peru de bus e ainda um casal que irá logo após o Natal, o que vc acha?? Vamos lá!!

Bjs e até mais!

Olá Thalita

Tive um tempinho e andei olhando seu relato.....simplesmente show de bola.....a tilha pelo jeito fui du car.....hhehe, parabéns

André

Valeu André!! Tô acompanhando seu roteiro e se vier a Rio Branco dê uma alô!!

Bjs e até mais!

Postado
  • Membros

Eeee, adorei o relato!!! Parabéns!!!

Que bom que deu tudo certo na sua viagem!!!

Já fiquei com vontade de voltar =(

beijos

Gabi

Postado
  • Autor
  • Membros
Eeee, adorei o relato!!! Parabéns!!!

Que bom que deu tudo certo na sua viagem!!!

Já fiquei com vontade de voltar =(

beijos

Gabi

Gabiii vc, assim como mtos outros aki, tem mta responsabilidade nesta viagem! Seu relato foi instigante para mim e meus amigos da trip!! Agradeço mto e eu tbm tô querendo mto voltar!! hehehe

Bjo grande!!

Postado
  • Membros

Não pude ir na reunião. Já fui a MP por Corumbá há alguns anos, pelo trem da morte, agora espero ir em breve aqui por cima no Acre.

Levantei informações que os voos da http://boa.bo/ são mais baratos e os aviões são melhores, de Cobija a La Paz por R$167,00.

Até!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Não pude ir na reunião. Já fui a MP por Corumbá há alguns anos, pelo trem da morte, agora espero ir em breve aqui por cima no Acre.

Levantei informações que os voos da http://boa.bo/ são mais baratos e os aviões são melhores, de Cobija a La Paz por R$167,00.

Até!

O encontro foi bacana! E fiquei numa vontade louca de voltar...srsr

Eu fui pela Aerosur, na data que eu queria não tinha voo pela BOA e p/ outros dias estava um pouco + caro, mas mesmo assim ainda são vantajosos qlqr preço da Bolívia se comparado as nossas tarifas nacionais...sr

Postado
  • Membros

Oi Thalita, td bem??

Acompanhei alguns posts seus antes da sua viagem, mas só agora vi seu relato.

Está excelente! Parabéns!

Em abril serei eu, realizando esse sonho. Conto com sua ajuda para tirar mais algumas dúvidas antes da partida!

Abraço.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Thalita, td bem??

Acompanhei alguns posts seus antes da sua viagem, mas só agora vi seu relato.

Está excelente! Parabéns!

Em abril serei eu, realizando esse sonho. Conto com sua ajuda para tirar mais algumas dúvidas antes da partida!

Abraço.

Olá! Amigo foi um perrengue até a liberação oficial das férias!! Graças à Deus foi td mtoooo bommm e inesquecível!!! huhu

Com certeza conte comigo, pq no que eu puder ajudar, o farei!! Bjs e até mais!!

Oi Thalita, se tudo der certo vou fazer essa rota em julho desse ano!

Parabéns pelo relato e pela trip!

Gracias amigo!! Precisando de qlqr help é só gritar!

Bjs!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.