Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cunha - SP/ Paraty - RJ

Postado
  • Membros

Fala galera, blz ?

Tô aqui de bobeira, doido para andar de moto e resolvi aproveitar o tempo livre para buscar umas fotos antigas e acabei nesse relato, ainda não tinha "vindo" pra cá, então vou copiar.....

Fala galera, blz ?

Estamos na fase de preparação para a próxima viagem e faz um tempão que estavamos curiosos de conhecer Paraty, surgiu a idéia (faz um tempão) de ir por Cunha e pegar a famosa estrada pelo Parque Serra da Bocaína.

Faz alguns meses que a estrada foi interditada, ficamos preocupados e até pensamos em desistir de ir para lá.

Foi aí que vi um relato de viagem lá no mochileiros.com falando que estava ruim, mas dava para passar.

Resolvemos esperar um final de semana com Sol, já que ir para Paraty na chuva não ia ser legal, e isso faz uns 2 meses, hora não dava Sol no final de semana, hora tinhamos algum compromisso que não permitia.

Enfim, essa semana rolou.

O caminho escolhido para ida foi pelo Sul das Gerais, indo daqui até Pouso Alegre pela Rod. Fernão Dias e de lá seguir para Itajubá (pela estrada Pouso Alegre-Itajubá), o asfalto nessas duas estradas está perfeito, mesmo na Fernão Dias.

De Itajubá para frente o asfalto fica muito ruim, chegando a aparecer muitas "crateras" no caminho, e depois de chegar quase em Wenceslau Braz a estrada fica boa de novo.

As fotos são desse trecho, já quase na divisa com SP:

391.jpg

392.jpg

393.jpg

394.jpg

397.jpg

400.jpg

404.jpg

405.jpg

406.jpg

Esse trecho após Itajubá e após a buraqueira está com a estrada com asfalto bem novo (dá para ver pela foto) e é bem bonita, a estrada vai subindo e a vegetação vai se acumulando (há um projeto de fazer um parque nacional nessa região), há também um projeto aprovado de uma PCH (algo como estão tentando fazer em Aiuruoca - MG, que é uma Pequena Central Hidrelétrica), nesse caso aqui está bem avançado.

A estrada sobe até a divisa com SP, aí o asfalto muda (em MG o Pres. Lula tem investido bastante, o jeito mineiro do Gov. Aécio Neves ajuda bastante) o visual do Vale do Paraíba visto dessa parte da estrada é incrível

• Respostas 54
  • Visualizações 18.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Legal o seu relato. Gostaria de saber se é possível passar um carro por esse caminho que vc. fez (Cunha-Paraty pelo parque)? Principalmente na passagem da 6ª foto da primeira página, onde parece que há uma ponte de madeira quebrada? Os veículos que vc. deixou passar, seguiram até Paraty?

Pelo jeito descer é possivel, mas subir a serra.... eis a questão. Vc. cruzou com algum carro que subiu a serra por esta estrada (Cunha Paraty) barrenta?

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Mirtes SP, blz ?

Essa viagem a gente fez faz um tempo, eu realmente não me recordo hoje que dias foram, mas..... na época cruzamos com 2 ou 3 carros por lá, uma Fiat Strada e um Uno com certeza.....

A Fiat Strada conversei com eles, era um casal e estavam descendo até Paraty e o Uno tinha uma família que ficou desconfiada com o casal de moto..... heheheheheehheheeh.... e não conseguimos conversar com eles, mas pelo que percebi eles estavam subindo de Paraty para Cunha......

Sim a estrada é dentro do parque, estavam começando o projeto para asfaltar ela, provavelmente hoje já devem ter mexido mais ainda.....

Estou tentando ver as fotos, mas hoje a internet aqui em casa está completamente lenta..... viver à base de internet à rádio é fogo.....

Enfim, a 6a. foto é essa :

400.jpg

Agora lá na estrada Cunha-Paraty a única ponte que eu me lembro de ter passado (faz tempo e eu não me recordo mesmo de outra, se estiver errado, por favor me perdoem) é essa:

528.jpg

Que na prática é um bloco de concreto....

533.jpg

Enfim, se for essa, eu tenho certeza que passa um carro, mas um de cada vez.... hehehehehehehehehehehe

No mais, o que recomendo é pegar uma semana que não tenha sinal de chuvas praquelas bandas, assim pegará menos barro.....

Dê uma olhada no fórum 4x4 na internet que normalmente tem alguém descendo praquelas bandas (eu pesquisei na época lá também....).

Grande abraço,

Postado
  • Membros

Então chinaf....a foto que me deixou com pulgas atrás da orelha, foi esta. Gostaria de saber se neste lugar que parece mais uma ponte quebrada passa algum veículo de 4 rodas.

20101126230807.JPG

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Mirtes, blz ?

Pois é essa foto é no mesmo lugar.... hehehehehehe... só que assusta pq é da visão de quem vai de Paraty-Cunha..... fique tranquila nesse ponto aí está bem tranquilo.... ::otemo::

Eu acho que o maior problema lá e o "sacolejo" que vc vai passar para chegar até esse ponto ::mmm: , e desse ponte pra frente até a parte que aparece aquele morro cheio de barro, dali pra frente é tranquilo, mas claro, a estrada pode ter sido já "melhorada" para receber o asfalto ou até mesmo ter piorado com as chuvas que aconteceram depois da minha passagem por lá.....

Uma idéia é ver se alguém recentemente passou por lá (talvez no fórum 4x4 alguém tenha informações mais atuais) ou dar uma ligada ::sos:: para o pessoal do Parque da Serra da Bocaina de repente eles tem os dados atualizados..... ou talvez a secretaria de turismo de Cunha.....

Mas, é assim mesmo, na nossa ida a gente ficou cheio de dúvidas, depois que passamos lá foi só alegria..... heheheheeheheheheheheh

Grande abraço,

P.s.: Não esqueça de tirar muitas fotos e contar pra gente como foi.

Postado
  • Membros

Meu amigo,

Esse passeio que você fez com a sua patroa, e bem legal mesmo a vista e sempre bonita.

Você falou que a vista do primeiro mirante poderia ser mais bonita sem as nuvens, eu posso te garantir que com as nuvens ficou bem legal, mais particularmente eu prefiro a vista de quando o sol esta saindo e está limpo, você ver o sol no espelho d'água (mar). A vista desde mirante da direto ao porto de Paraty, limpo não e tão bonito como ficou as fotos que você tirou.

Gostei do seu relato, estou no meio do caminho que você fez sou de Cruzeiro-SP, estou querendo dar uma volta assim faz um certo tempo que não ando de moto, estou com a perna quebrando, louco para poder voltar a fazer esse tipo de aventura e quem sabe a fazer esse caminho, eu já fiz mais antes da estrada estar nessas condições, mais pelo visto a estrada está mais legal dessa maneira. Tem mais aventura.

João Paulo Carneiro

Cruzeiro-SP

Joaopaulo_carneiro@hotmail.com

Skype. jpccarneiro

Postado
  • Membros

Boa china,

Quando eu for faco o relato por aqui.

Abraco!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Valeu pelas dicas chinaf e pelo relato.

Sempre tive vontade de descer a serra via Cunha.

Acho que em 2011 farei esse roteiro.

Postado
  • Autor
  • Membros
Valeu pelas dicas chinaf e pelo relato.

Sempre tive vontade de descer a serra via Cunha.

Acho que em 2011 farei esse roteiro.

Bom, se o relato te serviu para deixar com mais vontade ainda de ir pra lá, já valeu a pena ter trazido ele pra cá também..... heheheheheheeheheheheh

No mais é isso, não se esqueça de tirar muuuuuuitas fotos e depois postar na parte de relatos para gente "viajar" com vocês também.

Bom planejamento e que a viagem seja excelente.

Grande abraço,

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Logo postarei o meu relato......pois em breve descerei de carro por este trajeto!

Muito lindo o local......belas fotos!!

Postado
  • Membros

Fiz o percursso Cunha Party a uns 3 anos, mas a estrada não estava tão ruim como mostram as fotos postadas aqui, fui no inverno, a estrada estava úmida, mas não tinha lama. Passavam vários 4X4 por mim e eu com o celta 1.0, mas sem problema algum, desci tranquila (confesso que não tentaria subir!!).

Nesta viagem, após Paraty fomos até Angra e subimos de Angra para Bananal, fica a dica, pois a região de Babanal é linda e bastante interessante de se conhecer!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.