Ir para conteúdo

Bota de Trekking Não Impermeável... existe?


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, tenho nos últimos meses tentado achar uma solução conveniente pra minha necessidade: faço trilhas pelo sudeste - principalmente por áreas da mata atlântica a algum tempo, e recentemente comecei a buscar melhores equipamentos, mais voltados pra trekking. Porém, estou perdido procurando por um calçado ideal: Pelo que encontrei até agora as boas botas são impermeáveis -ou semi- e demorariam uma eternidade pra secar depois de atravessar qualquer riacho, o que acaba facilitando o surgimento de bolhas e rachaduras nos pés, as tornando impossíveis de usar em trekkings com duração maior. Os tênis para trilhas até onde sei não se comportam bem no barro, além disso possuem cano baixo, facilitando torções e protegendo menos os pés. Sandalias/papetes, bom... sem condições de usar um calçado aberto no meio do mato. Também acho inviável levar dois calçados e ficar trocando toda vez que for passar por água... e então, alguém tem alguma sugestão? Como vcs lidam com terrenos "versáteis"?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros de Honra

@4m4 Complicado mesmo essa questão. Quando fiz a ciudad perdida na Colômbia,  usei uma bota,  como choveu muito a bota encharcou,  foi complicado secá-lá, ela secou após  dois dias, só depois que coloquei ela próximo do motor do ônibus, ela ficou ali 4 horas, durante uma viagem,  assim mesmo não ficou 100% seca. 

No Monte Roraima adotei outra postura, seguindo pessoas mais experientes: fui de bota e atravessava os rios com meias de algodão para não escorregar nas pedras,  mas choveu e a bota encharcou também. 

Hoje meus trekkings faço somente com Tênis leve com bom amortecedor, acontece que não carrego mochila pesada, no máximo 12 kgs. Quando atravesso rios, tiro o tênis e atravesso com meias, sempre deixo uma meia molhada fora da mochila quando tem muitos rios para atravessar.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
2 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Uma alternativa é comprar bota do exército, eu costumava usar, elas são mais leves e menos densas. Outra ponto é que custa bem menos que as botas especializadas, tem cano alto e aguenta bem.

Sim eu já uso coturno de vez em quando

Link para o comentário
  • Membros

@4m4 tem varios modelos assim. Nenhum aqui no Brasil de qualidade. Existem coturnos militares de lona aqui mas são bem ruins no geral. 

Suas concepções sobre tênis estão erradas. Inúmeros tênis tipo trail running funcionam muito bem no barro com ótimos solados para isso.

Quanto a torções os estudos científicos tem mostrado que a proteção e muito menor que o imaginado. O ganho e bem pequeno.

 

POREM... Neste ambiente em especial a bota dá um conforto maior com galhos, arreia, terra e pedrinhas. É possível usar um tênis com uma boa polaina média. Vai depender de como se adapta.

Quanto a travessia de rios se não for fazer aquatrek ou seja distâncias grandes DENTRO do rio e mais pratico tirar o calçado atravessar e por o calçado de novo. Não perde mais que 8 minutos nisso.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
  • Membros de Honra

@rodrigo-whisky Concordo com esse estudo sobre torções. Já caminhei uns 20.000kms em estradas e trilhas,  fiz vários trekkings mais pesados e numa tive nenhuma torção. Pra vc vê, a única torção que minha esposa teve foi quando estava de bota. Obs.: e olhe que caminhamos rápido viu!

Nota: quando for atravessar rios com pedras escorregadias,  coloque meias de algodão, por incrível que possa parecer, ela não escorrega. (Dica de um programa de TV).

Em contrapartida, a única desvantagem que eu acho do tênis é  nos trekkings em ambiente mais extremo(serra fina por exemplo), onde tem muitas pedras, o desgaste dele é maior. Mas uso um tênis mais surrado. Mas nunca descolou a sola,  igual as botas. 

 

Os dois têm vantagem/desvantagens, portanto estude bem onde vai usar e defina.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Eu também adoraria uma boa bota não impermeável. A única vez que lavei a minha submergindo-a, levou mais de 48 horas para secar, em um dia quente e seco. Em uso, mais cedo ou mais tarde a água vai entrar na bota, portanto acho interessante uma bota não impermeável que seque mais rápido. Infelizmente não temos opção no mercado nacional, temos que optar por um tênis ou uma bota impermeável.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Comprei a Bravo 10 da Airstep e foi a melhor bota que já tive pra trekking com água ....tem um solado ótimo para terrenos acidentados ....não é impermeável mas qndo molha a água sai rapidamente por todos os lados e Nao vira uma caixa d’água ...esse é um ponto que me fez apaixonar por ela ...após poucos minutos caminhando no seco já da pra sentir que expeliu quase toda a água e não está encharcada 

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...