Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa 60 dias - 11 países: PT, ES, FR, UK, BE, HOL, ALE, R. CHECA, AUS, HUN, ITA

Postado
  • Membros

Olá pessoal,

Bom, como a maioria das pessoas que planejam um mochilão tenho uma dívida de gratidão com esse site que realmente ajuda muuuito na hora de tirar várias dúvidas e planejar a viagem. Então em setembro desse ano rumei pra Europa e fiquei lá por dois meses, mas fiz tudo bem planejadinho, até mesmo pelo dinheiro que era curto e que estava com muito de medo de fazer as coisas de última hora pelo fato de estar sozinha não dava pra arriscar ficar sem albergue chegando na estação 1h da manhã etc.

Enfim, posso dizer que deu tudo certo, saiu tudo como planejado, claro que você vai passar por alguns perrengues mas nada que atrapalhe a viagem, só te ajudam...

Não dá pra colocar o relato detalhado aqui de todos os dias, porque foram 60 rsrs, então fica meio complicado, mas vou colocar meus gastos e tentar dar as melhores dicas que eu puder.

Meu roteiro foi (sem as daytrips): Lisboa, Porto, Madri, Barcelona, Paris, Londres, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Praga, Viena, Salzburgo, Budapeste, Munique, Veneza, Milão, Florença, Roma.

Daytrips: Versailles, Brugge, Hallstatt, Fussen, Dachau, Siena, Pisa, Assis, San Gimignano, Bolonha.

Foram 11 países e 30 cidades.

Resumo da viagem:

Gostei muito mesmo de quase todas, acho que só não voltaria a Milão e Bruxelas, meio chatas, na minha opinião. Tem muitos brasileiros viajando por aí e todos são bem amigáveis rsrs, na verdade todo mundo que está viajando tem um clima muito bom, todos são muito abertos e em três minutos de conversa você já sente a vontade com a pessoa e ela está te chamando para ir visitá-la em seu país de origem rsrs, aconteceu comigo, foi por isso que resolvi ir a Budapeste. Conheci uma menina da Hungria em Lisboa (minha primeira cidade) e ela me convidou pra visitá-la de Budapeste quando estivesse em Viena porque são apenas três horas de trem, aí eu decidi ir e foi muito bom, a cidade é muito linda. Ah acho que me esqueci de falar que fui sozinha, muito tranqüilo mesmo, sem problemas.

Sobre os gastos, eu tinha planejado 60 euros por dia sem contar a hospedagem, consegui economizar bastante em relação a essa meta mas sem passar fome nem deixar de ir a nenhuma atração que gostaria de ter ido. Mas tem dias realmente que você sai andando por aí vê tanta coisa legal e quando vê já são 3h da tarde e nem comeu ainda...

A hospedagem eu tinha colocado um limite de 30 euros na diária de cada albergue, a grande maioria dos lugares custou bem menos que isso, variando de 15 a 25 euros, mas em Paris e alguns lugares da Itália foi mais que 30, não muito mais, ah Amsterdam também.

Se eu não tivesse comprado tantas lembrancinhas pra minha família e meus amigos acho que teria economizado ainda mais, talvez uns R$ 700, mas não me arrependo, faz parte da viagem também e todos ficam muito felizes com qualquer chaveiro, só pelo fato de saberem que você lembrou deles.

A bagagem não me incomodou por grande parte da viagem, acho que só nos últimos 15 dias já estava meio de saco da cheio da mochila (Curtlo Adventure 60+15L, muito boa por sinal!) que estava ficando cada vez mais pesada e da mala de rodinha que eu tive que comprar pelo caminho por causa das lembrancinhas, mas no geral não tive problemas com a bagagem.

Fiz tudo, mas tudinho mesmo de trem, exceto o trajeto Brasília-Lisboa, Roma-Brasília lógico rsrs. Comprei o Global Pass de 15 dias em dois meses, cerca 550 euros, e o Italy Pass, 6 dias em dois meses, cerca de 120 euros. Posso dizer que fica mais caro do que viajar pelas “low cost” porque fora o passe em muitos trechos você também precisa comprar uma reserva que varia de 4 a 10 euros dependendo do lugar, se for pegar o trem noturno (peguei 3 vezes) com cama a reserva são 40 euros. Apesar de ser mais caro, eu prefiro e se fosse viajar de novo faria tudo de trem, as estações são sempre no centro da cidade, na grande maioria das vezes muito perto das principais atrações turísticas e dos albergues, em várias cidades a estação ficava no máximo a 2 minutos de caminhada dos albergues, isso ajuda muito pode ter certeza, sem contar que sempre tem estações de metrô ou ônibus, lojas, restaurantes etc. Pra mim foi muito bom, sem arrependimentos por ter pagado mais caro nesse tipo de transporte ao invés de avião, também porque tinha muita bagagem que pagaria extra se fosse de avião...

Os albergues eu reservei com antecedência pelo site do hostelworld e fica mais barato, posso afirmar, porque em duas ocasiões fiz amigos “instantâneos” rsrs no trem e eles não tinham albergue, iam procurar quando chegassem na cidade, falei que já tinha o meu reservado e eles poderiam tentar lá, quando chegamos, nas duas vezes o quarto de última hora era cerca de 20 euros mais caro que o preço que eu estava pagando por ter reservado com antecedência, então tenha isso em mente, sem contar que em Amsterdam quase não tinha mais vaga em albergue nenhum, isso porque era “low season”, outubro. As principais cidades estão sempre lotadas, não importa a época do ano. Na tabela que eu estou anexando com os gastos tem o nome de todos os albergues que eu fiquei, só não recomendo o de Milão pela sujeira e olha que eu não sou muito fresca com essas coisas, tem que estar muito sujo mesmo pra eu ter nojo e o de Milão conseguiu rs. O de Londres pq praticamente não tem viajantes lá, só imigrantes morando no albergue, e o de Berlim pq é num lugar morto, não tem nada por perto, lojas, restaurantes etc.

Lugares. A natureza mais bonita pra mim, sem dúvidas foi na Áustria, Salzburgo e Hallstatt, Viena também é muito bonita. A cidade no geral mais legal foi Praga, tem uma combinação muito boa, natureza, atrações turísticas, lugares bonitos, a noite também é muito boa e o albergue foi o melhor de todos, fiquei num quarto com 26 camas e mesmo assim foi o melhor, muito confortável, gente bacana, tudo muito bom. Lugares que vão te deixar muito ocupado com certeza, no quesito lugares pra conhecer: Lisboa, Porto, Barcelona, Paris, Amsterdam, Berlim, Praga e Roma, essas cidade tem muitas atrações turísticas, impossível conhecer todas. É impossível também escolher um lugar preferido, cada cidade tem seu ponto forte.

Dicas que valem a pena.

A principal é no Louvre, muita gente postou sobre a entrada que tem pelo metrô, eu não sei explicar direito, mas fiz isso e vale muito a pena mesmo, a fila de cima na pirâmide é gigante e lá embaixo não tem ninguém, você vai nas máquinas e compra o seu bilhete, custa 9,50 euros sai na hora muito rápido eu nem acreditei que foi tão fácil. Outras dicas são comprar quantos ingressos quanto você puder pela internet, por exemplo pra subir na torre Eiffel, museu da Anne Frank, Vaticano e outros, é incrível como você realmente não pega fila nenhuma, e as filas são grandes viu. Você pode dar o azar de o dia estar chuvoso como eu dei no dia que tinha comprado o ingresso pra subir na torre Eiffel, mas estava tão animada e feliz por estar lá que nem liguei, é tudo lindo do mesmo jeito, com muita neblina, mas mesmo assim vale a pena. Aliás foi nesse clima que fiquei a viagem toda, se você for achando que se tiver alguém que ronque no seu quarto no albergue você não vai conseguir dormir pode ter certeza que vai ter rs, mas poxa, você tá lá, é um sonho sendo realizado você vai se deixar incomodar por causa disso, até parece que nunca ouviu pessoas roncando na vida, ou nunca sentiu cheiro de chulé (tem mesmo kk), lógico todo mundo que tá ali ficou andando o dia todo, você vai esperar o quê, não se deixe incomodar por essas coisas, são detalhes pequenos perto do que é estar viajando, a liberdade, culturas, lugares e pessoas novas que você vai conhecer.

Bom pessoal o que eu tenho a dizer é mais ou menos isso, quem tiver dúvidas estou à disposição, será um prazer ajudar no que eu puder, mas já adianto que não sei nada sobre passagens de avião low cost rsrsrs, mas estações e passes de trem estou sacando um pouco.

Outros dados:

Máquina fotográfica que eu levei: Nikon Coolpix P90 (muito boa pra fotos diurnas, a noite as fotos ficam muito tremidas, mas não entendo muito de fotografia).

Bagagem: Mochila Curtlo Adventure 60+15L e uma mala de mão que depois troquei por uma de rodinha no meio do caminho

Seguro Saúde: fiz pela CI - Central de Intercâmbio

Compra dos passes de trem: também fiz pela CI

Compra de moeda estrangeira: Fiz um VTM em euros e um em Libras pra Londres, as outras moedas como Coroas Checas (República Tcheca) e Forint (Hungria) comprei lá na hora na estação de trem mesmo. Também levei parte dos euros em dinheiro

Guia de viagem: O guia criativo para o viajante independente na europa.

Escolha do roteiro: escolhi conhecer as principais cidades, geralmente capitais e algumas do interior, tentando pesquisar as que tinham a natureza mais bonita, já sabia que ia ver muitos museus e prédios bonitos nas cidades grandes, não precisava buscar por isso nas cidades do interior.

Atrações turísticas: pesquisei no guia, na internet principalmente no site dos mochileiros e http://www.voudemochila.com.br/.

Meu blog: http://www.lanovelhomundo.com/blog (por favor ignorem os comentários da minha mãe rsrsrs)

Sites úteis:

http://www.hostelworld.com (reservar albergues)

http://www.worldmapfinder.com/ (mapas de várias cidades do mundo todo)

http://fahrplan.oebb.at/bin/query.exe/en (horários de trem em toda Europa)

http://traveldk.com/ (guias de viagem feitos por usuários do site, em inglês)

http://www.tour-eiffel.fr/index.html (comprar o ingresso pra torre Eiffel)

http://www.neweuropetours.eu/ (Free Walking Tours em várias cidades da europa, fiz esses tours em Paris, Berlim e Praga, muito bons)

http://www.decolar.com (pesquisar passagens de avião)

http://www.raileurope.com.br/ (passes de trem para a Europa)

TABELA DE GASTOS (PLANEJEI GASTAR 20MIL, MAS ESSES FORAM OS GASTOS EFETIVOS)

Na tabela não tem as informações relativas a Budapeste pq fiquei na casa daquela menina que expliquei no começo do post, mas ao todo gastei 40 euros em dois dias (tirei dois dias de Salzburgo pra ir a Budapeste).

20101201225900.jpg

Editado por Visitante

• Respostas 43
  • Visualizações 11.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito obrigada pela resposta! =)

Esse é meu medo, irei no inverno e com essas saídas mais cedo, fico com receio de acabar aproveitando pouco tempo, sabe?

Na verdade, to com uma dúvida. Primeiro chego em Viena, daí Salzburg e Innsbruck, ainda tem Hallstatt, mas meu próximo destino é Budapeste, então não sei qual seria a melhor ordem pra fazer esse trajeto. Oq vc acha melhor?

E quanto a Fussen, acho q ficará pra próxima viagem, pois vou só pra Berlim e fica muito fora de mão..valeria se fosse pra Salzburg e saindo de lá para Munique também né?

Vou anotar todas as dicas aqui =)

É realmente sobre o clima eu não sei te dizer, pelos jornais parece que o inverno chegou mais cedo lá na europa. Já está nevando em vários lugares, mais do que o esperado, mas mesmo com neve se o dia estiver bom sem neblina dá pra ir, o problema é o horário, realmente não dá pra aproveitar muito, tem que voltar cedo. Mas pelo seu roteiro fica meio fora de mão mesmo, Fussen é perto de Salzburgo também, mas acho que não tem trens direto pra lá saindo da Áustria, você tem que ir pra Munique ou outra cidade mais próxima de qualquer maneira, como você falou que depois vai pra Suíça talvez fique bem fora de mão mesmo...

Postado
  • Membros

Deise,

Muito legal seu relato!

To indo pra Europa em Abril, e assim como vc, vou sozinho!

To com uma duvida cruel... Levar ou não o Netbook???

Como vc fazia pra guardar o Netbook? vc levava consigo no dia-a-dia, ou deixava nos lockers?

Bjão!

Postado
  • Autor
  • Membros
Deise,

Muito legal seu relato!

To indo pra Europa em Abril, e assim como vc, vou sozinho!

To com uma duvida cruel... Levar ou não o Netbook???

Como vc fazia pra guardar o Netbook? vc levava consigo no dia-a-dia, ou deixava nos lockers?

Bjão!

Oi Diego,

Olha se você estiver com um espacinho na mala que não vai fazer falta rs, acho que vale a pena levar o netbook sim. A maioria dos albergues tem computadores com internet, mas a maioria são pagos e muitas vezes tem que ficar esperando liberar alguma máquina etc. Eu acho uma boa levar, mas tem que saber que ocupa um espaço precioso na bagagem e aumenta o peso também se vc for voar pelas low cost que tem o limite de peso etc. etc.

Em relação a guardá-lo, eu sempre deixava dentro da mala, levei 4 cadeados rsrs, três pequenos para as malas e um grande para os lockers dos albergues. É bem seguro também deixar dentros dos lockers, mas nem todos os albergues tem. Então eu quase sempre deixava dentro da mala mesmo, trancado com cadeado. Não tive problema nenhum em relação a isso, aliás com nenhum dos meus pertences, nem toalha que as vezes eu deixava secando na cama roubaram, muito tranquilo, pelo menos nos albergues que eu fiquei.

Beijos!

Postado
  • Membros

Deise, valeu mesmo!!

Tô aqui pensando ainda..mas provavelmente farei isso, chego e fico em Viena, Bratislava e Budapeste e pego um trem para Salzburg..sabe se tem trem noturno?

Bjo!!

Postado
  • Membros

nao vale a pena ficar em Bratislava, pq a mesma fica a 1h20 de onibus ou de trem de Viena, que é simplesmente um arraso. Viena merece pelo menos 2 dias inteiros, De Viena vc pega um trem na Westbahnhof pra Salzburg,por volta das 7h30, cuja viagem custa 44 euros e que dura 2h30m de Railjet ou Eurocity da OBBm cia austriaca de trem. Tem trem a cada 60 minutos. Podes comprar na hora mesmo na estação de trem de Viena. Em salzburg se hospede no YOHO, pq é perto do Schloss Mirabel, da Casa do Mozart, da Residenz e do Rio Salzach.Compre o Salzburg card na chegada a cidade e durma 2 noites pelo menos em Salzburg.

Postado
  • Membros

Olá Alessandro, obrigada pela dica!

Na verdade, só farei um daytrip pra Bratislava, volto para Viena. Ficarei provavelmente 2 dias sim em Salzburg.

Acontece que de Viena, vou à Budapeste e então para Salzburg. Não quero tirar Budapeste do roteiro..sabe? Ouvi bons comentários a respeito.

Deixa eu já aproveitar o embalo e perguntar..sabe se tem trem de Brugge para Amsterdam?

Pois fico em Bruxelas, vou para Brugge e fico 2 dias (sei q a cidade é pequena, mas aproveitarei para dar uma descansada..) e então vou pra Amsterdam. Seria melhor se desse pra ir direto sem voltar pra Bruxelas.

Se alguém souber, agradeço :)

Postado
  • Membros
Olá Alessandro, obrigada pela dica!

Na verdade, só farei um daytrip pra Bratislava, volto para Viena. Ficarei provavelmente 2 dias sim em Salzburg.

Acontece que de Viena, vou à Budapeste e então para Salzburg. Não quero tirar Budapeste do roteiro..sabe? Ouvi bons comentários a respeito.

Deixa eu já aproveitar o embalo e perguntar..sabe se tem trem de Brugge para Amsterdam?

Pois fico em Bruxelas, vou para Brugge e fico 2 dias (sei q a cidade é pequena, mas aproveitarei para dar uma descansada..) e então vou pra Amsterdam. Seria melhor se desse pra ir direto sem voltar pra Bruxelas.

Se alguém souber, agradeço :)

Tem sim!

Eu ia fazer esse trajeto, mas resolvi não me hospedar em Amsterdam... vou ficar na casa da minha irmã em Rotterdam.

De Brugge tem duas opções de trajeto p/ Amsterdam: uma fazendo conexão em Antuérpia e outra em Bruxelas. Dá uma olhada no timetable da Eurail ou na Rail Europe ou ainda no site da Bahn que você terá idéia dos horários e tempo dos trajetos.

Eu ia pegar o trem que faz conexão em Antuérpia e aproveitar p/ dar uma voltinha pela cidade e seguir em um trem mais tarde, chegando em Amsterdam à noite... talvez ainda faça o mesmo na ida p/ Rotterdam...

Também vou ficar 2 dias em Brugge! E das duas uma, ou vou descançar ou aproveito e faço um bate-volta a Gent no segundo dia!

Espero ter ajudado!

Bjs

Postado
  • Autor
  • Membros
Deise, valeu mesmo!!

Tô aqui pensando ainda..mas provavelmente farei isso, chego e fico em Viena, Bratislava e Budapeste e pego um trem para Salzburg..sabe se tem trem noturno?

Bjo!!

Olá,

Tem trem noturno sim, só que ele sai de Budapeste 19h ou 19h30 se não me engano e chega em Salzburgo 1h da manhã, talvez não seja uma boa, não que a cidade não seja segura, é e muito. Foi esse trem que eu peguei na volta, mas você tem que avisar o pessoal do albergue que vai chegar depois da meia-noite senão eles cancelam sua reserva. Tente chegar mais cedo, antes da meia-noite. Eu fiquei no Yoho também, é um albergue muito bom, acho que dá uns 10 ou 15min de caminhada da estação de trem.

Bj

Postado
  • Membros

Oi FabiStorino,

Ajudou sim..na verdade durante o planejamento aparecem tantas dúvidas, né? Rs

Dei uma olhada no trajeto e no dia que gostaria de fazer, só conexão em Bruxelas, fica o seguinte:

07:35 BRUGGE

08:34 BRUXELLES MIDI

08:50 BRUXELLES MIDI

10:43 AMSTERDAM CS

Pelo que entendi, não é possível sair da estação pq o tempo entre um e outro é muito curto, tem conhecimento se é preciso trocar de trem? Ou segue no mesmo?

E quanto as reservas nesses trajetos, sabe se é necessário fazer???

Obrigada, bj!!

Postado
  • Membros

Deise,

Acho que será a melhor forma mesmo saindo de Budapeste e chegando em Salzburg, vou anotar esse hostel e fazer a reserva mais pra frente.

É preciso só mandar um email avisando que chegarei depois da meia noite? Farei certamente pra não perder..a recepção fica 24hrs aberta?

Quanto ao preço, se recorda quanto é e se é preciso fazer reserva?

Obrigada mais uma vez.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.