Ir para conteúdo

Suíça em abril: caro demais ou a paisagem compensa?


Posts Recomendados

  • Membros

@poiuy Obrigada!! É muito bom ouvir a opinião de quem já morou lá. Então, já que você tem experiência de causa, teria alguma dica de como economizar em alimentação e gastos por lá? Porque pelo que eu andei lendo, até fast food é super caro lá. Outra coisa, eu pretendo ficar 5 dias lá, mas são só 3 dias completos, tira a ida e a volta, você acha que três dias é de boa pra tentar pegar um clima bom pro passeio? E também queria saber quais passeios de montanha mais baratos você indicaria, sem se o do topo da Europa, eu não faço questão dele. Ahhh, você já fez algum passeio de trem panorâmico de Interlaken a Montreux? Pensei nesse passeio também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@renata83 Renata, queria te perguntar outra coisa, essa Innsbruck faz muita diferença em termos financeiros em relação às outras montanhas na Suíça? E em termos de beleza, você achou ela bem impressionante também? Eu penso que talvez seria uma ideia tirar a Suíça do roteiro e incluir a Áustria, pelo menos pra economizar um pouco, porque meu orçamento não é tão grande assim não kkkk

Ah, e pra fazer o passeio em Innsbruck você acha que 2 dias é suficiente? Pra fazer o passeio e dar um rolê na cidade. O clima é melhor um pouco que na Suíça também? A gente tem mais chances de encontrar clima bom nessa época do ano sem precisar ficar muitos dias na cidade pra ter a sorte de ter tempo aberto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Gabriela Faleiro Sim, eu ja fiz ate alguns posts aqui mas sempre aparece algo novo. Por isso ainda nao comprei passagens.

Achei bem interessante isso de ir por Paris e voltar por Berlim. Unica coisa q comprei ate agora foi 1650 euros, uma facada por causa da cotação.

O plano é agora em dezembro comprar mais e em janeiro as passagens.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Gabriela Faleiro 

Pelas suas respostas aos outros posts, acho que seu interesse é pela Suiça mesmo, provavelmente cidade pequena com arquitetura caracteristica. Lá as paisagens são mais bonitas porque tem muito o conjunto "ceu lindo + lago + montanha com topo nevados". 

O que falei lindo ali é a região como um todo e não uma montanha em especifico, gostei em particular do caminho entre Berna e Interlaken, já chegando em Interlaken, na estrada ao lado do lago, com as montanhas ao fundo, ceu lindo, gostei muito daquele tipo de contraste. O dia estava realmente bonito... O caminho do trem também é bonito, tem que trocar, subi por um lado, desci pelo outro, e peguei o que sobe até o observatório. As atrações pega-turista, tão criticadas neste site, mas que eu gosto (sou turista kkk) trem mais alto da europa, em cremalheira (tipo montanha russa e não trilho normal, para segurança na subida/neve), estação dentro da montanha, do palacio de gelo e observatório. Tem passeios lá emcima, mas quando fui estava fechado, só tinha uns 50m abertos que foi onde experimentei rapida tempestade de neve). Mas honestamente lá emcima, a vista de tudo que é montanha nevada são mais ou menos a mesma coisa... o que me faz gostar mais de uma ou outra é o que faz por lá e a experiencia como um todo. Como vista, achei região de Interlaken talvez a mais bonita que conheço. Para brincar na neve, quando a maioria já esta fechada, adorei os glaciais de Innsbruck (excelente estrutura, bem melhor do que os que conheço na america no sul).

Chamonix, se for algo que te interessa (olhe fotos e videos, é bem bonito, só disse que gostei mais dos outros), nas suas datas deve estar bom, porque como a estação de ski vai estar aberta, todo o resto deve estar também. Só tenho sérias dúvidas se vai ser muito mais barato... O que me deixou gosto ruim foi o ar de cidade fantasma em outubro. Tem muita coisa que só abre na alta temporada. Só tinha uma pizzaria perto do hotel, mais nenhuma opção para comer. Para tudo tinha que pegar o carro e andar alguns km até o centrinho, e lá também tinha opções limitadas. Etc. A subida de cable car é legal... mas tão rapida, e nada muito diferente das outras. Lá emcima, em outubro era diferente, mas para o pior, com muita pedra e pouca neve - não é o seu caso. Existia opção de trilhas, mas não gosto disso. Com esqui aberto deve ser muito melhor. E a cidadezinha é bem simpatica.

Innsbruck é a cidade principal da região do Tirol, não se parece com uma vila dos alpes e sim uma cidade media-pequena (perto dos 200mil habitantes). Quando recomendei, pensei que queria montanha para neve. Lá não seria para aproveitar a cidade e sim ir nos glaciais, em especial para brincar na neve quando as outras estações já fecharam ou estão perto de fechar. Ficam a uns 30km de lá, em direções diferentes, visitei os glaciais Stubai e Hintertux, com infraestruturas bem legais e muita neve, mesmo em maio, quando quase tudo está fechado (não precisa ficar na cidade, possuem hoteis bem mais proximos deles, mas dai fica isolado de todo resto, incluindo o outro glacial).

Quando eu fui da 1a vez para Suiça, estava fazendo Alemanha, Suiça e França de carro, e a ideia inicial era Zermatt, que ainda quero conhecer um dia, mas como não pode entrar com carro e teria que deixar estacionado a alguns kilometros da cidade, aliado ao fato de ser ainda mais fora de rota do que Interlaken, acabamos escolhendo ir para Berna/Interlaken e gostei muito.

Infelizmente não sei te responder sobre preços, porque meu estilo de viagem é diferente da maioria daqui, além de que fiz em anos diferentes... Alugo carro, sempre fico em quarto duplo em hotel 3 ou 4* fora do centro, uso cidades base e exploro a região. Tem como simular exatamente quais seriam os seus gastos, escolhendo onde ficaria, quanto gastaria para chegar lá (parte importante dos gastos quando se fica pouco tempo), escolhendo exemplo de local onde comeria (vai no tripadvisor, olha listas de onde comer, verifica cardapios ou fotos de notinhas), e os passeios tem como escolher vendo em relatos, listas, etc e indo no site oficial. Como regra geral, Suiça é bem caro. Paris também é. Austria menos mas mais cara do que Alemanha, que é mais cara do que Praga, que é parecida com Hungria.

O clima vai muito da sorte, o Davi já explicou bem. Voce está indo na primavera, então é uma boa epoca. Acho que estatisticamente os alpes devem ser parecidos... Pessoalmente, fiquei pouco tempo mas estive 2x na Suiça, e só tive dias lindos. Ceu completamente azul, poucas nuvens. Visitei a Austria também 2x, na mesma epoca, mas anos diferentes. Na Austria tive poucos dias bonitos, vários dias fechados (não era nevoeiro pois podia ver muito longe... eram nuvens fechando tudo, mas bem altas, raramente abria sol, mas ao subir nos glaciais, as vezes ficava acima das nuvens e tudo claro. Tinha muita neve nova e as vezes fechava o tempo por algumas horas e nevava durante o dia).

Não é nenhuma garantia do clima que vc vai pegar, mas como está curiosa, pode ir em sites de previsão e ver o histórico real e médias. Todas visitei quando teoricamente é um pouco mais quente do que voce vai pegar... Nestas outras cidades que vai visitar. Praga eu peguei tempo relativamente ruim todos os dias que fiquei lá. Todas as manhas e finais de noite com muito nevoeiro e indicativo "frost warning light" ligado no painel. Foi disparada a cidade mais gelada daquela viagem... mas mesmo assim deu para fazer tudo sem problemas. Durante o dia nuvens muito altas / chuva fraca / abria um pouco de sol. Munique e Berlin também peguei um pouco de chuva. Em nenhuma cidade o clima foi ruim ao ponto de estragar o dia... já perdi passeios por má programação, de ir em cidade onde tinha 1 dia programado, chegar lá e estar tudo fechado. Ou de programar algum passeio e ser o dia que está fechado, etc... rapidinho aprende que tem que verificar este tipo de coisa quando está programando, mais do que clima que não tem como controlar. 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 24/10/2019 em 11:53, Gabriela Faleiro disse:

Então, já que você tem experiência de causa, teria alguma dica de como economizar em alimentação e gastos por lá? Porque pelo que eu andei lendo, até fast food é super caro lá.

Sim, até fast food custa os olhos da cara na Suíça!

Eu estou morando na Alemanha agora, aqui eu pago 2 ou 3 euros por uma fatia de pizza ou bratwurst, mas na Suíça a mesma fatia de pizza ou bratwurst custa o equivalente a uns 6 euros.

Qualquer restaurante é super caro, no centro, pessoalmente eu não me recordo de ter conseguido almoçar por menos de 30 Francos...

O que eu fazia bastante lá, quando precisava comer na rua, era comprar lanche no supermercado, nos supermercados das redres Coop e Migros sempre tem algum tipo de fast-food a venda a um preço mais em conta que na rua.

Alguns supermercados Coop e Migros também vendem comida pronta, igual a alguns supermercados brasileiros, onde você pode fazer uma marmita e levar para casa pra comer. O pessoal que trabalha no centro, costuma ir no supermercado e fazer a marmitinha e comer na cantina do escritório.

Como turista, você também pode ir lá fazer uma marmita na hora do almoço e ir almoçar no hostel ou sentar num parque qualquer comer, mas na prática, nós turistas quase nunca fazemos isto,  por que não costumamos ter tempo livre para voltar ao hostel na hora do almoço, e todas as vezes que eu pensei em fazer uma marmitinha e sentar num parque comer, eu nunca tinha talheres descartáveis comigo, e no supermercado só tinha pacote com 100 unidades, custando o olho da cara! kkkkk

Ou dica para economizar na Suíça, é aproveitar a "hora de xepa" nos supermercados, no final do dia, todos os itens de padaria e comida pronta que eles não conseguiram vender eles colocam em promoção, pela metade ou mesmo um terço do preço.

Mas nem sempre sobrem coisas boas, as vezes sobram só as coisas ruins que quase ninguém gosta, e também tem que ter cuidado com o horário, supermercados fecham cedo na Suíça, as 19:00 a maioria já está fechada, e 15 minutos antes ninguém entra mais, alguns poucos, geralmente na estação de trem ficam abertos até as 20:00 ou 21:00.

Quando eu viajava para locais caros como a Suíça e ficava em hostel, eu costumava comer algum lanche na hora do almoço, e caprichar no jantar no hostel para compensar o almoço ruim, comprava alguma comida pronta ou congelada no supermercado e preparava na cozinha do hostel que quase sempre tem geladeira, micro-ondas e fogão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 24/10/2019 em 11:53, Gabriela Faleiro disse:

Outra coisa, eu pretendo ficar 5 dias lá, mas são só 3 dias completos, tira a ida e a volta, você acha que três dias é de boa pra tentar pegar um clima bom pro passeio? 

Nunca dá para dar certeza de que vai pegar tempo aberto nas montanhas, independente da época do ano, mas com 3 dias livres, eu acredito que pelo menos 1 dia de tempo aberto você pegue.

Mas eu recomendaria não focar numa montanha só, as vezes uma pode estar encoberta e outra estar com tempo aberto, todas as montanhas tem webcam no topo, acorde cedinho, o tempo costuma ser melhor de manhã do que a tarde, dê uma olhada na previsão de tempo para a montanha, dê uma olhada na webcam e pegue o trem rumo a montanha.

Mas para isto é importante ter um Swiss Travel pass e escolher uma cidade central como base, de onde você consiga chegar facilmente em 1 ou 2 horas de trem em várias montanhas.

Tirando o Jungfraujoch, onde o desconto é ridículo, o Swiss Travel Pass também dá descontos generosos de até 50%, 70% ou mesmo 100% nas outras montanhas...

Em 24/10/2019 em 11:53, Gabriela Faleiro disse:

 E também queria saber quais passeios de montanha mais baratos você indicaria, sem se o do topo da Europa, eu não faço questão dele. 

Para fazer treking eu gosto muito da região do monte Glogghüs / Hasliberg, perto de Meiringen e Brienz, a paisagem é muito bonita, e as trilhas não muito difíceis.

Se for só para ver as montanhas, tem o  Matterhorn em Zermatt que custa metade do Jungfraujoch, tem o Pilatus em Lucerna que custa pouco menos da metade do Jungfraujoch, tem o Titlis em Engelberg, que custa metade também...

PS. o Titlis só da certo de ir e voltar no mesmo dia se você estiver hospedada em Lucerna, os outros dá certo a partir de outras cidades base também.

E se todas estiverem encobertas, visite o Mont Rigi em Lucerna, é "de graça" com um Swiss Travel Pass, e inclui passeio de barco no lago, passeio de teleférico para subir a montanha e descida de trem.

Em 24/10/2019 em 11:53, Gabriela Faleiro disse:

 Ahhh, você já fez algum passeio de trem panorâmico de Interlaken a Montreux? Pensei nesse passeio também.

Eu não cheguei a fazer o passeio na Golden Pass Line entre Interlaken e Montreux, a unica rota de trem panorâmico que eu fiz foi o Bernina Express entre St. Moritz e Tirano na Itália. 

Mas dizem que é uma boa opção de plano B para um passeio a ser feito num dia meio chuvoso ou quando as montanhas estiverem encobertas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@renata83 Oi Renata! Nossa, você é shoooow, valeu demais da conta pelas explicações. Você disse tudo que eu queria saber. Vou pensar nessas dicas e definir se vou mesmo pra Suíça. Eu estive na Cordilheira dos Andes, no Chile, e me apaixonei pelas montanhas, queria experimentar um pouco dos alpes europeus rs. Mas vamos ver como faço. De qualquer forma, você foi sensacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...