Ir para conteúdo

San Pedro de Atacama em 5 dias - Mochilão


Posts Recomendados

  • Membros

Assista em Video no Youtube - Atacama

 

Vou comentar sobre a minha viagem em San Pedro de Atacama e seus perrengues.

Pra ser direto ao ponto, tive prejuízo nessa viagem porque não consegui aproveitar quase nada, tampouco realizar os passeios, já que choveu em todos os dias que estive na cidade.

O mais importante de tudo, evite vir no verão, entre os meses de Dezembro à Março, pois são épocas de chuvas, mais conhecido como "Inverno Altiplânico". Por mais que o local seja deserto, no verão ele chove muito, a ponto de alagar toda a cidade.

Consequentemente as estradas e as pontes ficam destruídas ou alagadas, os parques e os passeios ficam fechados. No pior dos casos você não consegue nem sair da cidade, porque todos os acessos estão fechados e os ônibus não chegam ao local.

Isso eu digo também para as pessoas que irão fazer o trajeto do Chile até o Peru, ou vice-versa, entre as cidade de Arica e Tacna, já que as chuvas afetam também essa região, então as estradas ficam fechadas. Isso farei um outro video mais detalhado.

Ademais algumas agências de turismo acabam cobrando o dobro do preço, pois alguns de seus veículos são movidos com tração nas 4 rodas. Nesse quesito eu recomendo para que não alimente esse tipo de empresa aproveitadora.

Então a pior coisa é você visitar nesse período que comentei, você pode acabar jogando o tempo e o dinheiro no lixo. Por conta das chuvas, ocorrem vários blecautes, com isso você ficam sem eletricidade e internet.

Os restaurantes na cidade são caríssimos, então se estiver num hostel com cozinha, aproveite ao máximo para ir ao mercado e preparar a sua própria comida para poder economizar.

O período mínimo de estadia na cidade seriam de 5 dias, para realizar com aperto os passeios oferecidos. Lembrando que 1 dia você vai gastar para se acostumar com a altitude, também para pesquisar e fechar os passeios com as agências de turismo. 

Caso queira um prazo um pouco mais folgado e tranquilo, recomendo 7 dias ou 1 semana. Se for incluir o passeio ao Salar de Uyuni (Bolivia), terá que acrescentar de 3 a 4 dias a mais na viagem.

Se o clima não estiver muito legal, ao invés de fechar o pacote todo, feche de 2 em 2 passeios e assim conseguir algum desconto. Terá menos dor de cabeça na hora de ser reembolsado.

Tenha em mente que irá gastar só nos passeios em torno de 120.000 a 200.000 pesos chilenos, que dá em torno de R$ 700,00 a R$ 1.200,00 por pessoa. Estou falando de tours (passeios) principais.

Ao incluir o Salar de Uyuni, os valores superam os R$ 2.000,00.


* Dicas

1. Evite vir para San Pedro de Atacama no verão entre os meses de Dezembro à Março, por conta das chuvas que impossibilitam os passeios. Prefira o Outono ou Primavera.
2. Já efetue o câmbio de moedas, se possível em Santiago, pois as cotações em San Pedro de Atacama é bem desfavorável.
3. Quando for negociar os passeios, negocie ou pague em pesos chilenos, pois em dólares acaba meio que perdendo um pouco na conversão dos valores.
4. Sempre pense em alternativas como por exemplo ir para Bolivia e visitar o Salar de Uyuni. Os veículos que realizam esse passeio são 4x4 (tração nas quatro rodas).
5. Antes de vir para a cidade, veja a previsão do tempo para os próximos 5 a 10 dias.
6. Reserve no mínimo 1 a 2 dias de hospedam, não o período todo, para o caso de ter que alterar os planos tipo sair da cidade ou mudar de hostel.
7. Evite fechar todos os passeios e pagá-los antecipadamente, pois dependendo das condições climáticas, terá dor de cabeça para ser reembolsado. 
8. Escolha hostel que esteja mais próximo ao centro da cidade, ou seja, da Praza San Pedro de Atacama ou dos Caracoles.
9. Tenha roupas para o frio e calor. Há uma grande variação de temperaturas, inclusive valores negativos.


* Média de preço dos passeios (em peso chileno): Nome do Passeio / Horas / Valor do Passeios / Valor da entrada / Total.

Valle de la Luna (meio período): 15.000 / 3.000 = Total: 18.000 pesos
Termas Puritama (meio período): 15.000 / 15.000 = Total: 30.000 pesos
Geysers del Tatio (meio período manhã, incluso café da manhã): 30.000 / 10.000 = Total: 40.000 pesos
Laguna Cejar (meio período tarde): 18.000 / 17.000 = Total: 35.000 pesos
Lagunas Altiplânicas (meio período manhã, incluso café da manhã): 28.000 / 5.500 = Total: 33.500 pesos
Valle del Arcoiris (meio período manhã, incluso lanche): 25.000 / 3.000 = Total: 28.000 pesos
Salar de Tara (integral, incluso café e almoço): 50.000 pesos
Stargazing ou Tour astronômico (noite ou madrugada, alguns oferecem lanches): 20.000 pesos
Mirador de Piedras Rojas (integral, incluso café e almoço): 50.000 / 5.500 = Total: 55.500 pesos
Pukará de Quitor: 3.000 pesos

* Bolivia

Salar de Uyuni (3 dias, com hospedagem e alimentação): 130.000 pesos chilenos / 250 pesos boliviano (entrada)
Salar de Uyuni (4 dias, com hospedagem e alimentação): 150.000 pesos chilenos / 250 pesos boliviano (entrada)


Obs: Não tenho agência ou qualquer patrocínio, apenas peguei as cotações de 3 a 4 agências locais e inseri os valores para simples consulta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Geralmente as pessoas chegam de avião a Atacama, mais especificamente pela cidade de Calama.

Apesar da cidade de San Pedro de Atacama possuir um aeroporto, este é voltado mais para aeronaves de pequeno porte e não para grandes aviões.

Ao chegar na cidade de Calama, recomendo utilizar do serviço de Van da empresa Trans Licancabur para se chegar à San Pedro de Atacama.

Cobravam 12.000 pesos chilenos apenas para ida, que dá em torno de R$ 70,00. A ida e volta sai por 20.000 pesos chilenos que em R$ 120,00. 

O preço não é caro e nem barato. Posso dizer que é um valor justo.

Eles te deixam bem no hostel (em Atacama), caso tenha feito a reserva da hospedagem. Vale a pena utilizar do serviço deles, porque se quiser ir de ônibus, você terá que ir até o terminal rodoviário, que fica a 10 km do Aeroporto. De lá terá que ver os horários dos ônibus e se adequar nisso.

Após isso, do terminal rodoviário em Atacama, terá que andar até a sua hospedagem. Acho que não compensa a economia realizada.

As informações detalhadas estão no video abaixo com a avaliação do serviço:

Video - Transfer de Calama à Atacam de Van

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
39 minutos atrás, leonardo.baptista disse:

Boa Noite,

Tem o nome das agências que consultou no Atacama? Poderia compartilhar?

Como foi no começo do ano, acabei jogando fora os papéis com os preços. Mas já dá para ter uma noção média do que é cobrado nos passeios.

Não tenho também como indicar qualquer agência de turismo, pois por conta das chuvas, não consegui realizar nenhum tour.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu fiquei num hostel bem barato chamado "Aji Verde", era o mais barato da região, mas não gostei muito dos quartos e os cobertores meio que cheiravam a chulé. 

A cozinha era apertada e não tinha os utensílios básicos para preparar a sua comida. Apesar deles estarem um pouco próximo do terminal de ônibus, ficava afastado do centro da cidade, o que incomodava um pouco. No geral, não recomendo o local.

O relato detalhado está no tópico geral da América do Sul, veja no link abaixo:

Flws!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...