Ir para conteúdo

Cidades históricas de Minas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros

Desculpem, agora que me liguei que aqui não é lugar de roteiro, se o moderador quiser pode mover!!! ::putz::

 

Nesta programação, ainda sobram 4 dias que podem ficar para aqueles lugares que dá vontade de conhecer melhor e para possíveis contratempos.

Gostaria da opinião do pessoal sobre este roteiro. Acham viável? É corrido?

 

Outras duas dúvidas:

1º - É melhor ficar em Tiradentes e visitar São João del Rei ou ficar em São João del Rei e visitar Tiradentes?

2º - Alguém conhece a estrada para ir para o museu Inhotim vindo de São João del Rei? Estou pensando em subir a Fernão Dias (BR381) e entrar em uma estrada que liga a BR ao centro de Brumadinho, porém me parece ser uma estrada de terra.

Esse link mostra essa estrada que estou falando: http://goo.gl/B1JDL

Alguém conhece e sabe se dá para atravessar de carro de passeio?

 

obrigado pessoal e até mais.

Aguardo vocês.

 

Bom na minha opnião seria melhor ficar em São João, além de ser muito mais barato, hospedagem e alimentação, é uma cidade mais jovem, tem mais festas e os famosos "butecos" (sou suspeita para falar pq morei 5 anos lá...rs). O centro histórico de São João não deixa nada a desejar, eu até acho bem mais bonito que tiradentes, tem os museus, as igrejas (indico vc tentar entrar na Igreja do Carmo, é linda, e a Igreja de São Francisco que também é muito bonita).

 

Existe uma estrada que sai de SJ até a br040 (um pouco antes de congonhas) a estrada é simples, na última vez que passei estava bem conservada, mas é um pouco perigosa, por ter muitas curvas e sem pista simples. E lá vc passa perto de Resende Costa, onde tem muito artesanato, Lagoa Dourada (do famoso rocambole, é uma delicia mesmo..rs)

 

Eu faria da seguinte maneira:

 

RJ

Barbacena (daria uma paradinha rápida para conhecer o museu da Loucura, fica na estrada a caminho de São João, é uma visita muito interessante e de graça. Vc conhece a história de porque a cidade ser conhecida como cidade dos loucos) E já descansaria da viagem do Rio até aqui são umas 3h viajando tranquilo.

Iria para São João (chegando em São João a tarde faria check-in e iria conhecer São João, domingo a cidade fica meio fazia)

Segunda iria para Tiradentes de Maria-Fumaça (não tenho certeza se funciona segunda, mas se não funcionar vá de carro mesmo) e deixaria o resto do dia livre ou para ficar em São João e conhecer as igrejas ou em Tiradentes para fazer nada...rs)

Terça sairia cedo para Congonhas (como disse o amigo ai, esqueci o nome...rs), não pode deixar de ir. Iria para Brumadinho visitar Inhotin e dormiria lá.

De Brumadinho iria para Diamantina (não conheço então não posso dizer qtos dias ficar e o que fazer...rs)

De Diamantina iria para Ouro Preto e Mariana, vale deixar uns 3 dias para essas cidades, Ouro Preto é muito legal, tem que ter disposição para andar, são ladeiras e mais ladeiras...rs e Mariana tem seu charme, apesar de ter bem menos atrações que OP.

E de OP voltar para o Rio.

 

Você tem que saber de algumas coisas:

 

1- São João é relativamente tranquilo, vc só não deve entrar nos bairros de Matozinhos, Tijuco e Bela Vista a noite. Durante o dia andar pela cidade é tranquilo, só não fique dando uma de turista perdido...rs

2- Se for ficar em Tiradentes, almoçar e comer, essas coisas, saiba que é tudo muito caro, é coisa de turista mesmo, os artesanatos são muito mais caros que em São João e em Santa Cruz de Minas, que fica do lado de TIradentes.

3- A estrada de São João para a BR040 é boa, mas é perigosa, muitas curvas, muito caminhão.

4- A estrada para BH depois de Congonhas é pior ainda...rs...tem muito caminhão e a estrada está bem ruim,

ahhhh... estão instalando vários radares, tanto na BR040 quanto na Barbacena São João.

5- A estrada para OP, também é pista simples e é serra, mas a vista é Maravilhosa. Principalmente a de OP voltando para a BR040 sentido Rio (OP- Ouro Branco- BR040)

6- OP também tem seus trombadinhas, não fique com cara de turista....rs

 

Bom acho que é isso, se precisar de alguma coisa aqui por perto é só falar!!

Link para o comentário
  • Respostas 322
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Isso é a BR383 (que liga São João a BR040), digo perigosa por ser pista simples e ser bastante sinuosa. Tem um trafego bom de caminhões também.

Mas já passei diversas vezes por ela e nunca aconteceu nada.

 

Olá Sara!

Muito obrigado pelas dicas.

Me tira umas dúvida: A estrada perigosa de São João para BR040 que você fala é a BR383?

Link para o comentário
  • Membros de Honra
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi

 

Vou passar o carnaval 2012 em Ouro Preto, alguém pode me dar uma força? Preciso de uma ajuda para montar um roteiro pelas cidades próximas a Ouro Preto, confesso que não conheço Minas e chego por BH. Chego em BH dia 13 pela manhã e vou para OP no dia 17, então tenho uns 3 ou 4 dias para conhecer mais coisas (penso em Mariana, Tiradentes, São João...), já tenho local para ficar durante o carnaval, pelo menos já estou em contato com algumas posadas, mas agradeceria muito qualquer ajuda em indicações, sobre o que fazer em BH, onde ir saindo de lá, onde me hospedar até chegar em OP. Como ir de uma cidade a outra. Dicas de lugares baratos para comer, bares a noite com musica, enfim, as dicas serão mais que uteis.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

olá Millaleite !!

acho esse circuito bem interressante, muitos mochileiros trilham estes caminhos, sugiro ver, por exemplo, circuito-das-cidades-historicas-perguntas-e-respostas-t7538-135.html e ler nas páginas anteriores, que fornecerão boas informalções para sua viagem, assim como, procurar nos relatos de viagens (veja: cidades-historicas-de-minas-serra-do-cipo-brumadinho-e-paraty-em-19-dias-t60609.html) e utilize as ferramentas de busca no site, penso que a pesquisa já é parte da viagem, boas trips !!

Link para o comentário
  • Membros

Fala, galera.

 

Estou tentando organizar minha viagem para dezembro.

 

Minha dúvida é em relação à hospedagem. Queria gastar pouco, já estou orçando com alguns albergues e pousadas.

 

Eu vou para Ouro Preto na semana entre natal e ano novo, mas sem pegar nenhum dos dois (27-29). É considerado alta temporada? Será que a cidade estará cheia?

 

E outra coisa: a hospedagem em republicas, rola também fora do carnaval, 12, etc? É muvuca também, como nesses feriados? Nas repúblicas, os quartos são sempre coletivos? Rola de ir de casal, numa boa, ou só é indicado para quem está na pegada da zuera? rs

 

Agradeço a ajuda, valeu

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros
Olá!!! Gostaria de saber, se as cidades históricas são muito longe umas das outras, um dia em cada dá para conhecer???? estou reservando os hostel.... Valeu galera!!!!

 

Caty

 

Oi Catarina,

 

Ouro preto e Mariana são cidades vizinhas, assim como tiradentes e São João Del Rei.

 

Ouro Preto fica a 100km de BH, Tiradentes fica a 220 Km de BH. De Ouro Preto a Tiradentes, 170km.

Congonhas fica a 80 km de BH.

 

Essas cidades, ficam numa mesma região, ao longo da BR 040, trecho de BH a RJ. Se vc estiver de carro, fica bem perto uma da outra e as estradas são boas.

 

Tem outras cidades históricas que ficam para outros lados como é o caso de Diamantina, por exemplo.

 

Tomando essas cidades como base, acho que com 1 dia vc consegue conhecer Congonhas (a principal atração é a Basílica de Matozinhos) atração imperdível!!

Ouro preto e Mariana eu reservaria 2 dias pelo menos... ouro preto tem coisa demais pra ver e Mariana vale a visita, principalmente pq tem uma mina abandonada legal demais de ir... vc vai descê-la num carrinho de garimpo, mtooooo legal! Sem contar que passar uma noite em Ouro Preto tem seu charme. vc vai gostar!

 

Acho que Tiradentes e São João Del rei, entram no mesmo esquema, 2 dias resolve! Inclusive, tem um passeio de trem que liga essas duas cidades, não deixe de ir. Se estiver com muita pressa, passeie apenas em Tiradentes, aí um dia resolve... claro, algumas coisas vão ficar de fora.

 

Diamantina eu tb reservaria dois dias.

 

Abraços

 

Olá Gustavo!

 

Então, sou do RJ e tô planejando algo em Minas pro meio do ano.

 

Gostaria muito de visitar 4 cidades, SJ, OP, Mariana e Tiradentes, mas como vc disse duas são próximas e distante das outras duas. Mas você sabe se tem ônibus de Tiradentes pra Ouro Preto, por exemplo? Tempo e valor da passagem?

 

Abraços.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...