Ir para conteúdo

Cidades históricas de Minas Gerais


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Oi Emmanuel,

 

Se você está contando 3 dias sem a viagem entre OP e Tiradentes, acho que fica meio apertado (carro ou ônibus??). Penso que 2 dias em OP e Mariana dá para ver muita coisa, mas ir fazer um trekking não acho que compensa (sem contar que as ladeiras de OP já são um exercício e tanto!! rs). Se quer fazer uma programa diferente, tem o passeio nas minas que fica entre OP e Mariana, o tempo é menor e parece ser interessante (ainda não fui conhecer as minas).

 

Eu iria para SJ no segundo dia e dormiria lá, você encontra hospedagem bem, mas bem mais em conta que Tiradentes. Pode conhecer SJ em uma manhã pegar a Maria Fumaça até Tiradentes e passar o resto do dia lá.

 

Outra coisa, marque por agora a hospedagem, pois em julho, se não me engano na segunda semana começa o festival de inverno da UFOP, a cidade fica lotada.

 

Costuma fazer bastante frio a noite, agora se tiver sol durante o dia pode preparar pra suar subindo as ladeiras!! rs

 

 

 

Ola Pessoal, sou de Fortaleza, CE. Em Julho/2012 estou indo com meu pai e meu irmão de 22 anos. Será nossa primeira vez nas Cidades Históricas. Estamos fazendo um planejamento dessa viagem, pois meu pai é mineiro de Mantena - MG e desde que tinha cinco anos que não visito sua terra natal, então resolvemos aproveitar para conhecer um pouco mais de MG. Começo agora a pesquisar preços e melhores hospedagens. Andei lendo tópicos mais antigos, no entanto, não consegui as respostas que queria. Se puderem me ajudar, agradeço.

 

1º) Estamos com essa ideia de roteiro:

chegar em BH (Confins), passa od ia e viaja no outro para as Cidades Históricas(CH).

 

2º) Três dias nas CH (OP, MAR, TIR, SJDR) dá para conhecer muita coisa?

Além disso, dá para fazer alguma trilha ou conhecer o Parque do Itacolomi com esses 3 dias e com meu pai de 65 anos?

 

3º) Média de preço de hospedagem para Julho

 

4º) Clima no período de Julho, como é? Chove muito ou só faz muito frio?

 

Espero conseguir pelo menos algumas dessas respostas. Obrigado desde já!!!!

 

Oi Sara, obrigado por me responder e tirar algumas dúvidas.

 

Então, a gente chega dia 04/07 em BH, acho. Tentarei convencer meu pai a ficar uns 4 dias pelas CH. E o que realmente quero, apesar de querer conhecer as cidades histórica e culturalmente, queria alguma coisa mais aventura, não precisa ser tanto, mas só ficar vendo igrejas e casas, não é bem o que quero. Gostei dessa ideia das Minas. Sabe dizer se tem algo mais do que mencionei?

 

Quanto a carro ou ônibus, estou procurando informação quanto a preço e distância, pois não iremos só para as CH. Queremos fazer aquela viagem de trem da VALE de MG --> ES, só que vejo no mapa que são bem extremos, rsrssrssrs. Como dá para ver, está bem complicado a questão do itinerário. Saindo de BH, o menos contramão é ir nesse sentido?

BH --> OP --> MAR --> OP --> TIR --> SJDR --> GVAL --> VIT --> MANTENA (MG)

 

E quanto à hospedagem. Não iremos pegar esse Festival, infelizmente. Mas acha que se encontra boas pousadas ao preço de até R$ 50,00?

Link para o comentário
  • Respostas 322
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

como o tempo é curto, talvez cortar o dia em BH e ficar + 1 dia em OP?! :idea:

 

3 dias apenas fica corrido, mas se vc nao pode aumentar, aproveite bem.

1 dia em OP vai ser pouco, vai ter q selecionar o q ver.

achei OP mais interessante q Mariana, talvez tenha q tirar Mariana do roteiro.

no dia q sair d OP passe em SJDR e visite os atrativos. Eu fiz o passeio mto rapido, mas achei a cidade grande e nao tem um centrinho com o do OP e Tir, mas nao sei talvez nao tenha olhado direito. dá p/ dormir em SJDR se quiser economizar, eu achei Tir + bonitinha, + turistica e melhor p/ passar a noite lá.

 

em OP passe no centro de infos turisticas q o funcionario vai dizer como está o parque de itacolomi.

qdo fui estavam arrumando o parque, nao era todo fechado ainda e era meio perigoso, assalto, esas coisas, mas faz tempo, entao pode ter mudado, mas como o tempo é curto acho q nao compensa. Mal vai dar p/ vc ver o centro, os principais museus e igrejas.

 

em Tir tb dá p/ fazer trilha na serra, tem umas cachoeiras, é legal, mas acho q vc deve optar pelo centro, igrejas museus e tal

 

Só p/ lembar, se nao me engano alguem postou q 1 desses trens Maria fumaça estava desativado…

Melhor confirmar c/ a secretaria d turismo da cidade

 

p/ começar é isso!

boa viagem!

 

1º) Estamos com essa ideia de roteiro:

chegar em BH (Confins), passa od ia e viaja no outro para as Cidades Históricas(CH).

 

2º) Três dias nas CH (OP, MAR, TIR, SJDR) dá para conhecer muita coisa?

Além disso, dá para fazer alguma trilha ou conhecer o Parque do Itacolomi com esses 3 dias e com meu pai de 65 anos?

 

3º) Média de preço de hospedagem para Julho

 

4º) Clima no período de Julho, como é? Chove muito ou só faz muito frio?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olaa Nnaomi, obrigado pelas info, realmente fica apertado.

 

Vou ver para ficar uns quatro dias sem ficar em BH. Meu problema maior é a questão da contramão. Terei que ir para Gov Valadares, Mantena e Caratinga, ainda. Pois é a terra natal do meu pai, além de querermos pegar aquele trem de BH --VIT.

Link para o comentário
  • Membros

O maior problema será os horários de ônibus, pois de OP para SJ, acho que vc teria que fazer OP - Ouro Branco - SJ (tem muito pouco horário), ou até OP - Barbacena - SJ. Não conheço o parque de OP, então nem posso ajudar, mas entre SJ e Tiradentes tem a Serra de São José, que eu particularmente acho muito bonita e de fácil acesso. Se o seu pai tiver um bom condicionamento dá para fazer uma passeio bonito (já vi pessoas mais velhas fazendo, mas eram bem condicionadas).

 

E pelo que sei o seu itinerário ficaria assim:

BH --> OP --> MAR --> OP --> SJDR --> TIR --> SJDR --> BH --> GVAL --> VIT --> MANTENA (MG)

 

 

Consegui pouca informação sobre essa viagem OP - SJ, mas achei isso:

 

Coletivos Cristo Rei: (031) 371-5119

São João del-Rei --> Mariana (via Ouro Preto)

Diariamente, entre 17h30m e 18h

 

Vale do Ouro, também faz essa viagem, mas não achei os horários.

 

A Viação Sandra faz SJ - BH

 

De segunda à sexta-feira às 6:00, 8:00, 10:00,12:00, 16:00 e 19:00 horas.

Executivo às 7:00 horas.

Sábados às 6:04, 8:00, 10:00, 14:00, 16:00 e 19:00 horas.

Executívo às 13:00 horas.

Domingos às 6:00, 11:00, 14:00,16:00,

18:30, 18:50, 19:00 20:00 e 22:00 horas

 

Qualquer coisa é só perguntar!!

 

Oi Sara, obrigado por me responder e tirar algumas dúvidas.

 

Então, a gente chega dia 04/07 em BH, acho. Tentarei convencer meu pai a ficar uns 4 dias pelas CH. E o que realmente quero, apesar de querer conhecer as cidades histórica e culturalmente, queria alguma coisa mais aventura, não precisa ser tanto, mas só ficar vendo igrejas e casas, não é bem o que quero. Gostei dessa ideia das Minas. Sabe dizer se tem algo mais do que mencionei?

 

Quanto a carro ou ônibus, estou procurando informação quanto a preço e distância, pois não iremos só para as CH. Queremos fazer aquela viagem de trem da VALE de MG --> ES, só que vejo no mapa que são bem extremos, rsrssrssrs. Como dá para ver, está bem complicado a questão do itinerário. Saindo de BH, o menos contramão é ir nesse sentido?

BH --> OP --> MAR --> OP --> TIR --> SJDR --> GVAL --> VIT --> MANTENA (MG)

 

E quanto à hospedagem. Não iremos pegar esse Festival, infelizmente. Mas acha que se encontra boas pousadas ao preço de até R$ 50,00?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Sara e Nnaomi, valeu pelas dicas, mais uma vez.

 

Fuçando a net acabei encontrando esse site das Cidades Históricas. Tem uma relação de todos os transportes em Ouro Preto para outros lugares. Quem precisar dessa info, é só acessar o site, mas deixarei a relação caso o site saia fora do ar.

 

Fonte: http://www.cidadeshistoricas.art.br/ouropreto/op_inf_p.php

 

Terminal Rodoviário 8 de Julho

Endereço: Rua Padre Rolim, 661 - São Cristóvão

Telefone: (31) 3559-3225

Serviços: Venda de passagens com saídas de Ouro Preto e Belo Horizonte; Plataformas para ônibus de turismo (A, B, C e D); Central de Informações Turísticas - CIT; Telefones públicos com sistema DDD e DDI; Sanitários com banho; Lojas de artesanato e lanchonetes.

Funcionamento: Diariamente, das 5h às 23h.

 

Heliporto Assis Chateaubriand

Endereço: Morro da Forca

Administração: Gabinete do Prefeito

Praça Barão do Rio Branco, 12

Telefone: (31) 3559-3230 e (31) 3559-3240

 

Aeroporto

Tancredo Neves (Belo Horizonte)

 

Empresas de Ônibus / Linhas Rodoviárias

 

Viação Pássaro Verde

Telefone: (31) 3551-1081

Ouro Preto / Belo Horizonte

Ouro Preto / Brasília

 

Viação Útil

Telefone: (31) 3551-3166

Ouro Preto / Rio de Janeiro

 

Viação São Geraldo / Itapemirim

Telefone: (31) 3551-1864

Ouro Preto / Vitória

Ouro Preto / Guarapari

Ouro Preto / Cachoeiro do Itapemirim

Ouro Preto / Marataízes

 

Coletivos Cristo Rei

Telefone: (31) 3551-1777

Ouro Preto / Barbacena (via Conselheiro Lafaiete)

Ouro Preto / Conselheiro Lafaiete

Ouro Preto / Itabira

Ouro Preto / Itabirito

Ouro Preto / Ipatinga

Ouro Preto / São Paulo (via Aparecida do Norte)

Ouro Preto / São Paulo (via Barbacena e São João del-Rei)

Ouro Preto / São Paulo (via BH Shopping)

 

Transcotta

Telefones: (31) 3551-2385, 3551-2991 e 3551-6096

Ouro Preto / Mariana

Ouro Preto / Piranga

Ouro Preto / Ponte Nova

 

 

Linhas Distritais

 

Coletivos Cristo Rei

Telefone: (31) 3551-1777

Ouro Preto / Cachoeira do Campo

Ouro Preto / Rodrigo Silva

Ouro Preto / Santo Antônio do Leite (via Cachoeira do Campo)

Ouro Preto / São Bartolomeu (via Cachoeira do Campo e Glaura).

 

Transcotta

Telefones: (31) 3551-2385, 3551-2991 e 3551-6096

Ouro Preto / Lavras Novas

Ouro Preto / Santo Antônio do Salto

Ouro Preto / Cachoeira do Campo

Ouro Preto / São Bartolomeu

Ouro Preto / Glaura

Ouro Preto / Santo Antônio do Leite

Ouro Preto / Rodrigo Silva

Ouro Preto / Amarantina

 

Linhas Internas de Ônibus

 

Turin

Telefone: (31) 3551-1650

 

Circular Centro Histórico

Saída: Rodoviária

Chegada: Padre Faria

 

Saída: Bairro Vila Aparecida

Itinerário: Centro/ Rodoviária/ Bairro Veloso/ Centro/

Chegada: Bairro Piedade

 

Saída: Rodoviária

Itinerário: Bairro Jardim Alvorada/ Vila São José/ Centro

Chegada: Padre Faria

 

Microônibus para City Tour em Ouro Preto e distritos

 

Transcotta

Telefones: (31) 3551-2385, 3551-2991 e 3551-6096

 

Linhas Urbanas:

- Bairro Veloso / Centro / Saramenha de Cima

- Rodoviária / Centro / Campus Universitário

- Centro / Campus Universitário / Bairro Bauxita

- Bairro Veloso / Rodoviária / Centro / Bairro Bauxita / Bairro Nossa Senhora do Carmo

- Bairro Veloso / Rodoviária / Centro / Morro São Sebastião

- Bairro Veloso / Rodoviária / Centro / Morro Santana

- Bairro Veloso / Rodoviária / Centro / Taquaral

- Bairro Veloso / Rodoviária / Centro / Bairro Santa Cruz

 

 

Pontos de Táxi

 

Centro

Endereço: Praça Tiradentes

Telefones: (31) 3551-1248 e 3551-1977

Funcionamento: 24 horas.

 

Endereço: Praça Reinaldo Alves de Brito

Telefones: (31) 3551-1165 e 3551-1626

Funcionamento: Diariamente, 5h às 23h.

 

Endereço: Largo de Coimbra

Telefone: (31) 3551-2824

Funcionamento: Diariamente, 5h às 23h.

 

Estação Ferroviária

Endereço: Praça Cesário Alvim

Telefone: (31) 3551-2123

Funcionamento: Diariamente, 5h às 23h.

 

Terminal Rodoviário

Endereço: Rua Padre Rolim

Telefone: (31) 3551-2675

Funcionamento Diariamente, das 6h às 22h.

 

Saramenha

Endereço: Rua Domingos Mendes

Telefone: (31) 3551-2260

 

Bauxita

Endereço: Rua João Pedro da Silva

Telefone: (31) 3551-2740

Funcionamento: Diariamente, das 7h às 23h.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá!!

 

Estou iniciando minha vida mochileira, e acho que comecei tarde (melhor ainda que depois, né, rsrsrs), então, simbora!

Essa será minha primeira viagem estilo mochilão, e aí, a neurose de iniciante fala alto...

Estou planejando minhas férias de julho, e pensei em ir a algumas das cidades históricas de MG.

 

Mas aí lascou! Duzentas mil dúvidas, rsrsrs.

 

Saio do RJ (de ônibus) e pensei em fazer RJ-TIRADENTES/SJDR-CONGONHAS-OP/MARIANA-RJ, ou o caminho inverso. Não tenho muitos dias (uns 7 nas duas últimas semanas de julho), e meu orçamento é meio curto. Mas também não tenho frescuras em relação a hospedagem (cama, banho e café tá bom). Então, perguntas:

1- Como chego em Congonhas a partir de Tiradentes/SJDR ou Ouro Preto? Tem ônibus tranquilamente??

2- Eu vi bastante dicas a respeito de dormir em Tiradentes e Ouro Preto, pq a noite é bem bacana. Eu consigo locais bacanas e bem em conta pra ficar?

3- Vale a pena ir pra SJDR de avião??

4- Como é a temperatura nesses lugares em julho?

 

Agradeço desde já, pois quero me adiantar nas reservas, pois já vi que em julho tem uns festivais, né, e é sempre bom evitar o máximo de contratempos possíveis.

Link para o comentário
  • Membros

Jac, você consegue sim opções econômicas em Ouro Preto. E a noite de lá tem sempre algum movimento e bastante frio em Julho. É uma viagem que vale muito a pena essa que você quer fazer. Só a Ouro Preto eu já fui 5 vezes! Se você gosta de natureza, inclua um passeio pelos arredores de Ouro Preto. Lavras Novas é um distrito pequeno e rústico (nos finais de semana muita gente vai pra lá e tem até forró a noite). Visite a represa do Custódio. Da igrejinha da cidade até lá são 40-50 minutos de caminhada e muitas fotos;)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

olha eu fiz 1 roteiro parecido, mas há alguns anos.

eu fui p/ BH e já peguei um bus p/ OP. Fiquei alguns dias lá, fiz bate-e-volta p/ MAriana, é perto.

Depois saí d OP e fui p/ Congonhas, conheci a basilica e os profetas e fui p/ SJDR e Tiradentes no mesmo dia.

Dormi alguns dias em Tiradentes.

Na época nao tinha bus direto de OP p/ Congonhas, talvez hj tenha. Qdo chegar a OP se informe na rodoviaria. De Congonhas tem bus p/ SJDR e de SJDR vc pega outro bus p/ Tiradentes. Eu acabei pegando taxi p/ ganhar tempo, mas se nao quiser gastar c/ taxi , tem bus sim, só demora um pouco mais.

Disseram q nao tinha mto o q fazer em Congonhas, q era só a basiclica e os profetas, foi o q eu conheci.

 

boa viagem!

 

Olá!!

1- Como chego em Congonhas a partir de Tiradentes/SJDR ou Ouro Preto? Tem ônibus tranquilamente??

2- Eu vi bastante dicas a respeito de dormir em Tiradentes e Ouro Preto, pq a noite é bem bacana. Eu consigo locais bacanas e bem em conta pra ficar?

3- Vale a pena ir pra SJDR de avião??

4- Como é a temperatura nesses lugares em julho?

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada a ambos.

Estou ainda meio perdida nesse sistema de postagens, rsrsrs.

Emtão, desisti de Congonhas (por enquanto), e mudei meu itinerário, tirando BH, que visitei há anos...

 

Só falta fechar o roteiro e a estadia. Se alguém tiver alguma dica em OP e SJDR...

 

Bjs!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...