Ir para conteúdo

Cidades históricas de Minas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

recebi vi MP, mas vou colocar aqui tb, okay?

 

Enviado em: 04 Jan 2012 14:35

De: Filipe XIV

Para: nnaomi

Assunto: Circuito das cidades históricas - Perguntas e Respostas

 

Olá.

Se você puder, me forneça mais informações desse trajeto OP - Congonhas - Tiradentes. Tê pensando em fazer essa viagem no meio do ano, mas já tô pesquisando.

Tem ônibus todo dia? E qual é o preço? Tempo de viagem?

Abraços!

 

minhas infos são antigas, de 2007, mas vai lá.

Na época, não tinha ônibus a partir de OP p/ Congonhas. Tive q fazer OP – OB (Ouro Branco) – Congonhas – SJDR – Tiradentes.

OP – OB: foi fácil, é perto.

OB – Congonhas: tinha poucos horários, teríamos q esperar mto pelo próximo. O motorista do ônibus em que havíamos viajado, nos sugeriu combinar com um taxista, pois os profetas não ficavam perto da rodoviária e ainda estávamos com a bagagem. Foi ótimo, pois colocamos a bagagem no porta-malas, fizemos os passeios de forma prática e rápida e fomos deixados na rodoviária de Congonhas para pegar o ônibus para São João Del Rei. Nosso objetivo em Congonhas era apenas ver os profetas e já partir p/ Tiradentes. Acho q se fossemos de ônibus de linha não ia dar tempo d fazer tudo no mesmo dia, íamos economizar no transporte, mas talvez gastar 1 diária em Congonhas e atrasar a ida p/ Tiradentes. Rachamos o taxi e economizamos tempo.

Congonhas – SJDR: tem ônibus fácil

SJDR – Tiradentes: é fácil e perto.

 

Vá sem medo d ser feliz. Com certeza vai ter transporte de 1 lugar p/ outro. Eu fui s/ saber d nada e fui me informando conforme andava pelas cidades. Talvez hj em dia tenha mais opções. Se informe qdo chegar a OP. Se puder pegar telefones e/ou saber os horários das próximas conexões isso facilita. Por exemplo, se eu soubesse dos horários entre OB – Congonhas de antemão poderia ter tentado chegar + cedo e economizar no taxi.

Link para o comentário
  • Respostas 322
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Enviado em: 05 Jan 2012 14:15

De: filipealves

Para: nnaomi

Poxa, valeu pela ajuda!

Fiquei sabendo que hoje em dia tem ônibus Tiradentes - Ouro Branco já. Acho que facilita.

Tô pensando no roteiro: RJ - SJ - Tiradentes - OB - OP - Mariana - OP - RJ.

De qualquer forma, se vc lembrar ainda e se puder, me passa umas dicas de hospedagem em Tiradentes. Em OP é mais fácil encontrar hospedagem, tem mais opções.

Ou você acha que é melhor ficar em São João Del Rey?

 

Enviado em: 05 Jan 2012 14:19

De: filipealves

Para: nnaomi

Só corrigindo a mp que mandei agora há pouco, o trajeto que tem hoje em dia é SJDR - Ouro Branco, pelo que fiquei sabendo.

 

qtos dias vc tem?

esse roteiro tá bom, mas eu incluiria uma passada rapida em Congonhas p/ ver os profetas de Aleijadinho.

 

Na minha opinião, Ouro Preto e Tiradentes são as melhores cidades para passar alguns dias, parece que elas são mais caras, entretanto tem mais infra-estrutura para o turismo. Mariana, Congonhas e São João Del Rei estão pouco preservadas e apenas algumas ruas são bonitas, mas vale a pena passar por elas para conhecer alguns pontos turísticos.

 

Na verdade, passei mto rápido em SJDR então posso estar falando besteira, mas pelo q vi, parecia uma cidade maior, não tinha aquele charme d OP e d Tiradentes. Tiradentes é ainda menor e mais charmosinha, parece + calma, p/ descansar. OP tem + agitação por conta dos alunos, o centro histórico é maior, tem + igrejas e museus p/ visitar. Aquelas ladeiras são incríveis.

 

em Tiradentes eu fiquei nessa pousada. Lembra q os dados são de 2007, tá?

era mto boa e confortavel, mas é + cara, não é mochileira.

Devo ter uma lista d outras, vou procurar e depois posto aqui

 

* Pousada Encanto da Serra, Travessa dos Inconfidentes, 41, (perto do posto de combustível), 3355-1591 http://www.encantodaserra.com.br/acomoda.htm É uma pousada muito aconchegante, tem decoração muito bonita, os quartos são novos e confortáveis e o café da manhã bem caprichado.

Link para o comentário
  • Membros
Então, tô pensando em mais ou menos 2 dias visitando SJDR/Tiradentes e 3 dias OP/Mariana.

O que acha? É o suficiente?

 

Oi, conheço as cidades, acho que é tempo suficiente sim, você gasta mais tempo em Op do que Mariana... Tiradentes é bem pequena, dá pra ver tudo rapidinho, mas é uma cidade linda, que ficará com vontade de ficar mais.

Ouro Preto e Tirantes são as mais caras das quatro cidades.

 

Estou indo passar uns dias em Tiradentes agora na próxima semana.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Então, tô pensando em mais ou menos 2 dias visitando SJDR/Tiradentes e 3 dias OP/Mariana.

O que acha? É o suficiente?

 

eu não sei se esses dias q vc colocou incluem os translados ou se são apenas dias de passeio...

 

sugestão

1.o dia: city tour em OP, igrejas e museus. Tem muitas igrejas e museus, tem q escolher o q visitar...

2.o dia: maria fumaça p/ Mariana (se gostar desse tipo d passeio, na verdade não é nada demais), compre só a ida. Aproveite p/ conhecer o centrinho de Mariana (a pé, não é necessário guia). Volte d bus, aproveite p/ parar no meio do caminho, na Mina da Passagem.

3.o dia: city tour em OP, igrejas e museus ou alguma atividade diferente tipo cachoeira, Parque do Itacolomi. Apenas se informe no CIT como está a situação dos parques, se estão funcionando, se tem segurança, etc.

4.o dia: Maria Fumaça Tiradentes-SJDR (se gostar desse tipo d passeio, na verdade não é nada demais). Nesse passeio o intervalo de permanencia em SJDR é mto curto, nao dá p/ fazer nada. Se quiser passear na cidade terá q comprar só a ida e voltar de bus + tarde ou reservar outro dia p/ um passeio em SJDR

5.o dia: centro historico de Tiradentes e/ou trilha na Serra São José

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Se for a pé vai andar bastante e prepare a panturilha pra subir e descer morro! Mas eu acho um delícia... Já fui varias vezes de carro, geralmente coloco ele em algum canto e não mexo mais... faço tudo a pé. Até pq é bem chato ficar dirigindo em calçamento.

Quanto à hospedagem eu geralmente fico nas repúblicas... mas muita gente não gosta pela falta de privacidade... Mas eu e meu namorado ficamos numa república feminina e era tudo limpo, dava pra fazer comida por lá mesmo e tudo pertinho! O ótimo é poder contar com as dicas e bater um papo com os estudantes de Ouro Preto... Ela se chamava Harem (dá pra encontrar a comunidade no orkut)...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

nao conheço a hospedaria antiga, fiquei na Pousada Nello Nuno, R. Camilo de Brito 59, (31) 3551-3375, www.pousadanellonuno.com

mas já faz tempo, foi em jan/2007.Fiz uma pesquisa na internet e achei a Pousada Nello Nuno, preço bom, localização boa e a escolhi. Fui e gostei muito. É simples, está instalada em um casarão antigo, com móveis de madeira. Bem perto da Praça Tiradentes, a 2 quadras, sendo uma plana e a outra uma ladeira, até que não é longa, mas é bem íngreme. À primeira vista assusta, mas depois você acostuma, pois a cidade é inteirinha assim, aliás esse é um dos charmes da cidade. A Anna Amélia é um amor de pessoa e deu dicas ótimas de passeio. No site tem um mapa e dicas legais. O nome da Pousada é uma homenagem ao pintor Nello Nuno. Os dois foram responsáveis pela criação da Escola de Arte Rodrigo Mello Franco de Andrade, onde foi oferecido o primeiro curso para a formação de Conservadores e Restauradores no Brasil.

 

acho melhor andar a pé, carro complica, pois ruas sao estreitas e o legal é ir admirando todas as casas pelo meio do caminho. É diferente d outros lugares, qdo vc usa o carro p/ ir d uma atração turistica a outra. Entre uma igreja e outra, um museu e outro, há trocentas casas bonitas. Ladeiras de montão, use tenis confortavel e c/ solado anti derrapante, se chover aquelas ruas e calçadas d pedras ficam escorregadias.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Ola Pessoal, sou de Fortaleza, CE. Em Julho/2012 estou indo com meu pai e meu irmão de 22 anos. Será nossa primeira vez nas Cidades Históricas. Estamos fazendo um planejamento dessa viagem, pois meu pai é mineiro de Mantena - MG e desde que tinha cinco anos que não visito sua terra natal, então resolvemos aproveitar para conhecer um pouco mais de MG. Começo agora a pesquisar preços e melhores hospedagens. Andei lendo tópicos mais antigos, no entanto, não consegui as respostas que queria. Se puderem me ajudar, agradeço.

 

1º) Estamos com essa ideia de roteiro:

chegar em BH (Confins), passa od ia e viaja no outro para as Cidades Históricas(CH).

 

2º) Três dias nas CH (OP, MAR, TIR, SJDR) dá para conhecer muita coisa?

Além disso, dá para fazer alguma trilha ou conhecer o Parque do Itacolomi com esses 3 dias e com meu pai de 65 anos?

 

3º) Média de preço de hospedagem para Julho

 

4º) Clima no período de Julho, como é? Chove muito ou só faz muito frio?

 

Espero conseguir pelo menos algumas dessas respostas. Obrigado desde já!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Oi Emmanuel,

 

Se você está contando 3 dias sem a viagem entre OP e Tiradentes, acho que fica meio apertado (carro ou ônibus??). Penso que 2 dias em OP e Mariana dá para ver muita coisa, mas ir fazer um trekking não acho que compensa (sem contar que as ladeiras de OP já são um exercício e tanto!! rs). Se quer fazer uma programa diferente, tem o passeio nas minas que fica entre OP e Mariana, o tempo é menor e parece ser interessante (ainda não fui conhecer as minas).

 

Eu iria para SJ no segundo dia e dormiria lá, você encontra hospedagem bem, mas bem mais em conta que Tiradentes. Pode conhecer SJ em uma manhã pegar a Maria Fumaça até Tiradentes e passar o resto do dia lá.

 

Outra coisa, marque por agora a hospedagem, pois em julho, se não me engano na segunda semana começa o festival de inverno da UFOP, a cidade fica lotada.

 

Costuma fazer bastante frio a noite, agora se tiver sol durante o dia pode preparar pra suar subindo as ladeiras!! rs

 

 

 

Ola Pessoal, sou de Fortaleza, CE. Em Julho/2012 estou indo com meu pai e meu irmão de 22 anos. Será nossa primeira vez nas Cidades Históricas. Estamos fazendo um planejamento dessa viagem, pois meu pai é mineiro de Mantena - MG e desde que tinha cinco anos que não visito sua terra natal, então resolvemos aproveitar para conhecer um pouco mais de MG. Começo agora a pesquisar preços e melhores hospedagens. Andei lendo tópicos mais antigos, no entanto, não consegui as respostas que queria. Se puderem me ajudar, agradeço.

 

1º) Estamos com essa ideia de roteiro:

chegar em BH (Confins), passa od ia e viaja no outro para as Cidades Históricas(CH).

 

2º) Três dias nas CH (OP, MAR, TIR, SJDR) dá para conhecer muita coisa?

Além disso, dá para fazer alguma trilha ou conhecer o Parque do Itacolomi com esses 3 dias e com meu pai de 65 anos?

 

3º) Média de preço de hospedagem para Julho

 

4º) Clima no período de Julho, como é? Chove muito ou só faz muito frio?

 

Espero conseguir pelo menos algumas dessas respostas. Obrigado desde já!!!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...