Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Laguna Los Perros (Ushuaia, Argentina) - fev/20

Postado
  • Membros

20200220_155044(0).thumb.jpg.c440e9178a80506ca93cd93b9b8ee1a7.jpg

Laguna Los Perros

Início: curva La Herradura na RN3
Final: RN3
Distância: 10,1km
Duração: 2 dias
Maior altitude: 886m no mirante dos lagos San Ricardo, Santa Laura e Fagnano
Menor altitude: 284m no início da trilha
Dificuldade: fácil para quem está acostumado a longas travessias com mochila cargueira. O desnível de 602m do primeiro dia é bastante gradual.

Numa das tantas caronas que peguei no portal de Ushuaia para chegar ao início das trilhas um dos motoristas me deu a dica da Laguna Los Perros, da qual eu não tinha nenhuma informação. Depois de pesquisas na internet tracei um percurso que subiria da RN3 a essa laguna, continuaria pela crista do Cerro Verde e desceria às Lagunas Gemelas para terminar em outro ponto da RN3. Mas na prática não foi tão simples e acabei executando só uma parte do plano, mas já valeu muito a pena.

1º DIA - 20/02/20 - de La Herradura à Laguna Los Perros e mirante do Lago San Ricardo

Distância: 6,7km
Maior altitude: 886m no mirante dos lagos San Ricardo, Santa Laura e Fagnano
Menor altitude: 284m no início da trilha
Resumo: nesse primeiro dia de caminhada subi da rodovia RN3 à Laguna Los Perros num desnível de 311m. Continuei subindo até o mirante dos lagos San Ricardo, Santa Laura e Fagnano em mais 291m de desnível. Voltei à Laguna Los Perros e acampei um pouco acima dela com muito vento.

Saí do hostel às 9h05. Os dias longos do verão no extremo sul do continente deixam a gente bem relaxado com relação ao horário das caminhadas. Há luz do dia até depois das 21h30 nessa época (fevereiro). 

Na Rua Gobernador Deloqui, no centro de Ushuaia, peguei o ônibus da linha B (poderia ser o da linha A também, porém na Avenida Maipu) e desci no ponto final junto ao portal da cidade (saída para Rio Grande). Em frente ao ponto final fica o posto policial e ao passar por ele somos sempre "convidados" a entrar e registrar nome, documento e destino. 

Logo depois do portal as pessoas ficam pedindo carona. Já havia gente ali e me posicionei depois delas para respeitar a ordem de chegada. Demorou bastante dessa vez (1h20). Antes parou um carro com duas senhoras mas não iam até o Passo Garibaldi. Às 11h07 parou um carro para mim, o motorista ia para Rio Grande. Muito gente boa, fomos conversando o tempo todo. Ele parou às 11h49 no Passo Garibaldi porque queria tirar fotos no Mirador do Lago Escondido. Muita gente nesse mirante. Dali se avista também o Lago Fagnano. Só mais 2,5km e ele parou num recuo à direita para eu descer. Essa curva fechada da estrada se chama La Herradura e ali inicia a trilha da Laguna Los Perros. Mas antes cruzei a rodovia e fui tirar mais fotos do Lago Escondido em outro mirante, esse sem ninguém. 

20200220_181021.thumb.jpg.3e7a085ee9f16316ad1810a5b7cb49cd.jpg

Mirante dos lagos San Ricardo, Santa Laura e Fagnano

Entrei na trilha às 13h05. Altitude de 284m. Uma placa ali informa a altitude da laguna (600m) e a distância (5,8km ida e volta). Lá do mirante vi quando um carro parou na entrada da trilha e duas garotas com mochila pequena entraram nela, mas não cheguei a alcançá-las. Logo a trilha se aproxima do riacho à esquerda e surge uma ponte de tabuinhas sobre um tronco (Puente La Oruga = a lagarta) onde cruzei para a margem direita verdadeira. A trilha está bem marcada e até sinalizada, mas tem lama demais. Aponta na direção sul e sudeste. 

Às 13h37 cruzo um riacho pelas pedras. Logo saio do bosque e visualizo as montanhas no final do vale. Aparece uma curiosa sinalização feita com tampinhas coloridas pregadas nos troncos. E também começam as famigeradas castoreiras, represas construídas por castores que arrasam com o bosque ao redor. Cruzei mais dois bosques com água corrente e às 14h30 parei numa cachoeira.

Continuei às 15h16. A subida pela esquerda da cachoeira foi por uma turfa bem molhada. A turfa é uma vegetação encharcada e esponjosa composta de musgos, juncos e gramíneas. É bem ruim de caminhar pois afunda e molha os pés, além de cansar bastante.

Havia uma castoreira abaixo e vi um castor nadando nela. Agora num nível mais alto do vale cruzei outro bosque e depois um riacho por um tronco. Subi mais e alcancei às 15h50 um grande platô onde está a Laguna Los Perros. Laguna bonita num lugar alto e bem tranquilo. Altitude de 595m. As duas garotas já a estavam contornando pela direita, depois não as vi mais. Até aí o dia estava bonito, com céu azul. Percorri a margem direita (oeste) e subi um pouco mais. A intenção era alcançar um outro mirante com vista para os lagos San Ricardo, Santa Laura e Fagnano. Havia uma trilha que se dirigia para a direita (oeste) mas esse mirante ficava à esquerda (leste).

Passei a caminhar sem trilha na direção sul-sudeste. Cruzei um riacho e me dirigi a uma quedinha-d'água. Subi à direita dela. Não encontrei trilha e tampouco havia totens. Continuei subindo na direção leste. Ao me deparar com uma grande ladeira de pedras desviei para a direita, mas subi tentando não me afastar muito dela. No alto dessa ladeira um mar de pedras sem trilha. Continuei na direção leste e a paisagem foi se abrindo para um lado ainda desconhecido. Fiz uma curva fechada para a esquerda (norte) e cheguei às 18h ao mirante. Altitude de 886m. Vista magnífica dos lagos San Ricardo, Santa Laura e Fagnano para nordeste. Além deles visão de montanhas em todo o horizonte em 360º. Com certeza o mirante mais abrangente e de maior alcance de todos os trekkings que fiz em Ushuaia (não foi o de maior altitude). 

Depois da laguna o céu havia fechado, mas não havia sinal de chuva no horizonte. Em questão de minutos estava tudo branco em várias direções e começou a chover. Vesti a roupa impermeável e comecei o retorno antes que viessem raios também (dias depois houve uma tempestade elétrica em Ushuaia, algo bem incomum na cidade e que chegou ao noticiário). Na volta à Laguna Los Perros desci pela ladeira de pedras e não foi tão ruim. Peguei da água que descia pela ladeira. Conhecendo o caminho levei 1h para retornar a ela (na ida foi muito mais pela ausência de trilha e de totens). Há bem poucos lugares planos, secos e protegidos do vento para acampar perto da laguna. 

Altitude de 607m.

Temperatura mínima durante a noite fora da barraca: 7,3ºC

20200221_141324.thumb.jpg.043451b4f66dec302b93d53d1eec6d56.jpg

Laguna Raquel

2º DIA - 21/02/20 - da Laguna Los Perros à RN3

Distância: 3,4km
Maior altitude: 705m na Laguna Raquel
Menor altitude: 375m na RN3
Resumo: nesse dia tentei subir da Laguna Los Perros ao cume do Cerro Verde mas não completei a subida. Da Laguna Raquel (subida de 110m desde a Laguna Los Perros) desci à rodovia RN3 um desnível de 330m, onde peguei carona para voltar a Ushuaia.

No meio da noite acordei com as rajadas fortes de vento. Ainda bem que consegui um lugar entre os arbustos para amenizar um pouco. O dia amanheceu ainda cinzento mas sem chuva. Uma cachoeira ao lado da laguna tinha a água lançada para cima pelo vento. 

10h da manhã: 13,6ºC

Desmontei acampamento e saí às 12h31 subindo pelo mesmo caminho do dia anterior mas continuando pela trilha marcada para a direita (oeste) dessa vez. Alcancei às 12h52 um outro lago, a Laguna Raquel, e os totens aparentemente terminavam aí. Altitude de 705m. Minha intenção era subir ao cume do Cerro Verde, a crista ao norte da Laguna Raquel que divide o vale da Laguna Los Perros (leste) do vale onde passa a rodovia RN3 (oeste).

Embora sem trilha a subida continuava fácil. Até que cheguei num ponto em que a crista era estreita, bem ruim de caminhar e com queda lateral alta. Para a frente uma elevação íngreme de pedras e lajes soltas. Não estava seguro caminhando ali. Também não conseguia ver um caminho descendo para a esquerda (oeste) e se avançasse teria que voltar tudo pela crista. 

Decidi parar e retornar. De volta à Laguna Raquel às 14h20 resolvi procurar por totens apontando para oeste e encontrei! Era uma trilha desconhecida e pouco usada, mas resolvi arriscar - se sumisse de repente eu ainda teria tempo de voltar pelo mesmo caminho do dia anterior. Ela percorreu a encosta oeste da montanha e desceu suave até entrar num bosque às 14h50. Havia água e parei para um lanche. Com trilha marcada dentro do bosque fiquei mais confiante de que daria certo. 

20200221_112531.thumb.jpg.9adf0a379f9580b8dd19bd564285b8fa.jpg

Laguna Los Perros

A trilha ficou bem mais inclinada dentro do bosque. Num certo ponto havia até um cabo de aço para dar apoio, mas com o chão seco não foi preciso usá-lo. Havia sinalização de várias cores nas árvores. De tão pouco usada cresceu uma vegetação baixa bem no meio da trilha. Às 15h26 a trilha terminou na estradinha do gasoduto e eu comemorei o sucesso da aventura. Fui para a direita na estradinha por 880m e após uma ladeira mais inclinada de pedras soltas alcancei a RN3. Altitude de 375m.

Como era uma curva, subi cerca de 200m e fiquei numa reta para conseguir carona mais fácil. Logo apareceu um caminhão e o motorista reduziu a velocidade antes mesmo de eu levantar o dedo! Acho que queria muito uma companhia para conversar. Era um caminhão muito alto, foi até difícil subir nele. Estava carregado de pedras, muito pesado, e desceu muito devagar. Ele teve tempo de reclamar muito da economia na Argentina. Morava em Buenos Aires perto de uma "villa" (favela) e decidiu se mudar para Ushuaia para ter mais qualidade de vida. Às 17h ele me deixou perto do portal porque ia pesar o caminhão antes da cidade. Imediatamente outro caminhoneiro me viu e parou para me levar até um ponto de ônibus mais perto do centro. Salve a gentileza desse povo!

Informações adicionais:

. para chegar ao início da trilha deve-se tomar o ônibus das linhas A ou B no centro de Ushuaia e saltar no ponto final no portal da cidade, em seguida pedir carona (hacer dedo, em espanhol)

. o valor da passagem em fev/20 era ARS24 (R$1,50) que deve ser pago obrigatoriamente com o cartão de transporte SUBE (o mesmo de Buenos Aires e Bariloche)

. não há opção do serviço de transporte Linea Regular que sai diariamente da esquina das ruas Maipu e Juana Fadul pois não há itinerário até o Passo Garibaldi

Rafael Santiago
fevereiro/2020
https://trekkingnamontanha.blogspot.com.br

1409534303_LagunaLosPerros-GE2.thumb.JPG.7a2a2ba5ca668bd0db3d122d79894c0f.JPG

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.