Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

oi gente,

 

diamantina tem hostel tbm: http://www.diamantinahostel.com.br/, do hostel para o centro histórico é só descida, mas na volta só subida! dependendo do preço, melhor optar por pousada ou república de estudantes.

 

Há também a vesperata, um concerto de musica com os musicos nas sacadas das casas antigas e o maestro regendo em baixo na rua, no meio dos turistas. Acontece várias vezes ao ano em frente o café A baiúca.

Link para o comentário
  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Quem pretende ir de ônibus, pode conferir no link da rodoviária de Belo Horizonte os horários, preços e telefone das empresas.

http://portal7.pbh.gov.br/silir/linhas.pbh?method=paginar&pager.offset=10

 

Hospedagem: o Hotel Santiago, em frente a rodoviária é uma opção boa e barata, com café da manhã farto e bem variado. O único inconveniente é estar na parte alta da cidade, de forma que terá de "escalar" a cidade, pois os atrativos estão na parte baixa. www.santiagohotel.com.br

 

OBS: No Carnaval a cidade se torna um dos principais destinos turísticos de Minas (não vá sem reserva), sendo famosa pelas festas.

 

ECOTURISMO: Parque do Biribiri e Gruta do Salitre: quem está sem carro deve entrar em contato com uma das agências de receptivo da cidade, preferencialmente com antecedência, pois não há muita divulgação por lá e só fazem os passeios "por encomenda", ou seja: se você está sozinho e não conseguir formar seu próprio grupo para dividir o passeio, terá que arcar com algo entre $100 a $180 para cada passeio. Achei muito caro, levando em consideração que os atrativos ficam a menos de 20km (de terra) da cidade. As agências são: www.minhasgerais.com ou www.armturismo.com.br

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Anna,

 

Acho que o ideal é que você pegue o conexão que sai de confins e te leva para a rodoviária de BH, e depois pegar um ônibus para Diamantina. Qualquer coisa diferente disso pode inclusive sair mais caro. O preço do conexão que vai para a rodoviária é menos que 10 reais. Não pegue o que sai logo perto da área de desembarque, que custa 23 se eu não me engano porque ele é mais caro e não sei se ele te deixa na rodoviária.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Tem como ficar em Diamantina e conhecer as cidades do Serro e Conceição do Mato Dentro, mais precisamente a cachoeira do Tabuleiro em 4 dias?

Tenho a possibilidade de alugar um carro.

Obrigado.

 

Estive estes últimos dias em Diamantina/MG, cidade histórica famosa pela corrida por diamantes no século XIX, por ser a cidade natal de JK e mais recentemente por servir de cenário para a minissérie "A Cura" da Rede Globo. Como não encontrei quase nada no site sobre esta cidade, gostaria de compartilhar algumas dicas.

 

[t1]

Museus e atrativos turísticos[/t1]

A cidade não possui muitos, e podem ser todos visitados em somente um dia. São os seguintes:

Casa da Chica da Silva - Local onde morou a poderosa Chica da Silva, negra escrava amante do comendador João Fernandes, que por isso conseguiu bastante status na sociedade daquela época. Entrada gratuita.

Museu do Diamante - Possui vários artefatos do século XIX, bastante interessante. Entrada R$ 1

Museu casa de JK - Casa onde morou o ex-presidente na infância. Muitos objetos de época e fatos interessantes sobre JK. Entrada R$ 2.

Casa da Glória - Um antigo convento, hoje utilizado como alojamento de estudantes e faculdade de Geologia. Este atrativo em particular não achei muito interessante, não há dentro dele nenhum tipo de explicação sobre a época de convento. É simplesmente um prédio antigo usado hoje com outra finalidade. Entrada R$ 1

Existem também outros atrativos que podem ser visitados por fora, como diversas Igrejas e o caminho dos escravos.

Mercado da Cidade - Aos sábados ocorre uma feira muito interessante, com comidas típicas a preços populares e artesanatos.

 

[t1]EcoTurismo[/t1]

Diamantina possui 2 parques: o Parque Nacional das Sempre Vivas e o Parque Estadual do Biribiri. Neste último podem ser encontradas as 2 cachoeiras mais famosas da cidade: Sentinela e Cristais. O parque é cortado por uma estrada de Terra por onde se chegam às cachoeiras e a um mirante. Existem várias outras cachoeiras acessíveis por estradas de terra e trilhas.

Também por estrada de Terra pode-se chegar aos distritos de Milho verde e São Gonçalo de Rio das Pedras.(ver mapa no final)

 

[t1]Como chegar?[/t1]

Ônibus - Saindo de BH em diversos horários, pelas empresas Cometa e Útil.

Carro - Pela BR-367, as estradas de BH até Diamantina estão em ótimo estado.

Avião - A TRIP disponibiliza vôos de Belo Horizonte para Diamantina.

 

[t1]Hospedagem[/t1]

Bom neste item não posso ajudar muito, fiquei na casa de amigos. Mas se alguém tiver dicas, eu edito e coloco aqui.

 

[t1]Dicas Importantes:[/t1]

Vá na secretaria de Turismo (Praça Antônio Eulálio,53) e obtenha o mapa das atrações, tanto as culturais como as ecológicas. Os mapas são muito bem feitos, você pode baixá-los clicando nas imagens abaixo: (depois que abrir em outra janela clique de novo para ver em alta resolução e salvar)

img0833to.th.jpg img0832vk.th.jpg

 

 

A cidade é toda pavimentada com pedras então, para as mulheres, salto nem pensar!

 

OBS: A idéia deste tópico foi compartilhar um pouco do que aprendi sobre a cidade tendo em vista a escassez de informações no fórum. Caso alguém queira colaborar, posso ir enriquecendo este tópico. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que seria um bom roteiro. Sobre locomoção entre cidades: de carro, tranquilo. Tem de ver apenas se ainda é de terra o trecho entre Serro e Conceição. Sem carro, acho que vc terá alguma dificuldade para chegar em alguns dos atrativos (Vila do Biribiri e Gruta do Salitre em Diamantina, cachoeiras do Serro, etc.). Isso pode ser resolvido com taxis e/ou agências locais. Eu fui para Diamantina e Serro de carro (ver relato abaixo), então não tenho como ajudar muito nessa parte.

 

feriado-em-diamantina-mg-passando-tambem-por-sete-lagoas-cordisburgo-serro-t73767.html

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...