Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi Camilo.

Acho que fica um pouco corrido... O passeio de catamarã que sai para a Ilha dos Lobos, Pinguinera e Faro Fin del Mundo sai as 9h e retorna às 16h. E o passeio ao Cerro Martial, se vc for subir o cerro, leva cerca de 3h... Até dá pra fazer tudo num dia só, mas vai ser corrido...

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Caro José Luiz,

 

Aproveitando a Dúvida da Sabrina, queria saber se dá pra fazer, tranquilamente, os passeios Canal Beagle e Cerro Martial em um dia só? Estou organizando uma viagem com roteiro semelhante ao da Sabrina (praticamente idêntico) só que não inclui um dia para ir em El Chalten. Vi aqui que inclui um dia inteiro para fazer o Canal Beagle (+ Mini Trekking na Isla H) e outro dia para fazer o Cerro Martial. Queria ver se dava para fazer esses dois passeios em um dia só e ter um dia a mais para fazer o Day Trip para Chalten.

 

Agradeço a colaboração.

 

Camilo

 

Oi Camilo, tudo bom?

 

Olha, tudo depende de qual navegação você fará... a navegação tradicional sem ir a pinguinera leva apenas metade do dia e na outra metade do dia daria para ir ao Cerro Martial...

 

Agora, se vc for fazer a navegação com ida a Isla Martillo e Puerto Willians, vai demorar mais como a Carla informou... no entanto, indo no verão daria sim para ainda ir ao Cerro Martial já que o dia só escurece lá pelas 22h...

 

Mas mesmo que você seja adepto ao slow travel e queira fazer 1 passeio a cada dia, sem dúvida alguma eu trocaria o dia para ir ao Cerro Martial com o day-trip para El Chaltén que será beeeem mais interessante (apesar de achar que El Chaltén merece bem mais que um day-trip)

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, não sei bem qts dias vou ficar em cada lugar ainda... nem exatamente o que fazer por lá, mas, no geral, me ajudem aí com alguma luz, se puderem, por favor... rsrsrs...

 

Pretendo ir agora em Outubro, por volta do dia 10. Rota básica será:

 

SP - Trelew/Puerto Madryn - Ushuaia - El Calafate/El Chalten (TDP?)/mais algum lugar pela região - (talvez) Buenos Aires - SP

 

Chegaria em Trelew, por volta das 9h da manhã. Poderia rodar pela cidade, onde parece que tem um museu e mais algumas coisinhas e depois seguiria para Puerto Madryn, onde quero fazer o avistamento de baleias... to pensando em 2 ou 3 dias... Mas, tô na dúvida se 3 dias é mto para essas duas cidades... se há mais passeios...

Alguma sugestão, de quem conhece por lá??

 

 

Enfim, eu partiria para Ushuaia no fim da tarde/começo da noite, chegando lá por volta das 20h, se não me engano. Minha preocupação é: chegando nesse horário, acho que não consigo efetuar reserva de passeios para o dia seguinte, então, o melhor seria deixar o dia seguinte livre para passeios na cidade (como o museu e lojas) e proximidades e reservas de passeios, né??

Tô pensando em 4 dias na cidade, e pensei em fazer o Canal Beagle (com possível ida ao local onde tem pinguins. Parece que só tem uma agência que está fazendo a descida no local, que esqueci o nome agora...rs...), Passeio nos lagos com 4x4, e algum outro passeio no Parque Terra del Fuego, alguma outra trilha e, se estiver aberto ainda, um dia no Parque de Esqui (Cerro Castor)

Dúvidas: O 4x4 será que vale a pena mesmo? parece legal, mas enfim.... E o parque de esqui, será que ainda está aberto no meio de outubro ainda? No site deles não consegui identificar datas de fechamento...

 

É melhor 4 ou 5 dias em Ushuaia, hein??!!... rsrs...

 

 

Bom, partiria de Ushuaia, sentido El Calafate, tb no voo do fim da tarde... acho que o das 19h, ou por aí... não lembro...

Em El Calafate, é o mesmo esquema: Eu consigo deixar o primeiro dia livre, para reservas e passeios na proximidade, acredito...

 

Ali pela região quero fazer a navegação todos os glaciares, big-ice (se tiver algum com escalada rápida no gelo, eu quero ter essa experiência tb...rs..).

Depois seguiria para El Chaltén para fazer o que tiver de bom por lá.... E tem aquela cidadezinha próxima, que li aqui no fórum, onde é feio um rafting, Tuelatufu (ou algo do tipo...rsrsrs....)

 

Enfim, os passeios e qts dias em cada local, ainda preciso definir, mas, 7 dias acho que está bom, né??! já dá pra "brincar" um pouco, não dá não?!..rsrsrs...

 

E, talvez, pensei em uns 2 dias em Buenos Aires só pra conhecer e de repente comprar alguma coisinha...

 

Preciso só definir, agora, qts dias em cada região, para comprar as passagens aéreas (Aerolineas Argentinas).

 

Então, resumindo:

 

2 ou 3 dias em Puerto Madryn/Trelew?

4 ou 5 dias em Ushuaia?

5, 6 ou 7 dias em El Calafate e região?

 

 

Pô, desculpa se parecem perguntas idiotas e se alguns passeios estiverem em cidades erradas, mas é mta informação para uma cabeça só aqui! :D

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Sarlo, blz?

 

Vou tentar te ajudar com minhas opiniões...

 

Quanto a Puerto Madryn, eu não estive lá e não posso falar com propriedade... mas a Mi_GR esteve lá e num dia nadou com os lobos marinhos e noutro dia foi ver golfinhos e pinguins... aliás, se eu fosse vc iria ver pinguins aí e não em Ushuaia pois dizem que é mais barato em Trelew e a experiência é igual. Acho que 2 dias inteiros é o suficiente para ver baleias em 1 dia e os pinguins no outro... a menos que existam passeios conjuntos... mas enfim, não conheço muito dessa região.

 

Quanto a Ushuaia, vai depender do que vc quer fazer... se Cerro Castor estiver aberto, vai 1 dia pra lá (ano passado fechou dia 12/10).... 1 dia para o 4x4 (não fiz o 4x4 mas nunca vi um relato falando mal do passeio), 1/2 dia para a navegação e 1 dia para o PN Tierra del Fuego. Eu ficaria 4 dias em Ushuaia se são esses os passeios que você deseja fazer... e qto a fazer reservas para o outro dia, muitos hoteis/hostels fazem as reservas pra vc diretamente e algumas atrações como a navegação pode ser comprada pouco antes do embarque desde que vc chegue um pouco antes no porto... não precisa "perder" um dia pra reservas sendo q vc chegou tarde no dia anterior.

 

Quanto a El Calafate, mesma coisa sobre as reservas... geralmente é possível reservar diretamente pelo hostel/hotel assim que chegar... mas vc tb pode deixar 1 dia livre para ir ao Perito Moreno apenas para ficar nas passarelas, outro dia para o Big Ice (que tb fica 1h nas passarelas), e outro dia para a Navegação... caso vc queira gastar menos e fazer escalada no gelo, pode ser mais interessante caminhar no gelo pelo Viedma em El Chaltén ao invés do Big Ice (nesse caso, acho essencial ir um dia as passarelas do Perito Moreno)

El Chaltén é legal para trilha mas não sei se em outubro estarão todas as trilhas abertas... mas se sim e se vc gosta de trilha, dá pra ficar pelo menos 2 dias lá (eu fiquei quase 4d)

Quanto a Futaleufú (acho que era isso que vc queria dizer ::lol4:: ), é beeeem longe de El Calafate... fica na rota da Carretera Austral para quem vai a Bariloche... só vá para lá se vc quiser fazer essa rota!

E qto a TDP, vc pode fazer o day-trip desde El Calafate (viagem beeem cansativa, mas é uma opção), ou então ir para lá e ficar alguns dias... tudo depende do tempo que vc tem disponível e das suas preferências por viagem... os relatos estão aí pra vc analisar o que encaixa melhor ao seu estilo de viagem.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

José Luiz e Carla,

Obrigada pelas respostas!!!

 

Só me confundi com os horários da viagem de Ushuaia para El Calafate. O correto é saimos de Ushuaia às 16:45h, e chegamos em El Calafate às 18:00h.

Chegando este horário em El Calafate será que vou encontrar as agências abertas para fazer as reservas dos passeios?

Como o horário de embarque em Ushuaia é mais tarde, vocês acham que faço apenas um passeio pela cidade, ou visito algum lugar que ainda não está na minha programação (aceito sugestões)?

 

Ótimo final de semana a todo!

E-abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Sabrina,

 

Acredito que mesmo chegando tarde será possível fazer a reserva já que sempre existem vagas tanto para o Big Ice quanto para a navegação e as agências ficam abertas até às 20h se não estou enganado. No entanto, não te posso garantir isso... acho que o melhor a fazer é você tentar se informar diretamente com a Fernandez Campell e a Hielo y Aventura ou então contactar seu hotel/hostel e perguntar se eles reservam.

 

Quanto ao que fazer no último dia em Ushuaia, você pode deixar para ir ao Glaciar Martial nesse dia e assim ficar mais tranquila no dia da navegação pelo Canal de Beagle (caso a navegação seja longa, se não vc ainda terá um dia longo pela frente sem "nada" a fazer) ou então vc pode deixar para ir ao Museu do Presídio no último dia e descansar da viagem longa até Ushuaia no 1º dia.

 

Agora, se você realmente quer fazer alguma outra atividade, eu não sei o que seria melhor... vc poderia visitar a Estância Harbeton e os pinguins da isla martillo mas acho que isso vai levar mais que 1/2 dia... também tem um trekking pela Laguna Esmeralda que não fiz, mas não sei se dá pra fazê-lo só pela parte da manhã ou não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pelas respostas José Luiz!!!... já ajudou bastante!

 

qto ao rafting, é verdade.. é meio longe... achei que fosse um pouco mais perto... acho que nao tinha olhado direito! vou repensar a respeito!

 

 

cara, uma outra dúvida: o tamanho da mochila! Eu tenho uma de 60 litros... será que é suficiente??!! ou é ideal uma maior?

 

e roupas usadas, como meia e cueca, levar um monte, uma pra cada dia, ou se levar menos, tem lugares que dá pra lavar e secar por lá??!!.. a mesma coisa com as demais roupas, tipo camiseta... tô com essa dúvida! se puder falar um pouco sobre sua experiencia com essa questão!...rsrs...

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu levei um mochilão de 60 litros e foi bem tranquilo (e tb levei uma mochila pequena de ataque)

 

Ah, e eu não levei barraca nem utensílios como panela, copos, fogareiro... caso vc queira acampar, talvez se torne pequena... mas acho 60 litros suficiente!

 

Quanto a roupas, sempre tem a opção de lavar em lavanderias... eu preferia sempre lavar meias e cuecas ao tomar banho ou então numa pia pois é algo rápido de lavar e então eu deixava pendurada ao lado da cama e durante a noite secava fácil até porque sempre tem calefação nos hostels...

 

Mas isso é algo bem pessoal... eu prefiro levar umas 5 cuecas e lavá-las ao longo dos dias do que levar 20 e ficar carregando sacolas com roupas suja durante toda a viagem...

 

Quanto as camisas, uma dica é levar aquelas de material sintético pois seca fácil e não amassa!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...