Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olha, eu tive sorte principalmente nos 4 dias que estive em El Chaltén (sol e céu azul o tempo todo!)... já em Torres del Paine somente o primeiro dia de trekking teve céu azul e sol, nos demais teve chuva e até neve na subida do Mirador Torres e em Ushuaia também cheguei a pegar neve e todos os dias foram bem nublados com raros momentos de céu azul...

 

Ah, e as fotos são minhas sim... apenas usei um programinha pra adicionar moldura e texto nas fotos!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

E ai josé Luiz, maravilha teu relato, fantástico, parece que consegue transportar agente, mesmo que ainda não conhece, para aquela região sensacional...

Tanto é que decidi ir pra la tambem depois de ler!!

Cara eu queria muito a tua ajuda, pois ja estou programando esta viagem para lá no final de 2012 em dezembro. Pretendo reservar 15 diaspara isso, saindo de porto alegre onde moro, de avião, pois acho que vou conseguir aproveitar melhor o tempo do que ir de carro (a principio tinha pensado...) até pq o valor da passagem eu achei bom (+-900,00 na aerolineas de POA a Ushuaia e vice versa)

Bom gostaria muito se pudesse montar pra mim um roteiro dentro deste periodo, como voce faria visitando os principais pontos turisticos.

No roteiro, se possivel inclua a resposta a essas perguntas:

- é melhor pegar uma passagem pra ushuaia ou pra El Calafate?

- O deslocamento entre essas cidades pode ser de onibus (valores medios..)?

- quantos dias é melhor ficar em cada lugar, Ushuaia, El Chalten, El Calafate...

- media de quanto hospedagem em hotel simples e albergue, bem como media de quanto custa pra comer por la e a entrada nos parques..

- será que pegar natal e reveillon lá tem algum problema? (tipo fechar os parques, poderia acabar perdendo esses dias..)

- media de quanto em dinheiro preciso levar, sem contar a hospedagem e as passagens?

 

cara desculpa tantas perguntas, sei q é chato mas será minha primeira viagem deste tipo, e isso gera certa insegurança, ainda bem que tem o mochileiros que ajuda muito.

 

Agradeço demais a tua ajuda

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Daniel, blz?

 

Acho que vc é o mesmo Daniel que comentou tb lá no meu blog né? Bom, vou responder por aqui...

 

- é melhor pegar uma passagem pra ushuaia ou pra El Calafate?

Eu prefiro começar a viagem por Ushuaia pois acho que muitos podem se decepcionar com Ushuaia se ela for o final da viagem por não ter atrações tão impactantes comparadas as outras cidades (isso não quer dizer que seja uma cidade sem graça!!)... acho que vale a pena comprar uma passagem aérea POA-Ushuaia/El Calafate-POA... ou até comprar POA-Ushuaia/Ushuaia-El Calafate/El Calafate-POA

 

- O deslocamento entre essas cidades pode ser de onibus (valores medios..)?

Pode sim ser de ônibus... mas tente ver o preço da passagem aérea comprando os 3 trechos juntos como citei acima... às vezes sai mais barato e caso seja mais caro, acho que deve ser pequena a diferença no custo mas o ganho de tempo será muito alto! Preço do ônibus entre essas 2 cidades eu não sei pois não fiz esse trajeto... mas não deve sair por menos de 100/150 reais...

 

- quantos dias é melhor ficar em cada lugar, Ushuaia, El Chalten, El Calafate...

Depende do seu estilo de viagem e o que vc quer dar mais atenção... acho que 3 a 4 dias pra Ushuaia, 2 dias para El Calafate e uns 3 a 4 dias para El Chaltén é o mínimo.

 

- media de quanto hospedagem em hotel simples e albergue, bem como media de quanto custa pra comer por la e a entrada nos parques..

Leia o relato com calma pois coloquei o preço de tudo lá!

 

- será que pegar natal e reveillon lá tem algum problema? (tipo fechar os parques, poderia acabar perdendo esses dias..)

Não fui nessa época, mas sempre leio relatos de pessoas que foram nessas datas e nunca ouvi ninguém reclamar disso!

 

- media de quanto em dinheiro preciso levar, sem contar a hospedagem e as passagens?

Cara, depende muito do seu estilo de viagem e de que passeios vc fará... monte seu roteiro, defina quais passeios fará e atrações visitará e então vc terá uma ideia do quanto irá gastar... por exemplo, fazer trilhas em El Chaltén não gasta nada... agora, fazer trekking no Perito Moreno é uma facada!

 

-no dia em que iremos ao pq. tierra del fuego é possivel fazr as duas trilhas q voce fez + o trem fim del mundo num dia so?

Acho quase impossível... e sinceramente, todos falam que o passeio mais pega-turista na Patagônia é esse trem del fin del mundo... faça só as trilhas!

 

- quanto tempo demora o trajeto El chalten de volta a El calafate? poderia incluir nesse dia já o voo de volta a b. aires?

Por volta de 3h de busão... pode sim incluir o voo, mas tem que tomar cuidado com os horários (há 3 saídas por dia de busão nos 2 sentidos)

O aeroporto de El Calafate fica no caminho para El Chaltén e dizem que é possível ir direto para o aeroporto desde El Chaltén, mas não fiz isso e não sei qual é a logística para fazer isso...

 

- sabe se o passeio de pinguineras no ushuaia é o dia inteiro?

Depende do passeio mas eu não fiz então não sei... eu sei que existe a navegação que passa próximo da pinguinera e existe o passeio por terra que as pessoas pisam na ilha e não apenas observam os pinguins desde um barco... mas não sei nada além disso!

 

Bom, espero ter ajudado!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Primeiramente, excelente relato.

 

Gostaria de fazer o W da mesma forma que voce, mas achei puxado o primeiro dia, pelo fato de ja voltar ao refugio "a noite".

Se houvesse uma forma de chegar a TDP a noite e comecar o primeiro dia de trekking pela manha cedo, ficaria viavel pra mim. Sabe se é possivel isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Igor, blz?

 

É possível sim... existe um catamarã que faz a travessia para o Paine Grande por volta das 18h (não lembro o horário exato, mas no site oficial de TdP tem)

 

Além disso, uma outra opção é ir até o Grey no 1º dia e no 2º dia subir até o Acampamento Los Guardas para ver o Glaciar mais perto e depois voltar até o Paine Grande...

 

Ah, e vale lembrar que devido ao incêndio, esse setor do Parque está atualmente fechado!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eai beleza?

 

Em cima do teu relato montei meu roteiro. basicamente farei ushuaia, el calafate e el chalten. Não vai tempo de fazer TDP...

ve o que voce acha e me ajuda ai nos detalhes, ok? Valeu!!

 

20 dez- POA- B. AiRes

21 dez- B. AIR- Ushuaia

22 dez- Ushuaia- canal beagle +glacial martial

23 dez - Ushuaia- Parque Tierra fuego

24 dez - Ushuaia- lago escondido e fagnano

25 dez - ushuaia - Passeio pinguinera (nao sei exatamente o nome..)

26 dez- Ushuaia- El Calafate (tem algo que posso fazer nesse dia, sendo q o voo sai 12:50 e chega la as 14:15)

27 dez- El Calafate- PQ los glaciares + navegação todos glaciares

28 dez- El calafate - BIG ice

29 dez - el calafate - el chalten (nesse dia já poderia encaixar um passeio?? )

30 dez- el chalten - senda laguna de los tres

31 dez - el chalten - senda loma del pliegue tumbado

1 jan- el chalten - lago del desierto

2 jan - el chalten - el calafate- B. aires

3 jan - B. Aires - POA

 

Que achou? será q inclui os principais passeios de cada lugar? ou estou deixando algum importante de fora?

 

valeu pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Belissimas fotos, ótimo relato. Parabéns!

Posso te fazer algumas perguntas? Você lembra o dia da semana em que fez este passeio por todos los glaciares em El Calafate? Sabe me dizer se a saída deles é diário?

A segunda pergunta é se para fazer o minitrekking é necessário algum equipamento especial como: botas, segunda pele, jaqueta impermeável?

Obrigado e mais uma vez parabéns pelo relato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Daniel, blz?

 

Acho que seu roteiro tá bem legal no geral... segue abaixo meus pitacos:

 

  • O passeio de pinguinera que vc fala deve ser o que visita a Isla Martillo e a Estancia Harbeton e as pessoas pisam na ilha né?? Pq se for só a navegação, ela é combinada com a navegação pelo Canal de Beagle...
  • No dia que vc chegar em El Calafate, eu recomendo que vc faça as reservas para os passeios, de uma volta pela cidade e vá a Laguna Nimez.
  • PQ los glaciares + navegação todos glaciares >>> o que vc quer dizer com PQ los glaciares??? Visitar o Perito Moreno desde as passarelas?? Se for isso, acho que só será possível se vc estiver de carro e depois da navegação vc se dirigir as passarelas e ficar por lá algumas horas já que o Porto onde se embarca para a navegação fica longe do local das passarelas...
  • No dia que vc for para El Chaltén, se vc pegar o primeiro ônibus que vai para lá vc deverá chegar por volta das 11h/12h em El Chaltén e daria tempo pra vc fazer qualquer trilha nesse dia já que o dia lá vai escurecer nessa época por volta das 22h... mas acho que para esse dia é melhor fazer a trilha até a Laguna Torre que é mais curta dentre as trilhas longas...
  • No dia do Lago del Desierto daria para fazer algo a mais já que esse é um passeio de meio dia geralmente... nesse dia vc poderia também fazer as trilhas menores como o Chorrillo del Salto, Las Aguilas, Condores,...

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...