Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Rapaz, eu escrevi no começo do relato sobre o que comprei de roupas... o quanto eu gastei com roupas de frio deve ter ficado na casa dos 700 reais (o mais caro foram o anorak que saiu uns 220 e a calça impermeável que saiu uns 150)

 

Mas tb tem a segunda-pele e os fleece que são importantes... além disso, tive que comprar meias, cachecol, luvas, gorro... e tb tive que comprar a bota de trekking que não classifico como gastos de roupa de frio...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

José Luiz, primeiramente parabéns pela relato, muito bom!!

 

Tenho poucos dias para ir na Patagônia, no máximo 8 dias......se fosse para ver o que há de melhor o que vc recomendaria? estou pensando não fazer Ushuaia e priorizar somente El Calafate (4 dias) , El Chaltén (3 dias) e Torres de Paine (1 dia). Vale a pena essa distribuição?

 

Grande Abraço!!

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu pelo elogio Luiz! =)

 

Quanto as suas dúvidas, acho uma ótima ideia deixar Ushuaia para uma próxima devido a sua restrição de tempo...

 

Quanto a distribuição de tempo, depende do seu estilo de viagem... na minha opinião, 4 dias em El Calafate é muito... eu tiraria 1 ou até 2 dias de El Calafate e colocaria em El Chaltén...

 

El Calafate se resume ao Perito Moreno (um dia pra conhecê-lo na navegação e outro dia pra fazer o trekking ou visitar as passarelas é o suficiente)

 

Já El Chaltén tem diversos atrativos. O principal sem dúvidas são as trilhas como as do Cerro Torre (1 dia) e Laguna de los 3 (1 dia)... além disso existe tb a possibilidade de fazer ice-trekking, navegar pelo Lago Viedma e/ou pelo Lago del Desierto, conhecer o Glaciar Huemul...

 

Quanto a Torres del Paine, eu acho que um bate-volta desde El Calafate um passeio muito cansativo. Além disso, considero que 1 dia é muito pouco para conhecer o local... agora, se vc tem consciência disso, quem sou eu pra contrariar sua opinião!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Cara, parabéns pelo relato!

 

Foi muito útil na organização da minha viagem. Fui no início do ano e ia fazer algo bem parecido, mas por causa do incêncio em TDP eu acabei reformulando e fiz BsAs, Ushuaia, Calafate e Chalten, deixando o Chile para a próxima.

 

Gostaria apenas de acrescentar algumas dicas.

Em Ushuaia há um passeio que desce na ilha dos pinguins, acabamos nos confundindo achando que era na Tres Marias e a dona nos disse que nenhum passeio descia lá, apenas na ilha H. Acreditamos nisso e acabamos fazendo o outro passeio que vemos os pinguins do barco. Só descobrimos a agência que fazia o passeio que queriamos no último dia e não dava mais tempo. O pior é que a agência fica em frente a Tres Marias. Fiquei com vontade de matar aquela mulher.

 

Em Chalten, no dia da trilha para a laguna de los tres, a dona da pousada nos deu a dica de pegar uma van para a Estancia Pilar, que fica na direção do lado do deserto. De lá, fizemos uma trilha até o acampamento e depois continuamos a trilha até a laguna de los tres. Na descida, fazemos a trilha normal, passando pela laguna capri, até chalten. A vantagem é que fazemos um pedaço diferente e ainda evitamos aquela subida forte no inicio para quem a faz desde chalten. Recomendo.

 

Obs: o Restaurante Ahonikenk realmente impressiona os clientes com o tamanho dos pratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Cara, parabéns pelo relato!

 

Foi muito útil na organização da minha viagem. Fui no início do ano e ia fazer algo bem parecido, mas por causa do incêncio em TDP eu acabei reformulando e fiz BsAs, Ushuaia, Calafate e Chalten, deixando o Chile para a próxima.

 

Gostaria apenas de acrescentar algumas dicas.

Em Ushuaia há um passeio que desce na ilha dos pinguins, acabamos nos confundindo achando que era na Tres Marias e a dona nos disse que nenhum passeio descia lá, apenas na ilha H. Acreditamos nisso e acabamos fazendo o outro passeio que vemos os pinguins do barco. Só descobrimos a agência que fazia o passeio que queriamos no último dia e não dava mais tempo. O pior é que a agência fica em frente a Tres Marias. Fiquei com vontade de matar aquela mulher.

 

Em Chalten, no dia da trilha para a laguna de los tres, a dona da pousada nos deu a dica de pegar uma van para a Estancia Pilar, que fica na direção do lado do deserto. De lá, fizemos uma trilha até o acampamento e depois continuamos a trilha até a laguna de los tres. Na descida, fazemos a trilha normal, passando pela laguna capri, até chalten. A vantagem é que fazemos um pedaço diferente e ainda evitamos aquela subida forte no inicio para quem a faz desde chalten. Recomendo.

 

Obs: o Restaurante Ahonikenk realmente impressiona os clientes com o tamanho dos pratos.

 

Valeu pelos parabéns Igor! Fico feliz em saber que o relato te ajudou de alguma forma em sua viagem!

 

Quanto aos seus comentários, realmente a empresa Tres Marias não faz o passeio que desce na Isla Martillo. Eu não me interessei em fazer esse passeio pois eu visitaria a pinguinera da Isla Magdalena em Punta Arenas alguns dias depois, mas sem dúvida eu faría esse passeio da Isla Martillo caso não fosse para Punta Arenas. Eu não sei qual empresa faz esse passeio que desce na Isla Martillo, mas pelo que já ouvi falar, todos os passeios de barco não descem na Isla Martillo (apenas alguns passam lá perto para ver os pinguins desde a embarcação). O passeio que as pessoas pisam na Isla Martillo é um passeio combinado com uma visita a Estancia Harberton. Mas de toda forma, eu também não tenho certeza disso. E quanto a dona da Tres Marias, eu tb não gostei muito do jeito dela vender seu produto. Eu recomendo o passeio deles por achar menos massificado e diferenciado, mas a dona tem um jeito que quase me fez desistir do passeio sendo que eu já tinha certo que faria com eles antes de viajar.

 

Quanto a dica da Estancia Pilar, realmente é uma ótima dica que só descobri aqui no fórum depois de já ter voltado de viagem... sem dúvida se refizesse a trilha a Laguna de los Tres eu iria com o transfer até a Estancia Pilar. Acho apenas bom lembrar que na volta da trilha existe uma bifurcação para Laguna Capri e Mirante Fitz Roy que depois se encontram e muitos acabam indo apenas por um lado e deixam de visitar o outro... como eu fiz ida e volta no mesmo caminho, fui por um e voltei por outro... no caso de ir a Estancia Pilar, acho que vale a pena voltar pelo caminho a Laguna Capri e depois que as trilhas se reencontrarem, voltar até o Mirante Fitz Roy antes de prosseguir rumo a El Chaltén.

 

E o Ahonikenk é um ótimo restaurante... comida boa, barata e farta!! Tão bom que é o único restaurante que recomendo fortemente dentre todos que fui na viagem a Patagônia!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá José,

 

Muito obrigado pelo relato, está servindo de base para minha viagem à Patagônia.

 

Tenho algumas dúvida que talvez você possa me ajudar:

 

1- Nos hostels que ficou em Ushuaia, El Calafate e El Chálten, como é a distribuição de tomadas para carregar aparelhos eletrônicos? Pretendo levar 2 cameras semi-profissionais e 1 aparelho GPS, todos precisarão ser recarregados à noite, existem tomadas perto das camas para deixá-los carregando em segurança no quarto enquanto dormimos?

 

2- Em Ushuaia, você teve alguma informação se é possível ir até o Glaciar Vinciguerra e a Laguna de los Témpanos sozinho, no mesmo estilo da ida ao Glaciar Martial? Sem caminhada no glacial, só até a base mesmo.

 

Abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1- Nos hostels que ficou em Ushuaia, El Calafate e El Chálten, como é a distribuição de tomadas para carregar aparelhos eletrônicos? Pretendo levar 2 cameras semi-profissionais e 1 aparelho GPS, todos precisarão ser recarregados à noite, existem tomadas perto das camas para deixá-los carregando em segurança no quarto enquanto dormimos?

Olha, em geral hostels disponibilizam tomadas nos quartos... agora, como vc carregará 3 aparelhos ao mesmo tempo, eu recomendo levar um adaptador para poder carregar todos eles usando apenas 1 tomada... o único lugar que lembro ter tido problemas quanto a tomadas foram nos Refúgios Chileno e Torres Norte em Torres del Paine pq vc tinha que pedir na recepção para carregar (não havia tomada nos quartos)

 

2- Em Ushuaia, você teve alguma informação se é possível ir até o Glaciar Vinciguerra e a Laguna de los Témpanos sozinho, no mesmo estilo da ida ao Glaciar Martial? Sem caminhada no glacial, só até a base mesmo.

Infelizmente não posso te ajudar nessa...

 

3 - você sabe se é possível fazer alguma trilha de bicicleta dentro do parque em El Chálten ou ir de bicicleta até o Lago del Desierto?

Eu sei que existe uma bicisenda em El Chaltén mas é relativamente curta (acho que uns 4km)... do resto é só trilhas para caminhada...

Já pra ir até o Lago del Desierto de bike, eu acho que é possível mas só se vc tiver muita disposição já que são quase 40km desde El Chaltén

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá José e colegas do fórum,

 

Muito obrigado pelas dicas.

 

Em relação ao Glaciar Vinciguerra e a Laguna de los Témpanos, consegui algumas informações diretamente por email com o staff do hostel que estou reservando:

- Pegar um táxi até o Valle de Andorra e seguir por uma trilha até a Laguna de los Tempanos, dá para ir sozinho, sem guia a distância é de 10,2 Km com desnível de 850m.

 

Outro lugar que vi poucos relatos foi a caminhada até a Laguna Esmeralda:

- Pegar um transfer até o Centro Invernal Altos del Valle (combinar com o motorista o horário da volta), se identificar na recepção e informar que quer ir até a laguna. Vão pedir seus dados pessoais (talvez haja cobrança de ingresso) e te entregar um mapa. É possível acampar na laguna. Duração aprox.: 3hrs.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oie...

Estou precisando de uma ajuda!

 

Estou pesquisando muitoooo (mais de 2 semanas), os lugares que realmente queria conhecer e quantos dias teria disponível.

 

vamos lá

 

Consegui tirar 20 dias de férias, e tenho duas opções:

- 16 fev

- 18 maio

(não quero fazer uma escolha errada) help!

Neve seria bem vinda, acho q suporto até uns 5°C.

 

Voos

RJ - Ushuaia

El Calafate - Buenos Aires

Buenos Aires - RJ

 

Roteiro

- Ushuaia (3 dias)

- Deslocamento (1 dia)

- Punta Arenas (2 dias)

- Deslocamento (1 dia)

- Puerto Natales (2 dias)

- Deslocamento (1 dia)

- El calafate (3 dias)

- Deslocamente (1 dia)

- El Chalten (2 dias)

- Deslocamento (1 dia)

- El Calafate (1 dia)

- Deslocamento (1 dia)

- Buenos Aires (3 dias)

- Deslocamento (1 dia)

 

Fiquei triste pq tive q tirar "Rio Gallegos" e Puerto Madryn (será q da para encaixar?).

 

 

O que achou?????

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...