Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Membros

Oi José!

 

Já li e reli milhões de vezesseu relato e mais vários outros aqui do site...e são maravilhosos. Como estou no final do meu roteiro, defini que farei o W ficando nos refúgios. Estou fazendo as reservas e vi que eles dão opção de cama básica e cama armada...o que você escolheu? O que acha que vale a pena? E com relação a comida?

 

Obrigada!!

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Prezados,

 

Estou indo para minha viagem (Ushuaia - El Calafate - El Chaltén) no mês que vem. Ainda tenho que acertar uns pontos.

Uma dúvida que tenho é a seguinte: dar para fazer o passeio dos Lagos Escondido e Fagnano em carro alugado que não seja 4x4? A estrada é boa?

 

Pergunto isso pq estou vendo o preço dos passeios, que saem por volta de ARG 550,00/pessoa. Acho que o aluguel de um veículo simples está por volta de ARG 400/500. Mesmo que eu fosse sozinho, já valeria a pena alugar um carro. Como vou com minha namorada, vale mais a pena ainda. Além disso, tenho a opção de conhecer a Estância Harberton no mesmo dia, desviando cerca de 70km (ida e volta). Me parece perfeito esse plano, mas resta saber se é viável.

 

Alguém pode me ajudar?

 

Obrigado.

 

Fala Felipe, blz?

 

Cara, é possível sim fazer o passeio aos Lagos Fagnano e Escondido de carro... inclusive eu fiz o passeio aos Lagos indo numa excursão de ônibus bem estilo CVC (e desse jeito, paguei na época 200 ARS + 50 ARS do almoço)

 

Agora, o passeio aos lagos em 4x4 é mais aventureiro porque ao invés de pegar somente a estrada, em determinado ponto ele entra numa estrada/trilha de terra e por isso se torna mais interessante o passeio... eu sinceramente achei o passeio aos lagos o mais desnecessário que fiz em Ushuaia, ele acaba sendo interessante muito mais pela aventura no caso do 4x4 ou por causa do almoço do que propriamente a beleza dos lagos na minha opinião...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi José!

 

Já li e reli milhões de vezesseu relato e mais vários outros aqui do site...e são maravilhosos. Como estou no final do meu roteiro, defini que farei o W ficando nos refúgios. Estou fazendo as reservas e vi que eles dão opção de cama básica e cama armada...o que você escolheu? O que acha que vale a pena? E com relação a comida?

 

Obrigada!!

 

Beijo

 

Oi Maria, tudo bom?

 

Eu escolhi cama básica e preferi comprar um saco de dormir e utilizá-lo por cima da cama já que com o preço da diferença entre a cama armada e a básica durante 4 dias eu conseguia comprar um saco de dormir... mas em compensação, eu tive que carregar esse saco de dormir na mochila durante os 2 dias que tive que levar a cargueira... vai de vc saber o que prefere...

 

Quanto a comida, eu levei de Puerto Natales vários sanduíches prontos (como a temperatura era baixa, não me preocupei se a comida estragaria), além de algumas latas de atum, chocolates e nuts... do resto, eu comi algumas vezes nos Refúgios também já que o que levei não dava pros 5 dias que fiquei lá... eu acho que vale a pena vc levar alguns alimentos básicos como chocolates, castanhas, suco concentrado, leite/chocolate em pó, nutella... enfim, essas coisas pra comer como lanche na trilha ou como café da manhã, mas acho que vale a pena gastar uma grana pelo menos com a janta no Refúgio pra não levar muito peso nem ter trabalho de preparar comida... mas isso vai de cada um saber o que é melhor ou não...

 

Posso te dizer que a grande lição que aprendi foi que a minha viagem perde em qualidade quando eu tenho que carregar muito peso... por exemplo, gostei muito mais de El Chaltén do que Torres del Paine e acredito que os 2 principais fatores foram um clima favorável e a não necessidade de carregar a cargueira em nenhuma trilha... agora, tem gente que leva cargueira de boa... isso só você pode definir...

 

Bjos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

José vc é foda! hahaha Valeu pela resposta.

 

Minha maior dúvida agora está no roteiro...como estou fazendo parte da viagem com uma turma, e eles não vão fazer TDP, estou perdendo preciosos dias de TDP no final. Se eu tirar a perna do Grey (primeiro dia) e ir direto ao Los Cuernos é loucura? Muito cansativo ou é perder muita coisa?

 

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu diria que as principais "pernas" do Circuito W são:

1. O que leva ao mirante das Torres del Paine

2. O Valle del Frances

3. O Lago Grey

 

Se vc tem pouco tempo e também quer evitar carregar cargueira, uma opção boa (se for no verão que o dia é longo) é ficar 2 dias hospedada no Refúgio Paine Grande sendo que no 1º dia vc faz a perna do Lago Grey e no 2º dia a perna do Valle del Frances (esse dia é o mais cansativo mas é possível principalmente sem a cargueira). No 3º e último dia vc pega barco ao Pudeto e transfer a Laguna Amarga e faz a perna do mirante Torres del Paine (podendo dormir no Refúgio Torres ou se conseguir, voltar ainda no mesmo dia pra Puerto Natales).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá José...

 

Antes de tudo, parabéns pelo relato, muito bom mesmo.

Vou para Patagônia no final de Janeiro/2013 e vou começar por Punta Arenas e ainda não comprei nada até agora das vestimentas necessárias. Minha dúvida é saber se compro tudo aqui no Brasil antes de ir ou deixo para comprar lá em Punta Arenas, na Zona Franca. Detalhe: Moro em Goiânia e aqui não tem lojas especializadas neste tipo de vestimenta.

 

Desde já obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá amigos mochileiros!!!!!!!

Fiz essa viagem agora em 03/11/12 a 26/11/12.

Não vou relatar a viagem porque não ia conseguir ser tão detalhista como o Leo e também porque segui seu roteiro.

Primeiro gostaria de agradecer ao Leo e a todos que postam suas viagens aqui. Fiz meu primeiro mochilão e esse só foi possível graças as informações de vocês, por isso MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!!!!!!!

 

Tinha anotado todos os valores da viagem em uma caderneta que infelizmente perdi, mas ainda tenho alguns comprovantes e postarei o que tenho aqui. É minha maneira, singela, de agradecer !!!!!!!!! Ocorre que algumas coisas subiram na Argentina e no Chile e pra quem vai programar a vigem é essencial se informar sobre isso.

 

Roupas e equipamentos devem ser comprados em Ushuaia ou em Punta Arenas. Maior variedade e produtos melhores. Outra coisa, que fique bem claro Ushuaia NÃO É ZONA FRANCA. O que ocorre é que o governo Argentino subsidia algumas coisas para os moradores como energia, e gás e dá um desconto grande nos impostos. Isso não vale nos preços dos produtos que são vendidos. Compensa comprar lá??? Sim. Pela variedade e qualidade dos produtos. O preço depende do produto. Não é nenhum absurdo mas não é tão barato.

Punta Arenas É ZONA FRANCA. Os melhores produtos vc encontra na BALFER, mas tens umas poucas outras lojas. O preço também é menor que no Brasil (novidade) mas aqui também vale pela variedade e qualidade dos produtos.

 

Hospedagem: os hostels estão em torno de 60 pesos argentinos, mas muitos estavam aumentando pra 90.

Alimentação: entre 45 e 60 os mais baratos e 90 a 110 os restaurantes melhores. (Aqui fica a velha e boa dica. faça compras em um supermercado e faça sua comida no hostel. Além de ser beeeemmm mais barato você faz amizades. Muita gente cozinha com você e até chamam pra "juntar" a comida e todo mundo comer de tudo.)

 

Passeios

ushuaia: Os preços não subiram muito.

pedi o do Passeio de Bagle mas acho que é o mesmo que o Leo colocou

Entrada no parque 70 pesos sul americano e 100 para os demais

 

El Calafate

Bar de gelo GLACIARIUM (esse é novo, tem um museu e um bar de gelo com temperatura de -10º) tranfer I/V 35 pesos, museu de gelo 95 pesos, bar 75 pesos (estadia de 20 min e bebida free)

Entrada do parque todos os glaciares 70 pesos sul americano e 100 para os demais

Tor (aqueles que vc fica nas passarelas) 170 pesos + entrada no parque

Mini trekkig 640 pesos + entrada no parque

Big Ice 960 pesos + entrada no parque

Todos os glaciares 620 pesos

 

Transporte

Ushuaia a Punta Arenas 350 pesos (Bus Pacheco)

Punta Arenas Porto Natales 4000 CLP (Bus Sus)

Porto Natales a El Calafate 13000CLP (Zaahj)

 

Sei que não é muita coisa mas como disse perdi minhas anotações.

Espero ter ajudado.

 

Ps: A viagem é maravilhosa. Vale muito a pena.

Abraço a todos os mochileiros. (agora tb sou um com muito orgulho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...