Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Não passei frio em momento algum na Patagônia (pelo menos não na época de dezembro).

 

E olha que nunca usei o blusa térmica (ou segunda pele) e também nunca usei a calça de fleece...

 

Talvez sentiria um pouco mais de frio se tivesse acampado em Torres del Paine... mas acredito que mesmo se tivesse acampado, a roupa daria conta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

__

 

Entendi, Obrigado ! =D

 

OBS 1 .: Agora que li o seu relato novamente pude perceber que você não acampou na patagônia, ficou hospedado em hostel/refugio rs ... Isso vai me facilitar um bocado, visto que não será necessário levar barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro, panelas e etc ... correto ? :D

 

OBS 2 .: Roupas Citadas:

 

- As Blusas Polar forclaz 50 Quechua 200g/m2, seria a Blusa Fleece ?

- Calça Polar forclaz 50 Quechua 200g/m2, seria a Calça Fleece ?

- A Blusa underwear Quechua, seria a famosa Blusa Segunda Pele ?

- Calça underwear Quechua, seria a famosa Calça Segunda Pele ?

- Cachecol tipo colera e gorro Wed´ze, seria a famosa Balaclava ?

 

Desculpas as perguntas (chatas) acima, mas é que estou tentando acessar o site da Decatlon, porém está fora do ar o.O

 

OBS 3 .: Creio que com essas roupas que você usou na patagônia, poderia também usa-las para encarar o frio do Salar de Uyuni. No mais, compraria um casoco de Pluma de Ganso já citados por alguns membros aqui do mochileiros e/ou um Fleece mais grosso. Você saberia me informar qual o mínimo de temperatura em ºC que você pegou na Patagônia ?

 

Agradeço novamente ! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom, vamos por partes então :D

 

OBS1: Exato... vc pode ficar em Refúgios em TDP se vc quiser fazer o Circuito W (para o Circuito O, não é possível ficar apenas em Refúgios). Isso de acampar ou ficar em refúgio é uma opção de cada um. Eu prefiro pagar mais caro e não me preocupar em carregar tanto peso durante as trilhas!

 

OBS2: Sim para todas as perguntas com exceção da última. Balaclava é aquele negócio que cobre toda a cabeça (muito associado ao que ladrões usam pra esconder o rosto). O que eu comprei são 2 peças separadas, um tipo de cachecol que vira gorro também (mas sempre o usei para proteger o pescoço) e um gorro mesmo.

 

OBS3: Acabei de voltar de uma viagem na qual estive no Atacama e no Salar de Uyuni e usei todas as mesmas roupas da Patagônia. Mas vale lembrar que em ambas as viagens eu fui na mesma época do ano (entre fim de novembro até a primeira metade de dezembro).

Para o salar do Uyuni na época do verão (ou fim da primavera) não é necessário nada mais do que as roupas que citei nesse relato (e olha que nunca cheguei a usar luva, gorro, calça polar e talz)... o maior frio que passei nessa viagem foi nos Geiseres del Tatio mas mesmo assim passei mais frio pq esqueci de levar as luvas, do resto estava de boa.

Ah, e na Patagônia eu cheguei a pega neve 2x (uma rápida em Ushuaia e outra na subida do Mirante Las Torres em TDP)... como nevou, acredito que a temperatura estava negativa (mas acredito que próxima de 0)... mas como estava sempre me movimentando e estava bem agasalhado, não sentia frio... mas se vc fica parado, vc começa a sentir frio depois de um tempinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

_

 

Compreendi ! :D

 

É porque pretendo fazer o Salar no começo/meio de Setembro (será que estará muito frio ? =S) , pois no final de Setembro estarei chegando a Cusco (baixa temporada, e ainda não começaram a época de chuvas).

 

No mais, também estarei utilizando um casaco de pluma de ganso, e verifiquei que as agencias alugam saco de dormir para o Salar; Nesse caso, acredito que será suficiente.

 

Muito Obrigado Novamente, e um Feliz Natal ! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Na verdade eu fiz o Circuito W inverso depois de ler dicas aqui no fórum que seria melhor fazer o inverso por alguns detalhes como o fato de no último dia de trekking você ter mais tempo antes de pegar o ônibus para Puerto Natales, o fato de ter tempo para visitar o Salto Grande já que não sei se há tempo para fazer isso quando se volta pelo Lago Grey... enfim, alguns pequenos detalhes...

 

Mas é possível ficar em Refúgios durante o Circuito W independente de qual sentido você o faça... fique tranquilo quanto a isso!

 

O único problema do Refúgio é que vc necessita reservá-lo antes devido a grande procura na época do verão, então você terá que decidir seu sentido antes de começar o trekking em Torres del Paine. Quando se acampa, não é necessário fazer reserva, então a pessoa ao chegar no Parque pode decidir qual sentido fazer (deve-se começar no sentido tradicional se o dia estiver bonito para ver as Torres del Paine ou então deve-se fazer o sentido inverso caso o 1º dia esteja nublado/chovendo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

valeu mesmo, eu to pensando em ir no verão mesmo. Eu estava pesquisando os preços dos refugios(us 45) acampamento (us 15) e vi que é bem mais em conta acampar, só que como você, eu não pretendo fazer comida lá.

 

Se fosse acampar eu alugaria uma barraca (us 10/dia), pois o saco de dormir eu já tenho, em Puerto Natales; compraria umas comidas p/ trilhas e tal e quando desse jantaria no refúgio. O unico problema então seria o peso dessa barraca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá Jose!!! tudo bem?

 

eu acho que estou quase decidida a fazer o w só usando os refugios e pulando o vale frances! não sei se me animo a andar tanto! mas ok... vai ser super da mesma maneira..

 

mas tenho uma duvida e vamos ver se vc me ajuda! eu não vou comer nos refugios, pq é caro de mais! eles enfiam a faca né! então vamos levar comida! como o pessoal faz comida? a turma que fica nos refugios? tem cozinha? ou só indo para o lado de fora mesmo e sentando no chão? não tenho idéia de como isso é organizado... vamos levar o rango e alugar um fogareiro e tranquilo, eu adoro cozinhar mesmo!!!! e sem o peso de barraca e etc vai facilitar!

 

Bom... vamos ver se final do mes ja estou com tudo decidido! ah! e vou começar pelo paine grande por causa do transporte da volta! então vamos ter que ter sorte no final para ver as torres!!!

 

obrigada viu!

 

abraços

 

katia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...