Ir para conteúdo

Viajar para a Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal, faz um ano que eu tô trabalhando pra juntar dinheiro pra um mochilão pela Europa em 2021 (Portugal, Espanha, França e Itália), acontece que para realizar esse plano eu primeiro preciso superar um medo muito grande que eu tenho que é viajar de avião, é um medo nível pânico mesmo e eu não sei o que fazer, já perdi várias oportunidades por causa dele.

Vocês tem alguma dica, ideia, alternativa ou relato pra me ajudar com esse problema?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Já tive muito medo anos atras, quase fobia, de ficar o tempo inteiro com as mãos geladas por todo o percurso, de não dormir na noite anterior e nem durante o voo. Mas a minha vontade de viajar sempre foi maior, por isso sempre me esforcei. Com o tempo vc vai ficando mais familiarizado com os procedimentos e possiveis acontecimentos que vc achava que eram incomuns, mas que são rotinas nos voos.

Não sei se vc conhece o Canal do Lito no youtube, chama Aviões e Musicas, ele trata sobre varios assuntos dentro da aviação, inclusive sobre o medo de voar. Depois que comecei assistir e entender como tudo funciona fui ficando ainda mais tranquila. Talvez possa te ajudar tb.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A Nani deu uma opinião muito interessante do canal Aviões e Músicas, do ex-técnico de Manutenção de Aeronaves Lito Sousa. Em um dos vídeos dele, um comentário de um inscrito o questionou se os episódios em que mostravam acidentes aéreos, não deixavam ainda mais receosos quem visualizava...

Ele relatou ao contrário... É interessante mostrar o ponto de vista importante das tragédias aéreas, para demonstrar que na maioria delas houve alguma melhoria na Anatomia da Aeronave, projetando maior segurança a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Também tinha, fui educado assim, avião jamais. 

Mas tem uma hora que a vontade de conhecer era maior é necessário, tinha que ir a Venezuela e só avião. 

Depois da 1 vez,passam todos os medos.Vá pensando que milhares de pessoas só voam,chegará na Europa e as verá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Você já viajou de avião alguma vez? Se não, sugiro fazer um voo curto para se familiarizar... Já que você reconhece essa fobia, iniciar em um voo longo é meio complicado. Agora, se você já fez, compra sua passagem, relaxa e aproveita....

Muitas pessoas pensam sempre nas coisas ruins que podem acontecer e sofrem por antecipação... a mente fica a mil e é aí que nosso corpo nos sabota. 
 

Já parou para pensar que durante nossa existência, vivemos entregando nossa vida nas mãos terceiros..É rotina em nossa vida.... Fazemos isto quando entramos em uma cirurgia, pegamos um ônibus, pegamos um táxi/Uber, vamos a um restaurante, etc.... Pegar um avião não é diferente. A diferença é que o nível de treinamento dos envolvidos no processo geralmente é maior que muitos setores, reduzindo assim o risco de problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como já comentaram, para conseguir superar o medo de voar, é necessário atacar e enfrentar a fobia, existem várias técnicas para fazer isto, uma delas é começar a enfrentar o problema aos poucos.

Por exemplo, antes de encarrar logo de cara um longo voo de 12 horas, comece com um voo curto, de 1 hora, por exemplo, vá visitar algum amigo ou parente em alguma cidade próxima onde dê para ir de avião.

Nas semanas anteriores ao voo, vá fazendo alguns exercícios, como por exemplo, faça as malas como se fosse viajar e depois desfaça elas, alguns dias depois, mesmo não sendo a data da sua viagem, faça as malas e vá até o aeroporto como se fosse viajar, chegando lá no aeroporto, sente e descanse um pouco, e depois volte para casa...

Fazendo estes exercícios algumas vezes você consegue controlar melhor a sua ansiedade pré viagem, e a ansiedade pré-viagem é uma das coisas que mais potencializa e aumenta a fobia de avião.

Além disto, há muitos psicólogos que oferecem terapias e tratamentos para você aprender a lidar com as suas fobias, inclusive com a fobia de viajar de avião, tente procurar um psicologo especializado em tratamento de fobias, e marcar algumas consultas com ele, tenho uma colega de trabalho que também sofria da fobia de avião, e que depois do tratamento com um psicologo, conseguiu controlar a fobia e agora ela consegue viajar de avião.

 

Uma outra questão prática, mais ligada a seu roteiro, é evitar roteiros onde você fique pulando de capital em capital e onde as distâncias entre as cidades sejam muito grandes e você seja obrigado a viajar de avião entre as cidades.

O seu roteiro envolvendo Portugal, Espanha, França e Itália é um destes roteiros, onde as capitais ficam bem distantes entre si, e onde pode acontecer de você ter que pegar avião em algum trecho local.

Então tente montar um roteiro de viagem com menos países, com no máximo 2 ou 3 países,  com países vizinhos, e com mais cidades cidades alem das capitais, e onde você possa fazer tudo de trem ou ônibus em viagens curtas, e não precise passar 15 ou 20 horas dentro de um ônibus para chegar na próxima cidade.

Por exemplo, uma sugestão para a primeira viagem seria fazer só Portugal e Espanha, onde você visitaria Lisboa, Porto,  Algarve, e depois segue para a Espanha e visita Sevilha, Granada, Madrid, Barcelona... 

Seria um roteiro onde você poderia fazer tudo de trem ou ônibus, fazendo de avião só o trecho de ida e volta do Brasil, e numa outra oportunidade você viaja para a Italia, e visita Roma, Florença, Pisa, Veneza e dá uma esticadinha até a Suíça ou Austria...

Ou então se preferir a França, fazer uma viagem englobando Paris, Bruxelas, Amsterdam, Londres, etc, que apesar de envolver só capitais, todas elas ficam próximas entre si e é um roteiro onde dá para fazer os deslocamentos locais de trem e ônibus...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

É possível chegar de navio....

Eu particularmente jamais encararia via mar. De avião quando chega no atlântico voce nem sente que esta se deslocando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...