Ir para conteúdo

Mochilão com a Mãe


Posts Recomendados

  • Membros

Fala pessoal tranquilo com vcs? 

Seguinte, hoje venho pedir algumas dicas de rolê, eu tenho uma vontade imensa de fazer um mochilão, e numa dessas conversas com minha Veinha(mãe 🤶) , ela tbm quer ir, a parada é que esse ano 2020 ela sofreu um acidente de moto e não tá tão bem das pernas, portanto queria algumas dicas de roles que não sejam cansativos, mas que de pra aproveitar um pouco da América do Sul, tenho em mente: Argentina 🇦🇷, Peru 🇵🇪, Bolívia 🇧🇴, Chile 🇨🇱 e mais algum outro. A princípio queria um rolê fácil pra não castigar tanto ela. Aí eu pergunto:

Conhecem lugares bonitos de fácil acesso? 

Uns 15 dias, daria pra dar um rolêzin bacana com minha veinha? (quero muito ir no salar de Uyuni na Bolívia) 

Qual o custo eu teria nisso(hospedagem seria em Hostel, o resto a gente dava um jeito)? 

Ah, outra coisa, a principio iria pro ponto inicial de avião, e depois, como me locomover nesses países? 

Quem puder me ajudar com dicas, ficarei MUITO agradecido! 

Meus cumprimentos ✌🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Carlos, beleza?

Antes de saber gastos e necessário saber pra aonde vai.

4 países para 15 dias, esquece! No máximo 2 países para essa quantidade de dias!

Em questão de estrutura Argentina e Chile terá o melhor conforto.. 

O Uyuni eu recomendo fazer o passeio de 3 dias e 2 noites.. porém, pode ser bem desconfortável para sua mãe.. e cansativo! Uma saída é ela ir na frente com motorista pra ter mais espaços para as pernas ou contratar tour privado. 

A locomoção geralmente é feita de ônibus entre os países.. porém, dependendo pra onde vai, consegue pegar um voo local. 

Quanto mais informação tiver.. mas a galera consegue ajudar com informações atualizadas!

A melhor forma de encontrar o roteiro ideal é lendo outros relatos;

https://www.mochileiros.com/forum/623-américa-do-sul/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Concordo que 4 países em 15 dia, e ainda com algumas restrições de locomoção é bem complicado, e pode acabar tornando algo que era para ser prazeroso em algo bem penoso para a sua mãe.

Bolivia tem o problema da altitude, os passeios pelo Salar não são lá muito confortáveis, as e passeios são por estradas bem irregulares, e são bem cansativos.

No Peru, imagino que o objetivo seja Machu Picchu, mas também tem o problema da altitude, e um relevo bem irregular, o que pode apresentar alguns problemas para tem problemas de locomoção.

Além disto, as viagens entre os países são feitas de ônibus, e são bem demoradas, mais de 10 ou 14 horas de ônibus, e em ônibus que muitas vezes não são dos melhores, onde você viaja a noite ou dia todo e chega quebrado ao destino.

Uma pessoa jovem e saudável até aguenta encarrar 10 ou 12 horas de ônibus a cada 2 ou 3 dias, realizar e vários passeios cansativos e desconfortáveis no meio tempo, dormir um hosteis desconfortáveis e sem privacidade, se alimentar mal, e andar um monte todo dia em locais com ar rarefeito, mas uma pessoa de mais idade, e com problemas de locomoção geralmente não aguenta mais isto.

A sua mãe até pode falar que aguenta, e tentar esconder o sofrimento dela para agradar a você, mas pode ter certeza  que depois de uma semana, na verdade uma viagem neste estilo seria um sacrifício para ela.

Não conheço o estilo da sua mãe, se ela tem um estilo mais outdoor e gosta de paisagens naturais, ou se é uma pessoa mais urbana, mas se eu fosse fazer uma viagem com minha mãe e com ela tendo uns 60 anos, eu faria algo mais leve e mais urbano, que não exija tanto esforço físico, não tenha tanto desconforto e com menos deslocamentos.

Eu fiz uma viagem com meus pais alguns anos atrás, na época minha mãe tinha 60 anos, e meu pai 64, nós fomos para Buenos Aires, foi bem tranquilo para eles e conseguimos aproveitar bem a viagem sem ser cansativo ou desconfortável para eles.

Foram 7 dias de viagem, 1 dia de deslocamento até Buenos Aires, 4 dias inteiros livres em Buenos Aires, 1 dia gasto num bate-volta  de barco até Colônia del Sacramento no Uruguai, e 1 dia de deslocamento de volta para casa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Certo pessoal, valeu por me orientar sobre isso. Então se calhar era melhor uma coisa mais urbana e um passeio mais tranquilo né. Pra ir pro sala de Uyuni e muito penoso também? Sobre os 4 países, era só se desse mesmo, pq achei que seria na faixa de 3/4 dias pra cada país... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Até daria para vocês visitarem o Salar de Uyuni, mas teria que ser em outro ritmo e provavelmente com custos bem mais elevados.

O Salar de Uyuni é um lugar meio complicado de se chegar, você teria que ir de avião até Santa Cruz de La Sierra, e depois encarrar entre 24 e 30 horas de ônibus até Uyuni, ou então ir de avião até Uyuni, mas antes do Covid já eram poucos voos, e as passagens não costumavam ser exatamente baratas, e agora depois do COVID, acho que tem ainda menos voos, e as passagens ainda mais caras.

Também  teriam que tirar alguns dias para aclimatação aos mais de 3.600 metros de altitude, tem pessoas que não tem maiores problemas de aclimatação e já no dia seguinte da chegada estão em condições de fazer algum passeio, mas tem pessoas que levam 2 ou 3 dias para se aclimatar à altitude e estarem em condições de realizar passeios.

Vocês provavelmente teriam que pegar algum tour mais privado e caro, onde vocês tenham um pouco mais de espaço e conforto do que aqueles passeios mais baratos onde eles enfiam 6 ou 7 pessoas dentro de veiculo apertado e ficam rodando por 2 ou 3 dias pelo deserto em estradas geralmente ruins ou inexistentes...

A sua mãe provavelmente não conseguiria fazer alguns dos passeios a pé no salar, e provavelmente teria que ficar esperando no carro enquanto o resto do pessoal faz as trilhas.

E ai na hora de sair de Uyuni, seria novamente uma viagem super longa de ônibus ou então gastar um pouco mais e ir de avião, e ao chegar no próximo país ou cidade, teria que tirar um dia de aclimatação e para se recuperar da viagem cansativa...

Ou seja, viajar com pessoas de mais idade ou com algum restrição de saúde ou mobilidade exige um planejamento e ritmo bem diferente de um mochilão que uma pessoa de 20 u 30 anos faria.

Então pessoalmente eu faria uma viagem mais urbana e tranquila, onde se a sua mãe estiver cansada ou indisposta dos passeios e das caminhadas, a qualquer momento você pode chamar um uber para ir até o próximo passeio ou ir para o hotel descansar um pouco e continuar a tarde...

E neste sentido, Buenos Aires é uma ótima opção, costuma ter passagens aéreas a um custo aceitável, e tem várias atividades e passeios legais que você pode fazer sem esforço, e os custos das coisas costumam ser acessíveis, mais ou menos no mesmo preço que você pagaria no Brasil para fazer atividades semelhantes

E deixaria o Salar do Uyuni para uma viagem solo, onde você pode encarrar todos os passeios em restrições e sem ter que pagar mais caro em tudo...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, Carloshsprado disse:

Certo pessoal, valeu por me orientar sobre isso. Então se calhar era melhor uma coisa mais urbana e um passeio mais tranquilo né. Pra ir pro sala de Uyuni e muito penoso também? Sobre os 4 países, era só se desse mesmo, pq achei que seria na faixa de 3/4 dias pra cada país... 

Oi Carlos! O pessoal aqui fala muito em você não calcular dias por países mas sim calcular por cidades ou regiões! Quando vc fala Chile, por exemplo, pode falar de Ptagônia Chilena ao sul, Santiago e arredores ou ainda Deserto do Atacama bem ao norte! Como o pessoal ai comentou, região ali de Atacama, Uyuni e Bolívia como um todo costuma ser uma viagem cansativa por causa da altitude e estrutura. É realmente tudo muito lindo mas pra pessoa idosa pode não ser tão prazeroso. Peru também diria o mesmo.

Eu recomendaria vc fazer um roteiro bem legal de 15 dias em um país só, escolhendo ou Chile ou Argentina, indo pro Sul. Por exemplo se for Argentina, recomendaria Buenos Aires, Bariloche e El Calafate para conhecer o Perito Moreno que com certeza seria incrível pra sua mãe. Em todas essas cidades terão passeios que serão adequados a pessoa idosa e que pode facilitar a locomoção.

Se escolher Chile, só na região de Santiago tem bastante coisa pra conhecer, depois descendo poderia escolher algumas cidades mais populares como Puerto Montt ou Punta Arenas... O contra dessas opções é que geralmente Patagônia é meio caro... Mas eu chutaria que ficando em hostel, pegando uma promoção bem legal de passagem e cozinhando parte das refeições, vocês dois acho que rola fazer a viagem com uns 8 mil reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@CarloshspradoOs posts acima não falam em Sierras de Cordoba,destino de verão dos velhinhos argentinos. Não é a capital, sim ao redor. Tem lugares lindos, interessantes e muito turísticos em Villa Carlos Paz.Sempre no carnaval estou lá e,só nesse ano,encontrei uma família de professores da UFMG e outra de advogados baianos. Todas vão de pacote CVC,o que não faço,nem recomendo.Há voos diretos, procure saber,todos gostam,tem para todos os gostos e depois leve sua mãe a Bs As que em 4 dias conhecem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

eu acho que com a pandemia e sem vacina ainda o negocio eh preservar a Véinha...  afinal pegar onibus e aviao acho meio perigoso ficar expondo pessoas de idade....

Por outro lado, de repente sejja melhor viajar e arriscar, vai que mesmo ficando em casa a pessoa morre? pelo menos viajando a pessoa realiza seus sonhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...