Ir para conteúdo

6 dias no litoral catarinense! E ai, o que fazer? Onde ir? Help-me! :D


Posts Recomendados

  • Membros

E ai galera, blz?

Sou mineira, BH, e em janeiro pra comemorar meu niver 😍 quero fazer uma viagem de mochila mesmo pelo litoral catarinense. 

Vou desembarcar no aeroporto de Navegantes e minha volta é por Floripa 6 dias depois do desembarque. 

Vou fazer uma viagem mais alternativa, sem luxo, tô pensando em levar uma barraca pra aproveitar os campings e ficar em hostels/albergues. 

Quero dicas de quais cidades visitar, praias, trilhas, do que fazer, etc.. etc... 

Conto com vcs!!! 🤗 Agradeço antecipadamente! ❤️

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oie, Michelle! Também tô pensando em fazer uma viagem pro sul do país e conhecer algumas praias, mas sempre pensando em gastar pouco e aproveitar o máximo possível. Por isso, decidi pesquisar como eu posso economizar na minha viagem...segue um texto que tá me ajudando: https://www.foregon.com/blog/viagem-para-praia/

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu vou em Março conhecer o Estado. E pelo que vi tem MUITA coisa pra conhecer, mas muita mesmo. Só em Floripa, oxe.....

Falam muito bem de Bombinhas, que é um dos destinos mais belos e procurados. Balneário Camboriú é mais pra quem tem dinheiro sobrando, eu evitaria na sua condição. Logo mais acima tem o município de Penha, onde tem muita praia para conhecer (apesar do forte do município ser o Beto Carreiro). 

Eu passaria (na verdade eu vou, rs) em Joinville, vi que tem algumas atrações naturais que valem a pena, e outras culturais. fora que tem a estrada bonita nas suas dependências, com visuais muito bonitos. Como é conhecida como a "cidade da bicicleta", quero acreditar que dá para alugar por lá e fazer um bate-volta em algumas atrações. 

Se vc estiver sem carro mesmo, como vai fazer um roteiro mais raiz, acredito que vai ser mais floripa e um pouco do litoral. Tem o vale europeu e a serra catarinense, mas pelo que vi, valem mais a pena para quem tem tempo, transporte e cash para ser bem aproveitado. Mas vou acompanhar as respostas dos demais aqui, de repente acabo descobrindo novas opções (um dia desses tomei ciência do Salto do pêndulo de Urubici, e já estou cogitando ir pra lá).

Espero que consiga preparar um bom roteiro

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boa tarde @Michelle Andrade, sou de Santa Catarina, residente do Vale do Itajaí (cerca de 60km do litoral, uns 150km da capital - calculando de Blumenau).

Então, o @StanlleySantos já deu uma resumida geral em algumas opções turísticas em nosso estado. Eu vou dar uma complementada com atrações que eu já experimentei e achei bacana em Florianópolis (não vou falar fora disso porquê tem muuuita coisa).

Florianópolis definitivamente merece uma boa visita, na alta temporada o trânsito é meio caótico na parte central e no acesso ao sul da ilha, por isso talvez seja interessante cogitar ao menos três dias aqui (caso queiras apenas dar uma voltinha geral pela capital) - se por outro lado pensas em se envolver em alguma trilha, é melhor reservar mais alguns dias.

Você consegue excelentes opções de hospedagem pelo AirBnb (sempre uso, quando não estou acampando) e o sistema de transporte público é bem eficiente, mesmo nos cantos mais inóspitos da ilha (normalmente há ônibus a cada hora). Porém como as atrações ficam distantes umas das outras, o ideal é ter um carro para não perder muito tempo com locomoção (do norte da ilha para o centro demora cerca de uma hora, e do centro ao sul também podes contar uma hora - só para ter uma base).

Na parte norte da ilha você tem Jurerê Internacional, com suas super baladas (já fui na P12, achei o máximo) - apesar da praia ser bem simplória. Logo ao lado tem a Fortaleza de São José da Ponta Grossa (quando fui a entrada era cerca de R$ 15,00) e mais um pouco você chega na Praia da Daniela (com seu mangue ao final, caso decida dar a volta). Ainda no norte, podes ir para a parte nordeste e ficar de boas na Praia Brava, e depois seguir até o Costão do Santinho (que tem a trilha no Morro das Aranhas com algumas pinturas rupestres no início do caminho, e também tem algumas dunas lá por perto). Eu também gosto da praia de Cachoeira de Bom Jesus, mas é mais pela vibe mesmo. Ah, na rodovia que leva ao norte da ilha vale a pena dar uma parada em Santo Antônio de Lisboa para curtir a arquitetura local (tem um igreja bem bonitinha) e também ver a primeira rua pavimentada do estado (foi feita para receber o imperador).

Voltando ao centro, sem sombra de dúvidas vá para a Lagoa da Conceição, tem o mirante e descendo a serra você chega no centrinho (bem movimentado, com opções de standup paddle e outras coisinhas). Seguindo pela Avenida das Rendeiras você pode ir até as Dunas da Joaquina e também na Praia da Joaquina (lugares sensacionais), e um pouco mais adiante a Barra da Lagoa com uma praia bem diferente, e a trilha que leva até a laje da piscina natural. Eu gosto muito da praia do Campeche (aprendi a surfar lá) e também tem barcos que levam até a Ilha do Campeche (meio caro, dia inteiro).

Ao sul da ilha tem a parte mais rural, e além de praias bonitas você vai poder curtir a Lagoa do Peri (enorme, de água doce, dentro da linha), o Mirante Morro das Pedras, e é claro, algumas trilhas bem famosas como a da Lagoinha do Leste, que te leva até o Morro da Corroa.

Enfim, foi um textão só de Florianópolis, e certamente deixei muita coisa de fora - já fui incontáveis vezes para lá e sempre tenho vontade de voltar.

Não vou me estender muito, mas sugiro dar uma olhada na Praia de Palmas, na cidade de Governador Celso Ramos (tem taxa de entrada na cidade) - é uma das pouquíssimas praias 'bandeira azul' de Santa Catarina.

Bombinhas sem dúvidas tem diversas praias (mais para a parte da 'perna') que são maravilhosas, mas é sofrido chegar lá devido ao trânsito (tu perde muuuito tempo) - e também tem taxa de entrada na cidade em alta temporada. Eu fui por sete anos seguidos passar as férias escolares no Retiro dos Padres, na Praia dos Ingleses, ao lado da Sepultura. É um camping privado.

Mas então, evitando as trilhas e passando apenas no pontos mais famosinhos e acessíveis (em questão de tempo e logística, e indo estando de carro alugado) acredito que tu terias que reservar ao menos três dias em Floripa, mais um para Bombinhas e outro para Governador Celso Ramos.

Aqui no Vale do Itajaí a pegada turística é outra, sem as praias, nosso foco é em aventura, cultura e gastronomia.

Edit: eu me perdi um pouco falando das atrações e esqueci do teu ponto - viagem roots. Olha, eu nunca pensei muito em fazer essa conexão de Navegantes até Floripa, sinceramente não acho que seja uma boa pegada. Apesar de ter alguns pontos bonitos entre essas duas cidades (BC, Bombinhas, Governador Celso Ramos), eu penso que é inviável parar em todas elas porquê tu vais depender do transporte rodoviário intermunicipal (que tem poucas opções de horários). Talvez fosse interessante ir direto para Floripa e lá distribuir o dias restantes até a partida. Em Floripa dá de se virar bem com transporte municipal (não sei certo devido ao covid, se reduziram as linhas, mas normalmente é bem eficiente).

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Você realmente tem 6 dias inteiros livres?

Ou o dia em que você vai chegar de avião em Navegantes e o dia que vai  embora de avião a partir de Florianópolis estão inclusos nestes 6 dias?

Se os dias de chegada e o da volta estiverem inclusos nestes 6 dias, na prática você pode ter somente 4 ou 5 dias livres, o que é pouco tempo para se aventurar para locais mais distantes, principalmente levando em conta que você está a pé, que vai depender de transporte público para se deslocar de um lugar para o outro, e quando se está de transporte público, tudo fica demorado e enrolado.

Sair de Navegantes de ônibus é meio chato, a oferta de ônibus ligando Navegantes as cidades vizinhas é horrível, tem quase nada de ônibus, você vai ter que acabar indo Uber ou ônibus circular para Itajaí, que fica do outro lado do rio, e pegar o ônibus lá em Itajaí.

O problema é que isto vai consumindo um monte de tempo, e dependendo do horário que o seu voo chegar em Navegantes, até você chegar na rodoviária de Itajaí já pode ser tarde e você não ter mais opções de ônibus para sair de Itajaí ou para ir além de Balneário Camboriú.

Então no dia da chegada em Navegantes, eu tentaria chegar em Balneário Camboriú, nem que seja só para dormir lá e agilizar as coisas no dia seguinte, até por que seria quase impossível chegar de ônibus em Bombinhas no mesmo dia que você vai chegar em Navegantes, com as várias conexões de ônibus que você precisaria fazer.

Se chegar muito tarde em Navegantes, ache um lugar para dormir em Navegantes ou Itajaí mesmo, e deixe para ir até Balneário Camboriú ou Bombinhas no dia seguinte.

Se escolher ir até Bombinhas, pessoalmente eu sugeriria ficar pelo menos uns 2 dias lá em Bombinhas.

E depois seria quase um dia inteiro de pinga-pinga no busão até chegar em Florianópolis, ir até o seu hostel ou camping lá no outro lado da cidade, fazer check-in, se acomodar, montar a barraca, etc...

Ou seja, contando o dia de chegada em Navegantes, a ida até Bombinhas,  2 dias livres em Bombinhas, e a ida até Florianópolis, já podem lhe consumir facilmente uns 4 dias de viagem 

com todas as opções que Florianópolis oferece, e levando em conta que você terá que usar busão, e que vai perder um monte de tempo no busão em função de ir de um canto até o outro, 3 dias em Florianópolis podem ser pouco tempo para fazer tudo o que você queira fazer lá.

E não esqueça que dependendo do horário do seu voo de volta, o último dia pode ser um dia perdido, onde não dá para fazer nada...

Ou seja, 3 ou 4 dias até chegar em Florianópolis, mas 3 dias livres em Florianópolis, mais o dia de voltar até BH, já poderia ultrapassar o tempo que você tem.

 

Então, precisaria saber os dias e horários dos seus voos, para sabermos quanto tempo livre você efetivamente terá, ou seja, se realmente são 6 dias inteiros livres, ou se mal passam de 4 dias livres.

Como tanto Navegantes e Bombinhas ficam bem fora de mão e são complicadas para quem está de ônibus e não quer gastar muito com transporte, pessoalmente eu só incluiria Bombinhas se realmente tiver 6 dias inteiros livres.

Se tiver menos que 6 dias livres, eu deixaria Bombinhas de fora, é muito complicado para quem está de ônibus e tem pouco tempo. Faria uma para de 1 ou 2 dias em Balneário Camboriú, e depois seguiria direto para Florianópolis. 

Ou se fizer questão de ir no Beto Carrero, muito provavelmente também teria que abrir mão de Bombinhas, e focar só em Beto Carrero e Florianópolis, com no máximo uma paradinha de 1 ou 2 dias em Balneário Camboriú...

Em resumo, ajudaria muito se você falasse os dias e horários dos seus voos, para que assim possamos ter uma ideia melhor do tempo que você realmente terá livre, e ver o que daria para encaixar nele, lembrando, que ficar fazendo pinga-pinga de busão consome uma enormidade de tempo.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 18/11/2020 em 17:02, Michelle Andrade disse:

Vou fazer uma viagem mais alternativa, sem luxo, tô pensando em levar uma barraca pra aproveitar os campings e ficar em hostels/albergues. 

Barraca para ficar em camping, pessoalmente eu só levaria se você fosse ficar em uma cidade só, ou só em Florianópolis ou só em Bombinhas.

Mas se for ficar fazendo pinga-pinga por 3 ou 4 cidades, em uma semana, a barraca só vai ser um estorvo, um peso inútil para você ficar carregando por ai, e ficar perdendo tempo para montar e desmontar, sem falar que os camping geralmente ficam em locais mais afastados, onde você demora muito para chegar de ônibus, isto quando consegue chegar lá usando ônibus...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera, vcs estão ajudando muito!!! ❤️
Conheço SC só de passagem para RS e realmente não tenho noção nenhuma das distâncias e particularidades, tipo deslocamento e tal!!!
Top @Alan Rafael Kinder vou anotar todas as sugestões! Muita coisa pra ver em Floripa heim? Acho que não vou conseguir tudo dessa vez, mas a gente volta é claro! 😍

15 horas atrás, ALB disse:

Barraca para ficar em camping, pessoalmente eu só levaria se você fosse ficar em uma cidade só, ou só em Florianópolis ou só em Bombinhas.

Mas se for ficar fazendo pinga-pinga por 3 ou 4 cidades, em uma semana, a barraca só vai ser um estorvo, um peso inútil para você ficar carregando por ai, e ficar perdendo tempo para montar e desmontar, sem falar que os camping geralmente ficam em locais mais afastados, onde você demora muito para chegar de ônibus, isto quando consegue chegar lá usando ônibus...

@ALB eu ainda não fechei o vôo... vc acha que seria melhor ida e volta por Floripa? 
O horário de chegada é pela manhã do dia 16/01 e a volta a noite, 20hs, dia 21/11. Então teria o dia 16 (tarde e noite) ao dia 21 (manhã e tarde) pra poder rodar!

Ouvi falar que o Sul de SC é mais bonito e vale mais a pena do que a parte Norte, em alguns vídeos e blogs. Será que vale mais a pena investir no Sul mesmo (já que tenho poucos dias)?
Quero conhecer Guarda do Embau sim @victorprado e já ouvi falar que outras cidades mais ao sul tipo Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba, a natureza é mais preservada, cidades menores, mais de boa pra curtir. Essa é mais minha pegada! Gosto de ficar mais suave, na tranquilidade.

Sobre levar a barraca, pensei se existe alguma área de camping mais a beira mar? Vcs conhecem alguma? Mas posso abortar a possibilidade da barraca tbm e optar pelas hospedagens alternativas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

4 horas atrás, Michelle Andrade disse:

eu ainda não fechei o vôo... vc acha que seria melhor ida e volta por Floripa? 

Pelo que você falou das suas preferências, eu pegaria ida e volta por Florianópolis e focaria nas cidades do sul (Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba), as praias do norte são mais urbanas.

 

4 horas atrás, Michelle Andrade disse:

O horário de chegada é pela manhã do dia 16/01 e a volta a noite, 20hs, dia 21/11. Então teria o dia 16 (tarde e noite) ao dia 21 (manhã e tarde) pra poder rodar!

Com estas datas, infelizmente não dá para visitar Floripa e ainda ir até as outras cidades do sul.

Por exemplo, se você chegar em Floripa de manhã ou no começo da tarde do dia 16, eu tentaria ir até Garopaba neste dia, com o busão das 14:30 ou 17:40, chega em Garopaba as 16:30 ou 20:00 então o dia 16 é um dia "perdido"

Dia 17 você ficaria em Garopaba, dia 18 faria um bate-volta até a Praia do Rosa, fica a uns 20 ou 30 minutos de ônibus de Garopaba.

Dia 19 você teria a manhã livre em Garopaba, e iria para Imbituba com o único horário do dia, as 13:00, chega lá em Imbituba as 14:00, você teria o finalzinho da tarde livre em Imbituba depois de se acomodar no hostel

dia 20 você teria o dia inteiro livre em Imbituba, e no dia 21 pegaria o busão das 16:40 de volta para Floripa, chega em Floripa as 18:15, um horário em que você já perderia o voo das 20:00 de volta para casa.

Então já teria que torcer para que até janeiro coloquem um horário de ônibus extra mais cedo para Floripa, ou então sacrificar algum lugar (Imbituba provavelmente), ou ainda comprar o voo só para o dai 22...

 

Ou seja, com estas datas ou você vai direto para Garopaba / Praia do Rosa e Imbituba e esquece de Floripa, ou então fica só em Floripa e esquece do resto.

Se quiser visitar os dois, você teria que voltar dia 24 ou 25 e não dia 21.


Ainda não dá para ver os horários dos ônibus para janeiro, mas devido ao covid está tendo bem menos horários que de costume, e muitas vezes está tendo só um único horário por dia, e num horário que complica o resto.

Talvez coloquem algum horário extra até Janeiro, mas pessoalmente eu não contaria isto como certo...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...