Ir para conte√ļdo
  • Fa√ßa parte da nossa comunidade!¬†

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

6 dias no litoral catarinense! E ai, o que fazer? Onde ir? Help-me! :D

Posts Recomendados

• Membros

E ai galera, blz?

Sou mineira, BH, e em janeiro pra comemorar meu niver ūüė欆quero fazer uma viagem de mochila mesmo pelo litoral catarinense.¬†

Vou desembarcar no aeroporto de Navegantes e minha volta é por Floripa 6 dias depois do desembarque. 

Vou fazer uma viagem mais alternativa, sem luxo, t√ī pensando em levar uma barraca pra aproveitar os campings e ficar em hostels/albergues.¬†

Quero dicas de quais cidades visitar, praias, trilhas, do que fazer, etc.. etc... 

Conto com vcs!!! ūü§ó¬†Agrade√ßo antecipadamente!¬†‚̧ԳŹ

• Vou acompanhar! 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

• Respostas 20
  • Criado
  • √öltima resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Bombas e Bombinhas é um dos destinos mais procurados do litoral catarinense, então "não pode ser tão ruim" assim como você fala... Pode não ter o tipo de atividades que especificamente você goste

E ai galera, blz? Sou mineira, BH, e em janeiro pra comemorar meu niver ūüė欆quero fazer uma viagem de mochila mesmo pelo litoral catarinense.¬† Vou desembarcar no aeroporto de Navegantes e minh

Oie, Michelle! Tamb√©m t√ī pensando em fazer uma viagem pro sul do pa√≠s e conhecer algumas praias, mas sempre pensando em gastar pouco e¬†aproveitar o m√°ximo poss√≠vel. Por isso, decidi pesquisar como eu

Posted Images

• Membros

Oie, Michelle! Tamb√©m t√ī pensando em fazer uma viagem pro sul do pa√≠s e conhecer algumas praias, mas sempre pensando em gastar pouco e¬†aproveitar o m√°ximo poss√≠vel. Por isso, decidi pesquisar como eu posso economizar na minha viagem...segue um texto que t√° me ajudando:¬†https://www.foregon.com/blog/viagem-para-praia/

• Gostei! 1
Link para o post
  • Colaboradores

Eu vou em Março conhecer o Estado. E pelo que vi tem MUITA coisa pra conhecer, mas muita mesmo. Só em Floripa, oxe.....

Falam muito bem de Bombinhas, que √© um dos destinos mais belos e procurados. Balne√°rio Cambori√ļ √© mais pra quem tem dinheiro sobrando, eu evitaria na sua condi√ß√£o. Logo mais acima tem o munic√≠pio de Penha, onde tem muita praia para conhecer (apesar do forte do munic√≠pio ser o Beto Carreiro).¬†

Eu passaria (na verdade eu vou, rs) em Joinville, vi que tem algumas atra√ß√Ķes naturais que valem a pena, e outras culturais. fora que tem a estrada bonita nas suas depend√™ncias, com visuais muito bonitos. Como √© conhecida como a "cidade da bicicleta", quero acreditar que d√° para alugar por l√° e fazer um bate-volta em algumas atra√ß√Ķes.¬†

Se vc estiver sem carro mesmo, como vai fazer um roteiro mais raiz, acredito que vai ser mais floripa e um pouco do litoral. Tem o vale europeu e a serra catarinense, mas pelo que vi, valem mais a pena para quem tem tempo, transporte e cash para ser bem aproveitado. Mas vou acompanhar as respostas dos demais aqui, de repente acabo descobrindo novas op√ß√Ķes (um dia desses tomei ci√™ncia do Salto do p√™ndulo de Urubici, e j√° estou cogitando ir pra l√°).

Espero que consiga preparar um bom roteiro

• Gostei! 1
Link para o post
  • Membros

Boa tarde @Michelle Andrade, sou de Santa Catarina, residente do Vale do Itajaí (cerca de 60km do litoral, uns 150km da capital - calculando de Blumenau).

Ent√£o, o @StanlleySantos¬†j√° deu uma resumida geral em algumas op√ß√Ķes tur√≠sticas em nosso estado. Eu vou dar uma complementada com atra√ß√Ķes que eu j√° experimentei e achei bacana em Florian√≥polis (n√£o vou falar fora disso porqu√™ tem muuuita coisa).

Florian√≥polis definitivamente merece uma boa visita, na alta temporada o tr√Ęnsito √© meio ca√≥tico na parte central e no acesso ao sul da ilha, por isso talvez seja interessante cogitar ao menos tr√™s dias aqui (caso queiras apenas dar uma voltinha geral pela capital) - se por outro lado pensas em se envolver em alguma trilha, √© melhor reservar mais alguns dias.

Voc√™ consegue excelentes op√ß√Ķes de hospedagem pelo AirBnb (sempre uso, quando n√£o estou¬†acampando) e o sistema de transporte p√ļblico √© bem eficiente, mesmo nos cantos mais in√≥spitos da ilha (normalmente h√° √īnibus a cada hora). Por√©m como as atra√ß√Ķes ficam distantes umas das outras, o ideal √© ter um carro para n√£o perder muito tempo com locomo√ß√£o (do norte da ilha para o centro demora cerca de uma hora, e do centro ao sul tamb√©m podes contar uma hora - s√≥ para ter uma base).

Na parte norte da ilha voc√™ tem Jurer√™ Internacional, com suas super baladas (j√° fui na P12, achei o m√°ximo) - apesar da praia ser bem simpl√≥ria. Logo ao lado tem a Fortaleza de S√£o Jos√© da Ponta Grossa (quando fui a entrada era cerca de R$ 15,00) e mais um pouco voc√™ chega na Praia da Daniela (com seu mangue ao final, caso decida dar a volta). Ainda no norte, podes ir para a parte nordeste e ficar de boas na Praia Brava, e depois seguir at√© o Cost√£o do Santinho (que tem a trilha no Morro das Aranhas com algumas pinturas rupestres no in√≠cio do caminho, e tamb√©m tem algumas dunas l√° por perto). Eu tamb√©m gosto da praia de Cachoeira de Bom Jesus, mas √© mais pela vibe mesmo. Ah, na rodovia que leva ao norte da ilha vale a pena dar uma parada em Santo Ant√īnio de Lisboa para curtir a arquitetura local (tem um igreja bem bonitinha) e tamb√©m ver a primeira rua pavimentada do estado (foi feita para receber o imperador).

Voltando ao centro, sem sombra de d√ļvidas v√° para a Lagoa da Concei√ß√£o, tem o mirante e descendo a serra voc√™ chega no centrinho (bem movimentado, com op√ß√Ķes de standup paddle e outras coisinhas). Seguindo pela Avenida¬†das Rendeiras voc√™ pode ir at√© as Dunas da Joaquina e tamb√©m na Praia da Joaquina (lugares sensacionais), e um pouco mais adiante a Barra da Lagoa com uma praia bem diferente, e a trilha que leva at√© a laje da piscina natural. Eu gosto muito da praia do Campeche (aprendi a surfar l√°) e tamb√©m tem barcos que levam at√© a Ilha do Campeche (meio caro, dia inteiro).

Ao sul da ilha tem a parte mais rural, e além de praias bonitas você vai poder curtir a Lagoa do Peri (enorme, de água doce, dentro da linha), o Mirante Morro das Pedras, e é claro, algumas trilhas bem famosas como a da Lagoinha do Leste, que te leva até o Morro da Corroa.

Enfim, foi um textão só de Florianópolis, e certamente deixei muita coisa de fora - já fui incontáveis vezes para lá e sempre tenho vontade de voltar.

Não vou me estender muito, mas sugiro dar uma olhada na Praia de Palmas, na cidade de Governador Celso Ramos (tem taxa de entrada na cidade) - é uma das pouquíssimas praias 'bandeira azul' de Santa Catarina.

Bombinhas sem d√ļvidas tem diversas praias (mais para a parte da 'perna') que s√£o maravilhosas, mas √© sofrido chegar l√° devido ao tr√Ęnsito (tu perde muuuito tempo) - e tamb√©m tem taxa de entrada na cidade em alta temporada. Eu fui por sete anos seguidos passar as f√©rias escolares no Retiro dos Padres, na Praia dos Ingleses, ao lado da Sepultura. √Č um camping privado.

Mas então, evitando as trilhas e passando apenas no pontos mais famosinhos e acessíveis (em questão de tempo e logística, e indo estando de carro alugado) acredito que tu terias que reservar ao menos três dias em Floripa, mais um para Bombinhas e outro para Governador Celso Ramos.

Aqui no Vale do Itajaí a pegada turística é outra, sem as praias, nosso foco é em aventura, cultura e gastronomia.

Edit: eu me perdi um pouco falando das atra√ß√Ķes e esqueci do teu ponto - viagem roots. Olha, eu nunca pensei muito em fazer essa conex√£o de Navegantes at√© Floripa, sinceramente n√£o acho que seja uma boa pegada. Apesar de ter alguns pontos bonitos entre essas duas cidades (BC, Bombinhas, Governador Celso Ramos), eu penso que √© invi√°vel parar em todas elas porqu√™ tu vais depender do transporte rodovi√°rio intermunicipal (que tem poucas op√ß√Ķes de hor√°rios). Talvez fosse interessante ir direto para Floripa e l√° distribuir o dias restantes at√© a partida. Em Floripa d√° de se virar bem com transporte municipal (n√£o sei certo devido ao covid, se reduziram as linhas, mas normalmente √© bem eficiente).

• Gostei! 1
Link para o post
  • Membros

Você realmente tem 6 dias inteiros livres?

Ou o dia em que você vai chegar de avião em Navegantes e o dia que vai  embora de avião a partir de Florianópolis estão inclusos nestes 6 dias?

Se os dias de chegada e o da volta estiverem inclusos nestes 6 dias, na pr√°tica voc√™ pode ter somente 4 ou 5 dias livres, o que √© pouco tempo para se aventurar para locais mais distantes, principalmente levando em conta que voc√™ est√° a p√©, que vai depender de transporte p√ļblico para se deslocar de um lugar para o outro, e quando se est√° de transporte p√ļblico, tudo fica demorado e enrolado.

Sair de Navegantes de √īnibus √© meio chato, a oferta de √īnibus ligando Navegantes as cidades vizinhas √© horr√≠vel, tem quase nada de √īnibus, voc√™ vai ter que acabar indo Uber ou √īnibus circular¬†para Itaja√≠, que fica do outro lado do rio, e pegar o √īnibus l√° em Itaja√≠.

O problema √© que isto vai consumindo um monte de¬†tempo, e dependendo do hor√°rio que o seu voo chegar em Navegantes, at√© voc√™ chegar na rodovi√°ria de Itaja√≠¬†j√° pode ser tarde e voc√™ n√£o ter mais op√ß√Ķes de √īnibus para sair de Itaja√≠ ou para ir al√©m de Balne√°rio Cambori√ļ.

Ent√£o no dia da chegada em Navegantes, eu tentaria chegar em Balne√°rio Cambori√ļ, nem que seja s√≥ para dormir l√° e agilizar as coisas no dia seguinte, at√© por que seria quase imposs√≠vel chegar de √īnibus em Bombinhas no mesmo dia que voc√™¬†vai chegar em Navegantes, com as v√°rias conex√Ķes de √īnibus que voc√™¬†precisaria fazer.

Se chegar muito tarde em Navegantes, ache um lugar para dormir em Navegantes ou Itaja√≠ mesmo, e deixe para ir at√© Balne√°rio Cambori√ļ ou Bombinhas no dia seguinte.

Se escolher ir até Bombinhas, pessoalmente eu sugeriria ficar pelo menos uns 2 dias lá em Bombinhas.

E depois seria quase um dia inteiro de pinga-pinga no busão até chegar em Florianópolis, ir até o seu hostel ou camping lá no outro lado da cidade, fazer check-in, se acomodar, montar a barraca, etc...

Ou seja, contando o dia de chegada em Navegantes, a ida até Bombinhas,  2 dias livres em Bombinhas, e a ida até Florianópolis, já podem lhe consumir facilmente uns 4 dias de viagem 

com todas as op√ß√Ķes que Florian√≥polis oferece, e levando em conta que voc√™ ter√° que usar bus√£o, e que vai perder um monte de tempo no bus√£o em fun√ß√£o de ir de um canto at√© o¬†outro, 3 dias em Florian√≥polis podem ser pouco tempo para fazer tudo o que voc√™¬†queira fazer l√°.

E n√£o esque√ßa que dependendo do hor√°rio do seu voo de volta, o √ļltimo dia pode ser um dia perdido, onde n√£o d√° para fazer nada...

Ou seja, 3 ou 4 dias até chegar em Florianópolis, mas 3 dias livres em Florianópolis, mais o dia de voltar até BH, já poderia ultrapassar o tempo que você tem.

Então, precisaria saber os dias e horários dos seus voos, para sabermos quanto tempo livre você efetivamente terá, ou seja, se realmente são 6 dias inteiros livres, ou se mal passam de 4 dias livres.

Como tanto Navegantes e Bombinhas ficam bem fora de m√£o e s√£o complicadas para quem est√° de √īnibus e n√£o quer gastar muito com transporte, pessoalmente eu s√≥ incluiria Bombinhas se realmente tiver 6 dias inteiros livres.

Se tiver menos que 6 dias livres, eu deixaria Bombinhas de fora, √© muito complicado para quem est√° de √īnibus e tem pouco tempo. Faria uma para de 1 ou 2 dias¬†em Balne√°rio Cambori√ļ, e depois seguiria direto para Florian√≥polis.¬†

Ou se fizer quest√£o de ir no Beto Carrero, muito provavelmente tamb√©m teria que abrir m√£o de Bombinhas, e focar s√≥ em Beto Carrero e Florian√≥polis, com no m√°ximo uma paradinha de 1 ou 2 dias em Balne√°rio Cambori√ļ...

Em resumo, ajudaria muito se você falasse os dias e horários dos seus voos, para que assim possamos ter uma ideia melhor do tempo que você realmente terá livre, e ver o que daria para encaixar nele, lembrando, que ficar fazendo pinga-pinga de busão consome uma enormidade de tempo.

• Gostei! 1
Link para o post
  • Membros
Em 18/11/2020 em 17:02, Michelle Andrade disse:

Vou fazer uma viagem mais alternativa, sem luxo, t√ī pensando em levar uma barraca pra aproveitar os campings e ficar em hostels/albergues.¬†

Barraca para ficar em camping, pessoalmente eu só levaria se você fosse ficar em uma cidade só, ou só em Florianópolis ou só em Bombinhas.

Mas se for ficar fazendo pinga-pinga por 3 ou 4 cidades, em uma semana, a barraca s√≥ vai ser um estorvo, um peso in√ļtil para voc√™ ficar carregando por ai, e ficar perdendo tempo para montar e desmontar, sem falar que os camping geralmente ficam em locais mais afastados, onde voc√™ demora muito para chegar de √īnibus, isto quando consegue chegar l√° usando √īnibus...

Link para o post
  • Membros

Galera, vcs est√£o ajudando muito!!!¬†‚̧ԳŹ
Conhe√ßo SC s√≥ de passagem para RS e realmente n√£o tenho no√ß√£o nenhuma das dist√Ęncias e particularidades, tipo deslocamento e tal!!!
Top @Alan Rafael Kinder¬†vou anotar todas as sugest√Ķes! Muita coisa pra ver em Floripa heim? Acho que n√£o vou conseguir tudo dessa vez, mas a gente volta √© claro!¬†ūüėć

15 horas atr√°s, ALB disse:

Barraca para ficar em camping, pessoalmente eu só levaria se você fosse ficar em uma cidade só, ou só em Florianópolis ou só em Bombinhas.

Mas se for ficar fazendo pinga-pinga por 3 ou 4 cidades, em uma semana, a barraca s√≥ vai ser um estorvo, um peso in√ļtil para voc√™ ficar carregando por ai, e ficar perdendo tempo para montar e desmontar, sem falar que os camping geralmente ficam em locais mais afastados, onde voc√™ demora muito para chegar de √īnibus, isto quando consegue chegar l√° usando √īnibus...

@ALB¬†eu ainda n√£o fechei o v√īo... vc acha que seria melhor ida e volta por Floripa?¬†
O horário de chegada é pela manhã do dia 16/01 e a volta a noite, 20hs, dia 21/11. Então teria o dia 16 (tarde e noite) ao dia 21 (manhã e tarde) pra poder rodar!

Ouvi falar que o Sul de SC é mais bonito e vale mais a pena do que a parte Norte, em alguns vídeos e blogs. Será que vale mais a pena investir no Sul mesmo (já que tenho poucos dias)?
Quero conhecer Guarda do Embau sim @victorprado e já ouvi falar que outras cidades mais ao sul tipo Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba, a natureza é mais preservada, cidades menores, mais de boa pra curtir. Essa é mais minha pegada! Gosto de ficar mais suave, na tranquilidade.

Sobre levar a barraca, pensei se existe alguma área de camping mais a beira mar? Vcs conhecem alguma? Mas posso abortar a possibilidade da barraca tbm e optar pelas hospedagens alternativas. 

Link para o post
  • Membros

4 horas atr√°s, Michelle Andrade disse:

eu ainda n√£o fechei o v√īo... vc acha que seria melhor ida e volta por Floripa?¬†

Pelo que você falou das suas preferências, eu pegaria ida e volta por Florianópolis e focaria nas cidades do sul (Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba), as praias do norte são mais urbanas.

4 horas atr√°s, Michelle Andrade disse:

O horário de chegada é pela manhã do dia 16/01 e a volta a noite, 20hs, dia 21/11. Então teria o dia 16 (tarde e noite) ao dia 21 (manhã e tarde) pra poder rodar!

Com estas datas, infelizmente não dá para visitar Floripa e ainda ir até as outras cidades do sul.

Por exemplo, se você chegar em Floripa de manhã ou no começo da tarde do dia 16, eu tentaria ir até Garopaba neste dia, com o busão das 14:30 ou 17:40, chega em Garopaba as 16:30 ou 20:00 então o dia 16 é um dia "perdido"

Dia 17 voc√™ ficaria em Garopaba, dia 18 faria um bate-volta at√© a Praia do Rosa, fica a uns 20 ou 30 minutos de √īnibus¬†de Garopaba.

Dia 19 voc√™ teria a manh√£ livre em Garopaba, e¬†iria para Imbituba com o √ļnico¬†hor√°rio do¬†dia, as 13:00, chega l√° em Imbituba as 14:00, voc√™ teria o finalzinho da tarde livre em Imbituba depois de se acomodar no hostel

dia 20 você teria o dia inteiro livre em Imbituba, e no dia 21 pegaria o busão das 16:40 de volta para Floripa, chega em Floripa as 18:15, um horário em que você já perderia o voo das 20:00 de volta para casa.

Ent√£o j√° teria que torcer para que at√© janeiro¬†coloquem um hor√°rio de √īnibus extra mais cedo para Floripa, ou ent√£o sacrificar algum lugar (Imbituba provavelmente), ou ainda comprar o voo s√≥ para o dai 22...

Ou seja, com estas datas ou você vai direto para Garopaba / Praia do Rosa e Imbituba e esquece de Floripa, ou então fica só em Floripa e esquece do resto.

Se quiser visitar os dois, você teria que voltar dia 24 ou 25 e não dia 21.

Ainda n√£o d√° para ver os hor√°rios dos √īnibus para janeiro, mas devido ao covid est√° tendo bem menos hor√°rios que de costume, e muitas vezes est√° tendo s√≥ um √ļnico hor√°rio por dia, e num hor√°rio que complica o resto.

Talvez coloquem algum horário extra até Janeiro, mas pessoalmente eu não contaria isto como certo...

• Gostei! 1
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. √Č f√°cil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...