Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa - Primeira Vez em Casal: França, Bélgica e Holanda

Postado
  • Membros

Amigos tudo bem? Eu e minha esposa estamos iniciando nosso planejamento para uma viagem à Europa em Setembro ou Outubro de 2022. Cedo pra planejar? Não sei...rsrsrsrs! Como nunca viajamos para a Europa, sempre há aquelas dúvidas que todo debutante tem. Queria tirar algumas dúvidas e colher muitas dicas aqui com vocês. Tenho um longo caminho para planejar tudo e minimizar qualquer contratempo.

Bem, somos um casal que não temos muita necessidade de luxo. Uma hospedagem segura, com banheiro privativo (seja hostel, flat, hotel, qualquer coisa...) já estaria do nosso agrado. Alimentação seria algo como: café da manhã, nós faríamos no local da hospadagem; almoço seria na rua, sempre os mais simples; e a noite uma saída mais estilo barzinho (com vinho ou cerveja); Locais turístico pagos, talvez 1 por cidade ou nem isso. Nossa intenção é viver a cidade e conhecer lugares turísticos públicos. Deslocamentos internos podem ser ônibus, trem ou lowcoast (depende do custo benefício).

Nosso voo sairá de Fortaleza. Já andei simulando vários voos, e encontrei numa faixa de 1.600 ida e volta por pessoa (estou ciente das oscilações).
Agora, algumas dúvidas:
• 16 mil reais seriam suficientes para essa viagem?
• Andei pesquisando sobre as projeçoes do Euro para o proximo ano, mas muita coisa incerta. Seria interessante já ir comprando Euro, caso a contação baixe?
• Dicas de deslocamento interno, roteiros, atrações fora do eixo turístico... (o roteiro está totalmente em aberto)

Desde já agradeço àqueles que puderem colaborar!

• Respostas 186
  • Visualizações 24.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

@Rafael_Salvador A questão é colocar medo no viajante novato dizendo que não dá para comer com menos de 30 euros por dia. Se tem dinheiro para isso, tudo bem, cada um gasta no que lhe interessa,

• Aos donos deste tópico, peço desculpas pelo grande off-topic. Pelo menos tem uns videos sobre navigo. Minha resposta é uma sátira, direcionada ao querido Bro bro, com referências a diversas citações.

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Discordo dessa parte O Almoço é a refeição principal de quase todos países europeus, talvez Inglaterra que não seja assim, mas desconfio que ainda é normal. O almoço do europeu é diferente do bra

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Isso eu não faço porque fica na obrigação de tal dia ir a tal lugar. Exemplo aconteceu ontem,estou na Costa Rica,ia a um barco no por do sol a pagar lá.Começou a chover muito forte,estava a caminho, porém só fui porque estava indo,mas já decidido a não ir a passeio nenhum.Cheguei ali,nem sinal do responsável, tudo certo, não paguei nada mesmo.Depois, ele apareceu querendo remarcar para agora.Disse-lhe que não interessava mais, pois ia mudar de cidade a noitinha. Se tivesse pago ele não devolveria o dinheiro, pois teve transferência e havia gente.Imagine isso em um museu da Europa, não ir devido ao tempo.E mais,tem que pagar o tal de CPMF,na hora não tem. 

Postado
  • Membros

Por mais clichê que seja, gastos são sempre muito relativos. Pra minha realidade financeira, acredito que alguns pequenos sacrifícios para economizar são necessários (ainda mais em cidades caras como as que vocês vão visitar). Em uma viagem de 15 dias por exemplo, separaria intercaladamente pelo menos uns 4-5 pra comer junk food/sanduíche de mercado pra forrar o estômago na hora do almoço – o suficiente pra me deixar satisfeito. Mais do que isso já acharia ruim pro meu próprio corpo e ficaria com receio de acabar me sentindo mal. Claro que existem pessoas que precisam comer uma refeição mais reforçada pra aguentar o dia e tem outras (tipo minha irmã) que conseguiriam comer num McDonald's da vida ou viver de baguette/pizza de rua por 10 dias sem passar mal, mas não bem o meu caso rs. Economizar 5, 7 ou 10 euros por refeição (ou por dia) já impacta um pouco no orçamento de quem viaja com dinheiro mais contado. Outra economia que vocês podem ter é em relação à internet. Vão comprar chip? Se sim, é um cálculo extra a se considerar (e não é coisa de 5-10 euros infelizmente). Se não forem comprar e ficarem com o wi-fi gratuito, melhor ainda.

O euro deu uma caidinha nesses últimos dias (atualmente está R$ 5,87 enquanto escrevo, mas já deve ter subido pra 5,90 de novo. Se comprar 1000 euros na Wise hoje sai por menos de R$ 6000 já com as taxas do app), então dependendo de quanto vocês ainda vão comprar, já podem economizar um pouquinho aqui (qualquer 100 reais de economia já é válido heheh).

Mas voltando à questão dos gastos: acho importante anotar todas as atrações pagas que vocês querem visitar, mesmo que não cheguem a ir de fato. É necessário considerar muito bem na hora de cortar uma atração, pois às vezes um valor de 20 euros por pessoa pode parecer carinho mas depois bate o arrependimento de não ter ido (ainda mais sem saber quando vão voltar pra EU). Quanto ao transporte: use e abuse de TP e de andar a pé mesmo. Sandália/tênis confortável no pé e vamos pro batente. Como falaram, deixe pra descansar no hotel e no Brasil. Gasto com ônibus/metrô precisa ser considerado, mas não é ele de fato que fará sua viagem ser cara/barata. Em Paris vocês vão precisar do Navigo, então já é algo que vocês devem incluir de antemão (precisa verificar o preço). Bruxelas dá pra andar muito a pé e em Amsterdã não sei informar, desculpe.

Jogando por alto, e julgando que vocês são um casal aberto a economizar aqui e ali, colocaria que dá pra passar ok com uma média de 130-140 euros/dia pros dois. 70/each não te dá uma vida de luxo na trinca PARIS-BRUXELAS-AMSTERDÃ (renderia muito bem em Praga, Budapeste, Bucareste, Cracóvia, até com hospedagem já incluída se bobear 😄) e também não significa que você vá viver de pão e água. É possível gastar menos? Sem dúvidas. Um dia sem atração paga; com café da manhã de mercado; almoço de rua e janta feita em casa (pizza congelada comprada em mercadinho; alguma opção de massa; pão de forma com queijo; enfim, coisas assim) dá pra sair por muito, mas muito menos.

Recomendo que assista a alguns vídeos no YouTube de quanto custa X dias em X cidade (ou procure em blog gringo mesmo) e vá adaptando a sua realidade. No mais, vá nos atualizando e boa viagem. 

Editado por Travis

Postado
  • Autor
  • Membros
2 horas atrás, D FABIANO disse:

Isso eu não faço porque fica na obrigação de tal dia ir a tal lugar. Exemplo aconteceu ontem,estou na Costa Rica,ia a um barco no por do sol a pagar lá.Começou a chover muito forte,estava a caminho, porém só fui porque estava indo,mas já decidido a não ir a passeio nenhum.Cheguei ali,nem sinal do responsável, tudo certo, não paguei nada mesmo.Depois, ele apareceu querendo remarcar para agora.Disse-lhe que não interessava mais, pois ia mudar de cidade a noitinha. Se tivesse pago ele não devolveria o dinheiro, pois teve transferência e havia gente.Imagine isso em um museu da Europa, não ir devido ao tempo.E mais,tem que pagar o tal de CPMF,na hora não tem. 

Mas o que eu quero mesmo é deixar hospedagem e o deslocamento entre as cidades já pagos. As atrações, eu realmente não sei ainda como vai ficar, até porque outubro, novembro, diminui o turismo (pelo menos foi o que eu li).

Postado
  • Autor
  • Membros
2 horas atrás, Travis disse:

Em uma viagem de 15 dias por exemplo, separaria intercaladamente pelo menos uns 4-5 pra comer junk food/sanduíche de mercado pra forrar o estômago na hora do almoço – o suficiente pra me deixar satisfeito. Mais do que isso já acharia ruim pro meu próprio corpo e ficaria com receio de acabar me sentindo mal. Claro que existem pessoas que precisam comer uma refeição mais reforçada pra aguentar o dia e tem outras (tipo minha irmã) que conseguiriam comer num McDonald's da vida ou viver de baguette/pizza de rua por 10 dias sem passar mal, mas não bem o meu caso rs. Economizar 5, 7 ou 10 euros por refeição (ou por dia) já impacta um pouco no orçamento de quem viaja com dinheiro mais contado.

Eu não tenho problema com alimentação. Até porque sou praticante de jejum e pulo o café da manhã, mas meu almoço é uma refeição com proteína e gordura animal, geralmente. 

Sei que o problema aí seria o almoço, mas não teria problema em fazer refeições alternadas entre um sanduiche e uma refeição mais "completa".

Postado
  • Autor
  • Membros

O euro deu uma caidinha nesses últimos dias (atualmente está R$ 5,87 enquanto escrevo, mas já deve ter subido pra 5,90 de novo. Se comprar 1000 euros na Wise hoje sai por menos de R$ 6000 já com as taxas do app), então dependendo de quanto vocês ainda vão comprar, já podem economizar um pouquinho aqui (qualquer 100 reais de economia já é válido heheh)

R$ 5,89, nesse exato momento..rsrsrs!
É outra coisa que venho pensando. Se eu comprar muito Euro, e não usar tudo, vou ter um certo preújizo na volta, quando vender no câmbio. Por isso quero fazer uma média de gastos e acrescentar uns 20% de segurança.

Postado
  • Autor
  • Membros

Recomendo que assista a alguns vídeos no YouTube de quanto custa X dias em X cidade (ou procure em blog gringo mesmo) e vá adaptando a sua realidade. No mais, vá nos atualizando e boa viagem.

Tenho feito muito isso. Até vi um vídeo do @Rafael_Salvador que fala sobre aproveitar o ticket de Paris-Bruxellas até às 23:59 do dia seguinte pra poder ir à Bruges. Algo assim! Ainda vou assitir com mais calma

Postado
  • Membros
33 minutos atrás, Wótila Carneiro disse:

R$ 5,89, nesse exato momento..rsrsrs!
É outra coisa que venho pensando. Se eu comprar muito Euro, e não usar tudo, vou ter um certo preújizo na volta, quando vender no câmbio. Por isso quero fazer uma média de gastos e acrescentar uns 20% de segurança.

Entendi, Wótila.

Parece que vocês estão indo bem preparados então na verdade. Já têm uma noção boa de controlar gastos/pesquisar a média dos preços etc. Sinceramente, acho que vender euros não é a melhor solução. Eu preferiria (prefiro) guardar pra uma outra ocasião. A Europa é lindíssima e vale a pena conhecer dos países mais tradicionais aos menos explorados fora da Zona do Euro.

Sigo apostando numa média de 60-70 euros por dia por pessoa (e aí acrescentar uma margem de segurança pra imprevistos com remédio/roupa/perder transporte + margem pra lembrancinhas, se for o caso)

Postado
  • Membros
2 horas atrás, Wótila Carneiro disse:

Tenho feito muito isso. Até vi um vídeo do @Rafael_Salvador que fala sobre aproveitar o ticket de Paris-Bruxellas até às 23:59 do dia seguinte pra poder ir à Bruges. Algo assim! Ainda vou assitir com mais calma

O vídeo está desatualizado!! Não existe mais suplemento "Any Belgium Station", o famoso ABS... 

Postado
  • Autor
  • Membros
4 minutos atrás, Rafael_Salvador disse:

O vídeo está desatualizado!! Não existe mais suplemento "Any Belgium Station", o famoso ABS... 

😔

Postado
  • Membros
17 horas atrás, Wótila Carneiro disse:

Fala pessoal! Beleza?
Depois de um final de ano bem complicado, por conta do trabalho, estou retomando os planos de viagem. Já estou com a grana, e vou poder viajar com muita coisa paga (praticamente tudo). MAs houve algumas mudanças e gostaria de opinião de vocês...
A data da viagem mudou, agora seria de 21/10 à 03/11. Sei que será final do Outono e começo do Inverno, mas, por conta do trabalho, seria a data mais ideal pra mim, além do mas, meu aniversário de 40 anos será dia 01/11, então seria uma comemoração.

Passagens aéreas peguei: R$ 6.120 (O casal)
FOR - CDG (Air France) - Direto
21/Out
Saída: 19h35
Chegada: 09h25

AMS-FOR (KLM) - 1 escala em SP

03/Nov
Saída: 09h55
Chegada 02h20

Os dias, dividi assim (não está fechado):
21/out    Fortaleza/Paris
22/out    Paris
23/out    Paris
24/out    Paris
25/out    Paris
26/out    Paris - Bruxellas
27/out    Bruxellas/Bruges/Bruxellas
28/out    Bruxellas
29/out    Bruxellas/Amsterdãn
30/out    Amsterdãn    
31/out    Amsterdãn
01/nov    Amsterdãn
02/nov    Amsterdãn
03/nov    Amstedãn/São Paulo/Fortaleza

Já pesquisei deslocamento entre as cidades Thallys e Rail Europe. Fechando esse roteiro, vou começar a verificar a hospedagem e montar os pontos a serem visitados.
Paris - Bruxellas (€ 58)*
Bruxellas - Bruges - Bruxellas (€ 66,80)*
Bruxellas - Amsterdan (€ 58)*
*valores para o casal, simulando o mês de abril, pois não tinha como simular os meses da viagem

Tava vendo uma média de R$ 300/R$ 350 a diária (€ 55 /€ 60). Amsterdãn é uma das cidades mais cara pra hospedagem. Como minha esposa não gostaria de ficar em Hostel com quarto compartilhado, nossa busca está sendo por AirBNB.

Mesmo indo com tudo pago: passagem ida e volta, trem entre as cidades, hospedagem, entradas em atrações....quanto seria o indicado para gastos por dia?

Obrigado a todos!

Xô ajudar vocês:

Trem Paris - Bruxelas

https://www.izy.com/en - procure com 3 meses de antecedência pois o schedule de trens é diferente de avião (que normalmente é de 11 meses). A Izy é a "low-cost" da Thalys e tem opção de folding seat por 10 euros.

Trem Bruges-Bruxelas

Tente ir no fim de semana. Inclusive indicaria que se hospedassem em Bruges pois a cidade é muito romântica e fofa (ela vai amar) e custa mais barato que Bruxelas. Por quê no fim de semana? Você compra o ticket de trem ida e volta com 50% de desconto :)

https://www.belgiantrain.be/en/tickets-and-railcards/weekend-ticket

Bruxelas

O metrô de Bruxelas não é lá essas coisas mas o sistema como um todo é muito bom. Trams para tudo que é lado e ônibus fácil também. A maior parte do que possivelmente desejam ver fica no centrão (Palácio Real, Prefeitura, moleque mijão, Galeria Real, etc) e por isso hospedagem por lá é uma opção, PORÉM, se gostam de sossego à noite, pouco indicado.

Infelizmente o host que conheço mudou-se para a Suíça (melhor para ela ;))

Se sua mulher gosta de chocolates e você, de cerveja, preparem-se. Não existe essas duas coisas melhor no mundo que na Bélgica. Chocolate é na Grand Sablon e cerveja... em qualquer boteco :)

Em BRU você encontra comida por 6, 7 euros até... 250 euros por cabeça (fácil). Numa média, 12 euros/dia come bem. O problema é a maldita cerveja que cobram os tubos no bar em comparação com o mercado. Transporte público custa 2.40 por perna mas não creio que irão usar muito.

Trem Bruxelas-Amsterdam

Se a questão é economizar, vá de ônibus. Sai da Gare du Nord em Bruxelas e chega na Sloterdijk em Amsterdam. Paga 12 Euros e viaja 2.40 hrs. Se quer ir de trem, existe opção um pouco mais barata que são os IC's da SNCB mas para em várias cidades (coisa de 3 minutos em cada). Thalys é direto (exceto que para no aeroporto) mas custa mais caro.

Amsterdam

Em Amstedam, como não quer hostel, não posso indicar nada. Porém na região da Damrak e no Red Light existem hostels com quarto privativo e banheiro compartilhado ou ainda com quarto e banheiros privativos.

Comida em Amsterdam, a mesma coisa que Bruxelas e come-se muito bem, porém evite a região da Centraal Station e do Red Light. Custa bem mais caro e se andar 300 metros "para fora", paga quase a metade do preço. Exemplo é aqui: Sabroso (97, Prins Hendrikkade). Fica há 200 metros da estação, come-se até se empanturrar e sai com dinheiro no bolso.

Em Amsterdam, se deixar de comer o melhor croquete do universo, queimará no mármore do inferno e ainda vai tomar uma pisa com quixaba. Van Dobben, não existe nada melhor no mundo. Outra coisa que precisa comer (já que gosta de proteína) é um Kapsalon. Imagine uma marmita forrada de batata-frita com carne de kebab, salada e por cima disso tudo um monte de queijo Gouda derretido com molho de alho. É indecente ;)

Alugue uma bike (duas) em Amsterdam. A cidade é totalmente plana e tem ciclovia para todos os lugares. Custa barato e te dá mobilidade para ir onde quiser sem gastar com transporte público (algumas atrações/coisas interessantes ficam fora do centro e tem que caminhar um pouco... ou muito). Ah, e cuidado para não ser atropelado... por bicicletas. Carro não é perigoso em Amstedam, bicicleta sim.

Não estará frio para cacete (se bem que para nordestino qualquer 20º é extinção) mas também não estará nevando. Então não precisa trazer 200kg de roupa. Inclusive se for o caso, passa numa Primark e compra um casaco por 10 euros e está resolvido.

Infelizmente não estarei em casa nesta data. Caso contrário, seria um prazer lhe apresentar algumas de minhas amigas loiras, ruivas, brancas, negras, etc... são mais de 2000 :)

Boa viagem e aproveitem!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.