Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Luan e eu estamos em um Mochilão de Volta ao Mundo e passamos um total de 45 dias entre os países do Espaço de Schengen.

Seguem nossas experiências de deslocamento entre um país e outro dentro dessa Zona de Livre Trânsito.

Post extraído do nosso blog: https://brotherspelomundo.wordpress.com/2022/04/06/cruzando-o-espaco-de-schengen/

Nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/BrotherspeloMundo/videos

Insta: @brotherspmundoo

O espaço de Schengen abrange 26 países europeus, havendo livre trânsito entre eles – seja via terrestre, marítima ou aérea. Isto é, uma vez você dentro desse espaço, não há controle fronteiriço, como se você estivesse visitando 1 único país e estivesse circulando por entre seus estados.

img_8489.jpg?w=768

São 90 dias de permissão aos turistas para transitar por esses países, contados a partir do seu primeiro dia em qualquer país membro. Desembarcamos em Portugal no dia 03 de fevereiro de 2022. Sendo assim, recebemos o carimbo em nosso passaporte de permanência autorizada até o dia 03 de maio de 2022.

Entretanto, por conta da pandemia de Covid, alguns países têm feitos algum tipo de controle em suas fronteiras, mesmo que por amostragem. Ou seja, não necessariamente todos os veículos, ao cruzar as fronteiras, serão parados (como em um controle convencional), mas sim alguns automóveis esporádicos escolhidos aleatoriamente.

img_8180.jpg?w=768

Isso ocorreu conosco 2 vezes somente: na viagem de Barcelona para Paris, na entrada à França e na viagem de Paris a Zurich, na entrada à Alemanha (o trajeto até a Suíça se deu, em grande parte, dentro do território alemão). Em ambos os casos, policiais entraram no ônibus e solicitaram passaporte e comprovação de vacina da Covid a alguns passageiros.

De resto, foi tudo tranquilo! Sem absolutamente nenhum controle por parte dos países, isto é, entramos e saímos de vários países sem precisar apresentar nada a nenhuma autoridade nos seguintes trechos:

  • Alemanha – Suíça
  • Suíça – Alemanha
  • Alemanha – Polônia
  • Polônia – Alemanha
  • Alemanha – República Tcheca
  • República Tcheca – Eslováquia
  • Eslováquia – Hungria

Nossa saída do Schengen se deu pela Hungria. Ou seja, a partir daí tivemos que apresentar nossos passaportes na saída e na entrada de cada país que visitamos.

img_9320.jpg?w=768

Se liga nos próximos posts dessa série “Fronteiras & Imigrações”. A gente conta com detalhes como foi a entrada e a saída de cada país que visitamos.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Se vocês fossem de avião a Zurich mudariam de ideia. Suiça é muito bom,mas a imigração é super chata.Há que apresentartudo que diz a portaria que criou o espaço. Para mim,sem problemas, mas para quem não leva tudo, ai ai ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...