Ir para conteúdo

GPS - Aparelhos Portáteis


Posts Recomendados

  • Membros

Também carrego algumas dúvidas quanto a escolha de um GPS.

É para usar na bike, sendo que darei a ele, entre outras, essas funções:

a. Registrar o trajeto percorrido (e as estatísticas do trajeto)

b. Usar ele para me orientar em trilhas e caminhos rurais, onde é fácil errar uma bifurcação e sair da rota desejada, usando rotas encontradas/criadas em sites (bikemap, everytrail, wikiloc...) ou no Google Earth.

c. Aproveitar a coleta da dados do aparelho e "estudar" como passei pelos trajetos.

 

 

E atualmente estou entre esses modelos:

Etrex Visa H - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212917149-gps-garmin-etrex-vista-h-_JM

Etrex Legend HCx - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212693185-gps-garmin-etrex-legend-hcx-_JM

Etres Vista HCx - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212279749-gps-garmin-etrex-vista-hcx-novo-e-pronta-entrega-_JM

 

Uma outra questão: Qual a influencia do "altímetro barométrico" no registro de altimetria do percurso?

Ele aumenta a precisão desse registro? Ou um GPS sem ele consegue boa precisão no registro da altimetria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

 

tenho um etrex vista hcx, e acho que é o que tem melhor sensibilidade e precisão.

 

Uso ele para trilha a pé (em viagens é ótimo, pois cabe no bolso), no carro (com o adaptador da garmin) e de bicicleta (fixei o adaptador do carro no guidão, para ficar bem firme e aguentar as trilhas; mas também dá para comprar o adaptador da garmin para guidão).

 

Ele é bem robusto e preciso : tanto registra o trajeto percorrido , mesmo no mato fechado, e permite a posterior visualização no google earth; quanto consigo marcar um trajeto no google earth e transferir para ele (faço isso, entre outras coisas, para andar de bicicleta pelas estradas "labirínticas" do interior da cidade onde moro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá,

 

tenho um etrex vista hcx, e acho que é o que tem melhor sensibilidade e precisão....

...Ele é bem robusto e preciso : tanto registra o trajeto percorrido , mesmo no mato fechado, e permite a posterior visualização no google earth; quanto consigo marcar um trajeto no google earth e transferir para ele (faço isso, entre outras coisas, para andar de bicicleta pelas estradas "labirínticas" do interior da cidade onde moro).

 

É uma das coisas que quero fazer com o GPS é transmitir rotas do Google Earth, por exemplo, para o aparelho.

Estava pesquisando entre outros o "Garmim Edge (705 ou 800)", mas o preço desta linha é bem alto, um equivalente ao Vista HCx sai quase pelo dobro do preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

...

 

E atualmente estou entre esses modelos:

Etrex Visa H - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212917149-gps-garmin-etrex-vista-h-_JM

Etrex Legend HCx - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212693185-gps-garmin-etrex-legend-hcx-_JM

Etres Vista HCx - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212279749-gps-garmin-etrex-vista-hcx-novo-e-pronta-entrega-_JM

 

Uma outra questão: Qual a influencia do "altímetro barométrico" no registro de altimetria do percurso?

Ele aumenta a precisão desse registro? Ou um GPS sem ele consegue boa precisão no registro da altimetria?

 

Olá!

 

Então, dos três modelos que você atualmente considera eu ficaria com o E-Trex Vista HCx e vou dizer porque.

 

1. Tela colorida (o Vista H não possui)

2. Presença de bússola eletrônica e altímetro barométrico (os outros dois não possuem)

3. Capacidade de inserir POIs (Pontos de Interesse) personalizados (o Vista H não possui)

4. Opera com cartão de memória (expansível) (o Vista H novamente não possui esta característica)

5. Custo benefício. É a melhor relação custo x benefício em termos de GPS para trilha

 

O altímetro barométrico além de melhorar a precisão de medição da altimetria aferida pelo aparelho te permite ainda utilizá-lo para monitorar a pressão atmosférica e com isso ajudar numa eventual previsão do tempo. Na prática a precisão só do GPS é boa, dá para confiar mas sempre haverá uma margem de erro, mesmo com o altímetro barométrico.

 

Lembrando que existem outros modelos, inclusive a Série Edge (Garmin), especial para ciclismo (computador + GPS) mas que são vendidos apenas no exterior (ou aqui via "muamba"). Gosto também dos modelos da Série Oregon, GPS Map 62s e Montana, mas tudo depende de quanto tu tens no bolso :mrgreen:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá,

 

tenho um etrex vista hcx, e acho que é o que tem melhor sensibilidade e precisão.

 

Uso ele para trilha a pé (em viagens é ótimo, pois cabe no bolso), no carro (com o adaptador da garmin) e de bicicleta (fixei o adaptador do carro no guidão, para ficar bem firme e aguentar as trilhas; mas também dá para comprar o adaptador da garmin para guidão).

 

Ele é bem robusto e preciso : tanto registra o trajeto percorrido , mesmo no mato fechado, e permite a posterior visualização no google earth; quanto consigo marcar um trajeto no google earth e transferir para ele (faço isso, entre outras coisas, para andar de bicicleta pelas estradas "labirínticas" do interior da cidade onde moro).

 

Olá!

 

Opa! O E-trex Vista HCX é bom, mas daí para falar que é o melhor em sensibilidade e precisão... ::toma::

Creio que seja tão bom quanto outros modelos de mesma geração da Garmin e que usem o mesmo receptor. Hoje existem aparelhos melhores, de gerações mais recentes, com melhor desempenho e sensibilidade. A Séries GPS Map, Oregon, Montana e a nova geração dos E-Trex (E-Trex 10, 20 e 30) - todos da Garmin - provam isso. É que aqui no Brasil é difícil encontrar estes aparelhos à venda no comércio "formal".

 

Outra coisa: os suportes vendidos pela Garmin e que acompanham os aparelhos são bem ruins. Se quiser algo de boa qualidade e que aguente o tranco, compra os da marca RAM Mounts, americana, não são baratinhos mas são até hoje os melhores que já vi, especialmente os para uso em motos e bicicletas.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

disse "melhor" entre os da lista que o André colocou como opção , pois não estava considerando outras possibilidades além da linha etrex. É só ver os manuais que falam da precisão.

 

Concordo contigo, se hoje fosse comprar um gps, talvez ficasse com o montana ou oregon (acho os dá série edge bons, contudo muito limitados no seu uso); mas o que tenho é o vista hcx, e funciona bem para fazer viagens e trilhas, inclusive "enjambrado" na bike com o suporte para carro preso por abraçadeira de plástico e borracha (é difícil e caro conseguir um suporte por aqui...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Olá!

 

Então, dos três modelos que você atualmente considera eu ficaria com o E-Trex Vista HCx e vou dizer porque.

 

1. Tela colorida (o Vista H não possui)

2. Presença de bússola eletrônica e altímetro barométrico (os outros dois não possuem)

3. Capacidade de inserir POIs (Pontos de Interesse) personalizados (o Vista H não possui)

4. Opera com cartão de memória (expansível) (o Vista H novamente não possui esta característica)

5. Custo benefício. É a melhor relação custo x benefício em termos de GPS para trilha

 

O altímetro barométrico além de melhorar a precisão de medição da altimetria aferida pelo aparelho te permite ainda utilizá-lo para monitorar a pressão atmosférica e com isso ajudar numa eventual previsão do tempo. Na prática a precisão só do GPS é boa, dá para confiar mas sempre haverá uma margem de erro, mesmo com o altímetro barométrico.

 

Lembrando que existem outros modelos, inclusive a Série Edge (Garmin), especial para ciclismo (computador + GPS) mas que são vendidos apenas no exterior (ou aqui via "muamba"). Gosto também dos modelos da Série Oregon, GPS Map 62s e Montana, mas tudo depende de quanto tu tens no bolso :mrgreen:

 

Abraço!

 

É f*** mesmo, para comprar um aparelhos destes no mercado formal, pagamos quase o dobro do valor que encontramos em outros meios (ML), Citei a linha EDGE, mas no momento está fora de cogitação, o Vista HCX fica entre R$620,00 e R$750,00 um edge 705 não sai por menos de R$ 1000,00, isso no Mercado Livre, em lojas formais um Vista HCX sai por menos de R$1100,00.

Encarar alguns preços aqui não é brincadeira.

 

Isso sem contar que os preços destes aparelhos sofreram um aumento significativo nos ultimo ano (venho "namorando" um aparelho desses há algum tempo) estavam em média R$699,00, agora estão em média R$850,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Então,

 

Alguns preços nos EUA subiram em dólar mesmo, por isso o aumento aqui. Eu comprei um GPS Map 62s ano passado lá e paguei, em oferta, USD 289,00. Hoje não se acha o mesmo aparelho por menos de USD 348,00 !!!

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá,

...... mas o que tenho é o vista hcx, e funciona bem para fazer viagens e trilhas, inclusive "enjambrado" na bike com o suporte para carro preso por abraçadeira de plástico e borracha (é difícil e caro conseguir um suporte por aqui...).

 

Está bem difícil mesmo arrumar um suporte destes, fora que os preços, no final do ano passado (2010) estavam na faixa de R$ 75,00 a R$90,00 um simples suporte para guidão de bike. E fazendo uma busca no Mercado Livre não encontrei nada. (talvez tenha surgido algum anúncio nesse meio tempo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá André!

 

É, aqui é muito difícil encontrar estes suportes. Procurei em muitos lugares e nunca encontrei.

 

Por conta disso estou trazendo alguns suportes destes para carro e bike/moto da RAM Mounts via um amigo meu que vem dos EUA agora no final do ano. Depois te digo as impressões sobre eles e se valem o investimento. Estão custando lá cerca de USD 23,00 cada, já com kit de acessórios e adaptadores. Creio que sairá uns R$ 50,00 pelo dólar de hoje, já com os custos de IOF (cartão) e o frete dentro dos EUA, já que comprei pela internet e enviei para o endereço dele em Miami.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...