Olá Xaliba,
Sou novo aqui no site por isso só agora descobri seu post. Cara, é excelente. Parabéns ... vc é um exemplo de superação na fluência de um idioma.
Para lhe dizer a verdade, nunca gostei muito do inglês e assim fui me esquivando da lingua. Sempre torcia o nariz quando alguém me dizia "Você não quer aprender inglês?". A verdade era que não mesmo. Assim foi passando o tempo... fiz ciências da computação com um inglês ridiculamente "quase-instrumetal" ... foi difícil, pois a maior parte da literatura era justamente no que eu menos gostava: o dito "inglês".
Bom, o tempo passou, cabei por me formar e sabe aquela paixão pelo inglês ... então, ela não veio .... huahuahuahu
Há cerca de um ano e meio, enquanto iniciava meus estudos em uma nova área - o direito - resolvi aprender francês. Foi um Deus-nos-acuda ... todos queriam saber a razão de ser francês e não o inglês (caminho meio que natural ...). Pensei que me queimariam em praça pública, desfilariam com minha cabeça sobre uma estaca etc. Pois é, francês!!!
Sempre fui meio "auto-didata" (se é que sei ser "meio" em alguma coisa). Mas havia um problema: como conversar com alguém em francês na cidade onde resido, em Piracicaba-SP (atenção galera, é mito esse negócio das "pamonhas, pamonhas, pamonhas ... pamonhas de Piracicaba - huahuahua ...áqui só tem cana e pamonha é apenas jogada de marketing).
Fui a uma escola de idiomas - Wizard - e iniciei o curso. Tudo começou muitíssimo bem, me dedicava muito, era constantemente elogiado. A faculdade foi "apertando" e, confesso, fiquei extremamente chateado quando houve substituição da professora. Tudo bem, ela era mais bonita e tinha um sotaque lindo, mas não é esse o motivo predominante... A nova professora não saia do material, não cobrava empenho, não estimulava. Bom, como vivo de estímulos e o curso sofreu um considerável reajuste, isso acrescido aos meus colegas de turma que não estudavam em casa e queriam fazer a lição na aula, parei o curso.

Hoje, estudo de maneira autônoma, mas ainda enfento a mesma barreira: falta com quem falar em francês ... a gramática está rolando legal, mas falta um estímulo de conversação.
E talvez me perguntem: e onde entra o inglês nisso tudo?
Retrocederei um pouco: Conheço diversas pessoas que falam inglês (por serem nativos), um deles - o Doug - é australiano e quando bebemos no bar tenho a impressão de que ele é o próprio Crocodilo Dundee - huahuahuahua - mas nos entendemos, uma vez que a única palavra que ele faz questão de aprender em portugues é "capeta", em razão da bebida tão apreciada por ele e que ingere aos litros.
Recentemente conheci Nori, um japonês que está numa trip pelo mundo e, acreditem, enquanto esperava por um ônibus no Laos, conheceu Bella Bruna (é esse mesmo o nome dela, ao qual ela faz jus) e ele veio parar no Brasil. Louco, né!!! Pois bem, o inglês dele (muito ruim) ele adquiriu durante a trip e para poder me counicar com ele, escrevia num papel e ele respondia da mesma forma. Me senti um analfabeto dentro de uma biblioteca. O cara era japonês, produtor musical, um ano numa trip pelo mundo e eu não falava com ele. Sorte que a música é uma linguagem universal.
Agora, carros colegas, planejo minha primeira EuroTrip - com cerca de duas semanas na França, é claro - e estou começando a pensar na idéia de ter, no mínimo, um inglês de sobrevivência, para ir a um pub, conseguir falar com alguma garota, conversar com a galera nos hostels, enfim, fugir do exclusivo "money talk" ... que pode ser mais frio que minha planejada estadia em Moscou.
Se servir para algo, deixo uma dicas que funciona comigo: apague todas as músicas em portugues do seu celular/ipod/pendrive/qualquer engenhoca que saia som, coloque apenas músicas na lingua que deseja aprender ... é loucura, mas ajuda. Difícil para eu que sou amante da MPB, mas c´est la vie.
Xaliba, novamente parabéns pelo post ... já foi para os favoritos desde que li o início.
Ps.: Ouvi dizer que tem alguns franceses aqui na ESALQ-USP, onde moro ... recentemente iniciei caminhadas no local. Vai que eu encontro alguma alma caridosa que fale francês ... e, de quebra, queimo algumas calorias obtidas com tanto custo ... huahuahua