Tive uma experiência inusitada com uma empresa que não foi citada aqui,
Aeromexico.
Troquei algumas milhas que tinha com a compania por um bilhete ida-volta Brasil-México, tranquilíssimo, verifiquei os horários que queria no site e fiz a troca por telefone, paguei uma taxa (U$70, acho), e fui alegre e contente pro México.
Os aviões são grandes (Boeing 777), e nesse trecho de 9h ofereceu cobertinha, travesseiro, kit de higiene, duas refeições (janta e café da manhã), cada poltrona tem seu sistema de video com filmes, seriados, músicas, etc. Bem satisfatório.
Na volta tive a capacidade de perder o voo. Já tinha feito o check-in, despachado as malas, passado pra dentro da sala de embarque, mas fui embarcar em ciminha da hora, tipo 10 min. antes (maldito duty free gigante, hehe) e o voo já tinha sido fechado. Além de mim, outros dois brasileiros chegaram em horários diferentes e também perderam o voo. Foi aquele corre-corre pra descobrir o que fazer, pra onde tinham ido as nossas malas e tudo mais. Inicialmente nos disseram que tínhamos que pagar uma multa de remarcação, pagar a diferença nas classes dos voos, e aquela viagem 'de grátis' ia se tornar um rombo de uns U$ 500 na minha conta.
Depois de passar por atendentes, gerentes, diretores, convencemos toda a hierarquia da empresa de que não foi nossa culpa.
No fim, as três passagens foram remarcadas pra dali três dias, totalmente sem custos.
Resumindo, uma boa empresa. Até hoje não sei se a culpa foi minha em perder os voos, mas, na versão que contei pro chefe pra explicar porque minhas férias se estenderam em alguns dias, a maldita Aeroméxico costuma sacanear os clientes.