Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá,

Abaixo segue meu relato sobre minha viagem para Itacaré. Maiores detalhes e fotos sobre essa e outras viagens, você encontra no meu blog http://www.seguindoviagem.com/

 

1° Dia – Fui para Salvador num voo promocional da Gol. Cheguei em Salvador de madrugada, esperei amanhecer e às 5h comecei a procurar táxi para ir até o local do Ferry-boat. Tinha um casal indo pra lá e dividimos o táxi. Compramos passagem para às 6h e às 07h chegamos em Bom Despacho. O primeiro ônibus para Itacaré sairia às 8h, depois só às 11h. Cheguei em Itacaré às 14h. A rodoviária é bem pertinho, uns 5 minutos da Rua Pituba. Deixei as coisas no Hostel e fui almoçar no restaurante Manga Rosa. Pedi um filé de peixe ao molho de camarão delicioso. Depois do almoço fui conhecer as praias urbanas. Caminhei por dentro das praias, começando pela praia do Resende, passando pela Tiririca, Praia da Costa e por último chegando na Ribeira. O visual é muito bonito e já estava me preparando para o que viria nos próximos dias. Depois fui até a praia da Concha e aluguei uma prancha de SUP por 30 reais a hora. Remei até o farol e depois em direção à Praia do Pontal. Estava ventando forte, foi difícil pra voltar. Estava escurecendo e o instrutor de SUP foi me resgatar porque eu estava muito longe. De repente ele começou a apontar dizendo que tinha tubarão. No começo achei que era brincadeira dele, mas depois que vi ele mudando a direção da prancha para o outro lado comecei a ficar preocupada. Comecei a remar a favor do vento e da correnteza para sair do mar o mais rápido possível e consegui sair na praia do pontal. Um susto já no primeiro dia de Itacaré. Já na areia ele me mostrou o tubarão e eu vi mesmo uma barbatana. O pessoal disse que é comum ter tubarões ali por ser encontro de rio com o mar, mas que eles não atacam por estarem alimentados. Ainda bem. Depois do susto fui jantar e dormir. Comi um kebab muito gostoso ali na Pituba.

 

2° Dia – Prainha

Fechei um passeio até a Prainha numa loja de surf que ia levar um pessoal pra surfar. Custou 30 reais. Como eu estava sozinha e não conhecia a trilha, optei por contratar esse passeio. Saímos às 9h e voltamos às 15h. A trilha começa na Praia da Ribeira e dura uns 40 minutos. No meio do caminho

tem dois pontos de venda de água de coco, uma ótima pedida para descansar e se refrescar um pouco. A Prainha é lindíssima, cheia de coqueiros, uma delícia. Na volta almocei no restaurante Água na Boca, um dos melhores pratos da viagem, carne de sol com banana da terra. Estava maravilhoso e por apenas R$ 16,90. Descansei um pouco no hostel e depois caminhei pela Pituba, olhei as lojinhas e reservei o passeio das 4 praias para o dia seguinte. Fechei o passeio na agência Guia Nativos, custou R$ 40,00.

 

3° Dia – Trilha das 4 praias

O passeio das 4 praias começou às 8h, com o guia me buscando no hostel. Seguimos de van até até o ponto onde iniciamos a trilha para a primeira praia, Engenhoca.

A trilha dura 20 minutos e segue ao lado de um rio que vai nos acompanhando até a praia, onde desemboca, deixando a praia com um visual ainda mais bonito.

Ficamos 1 hora nessa praia e foi tempo suficiente para tomar banho, apreciar a vista e ainda comer uma tapioca deliciosa na barraquinha.

Essa praia é muito procurada por surfistas e várias escolinhas de surf dão aulas lá.

Continuamos a trilha até a próxima parada, Havaizinho. A trilha chega pelo alto e a vista que temos logo de cara é perfeita. Ficamos um tempo curtindo o visual dos mirantes e depois descemos até a praia para mais um mergulho.

Depois de Havaizinho, seguimos até Camboinhas, uma linda praia cercada de coqueiros.

 

A última praia do passeio é Itacarezinho. Chegamos pelo alto também e a vista foi sensacional.

Essa é a única praia em que é possível chegar de carro sem precisar fazer trilha, o estacionamento é ao lado da praia, por isso costuma ser mais cheia. Além disso possui maior infraestrutura, com um restaurante muito bonito na beira da praia. A consumação mínima do restaurante é R$50,00 e dá direito ao uso das mesas e cadeiras e demais instalações do restaurante.

Em Itacarezinho fizemos uma parada com tempo maior para almoçar e passar a tarde. No cantinho da praia tem uma cachoeirinha deliciosa, ótima para tirar o sal depois do mergulho.

Caminhando por uma ladeira ao lado do restaurante , chega-se num mirante com um bela vista de toda a praia de Itacarezinho.

 

Depois da trilha das 4 praias seguimos para a Cachoeira do Tijuípe. O banho nessa cachoeira é uma delícia, a temperatura da água é perfeita.

 

Depois da cachoeira visitamos uma fábrica de cacau e voltamos para Itacaré. Jantei um escondidinho de carne de sol no restaurante Panela de Barro. Reservei o rafting com a agência Rafting e Cia, custou R$ 90,00.

 

4° Dia – Rafting

A van para o rafting me pegou no hostel às 9h e seguimos para Tamboquinhas.Chegando na sede da empresa Ativa recebemos um briefing sobre os procedimentos básicos, como manusear o remo e o que fazer em caso de cair na água. Guardamos nossas coisas nos lockers, nos equipamos com colete e capacete e seguimos até o local do rafting.

 

Inicialmente testamos os equipamentos, aprendemos a flutuar deixando a correnteza nos levar e a atender aos comandos do instrutor de remar frente, só esquerda, só direita. São orientações simples e aprendemos rapidamente. Em seguida iniciamos o rafting, descendo as corredeiras do Rio das Contas. Foi muito divertido e emocionante. Vale a pena.

 

No meio do percurso do rafting, paramos para saltar dessa pedra de 8 metros de altura. Uma delícia pular da pedra e cair nesse rio. A temperatura estava ótima, perfeita para nadar. Gostei tanto que pulei 3 vezes.

 

Durante todo o percurso, um fotógrafo fica tirando fotos do grupo e quem quiser pode comprar o CD com todas as fotos por R$30,00.

 

No final do passeio, voltamos para a base da Ativa. Trocamos de roupa e seguimos para o almoço na Fazenda de Cacau (opcional). Eu não quis almoçar na Fazenda porque queria almoçar o Camarão no coco da Barraca Ariramba que haviam me recomendado. Então fiquei passeando pela Fazenda e descobri uma linda represa com vários caiaques e fiquei remando tranquilamente até a hora de ir embora. Foi perfeito.

Voltamos para Itacaré e fui para a praia da Concha almoçar o Camarão no coco da Barraca Ariramba. Estava simplesmente divino. O arroz de manga e a farofa de banana foram o complemento perfeito.

Depois do almoço caminhei pela praia do Resende e Tiririca e depois fui assistir ao pôr do sol no mirante Ponta do Xaréu.

 

 

6° Dia - Jeribucaçu

Fui para Jeribucaçu por conta própria, porque nesse dia eu iria voltar pra Salvador às 16:30h e queria sair bem cedo e voltar cedo.

Fui para rodoviária e peguei o ônibus que vai para Ilhéus. Desci no Km 6 e de lá peguei um moto táxi até o início da trilha para a praia de Jeribucaçu.

Fiz a trilha em 15 minutos, porque é descida. A volta leva uns 30 minutos porque é subida. O caminho é lindo e a chegada na praia é estonteante.

Foi ótimo chegar bem cedo, a praia estava deserta, nem os vendedores de coco tinham chegado ainda. A beleza dessa praia é única, os coqueiros e o rio compondo um cenário perfeito.

Fiquei um tempo curtindo a praia só pra mim e depois fui caminhar pela trilha que vai até a praia da Arruda, um local com formação de piscininhas naturais.

O caminho é lindo, com muitos coqueiros e um visual maravilhoso. O percurso leva menos de 10 minutos.

Depois voltei para Jeribucaçu e combinei com um guia que estava lá com um grupo de irmos até a Cachoeira da Usina. Ele cobrou 15 reais por pessoa. A trilha começa por dentro do mangue e depois continua pela mata. Depois de 40 minutos caminhando, chegamos na Cachoeira da Usina. A cachoeira é linda e a água é deliciosa, a temperatura é muito perfeita.

Para voltar, é possível retornar pelo mesmo caminho até Jeribucaçu ou caminhar cerca de 10 minutos até a estrada que vai para Itacaré. Optei por pegar o ônibus nessa estrada, esperei ao lado da ponte que fica sobre o rio. Nesse caso o ideal é combinar um horário para algum taxista te buscar na estrada pois os ônibus são escassos.

Voltei para Itacaré e almocei um bobó de camarão no restaurante Tia Deth, perto da Associação de Pescadores. Arrumei as coisas e fui pra rodoviária pegar o ônibus para Salvador e fazer o caminho inverso. Saí às 16:30h de Itacaré e cheguei em Bom Despacho quase 22h. Peguei o ferry boat até Salvador e depois um táxi até o aeroporto. Voltei para o Rio de Janeiro no voo da Gol.

 

Quem quiser ver fotos e mais dicas sobre Itacaré é só acessar meu blog: http://www.destinosnabagagem.blogspot.com

 

Leia meus outros relatos:

 

patagonia-argentina-e-chilena-ushuaia-punta-arenas-puerto-natales-torres-del-paine-el-calafate-el-chalten-outubro-2014-t110793.html

 

itacare-6-dias-t110887.html

 

10-dias-em-playa-del-carmem-tulum-akumal-cozumel-cancun-isla-mujeres-e-chichen-itza-t97443.html

 

12-dias-na-bolivia-la-paz-copacabana-ilha-do-sol-uyuni-e-santa-cruz-de-la-sierra-t97458.html

 

san-andres-e-providencia-11-dias-no-paraiso-t112488.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...