Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#150539 por khumbu_
20 Abr 2005, 22:02
A travessia do lado mineiro pro do Espírito SAnto pode ser feito em quantas hora? existe algum lugar pra pernoitar no lado do ES??

#154486 por sethlyra
05 Mai 2005, 06:31
olá pessoal, meu nome é sandro, e eu sou novo aqui, gostaria de comprimentar a todos e dizer que este site é muito massa...

e tb gostaria de algumas informações sobre o pico da bandeira, se alguem me ajudar eu agradeço.

é que eu estou pretendendo ir ao pico de carro com alguns amigos, indo pela entrada do ES, saindo de vitória.

bom, eu gostaria de saber se há algum problema em ir de carro e se há lugares onde eu possa deixar o carro (na verdade esse é o meu maior problema, é que eu não sei como funciona o esquema com relação a carros lá), outra dúvida é com relação a alimentação, há lugares para se comer ou tem que levar o a comida?... estou pretendendo ir nas férias de julho, espero que tenha uma galera irada lá....

bom, um abraço a todos e valeu.......

obs.: se houver outras informações que vcs consideram uteis, por favor me avisem.

até mais !!!!
#154739 por leorebello
05 Mai 2005, 20:36
Fiz a Travessia do Caparaó no sentido ES/MG em novembro de 2004. Comecei na entrada do parque no ES indo até o camping Casa Queimada (8 km) em 2:28 hs com mochila cargueira com 20 kg. Da Casa Queimada até o Pico da Bandeira (4,5 km) fiz em 3:15 hs. Do Bandeira até o camping Terreirão (4,5 km) em 1 hora. Do Terreirão até Alto Caparaó (uns 9 km) que não marquei o tempo pois fui entrando nas cachoeiras que tinham na descida. Fiz a Travessia em 3 dias, acampando na Casa Queimada e Terreirão. Do lado do ES há dois campings (Macieira e Casa Queimada). Se quiser mais dicas é só falar.
Um abraço,
#155315 por khumbu_
07 Mai 2005, 17:40
Valeu relorebello, mas fiquei com ua dúvida, há a possibilidade de pernoitar exatamante lá em cima, no pico da bandeira? Ou não é permitido?? Sabe me dizer se existe transportes que ligam um lado do parquue ao outro, tipo Van? Vou sair de Resende-RJ na 5ª feira, e pretendo começar a travessia 6ª feira, pra acabar no mais tardar Domingo, pois tenho que retornar até as 22 hs. O meu maoir problema seria o transporte. Valeu!
#155317 por khumbu_
07 Mai 2005, 17:42
A propósito, esqueci de perguntar, qual o valor cobrado nesses campings??
abraço
#155466 por Matheus_rj
08 Mai 2005, 21:21
-É possível ir sozinho para o pico dabandeira não tendo mta experiência com trilha(mto menos orientação por bussulas, cartografia, etc)? Iria a partir do Alto Caparaó.
-A entrada do parque é distante da cidade?
#155844 por leorebello
09 Mai 2005, 20:31
Khumbu,

Eles não têm permitido acampar no Pico da Bandeira. O valor cobrado por dia de pernoite é de R$6,00. Não vi nenhuma van que leve até lá. Mas existe um ônibus que sai de Espera Feliz e deixa a 8 km da entrada do parque. Na minha resposta eu errei na distância do Terreirão até Alto Caparaó (na verdade são 10,5 km). Qualquer dúvida é só falar.
Um abraço,
#155846 por leorebello
09 Mai 2005, 20:37
Matheus,

Não há problema nenhum em ir ao Pico da Bandeira sem guia. A trilha está bem demarcada (há setas com tintas amarelas). A cidade de Alto Caparaó é perto da entrada do parque.
Um abraço,
#155854 por Matheus_rj
09 Mai 2005, 21:10
Valeu pela resp Léo.
-Onde é melhor ficar acampado dentro do parque, parece que existem dois pontos para camping.
Valeu
#156065 por drizzt
10 Mai 2005, 13:38
Pessoal, to indo com uma galera daqui de BH pro Pico da Bandeira no feriadão de Corpus Christi (26, 27, 28 e 29 de maio). Já estive lá outras 3 vezes e pretendo desta vez fazer algo um pouco mais diferente, extendendo nossas caminhadas até o acampamento capixaba.

Sairemos de BH na quinta (26/05) e acamparemos no Terreirão.

Devemos subir pro pico de sexta pra sábado (ou até mesmo de quinta pra sexta) e, de lá, conheceremos os outros picos (Cristal e Calçado) e depois o acampamento do lado capixaba.

Se alguém se interessar por esta empreitada, entre em contato comigo.

Caso mais alguma turma esteja indo nesta data, me procurem por lá para trocarmos informações e jogar conversa fora. Gostamos de acampar príximo a casinha de lixo do Terreirão

Um grande abraço

Leandro "Drizzt"
#156200 por Matheus_rj
10 Mai 2005, 19:26
Ae Leandro, vc conseguiu reservar?
Mandei um email pra adm do parque e eles me disseram que só ainda havia vagas pro camping do lado do ES. O lado Mineiro já taria lotado.
-Como eu chego em Alto Caparaó a partir do RJ? É necessário eu ir até BH?
#156258 por drizzt
11 Mai 2005, 00:02
Opa, e ai Matheus, blz?

Bom, eu fiz a reserva na quinta-feira por telefone e a moça me disse que faltavam apenas 10 vagas para o Terreirão (MG) a Tronqueira (MG) jah estava lotada...

Não é necessário vc vir a BH não... Vc pode passar por Viçosa, Ubá... não sei ao certo, saindo em RIO CASCA... acho melhor vc procurar melhores informações quanto a isso pois não conheço muito bem esses lados... Mas COM CERTEZA não é necessário vir a BH
#156298 por drizzt
11 Mai 2005, 08:25
Fala Matheus, bão?

Oh, dei uma olhada no mapa rodoviário de Minas e tenho algumas informações para você.

Vc pegará a BR 116 (que liga Minas a Três Rios, Campos) segue por ela passando por LEOPOLDINA, LARANJAL, MURIAÉ, MIRADOURO, FERVEDOURO, PEDRA BONITA e REALEZA. Em RELEZA pegue a BR 262 (sentido Vitória ES) até MANHUAÇU. De lá, pegue a MG111 passando por MANHUMIRIM e chegando a ALTO CAPARAÓ.

Você também pode, após FERVEDOURO, pegar a BR482 (não sei se é esse o nome) indo até CARANGOLA e de lá para ALTO CAPARAÓ.

Eu analisei somente o mapa rodoviário de MINAS portanto, não sei se pelo ES ficará mais perto para você.

Espero que tenha lhe ajudado

Abraço
#156420 por Matheus_rj
11 Mai 2005, 13:29
Valeu pelas dicas Leandro
Me falaram que para chegar ao parque do lado do ES, também é necessário ir até Manhumirim. De Manhumirim não há ônibus para o Rio, pelo menos não encontrei. De Viçosa eu acho que deve ter sim saídas daqui do RJ, mas não se se tem Viçosa x Manhumirim.
#156560 por drizzt
11 Mai 2005, 18:23
hum tah...

pensei que iria de carro...

te digo que eh bem complicado pois são poucos os onibus de manhumirim até alto caparaó (se não for apenas 1 por dia)... e da cidade, vc terá que andar muito até o parque (ou arrumar uma carona, taxi, não sei...)

eh isso ai

caso vá, me procure por lá

abraço

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes