Ir para conteúdo

Chapada dos Veadeiros de 06 a 10 de setembro


Posts Recomendados

  • Membros

Tem bastante post sobre a Chapada. Esseaqui vai mais para atualizar alguma informação de condições das cachoeiras.

 

1º dia – 06 de setembro

Ônibus Saindo de Palmas às 19:30 do dia 05 de setembro e chegando em Alto Paraíso às 04 horas da madrugada do dia 06. Descemos na BR, pois o ônibus (dessa empresa) não entra na cidade. Fomos procurar a rodoviária no maps. Perdidas total.

Fomos para a rodoviária esperar o dia amanhecer para tomar café e procurar algo para fazer até nossas tias chegarem de Brasília. Sono e Friiiiio! 17 graus e ventando. A rodoviária cheia de cachorros nos olhando meio torto. Mas eles eram paz e amor como tudo na cidade.

Quando começou a clarear, fui dar um role pelas redondezas e tentar me aquecer caminhando. Muitos grafites, na rodoviária, nas casas, nos comércios e coisas exotéricas. Um estacionamento só para bicicletas e outro só para ETs. Achei um máximo!

Quando o dia amanheceu e chegou alguém na rodoviária, nos informou sobre meios de transporte para São Jorge (onde nos hospedaríamos). Não tem linha de ônibus de Alto para São Jorge. Ou é taxi (preço por carro) ou carona.

Fomos tomar café na padaria atrás da rodoviária e lá mais guias nos ofereceram transporte e pacotes de passeios. Comemos e fomos conhecer um pouco a cidade. Descemos a rua principal (nome da rua) mas estava tudo meio fechado e devagar ainda. Então resolvemos contratar um guia e fazer um passeio.

Fomos para a cachoeira dos Cristais, com a entrada à mais ou menos 5 km de Alto Paraíso, indo no sentido norte, ou sentido contrário a Brasília, à direita (tem placa de indicação e da para ir de carro comum, sem tração).

Para passar o dia com a família essa foi a melhor cachoeira que visitamos (tanto que voltamos depois com as tias). É uma trilha de mais ou menos 1,5 km de descida e pedras que dá acesso à 7 cachoeiras e alguns bons locais de banho até a última, Véu de Noiva, no fim da trilha. Tem uma boa estrutura, a trilha é bem sinalizada e as cachoeiras são belíssimas. Para quem for cansando pode ir ficando nas cachoeiras de mais fácil acesso. Até mesmo na cachoeira da vovó, a primeira, que basta passar pelo bar e já chega nela. Das cachoeiras que visitei, achei que a Véu de Noiva é a que tem a água mais fria da Chapada.

Almoçamos em Alto e fomos para São Jorge de táxi, com o mesmo guia que nos levou à cachoeira.

Em São Jorge nos hospedamos na pousada Alecrim do Campo. Limpa, conservada, preço justo e café da manhã farto e variado. À tarde as tias chegaram e dividimos, 5 mulheres, um quarto. A noite saímos para jantar, à pé, pois tudo é perto na vilinha. Tinha muitas opções de comida. Eu não senti falta de nada, talvez porque sou da região, mas minha tia do Paraná sentiu falta de mais comida regional.

2º dia - 07 de setembro

Fomos conhecer o Vale da Lua. Para quem sai de São Jorge é no sentido voltando para Alto, do lado direito (tem placa) e a estrada até a entrada do Vale pode ser feita com carro comum. Bom, vi muito terror em outros posts sobre a necessidade de usar tênis para fazer a trilha do Vale. Tem termo de responsabilidade e tudo para entrar. De minha parte não gosto muito de usar tênis, principalmente, quando vou a algum banho. E na verdade eu esqueci de levar o tênis para a viagem então fui um pouco receosa. Mas lhes digo, não é essa dificuldade toda, e na minha opinião, tênis nesse caso é um questão de preferência e não de grande necessidade.

Em relação ao Vale, fomos numa época de seca, então tinha pouca água, mas mesmo assim gostei. O atrativo do vale são as paisagens, a Chapada, o terreno que parece (um pouco) lunar. Há três pequenos locais de banho e último é o melhor. A água é translúcida e tem uma pequena queda escondida nas pedras. Peça aos salva-vidas para lhes mostrarem.

Fizemos esse passeio em meio dia, porque só banhamos mesmo no terceiro poço e começou a ficar muito cheio, por conta do feriado.

À tarde fomos à outra cachoeira no caminho de Alto, cachoeira São Bento. Na verdade são três cachoeiras com uma mesma entrada, Almécegas 1 e 2 e São Bento. Nas Almécegas precisa andar mais um pouco de carro até começar a trilha à pé. Não fomos na Almécegas 1 pois o pessoal falou que a trilha era difícil e estávamos com as tias, então passamos direto para a 2. Trilha fácil. A cachoeira é bem bonita, mas área de banho é muito escorregadia, então vale entrar de chinelo. Tem também um poço fundo que dá para saltar das pedras. Perder o medo de saltar é uma das atrações dessa cachoeira.

Voltamos à entrada, deixamos o carro e seguimos na trilha da cachoeira São Bento. A trilha é fácil e a cachoeira é bonita e tem poço bem grande. Quando chegamos o céu ficou nublado, mas acredito que ela seja ainda mais bonita com sol. Nessa cachoeira tem vários pontos para saltos, para crianças, adultos, medrosos, corajosos, suicidas, rsrs.

3º dia 08 de setembro

Nesse dia iríamos à mais famosa das cachoeiras da Chapada, a Santa Bárbara. Fica no município de Cavalcante e demoramos 3 horas para chegar à entrada da cachoeira. Fica aqui a dica, no dia que visitarem essa cachoeira fiquem hospedados em Cavalcante, essa de ida e volta é beeeem cansativa! De Cavalcante à cachoeira são 22 km de estrada de chão. No geral a estrada está conservada, mas tem um pedaço de uns 50 metros que é rali, muita areia fofa. O guia falou que foi por conta do rali dos sertões que tinha passado por lá que a terra ficou solta assim. Mas nosso carrinho popular aguentou bravamente as ladeiras com 5 mulheres dentro.

De 11 às 13 fomos à cachoeira da Capivara, pois a Santa Bárbara tem limite de lotação. Em minha opinião, essa é a cachoeira mais bonita que visitamos. Falo a parte da queda. O poço nem tanto, mas a queda é de cartão postal.

Às 13 horas fomos para a Santa Bárbara. A trilha é fácil, mas um pouco longa. Quando se chega à área das cachoeiras aí complica um pouco, mas o guia ajuda. Realmente, o conjunto da obra é belíssimo! Mas a água azulada é que garante toda a beleza dessa cachoeira. Tem uma boa área para banho e a vista compensou e muito todo o cansaço da viagem. É uma das cachoeiras mais bonitas que vi na vida.

4º dia – 09 setembro

Esse dia seria para fazer a trilha do parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas estava todo mundo moído do dia anterior. Então resolvemos ir às cachoeiras mais perto de São Jorge.

Fomos à Morada do Sol, que tem uma trilha fácil, mas um pouco longa. A cachoeira é muito boa para banho e tem dois grandes poços, mas tem que explorar um pouco. O segundo, um pouco mais abaixo da queda é melhor para banho, tem locais para salto e o fundo é mais visível. Mais a frente tem uma grande queda que tem acesso proibido sem guia, acredito que seja área de rapel. Gostei bastante dessa cachoeira.

Depois de lá fomos à Raizama. Ela é quase um circuito de mirantes, é muito bonito ver o trabalho que a água fez esculpindo a pedra. Tinha uma área boa de banho, apesar da seca. Que eu me lembre essa área é chamada de São Bento. É uma grande fenda nas pedras com um longo poço. Gostei bastante apesar de achar que ficaria melhor com mais luz do sol. A raizama mesmo não estava muito bonita e atrativa, tinha pouca água, e estava quase parada, então passamos direto.

Tudo isso fizemos só na parte da manhã, então à tarde fomos apresentar as Cachoeiras dos Cristais às tias e jantamos em Alto Paraíso. Aliás, vale a dica de comer por lá sempre que possível. Apesar de São Jorge ter muitas opções, Alto tem muito mais.

5º dia - 10 de setembro

Nesse dia só tínhamos a manhã para explorar, pois a tarde já partiríamos. Então fechamos tudo e fomos para a Cachoeira Loquinhas em Alto Paraíso. É na saída da cidade e tem placas indicativas no final da Av. Ary Valadão. Também é um conjunto de cachoeiras e também vale a estadia de um dia por lá. Tem para todos os gostos e a trilha é a mais bem estruturada de todas que visitamos. É relativamente fácil. A última e, dizem, a mais bonita das cachoeiras estava seca, então vamos ter que voltar para conhecê-la, mas as outras compensaram e muito .

A volta fizemos de Brasília, porque não queríamos ficar esperando o ônibus passar sabe-se lá que hora na BR. Mas acredito que tenham linhas que entram na cidade. Não chegamos a conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros
Olá kailatl, gostei muito do seu relato, estou indo pra lá em dezembro. Todos os passeios vc fez com o seu carro,ou com o carro do guia? E quais os valores dos guias. Obrigada!

 

Eita só vi agora sua pergunta. Espero que tenha gostado da sua trip ::mmm:

Bom se for ajudar mais alguém, todas as cachoeiras que visitamos chegamos a bordo de um uno 1.0 da tia (que também era a motorista). O que mais assustou foi o caminho da Santa Barbara, mas o Uninho tirou de letra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...