Ir para conteúdo

Chapada Diamantina em 7 dias (relato + dicas)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, tempão que não escrevo aqui. Acabei de voltar de uma viagem incrível à Chapada e acho que vale a pena colocar meu relato aqui com algumas dicas.

 

1. Chegando lá (no meu caso, saindo do Rio)

Essa minha viagem teve zero planejamento. Nem iríamos pra lá. Decidimos tudo uma semana antes. Ao entrar em sites pra procurar passagens verifiquei que o voo estava bem caro saindo do Rio, e que fazia escala em BH. Procurei por um voo direto de BH e estava beeeem barato, coisa de $250 ida-e-volta. Compramos a passagem e planejamos nossas férias por MG e pegamos o voo em Confins na data sem maiores problemas. Apenas após o fim de nossa estadia na Chapada é que descobrimos que esse é um trecho complemente novo da Azul e que pegamos o primeiríssimo voo CONFINS-LENÇOIS. Bom, pra quem não sabia, fica a dica. 2h de voo, diretão. Deixamos nosso carro em um estacionamento perto de Confins, por aprox $20 por dia.

 

2. Hospedagem

Bom, aqui a dica não é beeem uma dica, pois claramente a hospedagem é uma questão de orçamento e não muito de "escolha". Optamos por gastar um pouco mais e valeu muuuuuito a pena. Ficamos no Hotel de Lençois, um dos mais antigos e considerado por muitos o melhor da cidade. Muito confortável, ótimas acomodações e o café da manhã mais recheado da vida.

 

3. Alimentação

A cidade de Lençóis é muito bem servida de restaurantes para todos os gostos. Mas tem um porém. Como ela é a porta de entrada para conhecer a Chapada, ela meio que gira praticamente em torno desse turismo, e passeios na Chapada costumam durar o dia todo, o que significa que, durante o dia, poucos restaurantes ficam abertos. Eles meio que revezam entre si e você tem que escolher entre as poucas opções. A noite (todos os dias, a partir das 17h) algumas ruas são fechadas e colocam mesas na rua e todos os restaurantes abrem. Aí sim a quantidade de opções explode e a coisa fica bem mais animada. Como mencionei, a maioria dos passeios é de dia inteiro então provavelmente você não vai almoçar em Lençóis, mas se for, já saiba que não terá muita opção. Jantar é garantido. Recomendo o el Jamiro, o Absolutu (ótimos pratos vegetarianos), Talho Doce (pizza boa e barata) e Grizante (sempre abre de dia, apesar da aparência simples, a comida caseira é muito gostosa).

 

4. O que fazer

Quando você chega em Lençóis, a primeira coisa que impressiona é a quantidade de agências turísticas. Chegam a ficar lado-a-lado na rua. Ao visitar algumas você vai perceber que a maioria oferece basicamente os mesmos passeios. E a partir daí você vai precisar montar um roteiro para sua estadia na Chapada baseada em quanto tempo você tem. Sempre que chegávamos numa agência e dizíamos que tínhamos 7 dias, a reação era a mesma: isso é bastante tempo, dá pra conhecer quase tudo. Foco no "quase". E eu imaginava que 7 era muito, que ia até rolar tédio.

 

4.1 Alugar ou não carro?

Aqui cabe um comentário, pois essa deve ser a dúvida de muitas pessoas indo à Chapada e é uma dúvida muito pertinente. Primeiro: a Chapada é enorme! Não é como outros parques nacionais famosos que estamos acostumados (Itatiaia, Ibitipoca, Serra do Cipó, Chapada dos Veadeiros, etc) - em que você consegue conhecer tudo a pé. Nada é a pé na Chapada, nada! Ok, quase nada. Tudo é longe e algumas coisas são *muito* longe.

Depois de pesquisar algumas agências chegamos a seguinte conclusão: alugar carro só vale a pena para 3 pessoas ou mais. Para um casal, não vale. Na ponta do papel, o custo do carro fica ou no pau-a-pau ou até mais caro que pagar pelos passeios quando você leva tudo em conta (aluguel + gasolina + guia, etc).

Se for alugar carro, tente *não* alugar em Lençóis pois lá as opções são bem limitadas e caras. Vindo do Rio, por exemplo (ou de outros locais fazendo escala em Salvador) dá pra alugar o carro lá, por um preço mais honesto e dirigir até Lençóis. Perde-se um pouco mais de tempo nesse trecho mas economiza-se bastante no total.

 

4.2 Se você for de carro

Mais uma vez vou ressaltar, a Chapada é gigante. Então não pense que Lençóis deve ser seu único destino se você for visitá-la. Se você estiver indo pra lá de carro, chegando seja de qual for a região do Brasil, seria interessante você tentar montar um roteiro para que consiga visitar tanto o norte quanto o sul do parque. No norte (onde fica Lençóis) está concentrada a grande maioria das atrações - muitas delas inclusive fora do parque nacional - mas no sul está o Buracão que eu considero imperdível. A cidade de Mucugê (dentro dos limites do parque nacional, ao sul) é bem legal também, de lá partem passeios, tem cachoeiras e outros passeios por perto.

 

Voltando ao item 4, no primeiro dia lá você já vai meio que ter noção do que vai poder fazer com o tempo que você tem. Na internet tem bastante informação sobre cada um dos passeios então não vou me estender muito aqui sobre cada um. Mas pra dar uma ajudinha, vou colocar exatamente meu roteiro, pra ajudar os demais a criarem um próprio, vamos lá.

 

Dia 1: chegada em Lençóis, nenhum passeio, só andamos pela cidade e pesquisamos bastante sobre tudo que acabei de falar acima pra resolver nossa vida

Dia 2: Passeio chamado de "Roteiro 1" ou "Das Grutas" que é disparado o mais famoso, e que todo mundo faz. Inclui visitar ao Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Gruta da Lapa Doce, Pratinha e Morro do Pai Inácio ao final (para ver o pôr-do-sol). Para ser sincero, eu achei o passeio meio corrido, afinal nada dessas coisas é perto uma da outra, tudo é de carro e longe. Se for fazer de carro esse roteiro, eu deixaria de fora o Rio Mucugezinho + Diabo, você pode ir depois, por que é perto de Lençóis.

Dia 3: fomos ao chamado "Serrano", que é um parque municipal de Lençóis mesmo onde tem algumas cachoeiras e outras coisas. Chegar lá a pé é super fácil, mas achar as coisas nem tanto. Nada tem placa e você precisa contar com a boa vontade das pessoas, que em geral não são muito solícitas nesse quesito. Sempre querem lhe empurrar a contratação de um guia. A tarde (depois do passeio, que foi rápido) ficamos morgando na piscina do hotel.

Dia 4: alugamos um carro na modalidade meia-diária, um valor mais em conta, e fomos por conta própria na Cachoeira do Mosquito e depois revisitamos o Rio Mucugezinho. Nos pareceu boa essa de alugar o carro, mas deve se atentar ao fato que a meia-diária só permite até 200km, ou seja, apenas passeios "perto".

Dias 5 e 6: Passeio Poço-Azul + Poço Encantado + Buracão. Esse é um passeio de dois dias inteiros, o que demonstra o quão longe são as coisas na Chapada. Pernoitamos em outra cidade (Mucugê) para acordar e ir ao Buracão (para nós o ponto alto da Chapada, um dos lugares mais incríveis que já fui na vida, imperdível).

Dia 7: volta pra casa

 

Uma única dica de passeio que ninguém nos deu, mas acabou "encaixando" nesse passeio de dois dias que fizemos: Igatu. Tente encaixar uma visitar a essa cidade no seu roteiro. Foge um pouco do ecoturismo, mas é demais. O lugar transborda história e é lindo. Vale muito a pena.

 

Fizemos passeios pela Cirtur e ChapadaAdventure (Daniel). Ambas são ótimas empresas e nos atenderam bem em todos os aspectos. Os guias muito solícitos e gente boa, os carros em bom estado e não houve qualquer intercorrência. Então fica a dica de empresas em que podem confiar.

 

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só perguntar. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando estávamos no passeio do Buracão vimos o incêndio na parte sul do parque. Tinha começado três dias antes e no dia que estávamos indo embora disseram que estava controlado, mas foi só chegar no Rio, menos de 48h depois, vi na mídia que o incêndio voltou na parte sul e que novos focos estavam surgindo na parte norte, próximo a Lençóis.

Estavam inclusive orientando os turistas a evitarem alguns passeios, como a trilha que leva ao Pai Inácio.

 

Como o parque é muito muito grande, e tem muitas atrações que ficam fora (e bem longe) do parque, duvido muito que qualquer incêndio, por maior que seja, impeça completamente o turismo na região. Mas é bom ficar de olho nas atualizações pra planejar melhor sua estadia e passeios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal sou guia e brigadista em Lençóis. Os incêndios já foram contratados e em breve aquela bela chuva para colocar um pouco mais de água na Chapada. Com isso digo venham curtir a Chapada e sentir essa energia de perto.

 

Dúvidas rápidas 075 9 9863-3596

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...