Ir para conteúdo

San Andrés


Posts Recomendados

  • Membros
Olá Galera...

Estou querendo ficar 15 dias no Caribe Colombiano na segunda quinzena de março de 2017...

Vou ler alguns roteiros e pegar dicas para aproveitar o máximo deste paraíso....

Se alguém souber de algum grupo para Março é So avisar... ::cool:::'>

 

 

TAMBEM VOU NESSA EPOCA COM MEU MARIDO... VCS TEM ALGUM GRUPO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal, como vai ?

 

Eu sempre gosto de viajar para os lugares fora de temporada, pelo simples raciocínio:

Baixa Temporada = Menos Turista = Preços mais baixos

 

Porém, em setembro me caso e o destino mais cotado para a nossa lua de mel é a San Andres (90% de chance)

Os 10% de dúvida ficam por conta do clima local no mês de Setembro.

 

Li muita coisa sobre o clima local neste mês e alguns posts dizem que San Andres vale a pena em qualquer época do ano, outros que de junho a novembro não é recomendado por conta das chuvas.

Pergunto aos que já foram para San Andres no período dito como "não recomendado por causa das chuvas":

- Chove tanto assim a ponto de estragar o cartão postal e poder "melar" a Lua de Mel?

 

Obrigado!

 

Fiquei por uma semana em San Andrés em Setembro de 2015 e, sim, choveu!

No entanto as chuvas eram bem rápidas e não atrapalharam praticamente em nada.. só alguns passeios que eram cancelados em razão dos ventos, mas como tive uma semana, consegui ir adaptando e reagendando.. consegui fazer todos eles.

Chovia alguns minutos e depois abria o maior solzão..

Alguns dias ficaram nublados, mas ainda assim o mar estava sempre azul e lindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal estive recentemente em Cartagena e San Andres. Seguem algumas informações:

 

CÂMBIO:

 

No aeroporto de Bogotá (casa de câmbio na área de desembarque, em frente às esteiras do recolhimento de bagagem)

1 USD = 2640 COP

1 BRL = 670 COP

 

Em Cartagena (casas de câmbio dentro da cidade muralhada, próximas à Torre do Relógio)

1 USD = 2700 a 2740 COP

 

Em Cartagena (média de restaurantes e lojas que aceitam pagamento em dólar)

1 USD = 2700 COP

 

Em San Andrés (cambistas que ficam em frente ao Bancolombia; recebi recomendação de cambiar com um rapaz chamado Dario e não tive problemas)

1 USD = 2640 COP

 

Em San Andrés (média de restaurantes e lojas que aceitam pagamento em dólar)

1 USD = 2550 a 2600 COP

 

 

HOSPEDAGEM

Fiquei no Apartahotel Bahia Tropical.

 

Flat equipado com WC privado e cozinha equipada privada

Ótima localização na parte central da ilha

Sem café da manhã

Ar condicionado moderno e silencioso

Reserva feita pelo Booking.com

Preço do aeroporto até o centro (parece ser tabelado): 15.000 COP

PS: tive problema com vizinhos barulhentos algumas noites, e a gerência não resolveu o problema. Chegaram a falar com eles algumas vezes, mas na verdade foram coniventes com o barulho.

Não aplicaram multa, não deram advertência, não expulsaram, não alteraram eles de apartamento. Eu inclusive pedi para eu mudar de apartamento, mas nem consideraram meu pedido.

Fiquei com a sensação que falta gerenciamento para os casos de necessidade. A gerente fica no prédio somente durante horário comercial.

Fora desse horário deu a impressão que, se ocorresse algum imprevisto ou emergência, teria que me virar sozinho.

Enfim, por causa desse problema não posso recomendar o flat, apesar das instalações serem muito boas. Vi nas avaliações do Booking que outros hóspedes também reclamaram de barulho de vizinhos

Se não fossem os vizinhos barulhentos, recomendaria de olhos fechados sem medo de errar

 

DICA: achei primordial pegar quarto com ar condicionado. O calor lá é extremo e úmido, mesmo durante a noite

 

 

 

- MINHA VISÃO GERAL DE SAN ANDRES

 

Minha impressão geral foi bem positiva, e certamente voltaria lá.

A ilha é uma combinação de praias lindas do Caribe com centro de compras duty free. Agrada diversos públicos! Mas precisa gostar de calor!

Paga-se uma taxa única para entrar na ilha. A taxa turística estava em 110.000 COP por pessoa (dá direito a ficar 30 dias na ilha, se não me engano).

Precisa comprar o boleto no aeroporto que você embarca para San Andres, direto na sua cia. aérea. Eu saí de Cartagena e comprei o boleto no guichê de vendas da LATAM após despachar as malas.

Chegando no aeroporto de San Andres precisa estar com o boleto preenchido.

É obrigatório guardar o boleto após entrar na ilha, pois ele é exigido também quando se sai da ilha, na fila do embarque. Se perder/ estragar o boleto, terá que pagar novamente.

Durante a estada na ilha pode deixar o boleto guardado. Não precisa andar com ele enquanto se está lá.

O que nós, turistas, precisamos nos acostumar é perguntar o preço de tudo antes de consumir.

Dar uma de "turista brasileiro", que chega nos quiosques de praia já pedindo pra depois perguntar preço, é roubada

Se não perguntar preço antes, eles podem cobrar mais caro depois. Pareceu prática comum lá.

Além disso, tudo lá é pago. Nada é grátis. Até o banheiro público é pago. Na praia paga-se por cadeiras, guarda-sol, etc, mesmo se consumir da barraca do dono das cadeiras.

E precisa perguntar o preço antes. Se chegar na praia e ir sentando, vai ter que pagar muito caro depois.

Uma coisa que me marcou lá foi a resposta de um rapaz que estava na água ao lado de uma espécie de bote, ao ser perguntado por uma turista se subir no bote era grátis:

"grátis? Aqui, grátis só a água do mar. E por enquanto". Enfim, essa foi a impressão que levei: lá paga-se por tudo, até por banheiro público

Paga-se, por exemplo, para que os guias de um passeio (já pago) cuidem da sua bolsa enquanto vai na água.

Valor dos banheiros públicos: 1.000 COP

ATENÇÃO: precisa perguntar e prestar atenção no serviço de barraca na praia central. Pessoas sem vínculo com a barraca se oferecem para te servir e depois cobram mais caro. Veja detalhes abaixo na descrição sobre a praia central

 

ATENÇÃO: o principal passeio lá (Cayo Bolívar) está FECHADO para turistas há cerca de um ano (foi o que todas as agências me disseram) e não há previsão para reabertura. Parece que estão fazendo estudos ambientais lá.

 

 

 

 

DICA DE PASSEIOS:

 

- Agências de Passeio em San Andres

Tem diversas agências de passeio lá, e o preço dos passeios varia bastante entre elas.

Escolhemos uma que se chama Coonative Brothers, ou algo parecido.

Fica na praia principal (Spratt Brigt), numa casa na areia mesmo, e é a única que mantém um cartaz externo com os preços, e os agentes não ficam nos abordando insistentemente na rua.

Essa agência tinha o melhor preço que encontramos pra todos os passeios, e nos pareceu a mais profissional.

Outra agência que nos indicaram foi a Portofino.

 

 

- Praia principal (ou do centro) - Spratt Brigt (lê-se "prá-bái", tudo junto e bem rápido rsrsrs)

É a praia central

Tem vários pontos onde é possível sentar e curtir uma praia

Guarda-sol e cadeiras são alugadas a parte: 20.000 COP por guarda-sol e 5.000 COP por cadeira (independente do tempo que vai ficar)

Achei a praia limpa e tranquila pra passar o dia. Mar bonito com alguns peixes pra fazer snorkeling

ATENÇÃO AO ESQUEMA DAS BARRACAS DE PRAIA: diferentemente do Brasil, as barracas se praia NÃO têm atendentes/ garçons que servem os turistas na praia

Porém, sempre que você chega na praia, vem uma pessoa perguntando se pode te servir.

SEMPRE pergunte os preços antes de pedir, e vá na barraca verificar o preço deles.

O que ocorre é o seguinte: essas pessoas compram os produtos da barraca e te revendem pelo preço que eles quiserem. E se você não perguntar antes, eles vão cobrar muito caro.

Eu quase me dei mal com isso. Sentei na praia e um rapaz veio me atender. Pedi algumas cervejas e um mojito. Antes de pedir um segundo mojito, perguntei o preço. O rapaz me passou um

preço que era o dobro do que eu tinha visto na barraca. Perguntei de novo e ele confirmou o preço dobrado. Pedi o cardápio, e aí ele começou a se enrolar pra explicar como funcionava. Fui

na barraca confirmar o preço e o cara confirmou: "meu preço é esse", confirmando que o atendente estava cobrando a mais. Quando perguntei por que o atendente cobrava mais caro, ele

deu a explicação: "nós não temos atendentes ou garçons. Nenhuma barraca tem. O que eles fazem é comprar da gente e revender para vocês. Você agora precisa se entender com

ele. Aqui já está tudo certo.". Enfim, tive que pagar as bebidas inflacionadas pro "atendente" e a partir daí comecei a ir buscar as bebidas direto na barraca.

 

- Volta na ilha com carrinho de golfe

Vale muito a pena. Dá pra conhecer muitos pontos, e não precisa ficar com medo de não dar tempo: paramos em quase tudo, ficamos o tempo que quisemos, e ainda estávamos de volta

1h antes do horário combinado

O aluguel do carrinho é das 9h às 18h e o preço já inclui combustível

Paguei 120.000 COP (carrinho para 2 pessoas) pela Esmeralda Rent a Car. Recomendo. Carrinho para mais pessoas deve ser mais caro. Demais agências que pesquisei eram mais caras

 

 

- Johnny Cay + Acuario

Duas ilhas bem pequenas que ficam a uns 10 min de barco de San Andres. Descrição mais detalhada de cada uma nos tópicos abaixo

Não fiz esse passeio combinado. Apesar de ser mais barato do que fazer separado, achei que fica muito corrido. Vale a pena pra quem vai ficar pouco tempo em San Andres

De manhã vai pra Johnny Cay. Estávamos lá curtindo quando vimos os guias chamando o pessoal, que saíram meio que correndo pra ir embora.

Chega na ilha umas 10h e fica até 12h15. Achei pouco.

No final achei uma decisão acertada ficar mais tempo lá e ir pro Acuario outro dia. Ficamos até 15h curtindo, mergulhando, aproveitando a ilha. Além disso depois de 12h15 ela fica bem mais vazia e sossegada

Valor: varia de agência pra agência. Na agência que fomos era 25.000,00 COP por pessoa + 5.000,00 COP de taxa de entrada em Johnny Cay por pessoa

 

- Johnny Cay (lê-se Johnny Quí)

Ilha maiorzinha com bastante quiosques, barracas e estrutura

Gostei bastante. Dediquei um dia pra ficar só lá

Na agência Coonative Brothers o transporte custa 15.000 COP por pessoa (se for fazer só Johnny Cay) + 5.000 COP por pessoa de taxa de manutenção da ilha

Boas áreas para mergulho de snorkel. Várias opções de barracas com guarda-sol (paga-se à parte). Pode-se ficar nas mesas das barracas (sem custo adicional se consumir bebida/ comida)

Oferecem almoço mas não achei que valia a pena. Levei uns lanchinhos e snacks e fiquei bem o dia todo. Só consumi bebida.

Cerveja: 5.000 COP

Coco Loco (bebida doce à base de rum): 18.000 COP

Almoço "PF" (arroz, peixe frito, patacon, salada simples): 25.000 COP

Almoço mais requintado para 2 pessoas (à base de frutos do mar): média de 65.000 a 75.000 COP

Banheiro (se não quiser ir no mar rsrsrsr): 1.000 COP

Eles alugam todos os itens necessários para mergulho (snorkel, máscara, botinhas de mergulho, colete, etc). Não sei dizer o preço (eu tinha tudo lá)

 

- Acuario

Trata-se de um passeio à duas ilhotas unidas por um fio de areia submerso (30 a 60 cm de profundidade) onde peixes ficam presos nos recifes durante subida e descida das marés

Achei bem legal e valeu a pena, mas fui pra ficar bastante tempo. Quem faz Johnny Cay junto fica lá no máximo 1h30. Eu fiquei umas 4h.

Precisa combinar com o grupo se vai ficar menos ou mais tempo.

A ilha menor é onde fica o "aquário propriamente dito". A outra ilha é a Haynes Cay e tem estrutura pra ficar lá, com barracas, restaurantes, etc.

Visual lá é bem bonito

Paguei 5.000 COP na cerveja.

Na agência Coonative Brothers o transporte custa 15.000 COP por pessoa (se for fazer só Acuario)

 

- West View

Fica a alguns quilômetros do centro. Conheci no passeio de carrinho de golfe, mas dá pra ir de táxi, ônibus municipal, carona, ou até de bicicleta

Trata-se de um ponto muito legal para nadar e mergulhar. Tem concentração de peixes. Recomendo bastante

Tem também um trampolim e um tobogã pra ficar brincando

Paga-se 10.000 COP por pessoa.

Eles alugam todos os itens necessários para mergulho (snorkel, máscara, botinhas de mergulho, colete, etc). Não sei dizer o preço (eu tinha tudo lá)

Não dá pé. A profundidade varia de 2,50m a 4,50m

Dá pra fazer mergulho de cilindro (não creio que vale a pena)

 

- San Luis

Bairro na parte sul da ilha. Conheci durante o passeio com carrinho de golfe.

Parece bem interessante. É onde moram diversos moradores da ilha. Bem humilde e simples.

Tem algumas opções de restaurantes e praias bem mais tranquilas

Algumas pousadas ficam por ali

 

- Manguezal

Fica na parte sul da ilha. Conheci durante o passeio com carrinho de golfe.

Entrada grátis, mas fica um zelador lá dando algumas explicações e pedindo uma contribuição voluntária

Achei bem interessante. Dá pra visitar uma área de conservação de mangue bem grande. Dá pra ver muitos carangueijos grandes

E só.

 

- Cayo Bolívar [FECHADO]

É o principal passeio de San Andres, mas está fechado para turistas há cerca de 1 ano, e não há previsão de abertura

Parece estar sofrendo algum tipo de estudo ambiental

Por causa disso não vi preços

Algumas agências oferecem passeios vips para chegar lá perto e mergulhar

 

 

BARES E RESTAURANTES

 

- Miss Celia

Recebi várias recomendações, mas não achei lá aquelas coisas

Serve pratos baseados em peixes e frutos do mar

Um prato "PF" de peixe custa uns 36.000 COP. Dá pra dividir. Pedimos 2 pratos e levamos as sobras pra casa

Tenho que admitir que estava muito bom, mas achei um pouco caro

 

- Bocca de Oro

Restaurante grande com muitas opções de peixes, frutos do mar e carnes

Muito bom. Recomendo bastante

Fui 2 vezes. Uma vez comi peixe e a outra comi carne. Ambos muito bons.

Achei os preços justos

Uma "Picada de carne" (porção de carne bovina e suína em cubos, com acompanhamentos) serve 2 pessoas e custou uns 35.000 COP

Carpaccio de polvo de entrada: muito bom e custou uns 16.000 COP

O ambiente é bastante agradável

 

- Mr Panino

É uma Tratoria deliciosa! Recomendo muito!

Comemos lasanha de carne e penne à carbonara. Muito bem servidos e sabor maravilhoso!

Tem um couvert (grátis) de torradas com azeite, alho e queijo fenomenal

Com o couvert, serviço e duas bebidas deu tudo uns 70.000 COP

 

- Gourmet Shop Asso

Outro restaurante muito bacana que recomendo

Pratos à base de peixe e frutos do mar

Dá pra dividir uma entrada e um prato principal em 2 pessoas

Com bebidas e taxas pagamos uns 60.000 COP

A decoração é bem legal. Atendimento e ambiente excelentes

 

- Margherita e Carbonara

Restaurante na parte central, ao lado do Café Café

À noite o prato mais pedido é pizza, mas também serve massas, carnes e frutos do mar

Pedi 2 pratos principais e uma bebida. Deu 70.000 COP (com taxas)

As pizzas pareciam bonitas

Bastante cheio e bem frequentado por turistas. Achei bacana.

 

- Outros restaurantes

Na rua da praia tem diversos restaurantes de diversos tipos (chiques, simples, hoteis, etc)

Quase todos possuem um "menu do dia" ou "menu executivo", mais em conta, que valiam bem a pena

 

 

 

DICAS GERAIS

 

Vale a pena comprar capinha pra usar celular embaixo d'água. Vende em toda esquina e custa de 10.000 a 17.000 COP. Todo mundo usa e parece que realmente funciona bem.

San Andres é uma área duty free, então tem diversos produtos importados com preços mais em conta que no Brasil. Parece uma loja gigantesca a céu aberto da Dufry do aeroporto de Guarulhos

Exemplos de preços:

Garrafa uísque Red Label 1 litro: 2 garrafas por 70.000 COP

Garrafa uísque Black Label 1 litro: 90.000 COP

Pacote de trufinhas Lindt com 12 trufas: 18.500 COP

Cerveja trapista Hertog 500ml: 18.500 COP

Cerveja alemã de trigo lata 400ml: 4.000 COP

Cerveja local (Club Colombia ou Aguila) long neck: 2.500 COP

Garrafa Amarula: 41.000 COP

Óculos Ray Ban modelos top de linha: em média 450.000 a 550.000 COP

Caixa de som bluetooth JBL Flip 3: em média 100 dólares

Os itens comuns de marcas famosas têm preços mais elevados e a vantagem em relação ao Brasil é pequena: perfumes internacionais; relógios; óculos de sol; produtos de beleza; eletrônicos; roupas de grife tipo "João Dória"

Outros itens já valem bem a pena: malas e mochilas; bebidas em geral; chocolates; roupas de marcas menos famosas ou desconhecidas

A maioria dos estabelecimentos (lojas, restaurantes, hoteis, locadoras) aceita cartão de crédito

Já as agências de passeio não aceitam.

O câmbio em Bogotá e em Cartagena estava mais vantajoso quando fui, mas a diferença não era tão grande

Mergulhar com máscara e snorkel é atividade praticamente obrigatória lá. Se tiver, leve, ou considere comprar. Em San Andres é possível comprar em qualquer esquina ou alugar em todos os passeios

O preço médio do aluguel de cada item é 10.000 COP. Portanto, num dia você pode gastar de 30.000 (máscara + snorkel + sapato de mergulho) a 40.000 (se precisar de colete salva-vidas) em aluguel

Usar os sapatinhos de mergulho é mandatório. O chão das praias é cheio de pedrinhas de corais mortos, e são afiados.

Comprei um par de sapatinhos por 12.000 COP, e foram mais que suficientes. Toda esquina tem pra vender, e a qualidade até que surpreendeu.

 

 

 

Valeu!! É isso!!!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ajudou muito com suas informações e excelentes dicas. Vou em Outubro. Só uma dúvida ? Para alugar o carro de golf é necessário habilitação ???

 

Não precisa de habilitação. Mas precisa de um pouco de coragem no começo pra se enfiar no trânsito de lá!! Sem stress, os motoristas de lá estão mais que acostumados. Dirigir o carrinho parece um kart de baixíssima velocidade kkkkkkk!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ajudou muito com suas informações e excelentes dicas. Vou em Outubro. Só uma dúvida ? Para alugar o carro de golf é necessário habilitação ???

 

Não é necessária habilitação em absoluto! O carrinho anda tão devagar que o que você precisa é de paciência, rsrsrs.

Tem alguns carrinhos muito mais caros que são mais rápidos, mas também não exigem habilitação.

E é super tranquilo dirigir o carrinho.

 

Abraços,

Mariana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...