Ir para conteúdo

San Andrés


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia!

 

Como é o tempo lá em outubro/novembro?

Li que é mês chuvoso...Estou receosa em ir.

 

 

Oi gente, fiquei em San Andres de 31 de Outubro até 15 de novembro de 2010, usando muitas das dicas q peguei aqui. Agora voltei para deixar meu primeiro relato!

 

Como chegar:

2 maneiras (talvez haja mais, mas desconheço):

- Copa Airlines Guarulhos - Panama City - San Andres (GRU-PTY-ADZ)

- Avianca (GRU-Bogotá-San Andres). Dá para resgatar com smiles ou pontos TAM até Bogotá e comprar o trecho Bogotá-San Andres.

Fui pela copa e paguei cerca de 1600 reais ida e volta.

 

O que fazer:

Dá para comprar todos os passeios lá mesmo. Conheci 2 agências de turismo que vendem os passeios, as duas são boas:

- Lord Pierre (no hotel do mesmo nome, no início da Peatonal)

- Over Receptour (Tem uma dentro do Decameron Acuario, mas você pode entrar mesmo sem ser hóspede e tem outra no centro, mas nao sei exatamente onde)

 

Como fiquei 15 dias, fiz praticamente tudo que se tem para fazer:

 

- Providência e Santa Catalina: top/imperdível São duas outras pequenas ilhas, que ficam a 20 minutos de voo ou 3 horas de Catamarã de San Andres.

De avião, custa mais ou menos 450,000 pesos com o passeio da volta da ilha em uma lancha + almoço+ um quarto para banho no fim do dia. A Satena (Cia aérea colombiana), no centro comercial, vende diretamente as passagens e a passadilla, que é esse passeio na ilha, sai mais barato que comprar nas agências de turismo. Eu fui e voltei no mesmo dia (sai de San Andres as 7h20 e retorna +- às 17h), mas se tiver tempo recomendo pelo menos passar uma noite lá. Também acho q deveria deixar para o fim da viagem, depois de ver tudo em San Andres. Providência tem mais vegetação, é uma ilha bem preservada vale muito a pena. De avião vale a pena por causa da vista aérea. Eles chamam de avioneta, é um avião pequeno de 17 lugares, mas é bem tranquilo.

De catamarã eu acho q era 210,000 pesos, mas não sei o que incluía.

 

- Cayo Bolívar: imperdível . Distante de San Andres 50 minutos numa lancha rápida, Cayo Bolívar é um paraíso! 3 pequenas ilhas, sendo que uma, mais distante, é uma base militar e não pode ser visitada. As outras duas ora estão separadas, ora unidas por uma pequena faixa de areia. Não existem moradores, apenas alguns pescadores que passam alguns dias. É um passeio de dia todo, sai de manhã e volta à tarde. Comprei com a Over, 170,000 pesos, incluindo taxi do hotel até a Marina + almoço. Recomendo procurar esse passeio logo que chegar em San Andres, porque sai só 2 vezes por semana e se o mar estiver agitado não sai.

 

- Acuario + Johnny Cay: imperdível/básico. Uma das primeiras coisas que vemos em San Andres é a ilhota de Johnny Cay (eles falam Johnny Ki). E ela é linda mesmo! Esse passeio pode ser de manhã até 13h30 ou até às 15h30. Vale a pena ficar até às 15h30! Nesse passeio dá para ver algumas das 7 cores do mar de San Andres: enquanto no Acuario é mais verdinho/azul claro, em Johnny Cay é um azul mais intenso. Do barco dá para ver o mar mudando de cor, mto legal! Esse passeio eu não sei o valor exato, porque comprei junto com outros 2, ainda no Brasil, mas acho q tem opções a partir de 10 dólares. Ah, Johnny Cay tem o melhor coco loco! hahahaa

 

- Mantarrayas. Mto legal tb! É um passeio de umas 2/3h, que vai no Acuario, à tarde, onde as arraias se alimentam. Dá para pegar nas arraias, vendo-as nadando tranquilamente, mágico! 25,000 com a Lord Pierre.

 

- Semisubmergible: furada! É um barco com fundo de vidro, que dá para ver os peixes. Problemas: balança demais e é quente demais, muitas pessoas ficaram mareadas. Não recomendo.

 

- Mergulho (eles chama de buceo): Não achei tão fantástico, maravilhoso, mas acho q é porque eu tava meio tensa com a minha máscara. Sem dúvida vale a experiência. O mar é muito lindo, tem peixes enormes. Lembre na hora de planejar os passeios: tem que fazer o mergulho pelo menos 24h antes de pegar um voo, por causa da diferença de pressão. 130,000 pesos com a Buzos del Caribe (mini curso e batismo).

 

- Passeio de barco na baía: fui num barco chamado Triton, é um barco grande para umas 60 pessoas, tem música, dança, bebidas, é legal, mas se estiver sobrando tempo.

 

- Volta na ilha: três opções: de chiva, de tremzinho e de carrinho de golf. Fiz as três. O de chiva foi o mais animado! apesar de estar chovendo em bicas!!! contratei com o Over e o guia, Manoel era muito animado, foi bem divertido. Passeio bom para fazer no dia que chegar à ilha ou num dia nublado ou mesmo com chuva. Nos dias de sol é melhor aproveitar as praias. O carrinho de golf pagamos 40,000 pesos por 3 horas.

 

- Aquanautas: em West View. O passeio consiste numa caminhada submarina de uns 25 minutos com uma escafandra, parece meio bobinho, mas é bem legal! O mar de West View é mto lindo (é azul escuro) e os peixes são enormes e são muito amigos! hehehhe 115,000 pesos com a Over, mais 20 dólares pelas fotos (queriam cobrar 40 dólares, mas eu disse q só tinha 20)

 

-Rocky Cay: uma espécie de praia privada dos hotéis Decameron. Dá para ir andando até a ilhota.

 

Onde ficar: Fiquei 3 noites no Decameron Acuario e o restante no Portobelo Plaza.

Paguei 174 dólares no Decameron(2 pessoas) e 130 REAIS no Portobelo (tb para 2 pessoas).

rede Decameron (5 hotéis, estilo all inclusive, mas bem inferiores aos do Brasil) Você se hospeda em um e pode jantar e usar os demais. Os restaurantes para jantar são bons, mas precisam ser reservados no dia (se é o que vc está hospedado) ou com um dia de antecedência, se é um hotel diferente.

Portobelo - são 3 hotéis, os 3 bem simples, mas baratos. Então, se é para passar o dia todo fora, ótima opção. Não vale a pena pegar o Portobelo all inclusive, a comida é fraquíssima!

Casablanca - parece mto legal, é bonito, em Sprat Bight (a praia principal).

Um outro q é bem bonitinho é o tres casitas (o site é podre, mas o lugar é pé na areia e parece bem novinho)

Pesquisei no http://www.tripadvisor.com" onclick="window.open(this.href);return false;, é uma ótima opção para ver opinião das pessoas. E fique atento para a localização, apesar que todas as praias são lindas, mas é uma mão na roda ficar perto do centro.

 

onde comer:

Restaurante La Regatta - chique, comida boa, lugar mto bonito, perto da Marina.

Mahi Mahi - comida tailandesa - melhor comida da ilha!

Sea Watch Café - comidas rápidas, mas muito boas.

Sandwich Cubano - lanches, bom, barato e grandão! O melhor eu achei o pollo teriaki

 

Onde comprar!!!

San Andrés é um paraíso e no paraíso não tem impostos!!! Então é ótimo para comprar, principalmente perfumes, cosméticos, maquiagens. Mais barato até que no Free shop do Panamá e 1/3 do preço do Brasil. Tem algumas lojas de roupas tb (Billabong, Roxy, lacoste, Tommy). Tem uma La Riviera em cada esquina, algumas com uns produtos diferentes.

 

Outras informações:

quase todos os lugares aceitam cartão de crédito, pesos colombianos ou dólares, mas atenção para as taxas de conversão. 1,000 pesos é mais ou menos 1 real. As cotações para o dólar variavam de 1 dólar= 1,500 pesos até 1 dólar = 1,850 pesos (na drugstore Madeira, troquei meus dólares lá). Eu levei só dólares e à medida que precisava ia trocando por pesos lá mesmo. É bom ter alguns trocados na chegada para pagar o táxi.

Ah sim, a Peatonal é como eles chamam o calçadão, em frente a praia de sprat bight. Ali fica a melhor parte do comércio.

Em san andres eles falam espanhol e inglês e o criolo, q é uma mistura dos dois. Quando falavámos em Português ninguém entendia, mas era só forçar um sotaque espanhol q tudo bem! Mas é bom saber pelo menos o básico, como os dias da semana, ontem, hoje, amanhã...(perdi um passeio porque me confundi e achei q martes era quarta e encontrei um casal de brasileiros no aeroporto q não sabia q ayer era ontem...aí fica difícil marcar os passeios)

em San Andres mtas praias são de corais, então cuidado para não se cortar. eu indicaria comprar o sapatinho que eles vendem ( um preço razoável seria 10,000, porque eles alugam por 5,000, então em 2 passeios paga o sapato). Também tenha sempre um snorkel. Lá tem mtos lugares que vendem. Também tem protetores solares mais baratos que no Brasil, então não precisa levar um estoque...

A copa permite 23kg de bagagem. Acima disso até 32 kg cobra 50 dólares, então melhor não carregar mta coisa.

Eu vi que tem mta gente q fica 3 ou 4 dias em San Andres para conhecer outras ilhas do Caribe (Aruba, Curaçao, etc), mas acho um boa ficar mais tempo para conhecer Providência e Cayo Bolívar, vale mto a pena. 7 dias acho q é um bom período. Eu fiquei 15 mas ficaria mais!!! Mas em 7 vc consegue fazer os melhores passeios.

 

 

Em suma:

San Andrés é mesmo um paraíso! O mar tem muitas cores!!! E à noite depois de um dia de passeios ainda dá para fazer mtas compras e não pagar impostos! Para q melhor?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Blue Almond

 

Bom dia.

Alguém tem informações recentes do El Viajero? Ainda está com problemas?

Alguém tem uma outra sugestão de hostel. Vou ir em fevereiro para lá.

 

Não tive uma boa experiência quando fiquei no Blue Almond da ilha de providencia.

Falaram que eu não tinha pago o hostel e foram me cobrar em San Andres, me botaram no telefone com a mulher que trabalhava la em Providencia e ela falando que não tinha pago. Expliquei que havia pago mas que não recordava o nome da mulher.

Para não me incomodar (havia acabado de pegar o catamarã), deixei o dinheiro com os caras que foram em cobrar (acho que eram os donos do Blue Almond) e falei para apurarem a situação e vierem me devolver o dinheiro se eles detectassem o problema.

No dia seguinte eles mandaram um empregado deles com meu dinheiro de volta.

Minha experiência com o Blue Almond: só coisa ruim. Mas quem sabe no de San Andres seja diferente, mas eu passo longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Se tiver alguém que retornou entre Novembro de 2016 e Janeiro 2017 por favor me informe qual a cotação COP X Real, grato. ::otemo::::otemo::

 

 

 

Dá uma olhada na página de San Andrés no Melhores Destinos. Lá tem um fórum para cotação de dinheiro em San Andrés. Quando eu fui olhava lá. Todo dia alguém atualizava. Por aqui não consegui muitas informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal, como vai ?

 

Eu sempre gosto de viajar para os lugares fora de temporada, pelo simples raciocínio:

Baixa Temporada = Menos Turista = Preços mais baixos

 

Porém, em setembro me caso e o destino mais cotado para a nossa lua de mel é a San Andres (90% de chance)

Os 10% de dúvida ficam por conta do clima local no mês de Setembro.

 

Li muita coisa sobre o clima local neste mês e alguns posts dizem que San Andres vale a pena em qualquer época do ano, outros que de junho a novembro não é recomendado por conta das chuvas.

Pergunto aos que já foram para San Andres no período dito como "não recomendado por causa das chuvas":

- Chove tanto assim a ponto de estragar o cartão postal e poder "melar" a Lua de Mel?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...