Ir para conteúdo

Coloquei na minha passagem aérea o Nome e o primeiro sobrenome, posso ter problemas com isso?


Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros

OLá, estou com um problema para corrigir o nome no bilhete aéreo, por um erro de digitação saiu Toms em vez de Tomás. Na nova resolução da ANAC o art 8º diz que a transportadora tem que fazer a correção sem custo antes da emissão do cartão de embarque. nesses casos (inclusão de uma letra).Porém minha passagem foi emitida pela smiles na modalidade milhas + money na Ailtalia, ou seja além das milhar paguei uma parte em dinheiro. Na verdade só percebi o erro quando fui verificar a reserva no site da Alitalia e liguei para ela para pedir a correção. Aí começou meu problema. A Alitália fala que quem emitiu o bilhete foi a smiles e por isso não tem como fazer a correção. Já a smiles em dois contatos me duas respostas diferentes, a primeira que entraria em contato com a Alitalia para que ela fizesse a correção, já que por seu uma empresa parceira não poderia acessar o sistema (porém já se passos um mês que fiz o pedido e nada aconteceu) , e a outra que não poderia ser feita a correção e sugerido o cancelamento. Fiz hj uma reclamação no site consumidor.com.br e aguardo o contato da smiles. Fiz também uma consulta a ANAC para saber quem na verdade deve fazer a correção. No meu entender deveria mesmo ser a a Alitalia, já que a resolução fala em transportadora e não em emissora. Mas como a smiles me disse uma vez que ela teria que entrar em contato com a Alitalia vou aguardar a resposta para ver o que vou fa\zer. De forma alguma vou cancelar meu bilhete, entrarei no juizado de pequenas causas se não for resolvido amigavelmente ou em último caso procuro a Anac ou o juizado no aeroporto como fez a Daniela aqui em cima. Foi bom ler e ver que o problema foi resolvido, mas gostaria de viajar já com tudo certo. Sei que alguém deve se responsabilizar pela passagem,se é a Smiles ou a Alitalia não sei. Mas acho que a smiles nesse caso funciona como uma agência de viagens,já que recebeu dinheiro também. E sempre querem que a gente cancele a passagem para ter vantagens. Minha sorte é que meu voo é só em janeiro e assim vou ter tempo para buscar a justiça especial, caso necessário. Postei aqui para que as pessoas vejam como é complicado resolver um simples erro de digitação no caso de programas de milhas. Dá até vontade de desistir deles. Temos que tomar muito cuidado ao preencher os dados, mas todos somos humanos e erros acontecem. A Anac mesmo previu isso nessa resolução. Posto novamente quando tiver a solução, para ajudar a quem possa ter o mesmo tipo de problema. Ainda rezo para que as empresas tenham bom senso e busquem uma solução extrajudicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma coisa que eu já aprendi ao longo destes anos, é que se você ligar 1 vez e ele falarem que não resolver, mas a coisa não evoluir, você não deve deixar por isto, tem que ligar novamente para eles a cada 1 ou 2 semanas e ficar no pé deles, pois do contrário nada se resolve, e eles vão deixar rolar até o último momento para ver se você desiste.

 

Então se você não quer se estressar com juizado do aeroporto ou o de pequenas causas as vésperas de viajar, quando você você deveria estar 'preocupada" somente em decidir quais passeios fazer, eu recomendaria fica no pé do Smiles e da Alitalia, ligando lá a cada 1 ou 2 semanas e não deixar para a última hora lá no aeroporto.

 

Agora uma outra observação, não diretamente ligada ao problema do nome erado no bilhete, a Alitalia está novamente em sérios problemas financeiros, em vias de ir a falência caso não consigam encontrar um novo dono que resolva a assumir a empresa, já é a terceira vez que isto acontece, e nas últimas 2 vezes eles foram salvos no último segundo, as vésperas de parar de voar por falta de dinheiro para o combustível.

 

A Alitalia recebeu agora no começo de maio de 2017 um empréstimo de 600 milhões de euros do governo italiano, este dinheiro deve garantir o funcionamento normal da Alitalia pelos próximos 6 meses, até eles acharem um novo dono que resolva assumir a empresa e a dívida bilionária.

 

O problema, é que estes 6 meses terminam no final de 2017 e o dinheiro do empréstimo pode ter acabado muito antes, e se não tiverem achado um dono, a Alitalia corre grande risco de simplesmente parar de funcionar a partir do final deste ano.

 

Então pessoalmente eu recomendaria você ficar atenta a este assunto também, para não ser pego de surpresa as vésperas da sua viagem com a notícia de que a Alitalia faliu e deixou de voar.

 

http://www.melhoresdestinos.com.br/alitalia-falencia-emprestimo.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Olá, em fevereiro fiz uma compra de passagens para Lisboa em julho pelo site da Latam em voos operados pela Iberia, mas vi agora que os sobrenomes dos meus filhos vieram com a última letra faltando (Jesu, em vez de Jesus). No e-mail de confirmação dos passageiros os nomes vieram corretos, completos, denotando não ter havido erro de preenchimento, e tenho a impressão que houve falta de espaço na hora de gerar os bilhetes. Isso pode dar problema na hora do embarque?. No site da Iberia os sobrenomes vieram juntos e no caso dos dois com o s faltando. O que me sugerem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entre em contato diretamente com a Ibéria para verificar a situação.

 

Mas se os nomes dos seus filhos forem grandes ou compostos, provavelmente faltou espaço para o nome completo e acabou cortando alguma coisa.

Por isto que as companhias aéreas recomendam usar somente o primeiro nome e o último sobrenome na hora de comprar as passagens, para evitar justamente estes problemas de cortar uma parte do nome, uma vez que há limitação física de espaço nos tickets para imprimir o nome completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros
Em 12/07/2015 em 15:46, criskeune disse:

OBS.: cuidado ao preencher a passagem em companhias aéreas de países de língua espanhola, pois sobrenome em espanhol é "apellido". Já vi gente se confundir com o falso cognato e de forma bizarra preencher literalmente com seu apelido!! ::tchann::

hahahahah eu já fiz isso, mas corrigi pela TAP tranquilamente no mesmo dia. Se não me engano tem 24h pra fazer alteração, depois paga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...