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Coloquei na minha passagem aérea o Nome e o primeiro sobrenome, posso ter problemas com isso?


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Olá

Várias agencias de viagem pedem o primeiro nome e o ultimo sobrenome, só que eu coloquei o primeiro sobrenome.

Pela ANAC não tem uma lei que determina o último.

Vou fazer uma viajem internacional, será que posso ter problemas com isso?

 

Raissa Anacleto de Oliveira

Coloquei na passagem Raissa(nome) Anacleto(sobrenome)

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  • Membros de Honra

Acredito que poderá terá problemas porque o fundamental é o primeiro e o último nome. O nome do meio você pode desconsiderar.

O mais sensato é você providenciar a alteração do bilhete. Solicite a alteração à companhia que você comprou, mesmo que para isso você tenha que pagar alguma taxa. Algumas companhias não cobram nada por esse serviço. Se você comprou por meio de atravessadores (submarinoviagens, decolar, etc...) podem complicar as coisas e forçarem você a cancelar o bilhete. Mas que você tem que providenciar a alteração, isso é certo.

 

Apesar que a titularidade do bilhete aéreo não pode ser alterada, mas segundo comunicado da ANAC, existe a possibilidade de correção de eventual erro material no bilhete de passagem. E erro material é exatamente o que aconteceu no seu caso, ou seja, "subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome" (para pessoas que possuem mais de um sobrenome), sendo que tais situações não caracterizam infração à norma vigente.

 

A orientação da Agência é que, caso o passageiro se sinta prejudicado, procure a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Caso as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

 

Já vi amigos sendo barrados por esse mesmo motivo. Nome do meio em bilhetes aéreos só serve para complicar, por isso não se deve usar mesmo que ele exista.

 

Abçs e boa sorte!

Editado por Visitante
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  • 4 semanas depois...
  • Membros

Amigo, o povo fala sem saber. E o pior, afirmam coisas que na prática não existem. Não se preocupe que você não terá problemas com isso. Veja meu caso, comprei uma passagem de Barcelona para Goiânia com escala em Londres pela CVC viajando pela British Airways utilizando somente meu nome e SEGUNDO SOBRENOME e não tive nenhum tipo de problema ou empecilho quando embarquei (22/01/2015). Portanto, se tiver todos os comprovantes da reserva impressa em mãos não haverá problemas. Abraços.

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  • Membros

Diogo,

 

A menos que você tenha mais de dois sobrenomes, o correto é fazer exatamehte o que você fez, colocar APENAS o SEGUNDO sobrenome, porque o mais comum é a pessoa ter apenas dois sobrenomes e assim, o segundo sobrenome corresponde exatamente ao último sobrenome.

 

Por exemplo, se a pessoa se chama Maria Silva Santos, o correro é preencher a passagem da seguinte forma:

Nome: MARIA

Sobrenome: SANTOS.

 

No meu caso, eu também tenho apenas dois sobrenomes. Só que meu primeiro sobrenome (Machado) é extremamente comum. E como meu nome também é bastante comum (Cristina), se eu colocar o meu nome e o primeiro sobrenome, existem até situações de homônimos no meu caso. Até mesmo no meu local de trabalho tem outra pessoa com essa exata combinação (e nem é minha parente).

 

Colocando só o nome e o último (segundo) sobrenome, não haverá problemas, porque meu último sobrenome é muito, mas MUITO POUCO comum, mesmo sendo sobrenome de origem alemã. Impossível achar outra pessoa com tal combinação.

 

Por isso, a recomendação é sempre colocar o nome e o último sobrenome (que na maior parte dos casos, corresponde ao segundo sobrenome).

 

OBS.: cuidado ao preencher a passagem em companhias aéreas de países de língua espanhola, pois sobrenome em espanhol é "apellido". Já vi gente se confundir com o falso cognato e de forma bizarra preencher literalmente com seu apelido!! ::tchann::

 

Sugiro à menina que fez a pergunta ligar para a Companhia aérea e solicitar a correçao do nome na passagem, e se for necesário, envia até mesmo a cópia digitalizada do passaporte para mostrar que se tratou de um erro material no preenchimento dos campos na hora da reserva.

 

Abs,

 

Cris K.

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  • Membros

Olá AnathieOliveira! Vc conseguiu resolver seu problema? Qual era a companhia aérea.

Estou na mesma situação.

Pelo que já pesquisei, depende muito da companhia aérea. A britsh, por exemplo, coloca expressamente em seu site que aceita a correção, enquanto outras, como a Ibéria, já avisam que não farão alterações e podem impedir o embarque do passageiro por causa disso.

Editado por Visitante
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  • Membros

Se todas as passagens estão vinculadas (um mesmo código de reserva) e fez a compra pela TAM, acho que você vai ter de resolver com a TAM mesmo. Em último caso, busque uma solução nos Juizados Especiais Cíveis ("pequenas causas"). Mas no caso de ação judicial, sem querer ser negativa, talvez o julgador possa entender que a responsabilidade de informar os dados corretos era sua, especialmente se fez a reserva pela internet. Mas ainda assim você pode argumentar que as informaçoes sobre preenchimento não estavam claras (eu nunca comprei passagem pela TAM, então não posso dizer como é)!

 

Abs,

 

Cris

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Pois é, a grande questão, no meu caso pelo menos, é que comprei as passagem com o nome exato do meu passaporte vigente na época da compra. Acontece que por motivos de validade até o final da viagem vou precisar renovar o passaporte e será acrescentado o meu nome de casada.

Ou seja, não houve erro no preenchimento na hora da compra, apenas quero a correção para que conste o nome de casada e não tenha problemas com a imigração ou tenha negado meu embarque.

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  • 1 ano depois...
  • Membros

Na vespera de embarque para Europa, percebemos que a passagem de minha sobrinha estava apenas com seu nome e primeiro sobrenome. Ligamos a noite para a agencia de viagem, pois era passagem comprada pela internet, que nos informou da impossibilidade de troca do nome no bilhete, tendo em vista que o voo iniciaria na manha seguinte.

Resumindo todas as pesquisas que fizemos e milhares de telefonemas dados, ha em vigor uma norma da ANAC, Resoluçao 400/2016, vigente a partir de 14/03/17, dizendo que o erro material do nome emitido na passagem nao implica em troca de titularidade, ou seja, devera ser corrigido pelas companias aereas. Para voos domésticos nao podera haver cobrança alguma, porem voos internacionais poderao cobrar alguma taxa.

Nosso voo operado pela Alitalia, sairia de Confins pela Tam, ou seja, poderiamos ter problema duas vezes. A ViajaNet, agencia que compramos a passagem, tentou nos persuadir a solicitar cancelamento e reembolso da passagem até o minuto do embarque. No guiche da Tam o atendente disse que ela nao poderia embarcar, chamamos o coordenador e citamos a regra da ANAC vigente. Ele prontamente embarcou minha sobrinha para Sao Paulo sem custo algum. (Detalhe: quando se negaram, meu marido foi falar com o coordenador e minha filha foi ai Juizado do aeroporto para pedir ajuda. A servidora do Juizado estava indo ao guiche para informar da obrigatoriedade da aplicaçao da nova lei, porem ja haviamos conseguido).

Em Guarulhos, que para nos seria um novo dilema, foi tudo tranquilo. Nao dissemos nada sobre o fato, a atendente olhou e disse : ah! Esta com o primeiro sobrenome ne? Mas isto nao é problema!!!!! (Outro detalhe: ja haviamos ligado tanto para a Alitaia que na ultima vez a atendente disse, todos nos aqui ja sabemos do caso da senhora e estamos tentando, mas nao podemos garantir nada).

Pensem numa noite nao dormida, inumeras oraçoes para que dos 6 viajantes ela nao fosse a unica a ficar para tras, e a nossa felicidade! Estavamos dispostos a pagar a taxa de alteraçao e para falar a verdade, ate mesmo comprar nova passagem para reclamar depois nossos direiros na justiça, caso nenhum dos nossos recursos fossem suficientes, dentre eles correr ao Juizado de Guarulhos.

Para completar tinhamos voos internos na Europa emitidos da mesma maneira. Arriscamos e graças a Deus nenhum deles foi problema. (Guardei o cartao de embarque de saida do Brasil, caso fosse necessario mostrar que no Brasil isso nao foi problema e que nos embarcaram desse jeito). Os voos internos foram operados pela Lufthansa e AirBerlin. Para viagens de trem, a documentação nao é cobrada.

Deixo aqui nosso relato na esperança de contribuir e ajudar a quem precise.

 

Daniela Gomes

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