Ir para conteúdo

Coloquei na minha passagem aérea o Nome e o primeiro sobrenome, posso ter problemas com isso?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá

Várias agencias de viagem pedem o primeiro nome e o ultimo sobrenome, só que eu coloquei o primeiro sobrenome.

Pela ANAC não tem uma lei que determina o último.

Vou fazer uma viajem internacional, será que posso ter problemas com isso?

 

Raissa Anacleto de Oliveira

Coloquei na passagem Raissa(nome) Anacleto(sobrenome)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acredito que poderá terá problemas porque o fundamental é o primeiro e o último nome. O nome do meio você pode desconsiderar.

O mais sensato é você providenciar a alteração do bilhete. Solicite a alteração à companhia que você comprou, mesmo que para isso você tenha que pagar alguma taxa. Algumas companhias não cobram nada por esse serviço. Se você comprou por meio de atravessadores (submarinoviagens, decolar, etc...) podem complicar as coisas e forçarem você a cancelar o bilhete. Mas que você tem que providenciar a alteração, isso é certo.

 

Apesar que a titularidade do bilhete aéreo não pode ser alterada, mas segundo comunicado da ANAC, existe a possibilidade de correção de eventual erro material no bilhete de passagem. E erro material é exatamente o que aconteceu no seu caso, ou seja, "subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome" (para pessoas que possuem mais de um sobrenome), sendo que tais situações não caracterizam infração à norma vigente.

 

A orientação da Agência é que, caso o passageiro se sinta prejudicado, procure a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Caso as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

 

Já vi amigos sendo barrados por esse mesmo motivo. Nome do meio em bilhetes aéreos só serve para complicar, por isso não se deve usar mesmo que ele exista.

 

Abçs e boa sorte!

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Amigo, o povo fala sem saber. E o pior, afirmam coisas que na prática não existem. Não se preocupe que você não terá problemas com isso. Veja meu caso, comprei uma passagem de Barcelona para Goiânia com escala em Londres pela CVC viajando pela British Airways utilizando somente meu nome e SEGUNDO SOBRENOME e não tive nenhum tipo de problema ou empecilho quando embarquei (22/01/2015). Portanto, se tiver todos os comprovantes da reserva impressa em mãos não haverá problemas. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cara, me desculpe, mas se você ler direito o que o pessoal falou, vai ver que o pessoal falou que usar nome e o ultimo sobrenome não dá problema nenhum, então não fale besteira....

 

O problema é quando você usa só o sobrenome do meio, alguns países ou agentes de imigração mais chatos podem implicar com isto, já vi algumas pessoas tendo problemas por causa disto, ou ter que ficar dando explicação na hora do embarque ou imigração.

 

Mas geralmente dá para corrigir isto lá no aeroporto na hora do check-in, só chegar um pouco antes, apresentar os seus documentos e pedir para corrigir o seu nome na hora do check-in mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Diogo,

 

A menos que você tenha mais de dois sobrenomes, o correto é fazer exatamehte o que você fez, colocar APENAS o SEGUNDO sobrenome, porque o mais comum é a pessoa ter apenas dois sobrenomes e assim, o segundo sobrenome corresponde exatamente ao último sobrenome.

 

Por exemplo, se a pessoa se chama Maria Silva Santos, o correro é preencher a passagem da seguinte forma:

Nome: MARIA

Sobrenome: SANTOS.

 

No meu caso, eu também tenho apenas dois sobrenomes. Só que meu primeiro sobrenome (Machado) é extremamente comum. E como meu nome também é bastante comum (Cristina), se eu colocar o meu nome e o primeiro sobrenome, existem até situações de homônimos no meu caso. Até mesmo no meu local de trabalho tem outra pessoa com essa exata combinação (e nem é minha parente).

 

Colocando só o nome e o último (segundo) sobrenome, não haverá problemas, porque meu último sobrenome é muito, mas MUITO POUCO comum, mesmo sendo sobrenome de origem alemã. Impossível achar outra pessoa com tal combinação.

 

Por isso, a recomendação é sempre colocar o nome e o último sobrenome (que na maior parte dos casos, corresponde ao segundo sobrenome).

 

OBS.: cuidado ao preencher a passagem em companhias aéreas de países de língua espanhola, pois sobrenome em espanhol é "apellido". Já vi gente se confundir com o falso cognato e de forma bizarra preencher literalmente com seu apelido!! ::tchann::

 

Sugiro à menina que fez a pergunta ligar para a Companhia aérea e solicitar a correçao do nome na passagem, e se for necesário, envia até mesmo a cópia digitalizada do passaporte para mostrar que se tratou de um erro material no preenchimento dos campos na hora da reserva.

 

Abs,

 

Cris K.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá AnathieOliveira! Vc conseguiu resolver seu problema? Qual era a companhia aérea.

Estou na mesma situação.

Pelo que já pesquisei, depende muito da companhia aérea. A britsh, por exemplo, coloca expressamente em seu site que aceita a correção, enquanto outras, como a Ibéria, já avisam que não farão alterações e podem impedir o embarque do passageiro por causa disso.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se todas as passagens estão vinculadas (um mesmo código de reserva) e fez a compra pela TAM, acho que você vai ter de resolver com a TAM mesmo. Em último caso, busque uma solução nos Juizados Especiais Cíveis ("pequenas causas"). Mas no caso de ação judicial, sem querer ser negativa, talvez o julgador possa entender que a responsabilidade de informar os dados corretos era sua, especialmente se fez a reserva pela internet. Mas ainda assim você pode argumentar que as informaçoes sobre preenchimento não estavam claras (eu nunca comprei passagem pela TAM, então não posso dizer como é)!

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é, a grande questão, no meu caso pelo menos, é que comprei as passagem com o nome exato do meu passaporte vigente na época da compra. Acontece que por motivos de validade até o final da viagem vou precisar renovar o passaporte e será acrescentado o meu nome de casada.

Ou seja, não houve erro no preenchimento na hora da compra, apenas quero a correção para que conste o nome de casada e não tenha problemas com a imigração ou tenha negado meu embarque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...