...
-Começo deste mês fiz uma mega trip pelos Lençois. Sai de atins, rumo sudeste, descendo até Lagoa Azul, depois segui noroeste, margeando Queimada dos Britos e Baixa grande, em seguida sudoeste, em direção a Lagoa Gaivota e finalmente Santo Amaro. Esta foi uma trilha maior ( 90 km, cinco dias de caminhada), verdade, tem com fazer saindo direto de Atins e passando pelos ''oasis'' e terminando em santo Amaro. O incoveniente de fazer o sentido inverso é só o vento mesmo, pois caminharás no sentido dele, mas isso não atrapalhará muito. ( nesta rota, sai em torno de 55 - 65 km)
Vamos a algumas dicas.
Dá para fazer o trajeto sem guias, contudo, com o uso de GPS, pois sem o mesmo é muito dificil se guiar apenas pelo sol, ou bússola, recomendado apenas, e somente apenas, para quem tiver bom senso de orientação e treino, pois se perder lá é muito fácil devido a ausência de pontos de referência no relevo. Ademais, os desvios de rotas serão constantes, devido algumas lagoas serem profundas e não dando apra atravessá-las.
Caso náo tenham GPS, recomendo contratar serviço de algum guia. as principais agências locais de turismo sempre disponibilizam alguém para isso. Contudo, estes não cobram barato, variando entre 150 a 300 reais a travessia! (dependendo da época do ano e tal...)
Vão protegidos do sol, pois em poucos momentos terão abrigo contra este. Usem Muito, MUUIITTOO protetor Solar. Usei camisa manga longa, branca, de dry feat, anti UV, luva, boné legionário e balaclava ( parecia um beduino, hehe, sou muito branco e procurei sempre me proteger do sol...

)
Se forem nos meses de agosto a dezembro, as lagoas estarão com nÃvel mÃnimo de água, muitas estarão secas até. Tal perÃodo venta muito, a areia estará seca e portanto voa com o vento facilmente, ou seja, esperem ''pequenas tempestades de areia'' . A ''surra de areia'' dado pelo vento chega a incomodar se estiverem com a pele do corpo muito exposta.
Os meses de janeiro a maio chove muito, e no Maranhão, especificamente nos Lençois, há uma elevada incidência de raios, eu passei um susto, vendo um raio caindo a uns 100 metros da barraca. Lindo, mas aterraador. O ideal é de junho e julho. contudo, como o tempo anda louco, peguei fortes chuvas agora em Julho.
Vale a pena passar pelas comunidades de Baixa Grande e Queimada de Britos, o povo local é bastante acolhedor...
Mais dicas podem entrar em contato comigo. Em breve estarei postando um relato desta minha última travessia.
se precisarem dos waypoints para GPS, podem solicitar que envio.