Ir para conteúdo

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina


Posts Recomendados

  • Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

E aí Khumbu, é o seguinte.

 

A autorização sim é necessaria para passar pelo antigo Sitio do Pierre, localizado bem no fim da travessia, junto a Rodovia que leva até Itamonte.

É o sitio do José Antonio.

O e-mail dele é esse: ja.cintra@globo.com

Ele já teve problemas de arrombamento em seu sitio, por isso ele solicita que peçam autorização para passarem por lá.

 

No sitio, existia uma Pousada. Hoje nao sei como tá.

 

O seu roteiro segue do Vale do Ruah (base da Pedra da Mina) até o Alto dos Ivos?

Na minha opiniao é muita caminhada em 1 dia só. Só se vc sair bem cedo p/ chegar antes do entardecer lá no A. Ivos e tem o problema de no A. Ivos o camping ser em local exposto e com muito vento.

Minha sugestao é vc ficar no Pico 3 Estados.

E depois no quarto dia seguir direto até a Rodovia. É menos cansativo.

 

Qto aos tempos, numa caminhada normal, seguindo seu roteiro:

 

Da Toca do Lobo até o Pico do Capim Amarelo sao + - 6 horas.

 

Do Pico C. Amarelo até Pedra da Mina ou base leste por volta de 5 ou 6 horas.

 

Da base leste da Pedra da Mina (Vale do Ruah) até Pico 3 Estados em torno de 5 horas. Se quiser passar direto e chegar até A. Ivos creio que sao mais umas 3 horas.

 

Do Pico 3 Estados até a Rodovia: + - 5 horas.

 

E nao se esqueça que agua vc só vai encontrar na Toca do Lobo, na base oeste e leste da Pedra da Mina e no final da travessia, junto ao Sitio do Pierre.

O ideal é levar uns 3 litros em média.

 

Qto a transporte, na Rodovia nao é muito dificil encontrar carona até Itamonte e de lá p/ Passa Quatro.

Vou ver se encontro uns telefones de umas pessoas que podem te levar lá.

Depois eu coloco aqui.

 

E nao se esqueça que o acesso à Toca do Lobo é feito por estrada de terra em péssimo estado. Só 4x4 ou Toyotas passa por lá. E se chover entao nem se fala. E em que horario vcs pretendem chegar na T. Lobo?

 

 

Abcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala pessoal,

 

Grande Augusto, me permita discordar de você, mas é plenamente possível fazer a travessia da SF em menos de 4 dias. Nas duas vezes que foi pra lá, a fiz em 3 dias. Lógico, não pode molengar, mas também não é nenhuma correria. Também não preciso dizer que a pessoa deve estar num ritmo bom de caminhadas. Mas vamos lá...

 

Essas 2 vezes eu parti do antigo sítio do Pierre, acampando no cume do Pico dos Três Estados no 1o. dia. Nem preciso dizer que a subida é punk, subindo com 5 litros de água um baita dum desnível.

 

No dia 2, esticamos até a Pedra da Mina, ficando no cume (aqui cabe um detalhe : fazendo a travessia nesse sentido - menos usual - chega-se bem cedo na Mina, conseguindo com isso os melhores lugares pra pernoitar em seu topo. Saímos dos 3 Estados as 8:00hs e chegamos no cume da Mina as 13:30hs).

 

No 3o. e último dia, descemos da Pedra da Mina até a Toca do Lobo. Apesar de ser, em sua grande parte, descida, é um dia bem cansativo também. Saímos as 8:00hs da Mina chegando na Toca as 17:00hs, com brevíssimas paradas.

 

Para o resgate, usamos o já famoso Edson, da Toyota caindo aos pedaços....

 

Pro pessoal que se interessou, nessa última vez um amigo meu levou o GPS e marcou todos os pontos da travessia. Uma mão na roda. Quem quiser, é só me pedir em PVT (cadu_lessa@yahoo.com).

 

Qualquer dúvida pessoal, é só me falar.

 

Abraços,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Augusto, valeu novamente brother!

Vou procurar ainda hoje fazer contato com o dono do sítio, creio que não terei grandes dificuldades quanto a isso.

Eu estava com dúvidas no 3° pernoite, vou seguir sua dica, acampar no Pico dos 3 estados mesmo.

Existe algum lugar que eu possa usar como referencia para alguém que nunca estave lá , para fazer o resgate na garganta do registro?

Vou aguardar os telefones que possui. Vai ser de grande valia.

Valeu Agsts!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Carlos.

 

Fazer a travessia dessa maneira eu nao faria de jeito nenhum.

Conheço uma pessoa que fez o trecho da Toca do Lobo até a Pedra da Mina em 1 dia. Falei com ele sobre o que ele achou e etc..

Falou que andou p/ caramba e chegou exausto lá na Pedra da Mina.

 

Agora eu te pergunto: uma pessoa vai para essa regiao para demontrar que consegue fazer um trecho no menor tempo possivel ou vai lá p/ curtir o visual, parar em certos locais e só ficar apreciando a vista?

 

Eu já sou um adepto da segunda opção.

 

 

 

E aí Khumbu, qto a opçoes de transportes, além do Edson da Toyota (35) 9963-4108 ou (35) 3371-1660 (em P4) que o Carlos mencionou tem esses outros aqui:

 

# Sr.Samuel (Kombi e Van) (35) 9113-1700 (ele é de Itamonte)

# Lara e o Piu da Casa do Artesanato: (35) 9113-2378 (Itamonte)

# Felipe: (35) 3371-2050 (Superm. Caracol), 3371-1385 (Res.) ou fhalphen80@hotmail.com (P4)

# Eliana da 4P4 Ecoturismo (35) 3371-4263, 3371-3937, 3371-2268 e

(35) 9113-7570 (50,00/pessoa ? leva e traz) (P4);

# Taxistas Schmidt e Boni: (35) 3371-2013 e 9962-4025 (+ - 50,00/4 pessoas) (P4)

# Joaquim: (35) 3371-2410, (35) 9112-3190 ou jjssiqueira@bol.com.br (P4)

# Adriano da Picus Ecoturismo -Toyota (35) 9113-9658 (Itamonte).

# David (35) 3371-1236 (P4).

# Taia ou Davi (35) 3371-3294 / 9109 - 5163 / 9113-0247 (P4)

# Felipe Guimarães da PICUS. (35) 9113-7059.

# Rota Turismo (35)3363-3207 (Itamonte)

# Harpia Adventure (Léo) (35) 3371-2616 (P4)

 

Além daquele e-mail que te passei do Jose Antonio tem esses outros aqui:

 

jacintra@cohab.mg.gov.br

ja.cintra@globo.com

ja.cintra@bol.com.br

fazendaecologica@bol.com.br

maurisantos@hotmail.com

 

ou

(035) 3622 -5402 - casa

(035) 3622 0504 ? trabalho

(035) 3331-6082

(035) 3331-4470

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ok Augusto, valeu mais uma vez pelas informações, amanhã eu pretendo fazer um reconhecimento lá no sítio do Pierre, mesmo porque não tiver retorno do email que enviei.

E pra não perder a viagem vamos subir o pico das agulha negras, no parque naciocal de itatiaia amanhã também, falow!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala Augusto!

 

Cara, realmente, fazer o trecho Lobo-Mina em um dia, só descendo mesmo....subindo não rola! O cara vai subir com uma mochila que nem chumbo, o dia inteiro e não vai curtir nada. No meu caso, fomos bem mais leves (3o. e ultimo dia) e descendo. Lógico que tem uns trechos de subida (principalmente o do Capim Amarelo) que são dose, mas coisa normal.

 

E posso te garantir que curtimos MUITO visual de lá, sem ficar na paranóia de ficar correndo na trilha. Mas só fiz em 3 dias por falta de opção mesmo, já que só tinha isso pra fazer. Se pudesse, fazia em 5....:-))

 

Abraços,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...