Membros Felipe de Melo Postado Julho 25, 2022 Membros Postado Julho 25, 2022 Alguém poderia me ajudar a montar um roteiro de 12 dias na Argentina. Saindo de Buenos Aires. Gostaria de conhecer El Chaten, alguém sabe como fazer a trilha do Fitz Roy? Criança de 1 ano é recomendado? Citar
Colaboradores peresosk Postado Julho 25, 2022 Colaboradores Postado Julho 25, 2022 Sugiro ao colega primeiramente montar o próprio roteiro, depois pedir opiniões. É muito difícil sem saber os seus gostos, quanto pretende gastar entre uma infinidade de opiniões pessoais suas. Citar
Membros Felipe de Melo Postado Julho 25, 2022 Autor Membros Postado Julho 25, 2022 44 minutos atrás, peresosk disse: Sugiro ao colega primeiramente montar o próprio roteiro, depois pedir opiniões. É muito difícil sem saber os seus gostos, quanto pretende gastar entre uma infinidade de opiniões pessoais suas. Entendi, a questão é que tenho pouco conhecimento principalmente ao que tange os deslocamentos lá dentro. Ônibus, alugar carro, avião... Percebi que geralmente são quatro lugares mais visitados Mendoza, Bariloche, El Chaten e Ushuaia. A grande pergunta é a mobilidade. Eu, particularmente, queria visitar todos, mas acho difícil em 13 dias. Citar
Colaboradores peresosk Postado Julho 25, 2022 Colaboradores Postado Julho 25, 2022 Impossível, sugiro o site ou app Rome2rio, lá tu começa a ter noção de valores e tempos de deslocamentos. Se tem 13 dias foque somente no sul da Argentina 2 Citar
Colaboradores Este é um post popular. Alan Rafael Kinder Postado Julho 25, 2022 Colaboradores Este é um post popular. Postado Julho 25, 2022 (editado) Excelente contribuição Alan Rafael Kinder ganhou o badge 'Excelente Contribuição' e 50 pontos. Boa tarde @Felipe de Melo, vou dar minha opinião. Eu tive a oportunidade de viajar até El Calafate em fevereiro/2020, lá passei (considerando o dia de chegada) dois dias, sendo que no terceiro peguei ônibus em direção a El Chaltén, onde fiquei mais (além do dia de chegada) outros seis dias líquidos, e no sétimo e último apenas peguei o ônibus pela manhã em direção ao aeroporto, retornando ao Brasil - foram um total de 10 dias em território argentino. Eu não conheço Ushuaia, Mendoza e Bariloche. Mas sei que essas três cidades ficam muito distantes entre si, tão quanto de El Calafate/El Chaltén. Confesso que 13 dias é um período muito curto até mesmo para curtir 'às pressas' todos esses destinos (você passaria a maior parte do tempo se deslocando, não podendo curtir nada). Como pontuei acima, achei 10 dias satisfatório para minha viagem até El Calafate e El Chaltén, mas naturalmente não consegui zerar as opções que haviam nessas cidades (mas fiz todos os principais pontos turísticos, e ainda fui em cantos menos divulgados). Até onde sei, tem aeroporto em El Calafate (qual fica a 12km do Centro da cidade), e também em Ushuaia. Você consegue facilmente se deslocar de El Calafate até El Chaltén por ônibus rodoviário (a viagem dura cerca de 03:30hrs, e há saídas em horários estratégicos). Quanto à trilha até a Laguna de Los Três (Fitz Roy/El Chaltén/O Fumegante), você pode começa-la pela cidade, em uma trilha que também passa pela Laguna Capri ou pelo Mirador Fitz Roy (um deles), e que também leva na conexão para o Cerro Torre, atravessando pelas Lagunas Madre y Hija y Neta. Outra alternativa é pegar um transfer até a Hosteria El Pilar (qual foi minha opção), e seguir passando pelo Mirador Piedras Blancas. Ambos os caminhos te levam ao Campamento Poincenot, que dele podes pegar uma trilha desativada (em 2020) para a Laguna Sucia (complicada, especialmente no trecho que atravessa o rio de pedras), ou é claro, a subida até a Laguna de Los Três. Eu não vejo problemas em levar uma criança em todo o trajeto até o Campamento Poincenot, mas eu não levaria a partir deste ponto. Logo após o Campamento Poincenot, a trilha sobe por uma ferida na montanha, em solo irregular, com pedras soltas e fios de água descendo. É um trajeto muito íngreme, e a temperatura despenca e, pelo menos quando eu fui, com vento incessante que ameaçava derrubar. Quanto mais pra cima chegávamos, mais intenso era o frio e o vento, ao ponto de prejudicar a experiência. Eu acho que esse tipo de ambiente não é nada apropriado para uma criança, mas naturalmente fica a critério dos responsáveis. As demais trilhas famosas da cidade são mais tranquilas, mas também acho que o Mirador Maestri (na trilha que leva ao Cerro Torre), e o cume da Loma del Piegle Tumbado não sejam apropriados para crianças, pois apresentavam as mesmas características que citei anteriormente (frio e vento intenso). Voltando a questão, eu acho que em 13 dias você poderia fazer uma viagem agradável da seguinte forma: 1º Dia - Vôo até El Calafate e deslocamento para a cidade, no tempo restante: conhecer a cidade (La Zorra é um PUB muito agradável), preparos iniciais (compras eventuais); 2º Dia - Conhecer o Perito Moreno, se possível fazer o Minitrekking (não acho que aceitam crianças); 3º Dia - Experimentar o sorvete sabor Calafate, de meio dia, deslocamento até El Chaltén de ônibus, dá pra fazer o Mirador de Las Águilas e Los Condores de boas; 4º Dia - Fazer uma das três principais trilhas da cidade (Laguna de Los Três, Cerro Torre, ou Loma del Piegle Tumbado); 5º Dia - Fazer uma das três principais trilhas da cidade (Laguna de Los Três, Cerro Torre, ou Loma del Piegle Tumbado); 6º Dia - Fazer uma das três principais trilhas da cidade (Laguna de Los Três, Cerro Torre, ou Loma del Piegle Tumbado); 7º Dia - Transfer pela Ruta 23 até o Lago del Desierto, fazer a trilha até a Laguna Huemul, na volta é possível parar e conhecer o Chorillo del Salto (e voltar o restante do trajeto a pé até a cidade); 8º Dia - Transfer pela Ruta 23 até a Estância Los Huemules (privado), há diversas opções de trilha por lá, mas eu consegui fazer com folga à que leva até a Laguna del Diablo (Entreposto Cagliero), retornando pela Laguna Verde, Laguna Azul e ainda dando uma investida até a Praia (não tem um nome, mas aparece no mapa - extraordinária!); 9º Dia ao 13º Dia - Deslocamento até Ushuaia (com três dias líquidos para os passeios de lá) e retorno ao Brasil. El Chaltén é uma cidade estruturada, mesmo tendo apenas 1.500 habitantes... muitas opções de alimentação (PUBs, padarias e restaurantes), tem farmácia, mercadinhos, só não sei se havia opções de câmbio. Ficou um textão, qualquer coisa dá um toque. Abraços! Editado Julho 25, 2022 por Alan Rafael Kinder 7 Citar
Colaboradores Este é um post popular. Juliana Champi Postado Julho 25, 2022 Colaboradores Este é um post popular. Postado Julho 25, 2022 (editado) 47 minutos atrás, Felipe de Melo disse: Entendi, a questão é que tenho pouco conhecimento principalmente ao que tange os deslocamentos lá dentro. Ônibus, alugar carro, avião... Percebi que geralmente são quatro lugares mais visitados Mendoza, Bariloche, El Chaten e Ushuaia. A grande pergunta é a mobilidade. Eu, particularmente, queria visitar todos, mas acho difícil em 13 dias. Estes lugares são todos muito longe uns dos outros, e todos com vários atrativos que te ocupariam mais do que meros 1-2 dias. Então considero um suposto roteiro que passe por todos os lugares, inviável, de fato! Além do site que o colega acima mencionou, abra seu google maps, trace rota entre os destinos usando as diferentes opções de deslocamento como de carro, transporte público e vai ver vc mesmo o quanto é impossível. No seu lugar, com tão pouco tempo, eu focaria em apenas uma região! Tem voo pra Mendoza, então eu ficaria por lá e se gostar da ideia pode ir tb a Santiago no chile! Tem voo pra Bariloche, eu ficaria fácil 12 dias na região (dá pra combinar com entradas no Chile, ou mesmo descer mais ao sul pra região de El Bolson) Já Ushuaia, se vc tiver dinheiro (pra um voo extra), dá pra combinar com el calafate dentro deste tempo. Mas tb dá pra ficar todo esse tempo entre el calafate e el chalten! Editado Julho 25, 2022 por Juliana Champi 5 Citar
Membros Felipe de Melo Postado Julho 25, 2022 Autor Membros Postado Julho 25, 2022 2 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse: Boa tarde @Felipe de Melo, vou dar minha opinião. Eu tive a oportunidade de viajar até El Calafate em fevereiro/2020, lá passei (considerando o dia de chegada) dois dias, sendo que no terceiro peguei ônibus em direção a El Chaltén, onde fiquei mais (além do dia de chegada) outros seis dias líquidos, e no sétimo e último apenas peguei o ônibus pela manhã em direção ao aeroporto, retornando ao Brasil - foram um total de 10 dias em território argentino. Eu não conheço Ushuaia, Mendoza e Bariloche. Mas sei que essas três cidades ficam muito distantes entre si, tão quanto de El Calafate/El Chaltén. Confesso que 13 dias é um período muito curto até mesmo para curtir 'às pressas' todos esses destinos (você passaria a maior parte do tempo se deslocando, não podendo curtir nada). Como pontuei acima, achei 10 dias satisfatório para minha viagem até El Calafate e El Chaltén, mas naturalmente não consegui zerar as opções que haviam nessas cidades (mas fiz todos os principais pontos turísticos, e ainda fui em cantos menos divulgados). Até onde sei, tem aeroporto em El Calafate (qual fica a 12km do Centro da cidade), e também em Ushuaia. Você consegue facilmente se deslocar de El Calafate até El Chaltén por ônibus rodoviário (a viagem dura cerca de 03:30hrs, e há saídas em horários estratégicos). Quanto à trilha até a Laguna de Los Três (Fitz Roy/El Chaltén/O Fumegante), você pode começa-la pela cidade, em uma trilha que também passa pela Laguna Capri ou pelo Mirador Fitz Roy (um deles), e que também leva na conexão para o Cerro Torre, atravessando pelas Lagunas Madre y Hija y Neta. Outra alternativa é pegar um transfer até a Hosteria El Pilar (qual foi minha opção), e seguir passando pelo Mirador Piedras Blancas. Ambos os caminhos te levam ao Campamento Poincenot, que dele podes pegar uma trilha desativada (em 2020) para a Laguna Sucia (complicada, especialmente no trecho que atravessa o rio de pedras), ou é claro, a subida até a Laguna de Los Três. Eu não vejo problemas em levar uma criança em todo o trajeto até o Campamento Poincenot, mas eu não levaria a partir deste ponto. Logo após o Campamento Poincenot, a trilha sobe por uma ferida na montanha, em solo irregular, com pedras soltas e fios de água descendo. É um trajeto muito íngreme, e a temperatura despenca e, pelo menos quando eu fui, com vento incessante que ameaçava derrubar. Quanto mais pra cima chegávamos, mais intenso era o frio e o vento, ao ponto de prejudicar a experiência. Eu acho que esse tipo de ambiente não é nada apropriado para uma criança, mas naturalmente fica a critério dos responsáveis. As demais trilhas famosas da cidade são mais tranquilas, mas também acho que o Mirador Maestri (na trilha que leva ao Cerro Torre), e o cume da Loma del Piegle Tumbado não sejam apropriados para crianças, pois apresentavam as mesmas características que citei anteriormente (frio e vento intenso). Voltando a questão, eu acho que em 13 dias você poderia fazer uma viagem agradável da seguinte forma: 1º Dia - Vôo até El Calafate e deslocamento para a cidade, no tempo restante: conhecer a cidade (La Zorra é um PUB muito agradável), preparos iniciais (compras eventuais); 2º Dia - Conhecer o Perito Moreno, se possível fazer o Minitrekking (não acho que aceitam crianças); 3º Dia - Experimentar o sorvete sabor Calafate, de meio dia, deslocamento até El Chaltén de ônibus, dá pra fazer o Mirador de Las Águilas e Los Condores de boas; 4º Dia - Fazer uma das três principais trilhas da cidade (Laguna de Los Três, Cerro Torre, ou Loma del Piegle Tumbado); 5º Dia - Fazer uma das três principais trilhas da cidade (Laguna de Los Três, Cerro Torre, ou Loma del Piegle Tumbado); 6º Dia - Fazer uma das três principais trilhas da cidade (Laguna de Los Três, Cerro Torre, ou Loma del Piegle Tumbado); 7º Dia - Transfer pela Ruta 23 até o Lago del Desierto, fazer a trilha até a Laguna Huemul, na volta é possível parar e conhecer o Chorillo del Salto (e voltar o restante do trajeto a pé até a cidade); 8º Dia - Transfer pela Ruta 23 até a Estância Los Huemules (privado), há diversas opções de trilha por lá, mas eu consegui fazer com folga à que leva até a Laguna del Diablo (Entreposto Cagliero), retornando pela Laguna Verde, Laguna Azul e ainda dando uma investida até a Praia (não tem um nome, mas aparece no mapa - extraordinária!); 9º Dia ao 13º Dia - Deslocamento até Ushuaia (com três dias líquidos para os passeios de lá) e retorno ao Brasil. El Chaltén é uma cidade estruturada, mesmo tendo apenas 1.500 habitantes... muitas opções de alimentação (PUBs, padarias e restaurantes), tem farmácia, mercadinhos, só não sei se havia opções de câmbio. Ficou um textão, qualquer coisa dá um toque. Abraços! Caraca! Muito boa a instrução, gostei demais! Brother, entre todas as opções que a Argentina pode oferecer e, por outro lado, a "pequena" quantidade de dias que temos à disposição, creio que iremos investir nossos dias entre Buenos Aires e El Chaten. A propósito: El Chaten e El Calafate são sinônimos? Outra coisa, caso posso me explicar com maiores detalhes (desculpa a folga) como foi seu trajeto a partir do momento que chegou em El Chaten (pois creio que se formos iremos de avião até aí) até o Fitz Roy que é o lugar que anseio em conhecer. 1 Citar
Membros Felipe de Melo Postado Julho 25, 2022 Autor Membros Postado Julho 25, 2022 3 horas atrás, Juliana Champi disse: Estes lugares são todos muito longe uns dos outros, e todos com vários atrativos que te ocupariam mais do que meros 1-2 dias. Então considero um suposto roteiro que passe por todos os lugares, inviável, de fato! Além do site que o colega acima mencionou, abra seu google maps, trace rota entre os destinos usando as diferentes opções de deslocamento como de carro, transporte público e vai ver vc mesmo o quanto é impossível. No seu lugar, com tão pouco tempo, eu focaria em apenas uma região! Tem voo pra Mendoza, então eu ficaria por lá e se gostar da ideia pode ir tb a Santiago no chile! Tem voo pra Bariloche, eu ficaria fácil 12 dias na região (dá pra combinar com entradas no Chile, ou mesmo descer mais ao sul pra região de El Bolson) Já Ushuaia, se vc tiver dinheiro (pra um voo extra), dá pra combinar com el calafate dentro deste tempo. Mas tb dá pra ficar todo esse tempo entre el calafate e el chalten! Pois é, Argentina, Chile, Brasil são países continentais, difícil fazer uma viagem para conhecer tudo que os países podem oferecer. Vou seguir trocando algumas ideias aqui no site e buscando mais informações na internet. Vamos ver o que vai acontecer. No mais, obrigado pelo tempo. 2 Citar
Colaboradores Este é um post popular. Alan Rafael Kinder Postado Julho 25, 2022 Colaboradores Este é um post popular. Postado Julho 25, 2022 1 hora atrás, Felipe de Melo disse: Caraca! Muito boa a instrução, gostei demais! Brother, entre todas as opções que a Argentina pode oferecer e, por outro lado, a "pequena" quantidade de dias que temos à disposição, creio que iremos investir nossos dias entre Buenos Aires e El Chaten. A propósito: El Chaten e El Calafate são sinônimos? Outra coisa, caso posso me explicar com maiores detalhes (desculpa a folga) como foi seu trajeto a partir do momento que chegou em El Chaten (pois creio que se formos iremos de avião até aí) até o Fitz Roy que é o lugar que anseio em conhecer. Opa! Então, até onde sei, Calafate é o nome de um fruto que cresce naquela região, muito similar ao mirtilo, mas o arbusto é cheio de espinhos. El Chaltén, na antiga língua de lá (qual não lembro do nome), significa 'o fumegante'. Inclusive, há um pedido rodando por lá solicitando que seja devolvido o nome do monte Fitz Roy, que antigamente era chamado de El Chaltén. A cidade ganhou o nome em homenagem ao monte, que mesmo em dias 'abertos', é comum ver nuvens baixas ao seu redor. Da rodoviária de El Calafate até a rodoviária de El Chaltén, passando obrigatoriamente pelo Centro de Visitantes (visto que El Chaltén fica dentro de uma reserva), dá cerca de 214km (do aeroporto dá 200km). Pagamos 1.000,00 pesos argentinos por pessoa por assento leito na companhia de viação naquela época, comprei antecipadamente pela internet. Então, eu cheguei em El Chaltén por ônibus, recebi as instruções do parque no Centro de Visitantes (opção em inglês e em espanhol), e depois seguimos até a rodoviária. De lá, fui direto até minha hospedagem (Nothofagus Bed & Breakfest), e depois voltamos a pé até a entrada da cidade (no Centro de Visitantes), onde começa a trilha que leva ao mirador de Las Águilas e de Los Condores (que também é a mesma trilha que leva para a Loma del Piegle Tumbado, mas essa fizemos em outro dia, pois são 20km ida e volta, com 1.000m de subida e descida). Mais tarde retornei até a hospedagem, e depois fui buscar um lugar pra jantar (como fui no verão, o dia é claro até às 21:30hrs). 5 Citar
Membros D FABIANO Postado Agosto 4, 2022 Membros Postado Agosto 4, 2022 Conheço todo Chile e toda Argentina, mas ao longo de anos que morei em Santiago. Você, com o pouco tempo que tem, deve se concentrar em apenas uma região ou em seu entorno.Se vai ao Sul,faça Calafate, Cbauten e talvez Ushuaia. Se vai a Córdoba e suas serras deve se manter só ali que lá tem muito para fazer.Antigamente, era tradição minha passar o carnaval em Villa Carlos Paz,destino muito pouco divulgado no Brasil. Mendoza é vinícola. Como odeio bebidas, para mim,só na festa nacional da uva,quando a cidade enche,argentino adora as noites e até passam os atos da festa na TV nacional, assim como a festa do Sol,que é a colheita da uva de San Juan.As 2 acontecem em fevereiro e mudam as datas anualmente. Enfim, opções jamais faltarão nessa terra que sou apaixonado por ela. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.