Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 34
- Visualizações 8.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Ives Brian 18 posts
-
D FABIANO 5 posts
-
Rafael_Salvador 5 posts
-
pmichelazzo 3 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Segue relato da nossa primeira viagem à Europa (minha esposa, minha irmã e eu), ocorrida em Julho de 2022. Saída de casa (Teresina) no dia 04/07 e retorno no dia 21/07. 1. RESUMO CURTO DA VI
-
Qui 07/07 – Madri: Plaza Mayor, Puerta del Sol, Palácio Real, Gran Via A chegada ao Aeroporto de Madri ocorreu às 5h local. Estávamos com todos os documentos necessários, mas só nos pediram o pas
-
Sáb 09/07 (Parte 1) – Madri: Museu do Real Madri e ida a Paris Como o vôo seria às 14h, fomos no primeiro horário, às 9h, para o Santiago Bernabeu. Assim como quase tudo na cidade, estava em obra
Segue relato da nossa primeira viagem à Europa (minha esposa, minha irmã e eu), ocorrida em Julho de 2022.
Saída de casa (Teresina) no dia 04/07 e retorno no dia 21/07.
1. RESUMO CURTO DA VIAGEM
**Seg 04/07 – Teresina-Fortaleza
Ônibus de 20h às 06h30 da terça-feira
**Qua 06/07 – Fortaleza-Madri – vôo com escala em São Paulo
Saída às 05h15 de Fortaleza e chegada às 05h da quinta em Madri
**Sáb 09/07 – Madri-Paris – vôo direto
Saída às 14h10 de Madri e chegada às 16h em Paris (Orly)
**Qui 14/07 – Paris-Bruxelas – ônibus (Flixbus)
Saída às 08h30 de Paris e chegada às 12h30 em Bruxelas
**Sáb 16/07 – Bruxelas-Paris – trem rápido (Thalys)
Saída às 08h45 de Bruxelas e chegada às 10h em Paris
**Ter 19/07 – Paris-Fortaleza – vôo com escalas em Madri e São Paulo
Saída às 19h30 de Paris e chegada às 13h em Fortaleza da quarta
**Qua 20/07 – Fortaleza-Teresina
Ônibus de 20h às 06h30 da quinta-feira
Obs: A ideia era ir a Paris e nem pensávamos em Madri. No entanto, encontramos uma oferta muito boa da Air Europa e esse vôo necessariamente tinha escala em Madri. Então aproveitamos e fizemos um “stopover” na Espanha e passamos dois dias por lá.
2. RESUMO DOS GASTOS DA VIAGEM (POR PESSOA)
2.1 TRANSPORTES
R$ 440,00 Ônibus Teresina-Fortaleza (ida e volta – Guanabara, Leito)
R$ 2.400,00 Vôos Fortaleza-Madri/Madri-Paris/Paris-Fortaleza – Air Europa
R$ 93,00 Ônibus Paris-Bruxelas – Flixbus
€ 60,00 Trem Rápido Bruxelas-Paris – Thalys
Totalizando R$ 2.933,00 + € 60,00 com Transportes
(Se considerarmos nosso câmbio médio de 5,30 reais por euro, teremos R$ 318,00 com o trem e R$ 3.251,00 ao todo)
2.2 HOSPEDAGENS
R$ 0,00 em Fortaleza, pois tanto na ida quanto na volta, as horas que passamos por lá, ficamos na casa de uma prima.
€ 84,00 em Madrid, no Hotel II Castillas para 2 diárias (hotel bonito, confortável e com excelente localização)
€ 180,00 em Paris, no Hotel Princesse Caroline para 3 diárias (bom hotel, nada demais. Muito próximo do arco do triunfo)
€ 0,00 em Paris, na casa de um amigo por umas 5 diárias (no centro, 3º arrondissement)
€ 125,00 em Bruxelas, no Hotel Motel One Brussels para 2 diárias (melhor hotel disparado: quarto enorme, confortável, tem um bar/restaurante no térreo, funcionários prestativos, etc. Único ponto é que não fica localizado tão próximo assim do centro. Dá uns 7 minutos de caminhada).
Totalizando € 389,00 com Hospedagens
2.3 ATRAÇÕES
€ 15,00 – Passeio no rio Sena
€ 17,00 – Museu do Louvre
€ 84,00 – Disneyland
€ 87,00 – Lolapalooza
€ 15,00 – Museu do Real Madri
€ 17,00 – Atomium
Totalizando € 235,00 com Atrações
2.4 OUTROS
R$ 279,00 – Seguro Viagem com cobertura Covid (Coris)
R$ 0,00 – Mala despachada (Não despachamos)
R$ 0,00 – Salas Vips São Paulo e Madri (Visa Airport)
R$ 400,00 – Outros
2.5 DEMAIS GASTOS NO BRASIL
R$ 60,00 – Uber entre rodoviária/hospedagem/aeroporto (estimativa)
R$ 300,00 – Alimentação em Fortaleza - ida e volta (4 refeições)
2.6 DEMAIS GASTOS NA EUROPA
€ 70,00 – Uber entre aeroportos/hospedagens e outros trajetos (estimativa)
€ 600,00 – Alimentação em Madri, Paris e Bruxelas de 07/07 a 19/07 (estimativa)
€ 60,00 – Metrô em Paris
Obs: Os valores de Uber ficaram bem mais em conta pelo fato de ter sido dividido por três.
GASTO TOTAL APROXIMADO: R$ 3.972,00 + € 1.414,00
Considerando o câmbio médio de 5,30 reais por euro: R$ 3.972,00 + R$ 7.494,00 =
R$ 11.466,00 por pessoa
(Vários valores estão arredondados e posso ter esquecido algo também, então esse cálculo tem uma margem de erro de uns R$ 500,00 para menos ou para mais).
Achei um valor bom, considerando 17 dias fora de casa, sendo 13 deles na europa e no verão, período de alta temporada. Fizemos tudo que queríamos, mas não luxamos, claro.
Vale ressaltar que não pagamos por hospedagem em Fortaleza e tivemos muitos dias sem pagar hospedagem em Paris, o que ajudou a deixar o custo total muito bom.
3. PREPARAÇÃO E INFORMAÇÕES INICIAIS
3.1 PASSAGEM AÉREA
As passagens foram compradas em Setembro/2021, ou seja, com 10 meses de antecedência. De vez em quando eu gosto de simular os preços para alguns lugares que tenho vontade de conhecer e encontrei esse vôo da Air Europa partindo de Fortaleza (a 600 km de Teresina) passando por Madri e chegando a Paris por R$ 2.400,00.
O vôo era direto de Fortaleza-Madri, em um trajeto de umas 6h30 de vôo. Infelizmente, alguns meses depois, a companhia cancelou esse trecho e nos comunicou que pegaríamos um vôo de Fortaleza para São Paulo (pela GOL) e de lá que iríamos para Madri (Nesse caso, as 6h30 de trajeto se transformaram em 20h entre vôos e escala). Foi bem chata essa parte, mas não tínhamos escolha.
3.2 HOSPEDAGENS
Pesquisadas com bastante antecedência também, pelo Booking. Foram reservadas já no final do ano e com o cuidado de escolher estadias com cancelamento grátis, pois com tanto tempo até a viagem, imprevistos poderiam acontecer (não aconteceram).
Focamos nas localizações. Por exemplo, o hotel em Madri tinha uma localização tão boa que fizemos quase tudo a pé.
3.3 DINHEIRO
Fizemos uma conta digital em euro no C6 Bank. Entre fevereiro e junho desse ano fizemos o câmbio pelo aplicativo. Foi sorte o fato de que o euro se desvalorizou muito perante o real entre a compra da passagem e as conversões da moeda. Lembro que o euro custava em torno de 6,30 reais em setembro/2021 e em abril/2022 chegou a ficar uns 5,05 reais. Nosso câmbio médio foi de 5,30.
Pagamos 30 dólares por essa conta com cartão de débito em euro (esse valor está dentro dos R$ 400,00 do item 2.4 junto com algumas outras coisas).
Viajamos apenas com esses cartões, sem levar absolutamente nenhum euro em espécie.
3.4 OUTROS
Sobre o seguro viagem, escolhemos a Coris. Eu já tinha contratado em outra viagem e conheço pessoas que já o fizeram também (embora nunca tenha usado e nem conheço quem tenha. Ainda bem).
Sobre mala despachada, pensamos muito e decidimos não despachar. Levamos roupas que durariam uns 7 dias e precisaríamos de lavanderia umas 2 vezes na viagem. E assim fizemos e deu certo. Viajar sem mala despachada é muito melhor.
Sobre as atrações: todas foram compradas com antecedência de uns 2 a 3 meses, assim como o ônibus e o trem entre Paris e Bruxelas.
As outras coisas seguem o padrão: passaporte, certificado de vacina, formulário de entrada na Espanha, etc.
O que comprei e não foi necessário: adaptador de tomada universal.
O que comprei e foi muito necessário: carregador portátil para celular e travesseiro de pescoço para encarar as longas viagens de avião, ônibus e trem.
Nos próximos dias continuo o relato falando e com fotos sobre a viagem em si: os locais visitados, os perrengues, as percepções, os idiomas, as pessoas, o que deu certo e o que deu errado.