Ir para conteúdo

De La Paz a Cusco de onibus


Posts Recomendados

  • Membros

@LeoRJ, eu tenho duas ideias de visitas ao Chile, uma é começar ali por Santiago e ir a La Serena e Atacama e outra, a Patagonia e seus arredores, mas isso em viagens e momentos diferentes, iria combinar com Argentina ou Uruguai, não sei ainda. A primeira vez que visitamos estavamos muito crus, era a primeira viagem, você acha que tudo vai dar errado, se preocupa demais com o bruto e não faz o melhor roteiro, enfim, acho que aconteceu em algum momento com todo mundo. Um retorno lá seria ótimo pra gente por várias razões; 

 

O que impressiona é que o Chile era um país seguro, tanto que o Bene Barbosa sempre usava eles pra falar dos países da America do Sul, em questão de segurança, junto com o Uruguai. Vou tentar ficar acompanhando essa situação pra ver como que se desenrola, se vai melhorar ou piorar;

 

Quanto a nossa aventura em Machu Picchu, ainda não estou tão familiarizado com o nome das trilhas, mas a que pretendo fazer é uma mais simples, na qual você pega uma van em Cusco até Ollantaytambo, de lá creio que você pega um segundo transporte que vai te deixar num ponto especifico e de lá umas 3h de caminhada até Aguas Calientes, para dia seguinte sim, você conseguir subir o restante até finalmente chegar, espero não ter problemas com isso; 

 

Quanto a mochilas, dei uma olhada no site mas ainda não entendi muito bem [ignorância bruta xD] qual o diferencial delas, na situação de não precisar de equipamentos e talz? Pois acredito que nenhum desses passeios que vamos fazer iremos precisar, parece bem tranquilo. Essa viagem ao Peru será um rolê cheio de novas experiencias e até um pouco de autoconhecimento xD;

 

Mas não sabia dessa não, quer dizer que se você não tiver nada muito grave na Altitude de Cusco, isso não quer dizer que numa futura viagem a Bogotá você também não terá nada? O troço é tão aleatório assim? Vish... Quanto a medicamento, eu sou muito chato quanto a eles, então, posso tomar alguma coisinha pra contornar dor de cabeça e talz [coisa simples, tipo uma Aspirina xD] e o bendito chá, agora, cruzar a linha pra tomar coisas que te fazem mal pelo receio da altitude de pegar é meio complicado, até porque a maior parte das pessoas terão ali um problema mais leve e em raros casos a coisa aperta mais; 

 

Pretendemos chegar em Cusco tipo hoje, fazer no maximo uma ou outra caminhada nesse dia e teremos ainda mais outro caso não estejamos confortáveis, dai sim dois dias por lá pra conhecer a cidade e algumas areas ao redor que são mais distantes, justamente pra ter uma margem pra pegar deve e não ter aquela pressão de "se ficarmos em casa hoje vamos perder o role X";

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tanto a Patagônia verdadeira (abaixo de Puerto Montt), como a parte norte, se pode viajar sem maiores problemas.  Viagem de carro ou moto pelo desconhecido é assim mesmo, gera um pouco de tensão, mas depois você vai acostumando. 

Eu já vi muitas afirmações do Bene e de outros mais, que infelizmente não condizem com a realidade, as coisas mudam e a mídia abafa.  Pessoal criava tanta fantasia sobre o Chile, que chegaram a publicar uma estória sobre os parques eólicos com a narrativa de que a energia elétrica era grátis naquele país.  O Uruguai é bem legal, mas cresceu muito a criminalidade nos últimos anos, mesmo assim, se não me equivoco, ainda é o país mais seguro da América do Sul. 

Subir da Hidroeléctrica até Aguas Calientes é molezinha, não esquente com nada, até porque lá é baixo e mesmo que você venha de Cusco com mal da altitude, lá vai passar e você se sentirá super bem.  Pra isso, qualquer mochila serve, mas siga a recomendação de levar só o indispensável, deixando o bruto em Cusco.  Essa subida é bem tranquila e no meio de vegetação, bem agradável.  

Então...  Porque você não aluga um carro ou moto e vai por conta própria sem precisar entrar em van ?  O caminho é muito fácil e tenho até um post mostrando os detalhes sobre isso.  De Cusco a Santa Maria é tudo asfaltado e estrada vazia.  Santa Maria - Santa Teresa - Hidroeléctrica é terra, mas tranquilo, te aconselho a passar por lá por conta própria, eu não confiaria passar ali sem estar dirigindo. 

Tinha moto a 25 dólares (não precisa ter habilitação) o dia e 4x4 por uns 70 dólares, mas se pode reservar pela Europcar ou Hertz um carro de passeio e sai bem barato.  

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alugar um carro seria um tanto quanto... Problemático. O caminho pelo que eu vi é bastante sinuoso e eu, depois de 33 anos nesta terra, resolvi tirar minha habilitação recentemente, logo, ainda estou no processo e começarei minhas aulas práticas quinta feira... Na minha vida atual sinceramente não preciso de veiculos, mas justamente nas viagens é a hora que essa necessidade bate e não quero sempre ficar dependendo de algum passeio ou algo do tipo.

 

A ideia por enquanto é essa, subir até um ponto onde esqueci o nome de van, a partir de lá encarar as 3h pra Aguas Calientes [parece que o visual da caminhada já valeria por si só a visita, não sei se estou enganado xD], chegar lá, subir no dia seguinte e provavelmente retornar pra A.C e passar outra noite lá pra descer no dia seguinte, pelo que pesquiso por ai, é muito corrido ir pra Machu Picchu, saindo ali 5h da manha [sim, queremos fazer o outro trecho a pé também, bora testar xD] pra chegar 7h, passar as 4h lá [11h] descer pra A.C [13h] continuar o trajeto pra esse lugar onde a van nos deixou que sempre esqueço o nome [16h], então, acho melhor passar uma noite lá e descansar pra terminar logo pela manha xD

 

O que lembro sobre o Uruguai é que é o segundo país mais seguro da America do Sul, perdendo apenas pro Chile [por mais que não estou acompanhando ele agora, faz tempo que não vejo algo sobre], mas parte disso é [ou era] real, pelo menos quando cheguei em Colonia do Sacramento e vi os muros da altura do meu joelho, portas abertas e três locais vindo na minha direção perguntando pra onde estava indo e se eu precisava de ajuda... Passava uma imagem legal do lugar xd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Adriano,

Sobre altitute: Fui para os andes algumas vezes, poucas vezes tive algum desconforto. Mas quando fiz o rolê Atacama X Salar Uyuni, caramba, quase morri, fiquei 2 dias com fortes dores de cabeça, irritado, náuseas..... achava que ia morrer, ai tomei um chá de coca e masquei algumas folhas e tudo se resolveu. Procure ler bastante sobre isso, antes de viajar recomendam fazer algumas coisas: hidratar bem o corpo, não ingerir bebidas alcoólicas, não comer comidas fortes.......

Sobre mochila: Para MP via hidroelétrica é o mesmo que o Leo colocou, deixe o pesado em Cusco, leve somente o essencial, até essas mochilas de notebook serve.... Se for fazer trilhas longas, tem duas coisas que vc não deve economizar: Bota/tênis e mochila(existe uma diferença muito grande entre mochilas).

Sobre caminho Hidroelétrica: Fiz de carro próprio duas vezes, a primeira vez foi super tranquilo, da última vez tinha caído parte da estrada e tivemos que passar bem próximo do abismo, foi muito tenso...Procure ir no inverno pois não chove, da segunda vez parte da estrada cedeu e tivemos que passar a noite dentro do carro aguardado pessoal arrumar a estrada. Já teve ocasião de turistas ficarem presos em AC sem ter como sair, tiveram que ser resgatados por helicópteros....

Sobre caminho: Quando se vai pela hidroelétrica por conta própria, não se preocupe em seguir o ritmo das pessoas, cada um faz o seu, o roteiro não tem erro, é só seguir os trilhos do trem, portanto fique tranquilo com relação a isso ok. Para subir de AC para MP a mesma coisa. 

Sobre segurança: Realmente o Chile era muito seguro, o Uruguai também, mas aqui na América do Sul a qualquer momento as coisas mudam rapidamente e vira um caos.

Editado por casal100
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então @casal100, a preocupação quanto a "seguir o grupo" é no outro passeio que vamos fazer, pra Laguna Humantay, que a galera diz "vai no seu ritmo" mas isso ao meu ver, parece conflitante com ir em grupo, pois não teria coragem ainda de fazer uma trilha dessa sozinho. Por enquanto são essas duas trilhas que vamos fazer, coisas bem simples eu imagino, já estou vendo sim um tenis/bota pra trekking, já li sobre o lance de "comidas fortes" e "beber alcool" mas não é algo que eu faça, sem contar que bebo muita agua naturalmente xD

 

Eu vi um pouco do trecho que os guias fazem com a van para chegar no ponto maximo no caminho de MP, me lembrou um pouco Cajon del Maipo, que nós fizemos por conta mas na epoca, meu até então cunhado era o motorista e ele manjava dos paranauê, não é algo que eu teria coragem de fazer como um recém habilitado.

 

Não sei se estou enganado, mas final de abril/maio parecem ser meses ok de ir para Machu Picchu pois chove pouco, provavelmente vamos ir pra todos os lugares antes de Cusco, justamente pra adiar pra maio o quanto pudermos

Editado por adrianomask
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Citar

A ideia por enquanto é essa, subir até um ponto onde esqueci o nome de van, a partir de lá encarar as 3h pra Aguas Calientes [parece que o visual da caminhada já valeria por si só a visita, não sei se estou enganado xD], chegar lá, subir no dia seguinte e provavelmente retornar pra A.C e passar outra noite lá pra descer no dia seguinte, pelo que pesquiso por ai, é muito corrido ir pra Machu Picchu, saindo ali 5h da manha [sim, queremos fazer o outro trecho a pé também, bora testar xD] pra chegar 7h, passar as 4h lá [11h] descer pra A.C [13h] continuar o trajeto pra esse lugar onde a van nos deixou que sempre esqueço o nome [16h], então, acho melhor passar uma noite lá e descansar pra terminar logo pela manha xD

A caminhada é bonita sim, mas nada de outro mundo.

Tem gente que sobe andando de Aguas Calientes até MP, mas com toda sinceridade não recomendo, pois a subida é muito desgastante e você perde os melhores momentos, que seria chegar cedo e ter pouca gente lá.  Todas as vezes que fui optei por pegar o minibus mais ou menos 6:00 ou 6:30 da manhã.

Sobre dormir lá na volta de MP, também não vejo motivo e acho tempo desperdiçado, mas é questão de gosto pessoal. Muitas vezes desci de trem até a hidroeléctrica, umas até de graça e outras vezes desci caminhando.  De trem é mais simples porque várias vans estarão esperando a chegada do mesmo para transportar os turistas a Cusco.  Em outros horários se encontra igualmente, mas será bem mais difícil. 

Citar

Sobre caminho Hidroelétrica: Fiz de carro próprio duas vezes, a primeira vez foi super tranquilo, da última vez tinha caído parte da estrada e tivemos que passar bem próximo do abismo, foi muito tenso...Procure ir no inverno pois não chove, da segunda vez parte da estrada cedeu e tivemos que passar a noite dentro do carro aguardado pessoal arrumar a estrada. Já teve ocasião de turistas ficarem presos em AC sem ter como sair, tiveram que ser resgatados por helicópteros....

hahahaha Sim, lá é muito comum trechos grandes de estrada desabarem.  A gente aqui está até acostumado a descer uma encosta no período de chuva, mas lá é o chão que desaba. hahaha
Já tive que passar de moto e carro nesta situação.  Na primeira vez que fui a MP foi de moto, tinha desabado um trecho na estrada principal, perto de Abra Málaga, tive que voltar e pegar um caminho por Huilloc de 4 dias pelas montanhas, um pesadelo completo.  Mas, isso é o Peru, e as dificuldades que tornam o caminho interessante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, LeoRJ disse:

A caminhada é bonita sim, mas nada de outro mundo.

Tem gente que sobe andando de Aguas Calientes até MP, mas com toda sinceridade não recomendo, pois a subida é muito desgastante e você perde os melhores momentos, que seria chegar cedo e ter pouca gente lá.  Todas as vezes que fui optei por pegar o minibus mais ou menos 6:00 ou 6:30 da manhã.

Sobre dormir lá na volta de MP, também não vejo motivo e acho tempo desperdiçado, mas é questão de gosto pessoal. Muitas vezes desci de trem até a hidroeléctrica, umas até de graça e outras vezes desci caminhando.  De trem é mais simples porque várias vans estarão esperando a chegada do mesmo para transportar os turistas a Cusco.  Em outros horários se encontra igualmente, mas será bem mais difícil. 

hahahaha Sim, lá é muito comum trechos grandes de estrada desabarem.  A gente aqui está até acostumado a descer uma encosta no período de chuva, mas lá é o chão que desaba. hahaha
Já tive que passar de moto e carro nesta situação.  Na primeira vez que fui a MP foi de moto, tinha desabado um trecho na estrada principal, perto de Abra Málaga, tive que voltar e pegar um caminho por Huilloc de 4 dias pelas montanhas, um pesadelo completo.  Mas, isso é o Peru, e as dificuldades que tornam o caminho interessante. 

 

Talvez não seja necessário mesmo passar mais uma noite lá, é algo que estou pensando ainda. Subir usando o onibus e descer a pé pode ser uma opção, mas não resolve a questão do tempo já que o ultimo transporte pra nos levar de volta a Cusco aparentemente sai 16h o que deixaria todo a experiencia extremamente cansativa, subir e descer a pé até MP, depois de Aguas Callientes até essa parada vão render facilmente 4h, complicado. 

 

O que me parece mais interessante é subir bem cedo a pé e na volta se utilizar do onibus, justamente pra conseguir economizar tempo pra chegar lá na parada cedo e vazar pra Cusco, mas me parece contra intuitivo, enfim... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
4 horas atrás, LeoRJ disse:

A caminhada é bonita sim, mas nada de outro mundo.

Tem gente que sobe andando de Aguas Calientes até MP, mas com toda sinceridade não recomendo, pois a subida é muito desgastante e você perde os melhores momentos, que seria chegar cedo e ter pouca gente lá.  Todas as vezes que fui optei por pegar o minibus mais ou menos 6:00 ou 6:30 da manhã.

Sobre dormir lá na volta de MP, também não vejo motivo e acho tempo desperdiçado, mas é questão de gosto pessoal. Muitas vezes desci de trem até a hidroeléctrica, umas até de graça e outras vezes desci caminhando.  De trem é mais simples porque várias vans estarão esperando a chegada do mesmo para transportar os turistas a Cusco.  Em outros horários se encontra igualmente, mas será bem mais difícil. 

hahahaha Sim, lá é muito comum trechos grandes de estrada desabarem.  A gente aqui está até acostumado a descer uma encosta no período de chuva, mas lá é o chão que desaba. hahaha
Já tive que passar de moto e carro nesta situação.  Na primeira vez que fui a MP foi de moto, tinha desabado um trecho na estrada principal, perto de Abra Málaga, tive que voltar e pegar um caminho por Huilloc de 4 dias pelas montanhas, um pesadelo completo.  Mas, isso é o Peru, e as dificuldades que tornam o caminho interessante. 

Ir no verão para MP é complicado mesmo,  o desabamento foi na mesma região de quando vc foi...

Mas o mais tenso em viagem de carro, sem sombra de dúvida, foi a descida pelo cannyon del Pato, peguei uma chuva terrível e começou a inundar a pista, e cair pedras das montanhas em cima do carro, e uns 50 túneis para passar, imagina a tensão....foi tão tenso que tive que voltar lá no inverno para aproveitar o lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá! Fiz um mochilão em agosto/setembro de 2022. 

Iniciei minha viagem terrestre por La Paz e terminei em Lima. Tirando o trecho Cusco x Lima que fiz de avião ( seriam umas 28 horas de ônibus) fiz todos os trajetos de ônibus. 

A saber:

* Não tem viagem de dia. Quase todos os ônibus saem a partir das 19:00 horas. 

* O ônibus  não faz parada no meio do caminho para comer, banheiro,  etc. O ônibus tem banheiro. Prepare-se.

* Calefação. Não tem meio termo. Ou os ônibus ficam quentes ao ponto de você suar de camiseta ( enquanto a temperatura externa as vezes é -10º ... ou, em lugares com temperatura menos amena, ar-condicionado a 14 º, enquanto a temperatura externa é 18º / 20º. 

Passei a fronteira da Bolívia com o Peru em Kasani. Foi bem tranquilo. Tinha um posto médico do lado do Peru conferindo vacinação / oxigenação e febre. 

O melhor banco do ônibus cama (entre os que andei), foi o último lugar do andar de baixo. Ninguém te chuta e não é em cima das rodas. (Ver foto do ambiente interno de onibus)

Pelo fato as viagens serem noturnas, dá para economizar diárias em hostel que vc vai passar no ônibus e, como no meu caso, pode ser que precise de dias de descanso para se recuperar da viagem.

Se eu não tivesse "descansado" tanto, se eu não tivesse gostado tando de Arequipa e Cusco poderia ter ido à Huaraz tb. 

Meu roteiro foi :

14/ago    domingo            sp x la paz ( Wild Rover)
15/ago    segunda-feira    la paz (cable car)
16/ago    terça-feira        la paz x uyuni ( noite)
17/ago    quarta-feira    uyuni (descanso) = hostel Piedra Blanca
18/ago    quinta-feira    salar del uyuni
19/ago    sexta-feira        salar del uyuni
20/ago    sábado            salar del uyuni x copacabana ( Hostal Sonia)
21/ago    domingo            copacabana
22/ago    segunda-feira    copacabana x arequipa ( Misty Hostel)
23/ago    terça-feira        arequipa (descanso))
24/ago    quarta-feira    Arequipa ( Ruta del Silar)
25/ago    quinta-feira    Arequipa ( Canion Del Coca)
26/ago    sexta-feira        Arequipa ( street Tour)
27/ago    sábado            Arequipa x Cusco
28/ago    domingo            Cusco ( Mercados) (NAO Victoria  é bom, mas é muito pousada!)
29/ago    segunda-feira    Cusco ( descanso)( Hostel Kokopeli)
30/ago    terça-feira        Cusco ( Montanha Colorada)
31/ago    quarta-feira    Cusco ( Vale Sagrado) x Machu Picchu ( Não lembro e nem quero lembrar o hotel!)
01/set    quinta-feira    Machu Pichu  x Cusco
02/set    sexta-feira        Cusco (descanso))
03/set    sábado            Cusco City Tour
04/set    domingo          Cusco Museus
05/set    segunda-feira    Cusco x Lima (Waikiki - razuável)
06/set    terça-feira        Lima x Huacachina - Wild Rover
07/set    quarta-feira    Huacachina
08/set    quinta-feira    Huacachina
09/set    sexta-feira        Huacachina x Lima ( Pariwana - ótimo custo e excelente localização).
10/set    sábado            Lima
11/set    domingo            Lima
12/set    segunda-feira    Lima
13/set    terça-feira    Lima x SP

 

20220827_193146.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@lulyis, interessante o seu relato. Seu roteiro é totalmente diferente mas algumas experiencias são parecidas... 

 

Também estou nessa onda de fazer pelo menos um rolê pela madrugada, seja ir de Cusco x Arequipa [ou o contrário] ou fazer algum rolê meio doido de La Paz pra Puno, me pergunto o quanto que isso pode ser desgastante, pois faz muito tempo que não faço algo assim. Sei que estarei cansado e acredito que dormiria umas boas horas, mas quantas? Não sei... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...