Ir para conteúdo

Manaus - fui... e não gostei!! (com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá !!

 

Carol é uma pena sua estadia em Manaus não ter sido agradável.

Residi lá por 6 anos mais ou menos e de vez em quando dou um pulinho lá, visitar familiares e amigos.

Muita gente quando vai a Manaus, criam expectativas, li no seu relato que você queria conhecer a "Amazônia", talvez esse seja o maior equívoco de todos, Manaus atualmente já é uma grande metrópole e a tal "Amazônia" só se encontra em municípios próximos ou fazendo pacotes turísticos pelos Hotéis de Selva.

Você tem razão em diversos pontos, mas acredito que se soubesse um pouco mais da cidade, algumas frustrações poderiam ser evitadas, principalmente em relação ao trânsito, como melhor hora pra sair e melhor hora para estar em determinados lugares.

Quanto a cidade em si, ela está progredindo, cresceu muito em pouquíssimo tempo, como já mencionaram as coisas interessantes ficam em relação a arquitetura e história.

Referente ao Tropical, como você mencionou ele já foi um EXCELENTE hotel, mas atualmente deixa bastante a desejar, suas instalações não foram modernizadas e basicamente se mantém como um grande hotel devido seu passado "áureo".

Manaus realmente tem graves problemas, mas na minha humilde opinião são problemas que praticamente toda metrópole sofre, ainda mais com o "boom" de pessoas que teve nos últimos anos prejudicaram a cidade mas, ainda tem muita coisa boa para se desfrutar...

Sei que é extremamente difícil você retornar a cidade, mas caso aconteça nos procure para no mínimo mudarmos a impressão que ficou da cidade.

 

E aos demais:

Como a 92KCoeba e psoares disseram e caso eu esteja na cidade, auxiliarei com maior prazer a todos que visitarem a cidade.

 

;]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

Estive em Manaus duas vezes, a trabalho, ambas em 2002. Também não gostei da cidade, mesmo sem ter "criado" expectativas. Há sem dúvida aspectos interessantes, como arquitetura e história, mas a cidade, como conjunto é pobre de atrativos e muito, muito suja, diria que de aspecto decadente mesmo. Já haviam me falado isso antes e essa triste realidade superou minhas expectativas ruins...

 

Creio que as atrações mais interessantes fiquem mesmo afastadas da cidade, mas como não fui a passeio, não pude visitar.

 

Abraço,

Link para o comentário
  • Membros

Bom, sou amazonense, da capital, e acredito ser imparcial. Digo que boa parte da cidade realmente não tem boa aparência, principalmente porque: a pobreza aqui não é marginalizada, mas se mistura à paisagem de qualquer canto. Vias mal iluminadas; calçadas insuficientemente largas, sequer niveladas; pavimentação cheia de "tapa-buracos" ridículos. Muito da bela arborização nativa incorporada à cidade já foi arrancada – o que deve ser o mais frustrante para quem idealiza uma cidade no meio da Amazônia. Já foi uma cidade melhor. Mas eu diria que o fator crucial é que os valores de organização e limpeza ainda não estão muito presentes na cultura local.

 

Havia assumido o compromisso de editar uma série de dicas aqui conforme ia lembrando, mas vi que já há muito pelo site, então as removi.

Creio que uma viagem pelo AM pode surpreender se a pessoa conseguir entrar no clima e absorver o que há de melhor. A beleza pode estar nas diferenças mais puras.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Bom...quanto a empresas de turismo, não posso dizer nada, pois contratrei um guia particular que teve que fazer o meu roteiro proposto, inclusive contratar o barqueiro. Não tenho agência de turismo, mas não sou tão leiga, pois sou formada em turismo, mas não exerço a profissão. Antes de ir ao destino escolhido pesquisei sobre os roteiros, o itinerário de cada roteiro e os preços cobrados pelas agências. Daí negociei o meu preço, pois queria um roteiro totalmente particular, pela necessidade da ocasião. Fiquei satisfeita pelo retorno dos serviços prestados.

Quanto a parte gastronômica, não tenho o que reclamar. Dos 7 ou 8 dias que fiquei, fui apenas duas vezes em um único restaurante, sendo que tentei diversificar o máximo possível. Servi de refeição à base de carne, somente duas vezes durante a estadia, sendo que uma delas p/experimentar um prato à base de carne de sol do norte. Demais refeições foram à base de peixes típicos, de diferentes preparos e todos estavam perfeitamente bem servidos. Na maiorira das vezes acompanhado de baião de dois e uma salada/vinagrete, mas cada restaurante com o sabor peculiar do prato. Até um peixe com muitos espinhos como Jaraqui e Pacu, apreciei sem problemas de espinhos e aprendi a preparar os peixes semelhantes daqui do sudeste, com conhecimentos que adquiri no norte.

Thijamaican, fazer turismo é conhecer o diferente. Se for para ser recebido do jeito da sua cultura, é melhor ficar onde vc. vive. O choque das diferenças é que faz a beleza do local e sentirmos o quanto temos de diferente para aquele lugar que nos recebe. Afinal de contas os turistas são os invasores para o receptivo.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Carol, tudo bem?

 

Sou de Manaus, mas já morei em muitos outros estados, então posso falar com coesão. Manaus tem muitos defeitos sim, como qualquer cidade que cresceu desornadamente, porém está muito mais bonita e com uma qualidade urbana bem melhor do que há 20 anos atrás, onde moradores não tinham condições de possuirem automóveis. Pelo fato de nosso pólo industrial gerar muitos empregos e de, o Brasil em geral, viver uma fase de farturas (graças a Deus), muitas pessoas de diversos estados vieram morar aqui e que, por sua vez, constituiram famílias, fora os estrangeiros como japoneses, espanhóis e americanos, além dos nossos vizinhos colombianos e peruanos, o que resultou em um trânsito infernal. Nossos governantes estão fazendo o que é possível, apesar de ainda ter muito a fazer, mas infelizmente tenho que concordar com você. Caso alguem esteja planejando vir a Manaus, sugiro reservar com antecedência o aluguel de um veículo com ar condicionado e prepararem-se psicologicamente para encontrar um trânsito bem congestionado nos horários de 07:00 as 08:00, de 11:30 as 14:00 e de 16:30 as 18:30, horas do rush.

 

Como você veio na época das chuvas e por nosso clima ser quente e úmido, com certeza encontrará a cidade suja, pois as nossas chuvas são, em geral, diárias e, algumas vezes torrenciais, consequentemente as vias ficam com aspectos lamacentos e desagradáveis, além de que, as chuvas deixam as paredes com aspectos de abandono, por nosso clima ser húmido, não conseguem secar em tempo habil. Nosso estado, costumamos dizer, que temos apenas duas estações climáticas, do verão, que inicia em Julho até Novembro ou Dezembro e a época das cheias ou chuvas, de Janeiro a Maio ou Junho.

 

As cidades vizinhas a nossa capital são próximas, mas, infelizmente, não possuímos suportes necessários entre os trechos, como hospedagens, postos de combustíveis e restaurantes, portanto sugiro aos que planejam conhecer a região, abastecerem seus veículos antes dessas empreitadas. Caso não conheçam as rotas, digo com total confiança que o povo amazonense, que, infelizmente a grande maioria, por questões culturais mesmo, não possui uma conscientização ecológica como a grande maioria do nosso país, mas isso é uma característica não só do povo amazonense, mas de um povo esquecido pelos governantes, independente da região em que vivem, mas cabe a nós também darmos o bom exemplo, sem no entanto, fazermos julgamentos precipitados. Mas afirmo-te com toda a minha certeza, em nenhum outro lugar você encontrará um povo tão acolhedor e prestativo como os amazonenses. São pessoas simplórias, até meio rudes (é lógico que depende da área, do padrão cultural e do acesso às informações, tem exceções), mas tem um coração enorme, como de uma mãe e no momento de uma necessidade, eles sabem ser solidários, dividem o pouco que tem com muito boa vontade.

 

Enfim, como estou meio sem tempo para escrever, quero te pedir desculpas em nome do nosso povo, se em algum momento você se sentiu ofendida ou perseguida aqui por nossos conterrâneos, eles não o fazem por mal, acredite, é que somos defensores por natureza de nosso estado, é uma questão de princípios mesmo, pois fomos muito exluídos por algum tempo do resto do país, sofremnos muitos preconceitos e rótulos. Qualquer coisa que seja dita sobre nosso estado ou povo, os amazonenses se armam e logo vem em defesa. Peço que nos perdoe e que nos dê mais uma chance em conhecer nossas belezas naturais e o nosso povo, tenho certeza de que em umretorno vocês nos verão e a nossa cidade com bons olhos.

 

Seja muito feliz e volte sempre!!! :P

Link para o comentário
  • Membros
Acho que vai muito da época e do tipo de roteiro que a pessoa faz que mostra se o destino é bom ou ruim...

 

Tenho vontade de conhecer Manaus, mesmo tendo alguns relatos negativos sobre a cidade.

 

 

Leandro, nada é negativo, tudo é conhecimento.... vc. tem uma boa ferramenta de pesquisas que é este site. Fora, os que vc. poderá pesquisar na net. Pesquise, monte o seu roteiro dentro das suas possibilidades e boa viagem. Outra coisa.... troca de idéias e conversas com os nativos também lhe trará conhecimentos com uma visão diferenciada da que vc. adquire através da mídia.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola pessoal como au ja disse antes acho que algumas viagens frustadas a Manaus como a do thijamaican aconteceram por falta de informação, pois passar nove dias como ele mesmo disse em Manaus como turista é um exagaero nem agente que é daqui conseguira arrumar coisa para fazer nesses nove dias dentro da cidade iriamos morrer de tedio.

 

Desde ja deixo a dica, Manaus é coisa para no maximo uns 4 dias e é para quem gosta de Natureza e historia.

 

Bom para quem quer conhecer um pouco da historia de um dos ciclos economicos de maior importancia do pais a dica é conecer o centro historico de Manaus, fazer o Cyt tur e conhecer alguns predios como teatro amazonas e Palacio Rio Negro e anoite conhecer o Largo de São Sebastião, isso da para fazer no primeiro dia.

 

No segundo dia aconselho fazer um passeio de barco para o Lago Janauri que fica no municipio de Iranduba e conhecer o encontro das águas, a muitos relatos aqui no site sobre esses passeios, o passeio começa de manha e termina a tarde.

 

No terceiro dia aconselho para conecer um pouco mais da fauna e flora do local, eu proponho conhecer o Bosque da Ciencia e ver um peixe boi e arihanhas de perto, conhercer o Zoologico e ver uma onça pintada de perto e também conhecer o Museo de Ciencias Natirais la tem um aquario com uns pirarucus incrivel, tudo isso ja da para mais um dia.

 

Por ultimo quem quizer pode conhecer o zoologico Hotel tropical, conherce o Museo do Seringal e de lar ir para a raia da lua.

 

é logico que tem outras coisas em Manaus, mas para quem vem para ca aconcelho esse roteiro de 4 dias em Manaus 2 a 3 dias em Presidente Figueiredo para conhecer as cachoeiras e dois dias em Novo Airão para nadar com os botos e conhecer Anavilhanas.

 

Mais de cinco dias dentro da cidade é para morrer de tedio e extresse.

Link para o comentário
  • Membros

Eu gosto muito de Manaus, mas eu entendo sem problem a gente que não gosto. Meu irmão foi là tambem me visitar e odéio a cidade. Para mim é a primeira cidade onde eu encontrei o povo brasileiro, então eu tem esso typo de amor impossivel a comprender com essa cidade. Ta verdade que é suja, polluida (vai no Mindu ver os ultimos jacarés) mas eu não posse ficar longo tempo sem ir...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...