Ir para conteúdo

Cartão Wise


Ir para solução Solucionado por FCRO ,

Posts Recomendados

  • Membros
Em 14/11/2023 em 13:05, Dea Maranhão disse:

Acabei de voltar de 25 dias no Chile. Usei Wise direto com conta em pesos chilenos e tem muita gente usando. Muito fácil e ótimas taxas. Eu gosto de ter contas com a moeda local porque fica mais fácil de controlar. Não tenho o Wise físico que pode ser usado para saque mas conheci outros viajantes recomendando. No Atacama você pode usar para pagar os passeios e hotel mas recomendo ter "cash" para o dia a dia.
Com a opção de multiplas contas no Wise, você pode transferir o saldo que sobrar entre as contas.

eu estive no atacama em abril desse ano e usei wise em quase tudo

qualquer venda na rua caracoles aceita cartão

unica importancia de ter dinheiro vivo no atacama é para pagar as taxas ambientais dos diversos passeios 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Em 13/09/2023 em 19:17, Alan Rafael Kinder disse:

O Wise é um cartão de débito com carteira multimoeda.

Isso significa que através do aplicativo dele, tu podes abrir contas bancárias com várias moedas.
Os valores depositados nessas contas (seja qual moeda for) não rendem.

O cartão possui taxas acessíveis/reduzidas de uso - mas elas existem!

Quando você for efetuar um pagamento em uma moeda qual você não tem carteira aberta, o aplicativo irá automaticamente tentar usar o saldo que tiveres de USD ou EUR (o IOF aplicado é de 1,1%, visto que é uma conta estrangeira) - se não tiveres, ele recusará o pagamento.
Nesse ato, o aplicativo irá converter os valores de acordo com o câmbio do momento, e também aplicará as eventuais tarifas e impostos.

Ele funciona da mesma forma que qualquer cartão de débito - passando na máquina, inserindo, ou até mesmo por aproximação (caso tenhas ativada essa opção).
Você também pode usa-lo para efetuar saques em espécie em máquina ATM (fique atento que a própria operadora da ATM possivelmente aplicará tarifas ao utiliza-la).

Através do aplicativo, tu podes consultar tuas carteiras (e as respectivas contas bancárias) para efetuar a declaração do Imposto de Renda.

Obrigado, Alan!

Você esclareceu absolutamente tudo que eu precisava saber desse cartão para uso na minha próxima viagem ao Peru! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 13/09/2023 em 19:17, Alan Rafael Kinder disse:

O Wise é um cartão de débito com carteira multimoeda.

Isso significa que através do aplicativo dele, tu podes abrir contas bancárias com várias moedas.
Os valores depositados nessas contas (seja qual moeda for) não rendem.

O cartão possui taxas acessíveis/reduzidas de uso - mas elas existem!

Quando você for efetuar um pagamento em uma moeda qual você não tem carteira aberta, o aplicativo irá automaticamente tentar usar o saldo que tiveres de USD ou EUR (o IOF aplicado é de 1,1%, visto que é uma conta estrangeira) - se não tiveres, ele recusará o pagamento.
Nesse ato, o aplicativo irá converter os valores de acordo com o câmbio do momento, e também aplicará as eventuais tarifas e impostos.

Ele funciona da mesma forma que qualquer cartão de débito - passando na máquina, inserindo, ou até mesmo por aproximação (caso tenhas ativada essa opção).
Você também pode usa-lo para efetuar saques em espécie em máquina ATM (fique atento que a própria operadora da ATM possivelmente aplicará tarifas ao utiliza-la).

Através do aplicativo, tu podes consultar tuas carteiras (e as respectivas contas bancárias) para efetuar a declaração do Imposto de Renda.

Alan, uma última dúvida para ver se realmente entendi bem. No caso eu teria que criar uma conta em USD na Wise e converter meu saldo da conta em BLR para USD, correto? Nessa operação a Wise usa o dolar comercial como referência e incide 1.1% de IOF. Fazendo uma compra em Lima usando meu saldo em USD a própria Wise converte na hora para PEN usando o melhor câmbio disponível, também incidindo 1.1% de IOF. É isso mesmo? Considerando a diferença do dolar comercial e turismo (que tá em torno de 4%) e também considerando que eu pagaria IOF de 1.1% na casa de câmbio para comprar USD no Brasil, ainda seria bem mais vantajosa as duas conversões pela Wise, sendo realmente a melhor opção para levar dinheio para lá. Meu raciocínio está correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, brunoftlima disse:

Alan, uma última dúvida para ver se realmente entendi bem. No caso eu teria que criar uma conta em USD na Wise e converter meu saldo da conta em BLR para USD, correto? Nessa operação a Wise usa o dolar comercial como referência e incide 1.1% de IOF. Fazendo uma compra em Lima usando meu saldo em USD a própria Wise converte na hora para PEN usando o melhor câmbio disponível, também incidindo 1.1% de IOF. É isso mesmo? Considerando a diferença do dolar comercial e turismo (que tá em torno de 4%) e também considerando que eu pagaria IOF de 1.1% na casa de câmbio para comprar USD no Brasil, ainda seria bem mais vantajosa as duas conversões pela Wise, sendo realmente a melhor opção para levar dinheio para lá. Meu raciocínio está correto? 

O IOF é cobrado apenas no momento que você converte de real para USD, quando você realizar uma compra em soles ou outra moeda que não tem no wise, o valor da compra será convertido automaticamente para USD e descontado do seu saldo, sem nenhuma taxa a mais.

Editado por SilviaAlves
  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
9 horas atrás, brunoftlima disse:

Alan, uma última dúvida para ver se realmente entendi bem. No caso eu teria que criar uma conta em USD na Wise e converter meu saldo da conta em BLR para USD, correto? Nessa operação a Wise usa o dolar comercial como referência e incide 1.1% de IOF. Fazendo uma compra em Lima usando meu saldo em USD a própria Wise converte na hora para PEN usando o melhor câmbio disponível, também incidindo 1.1% de IOF. É isso mesmo? Considerando a diferença do dolar comercial e turismo (que tá em torno de 4%) e também considerando que eu pagaria IOF de 1.1% na casa de câmbio para comprar USD no Brasil, ainda seria bem mais vantajosa as duas conversões pela Wise, sendo realmente a melhor opção para levar dinheio para lá. Meu raciocínio está correto? 

- Você pode 'abrir' uma carteira de qualquer moeda suportada pelo Wise.

- Caso não exista a moeda que você deseja, tu podes abrir uma carteira em USD ou EUR (especificamente um destes dois), e o próprio sistema irá converter o saldo destas carteiras para a moeda que estiveres utilizando (ele sempre pegará da conta que tiver a melhor conversão no momento).

- Essa conversão automática se aplicará inclusive caso você use uma moeda suportada pela Wise, mas qual tu não tenhas saldo no momento.

- A respeito do IOF é como a Silvia pontuou acima.

- Presumindo que você irá carregar sua carteira pagando em BRL, no ato da compra de qualquer moeda suportada pelo Wise, o sistema irá efetuar a conversão (conforme a calculadora que o próprio Wise oferece).

- Eu nunca fiz um estudo sobre Soles (o que é mais vantajoso), mas pelas informações que já trouxesse, ao que tudo indica, sim - é melhor usar Wise (a diferença é pouca, mas eu vejo que um cartão é mais prático que dinheiro em espécie - por diversas razões). Lembre-se apenas que, na eventualidade de precisares ter dinheiro em espécie, conseguirás sacar em uma ATM com Wise, todavia a própria ATM possivelmente terá tarifas sobre a operação (o Wise não tem tarifa alguma até certo valor sacado).

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 01/03/2024 em 14:05, brunoftlima disse:

Alan, uma última dúvida para ver se realmente entendi bem. No caso eu teria que criar uma conta em USD na Wise e converter meu saldo da conta em BLR para USD, correto? Nessa operação a Wise usa o dolar comercial como referência e incide 1.1% de IOF. Fazendo uma compra em Lima usando meu saldo em USD a própria Wise converte na hora para PEN usando o melhor câmbio disponível, também incidindo 1.1% de IOF. É isso mesmo? Considerando a diferença do dolar comercial e turismo (que tá em torno de 4%) e também considerando que eu pagaria IOF de 1.1% na casa de câmbio para comprar USD no Brasil, ainda seria bem mais vantajosa as duas conversões pela Wise, sendo realmente a melhor opção para levar dinheio para lá. Meu raciocínio está correto? 

Bruno, também estou planejando ir para o Peru e fiz minha conta na Wise ontem. Ainda estou sem entender:

- Alguém comentou que é necessário fazer uma compra no Brasil para ativar o cartão. É isso mesmo? Você sabe algo sobre isso?
Outra coisa, em Cusco, um post falou que é possível sacar sem taxa alguma no Banco de la Nacion (Calle Almagro x Avenida Del Sol, próximo à Plaza de Armas). 

Eu só viajo no final de maio e começo de junho. Aí dou notícias sobre como foi usar o wise por lá. Pretendo pagar hotel, alimentação e lojas com o cartão. Os passeios eu já agendei e estou pagando antencipado. Vou levar em espécie para as taxas dos parques, museus e afins. Meu receio é só a parte de Huaraz, que é bem menor que Cusco e Lima. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
24 minutos atrás, Edgaramaral disse:

Bruno, também estou planejando ir para o Peru e fiz minha conta na Wise ontem. Ainda estou sem entender:

- Alguém comentou que é necessário fazer uma compra no Brasil para ativar o cartão. É isso mesmo? Você sabe algo sobre isso?
Outra coisa, em Cusco, um post falou que é possível sacar sem taxa alguma no Banco de la Nacion (Calle Almagro x Avenida Del Sol, próximo à Plaza de Armas). 

Eu só viajo no final de maio e começo de junho. Aí dou notícias sobre como foi usar o wise por lá. Pretendo pagar hotel, alimentação e lojas com o cartão. Os passeios eu já agendei e estou pagando antencipado. Vou levar em espécie para as taxas dos parques, museus e afins. Meu receio é só a parte de Huaraz, que é bem menor que Cusco e Lima. 

Quando fiz meu cartão wise (2022 ou 2021, não lembro ao certo), era necessário fazer uma compra no Brasil para ativá-lo mesmo. Lembro até que tentei comprar uma garrafinha de água só pra ativar. Na época (não sei hoje, porque não uso Wise aqui no território nacional) tinha um problema que nem toda maquininha aceitava (Cielo, Stone e GetNet), então ainda levou umas tentativas até conseguir ativá-lo.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
32 minutos atrás, Edgaramaral disse:

Bruno, também estou planejando ir para o Peru e fiz minha conta na Wise ontem. Ainda estou sem entender:

- Alguém comentou que é necessário fazer uma compra no Brasil para ativar o cartão. É isso mesmo? Você sabe algo sobre isso?
Outra coisa, em Cusco, um post falou que é possível sacar sem taxa alguma no Banco de la Nacion (Calle Almagro x Avenida Del Sol, próximo à Plaza de Armas). 

Eu só viajo no final de maio e começo de junho. Aí dou notícias sobre como foi usar o wise por lá. Pretendo pagar hotel, alimentação e lojas com o cartão. Os passeios eu já agendei e estou pagando antencipado. Vou levar em espécie para as taxas dos parques, museus e afins. Meu receio é só a parte de Huaraz, que é bem menor que Cusco e Lima. 

Pra ativar o cartão é necessário mesmo fazer uma compra, de qualquer valor, aqui no Brasil (já usa daqueles 100 reais que tem que colocar quando pede o cartão).

Sobre usar o cartão, alguns lugares cobram uma taxa (geralmente 5%) pra poder fazer o pagamento no cartão (igual aqui no Brasil alguns lugares cobram uma taxa para pagamentos no crédito/débito). Aconteceu comigo em dois hostels no Peru.

Eu que fiz o comentário sobre o banco de la nación, que não cobra taxa. Alguém no hostel comentou comigo e fui lá conferir, e realmente tinha uma fila de turistas esperando para usar o caixa eletrônico.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...