Ir para conteúdo

Argentina - Câmbio Oficial, MEP e Blue (2023).


Posts Recomendados

  • Membros
Em 28/09/2023 em 22:20, Cleber Curitiba disse:

Boa noite, vou acompanhar o post e os relatos após a sua viagem(caso o faça aqui). Farei os trekkings em El Chalten em 2024, vou solo mas pretendo passar um ou dois dias em Buenos Aires antes. 

Abraço!!

Se vai passar em Buenos Aires pode fazer cambio blue lá, na Calle.Florida.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em Buenos Aires eu fiz o câmbio no sábado que cheguei na Mais Brazukas (fica na Calle Florida). Levei 500 reais daqui do Brasil, em notas de R$ 100, para trocar. A cotação tava 1 BRL = 140 pesos para notas em bom estado de conservação. Na Western Union, estava 1 = 150 (sem taxa. Com a aplicação de taxa, ficava algo próximo de 1 = 144, mas só fui me atentar pra isso depois. Se tivesse percebido antes, teria levado mais BRL do Brasil). Foi bem rápido. Não levou mais do que 10 minutos o processo – por volta de 13h30-14h, não lembro ao certo. 

Na segunda-feira pela manhã, antes das 9h, fiz a troca de R$ 800 + 30 de taxa na Western Union da Av. Córdoba. Porém, não fiz na agência grande, que fica na esquina. Naquela hora já havia uma filinha esperando a agência abrir. A galera não se atentou que logo ali atrás, literalmente menos de 10 passos da agência principal, dava pra sacar também (e sem fila). Imagino que nessa agência menor nem sempre tenha dinheiro, mas em todo caso, vale a pena dar uma passada, se a fila da maior tiver muito grande. Saindo desse ponto menor da WU, cheguei a avisar um trio de brasileiros que logo ali atrás tinha uma agência já aberta. Só não sei se eles foram mesmo.

Agência maior:

image.thumb.png.a4efa890a4d1974e604b902fa7184a8b.png

Agência em que saquei, colada na maior: 

image.thumb.png.7d8b49056d55950d879a2c078d4c6fe9.png

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa tarde, Alan!

Já voltou de El Calafate/El Chalten? Estou com viagem marcada para a semana que vem e devo ir para essas duas cidades e também para Ushuaia. 

Pode compartilhar como foi com relação aos pagamentos (cartão de crédito, wise, western union, dolar ou peso)?

Também ainda estou com dúvidas de como fazer quanto ao transporte entre El Calafate e El Chalten (eu e mais 1 pessoa). Digo isso porque a minha ideia é ir direto do aeroporto para El Chalten e não sei qual seria a melhor opção (ônibus ou remis)...

Se puder compartilhar alguma outra dica ou informação, agradeço também!

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, Louise Pedroso disse:

Boa tarde, Alan!

Já voltou de El Calafate/El Chalten? Estou com viagem marcada para a semana que vem e devo ir para essas duas cidades e também para Ushuaia. 

Pode compartilhar como foi com relação aos pagamentos (cartão de crédito, wise, western union, dolar ou peso)?

Também ainda estou com dúvidas de como fazer quanto ao transporte entre El Calafate e El Chalten (eu e mais 1 pessoa). Digo isso porque a minha ideia é ir direto do aeroporto para El Chalten e não sei qual seria a melhor opção (ônibus ou remis)...

Se puder compartilhar alguma outra dica ou informação, agradeço também!

El Chalten fica cerca de 200km de El Calafate, um Remis iria custar uma pequena fortuna.

Procure por Taqsa, viagem de ônibus

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde, Alan!

Obrigada pelo feedback!

Pelo que você e o Davi disseram, já vi que o ideal é comprar a passagem de ônibus entre El Calafate e El Chalten. Vou fazer isso!

Estou planejando levar o wise e 2 cartões de crédito (um visa e um mastercard/nubank). Prefiro usar os cartões pela praticidade. Bom saber que eles são bem aceitos.

Já é o segundo relato que vejo sobre essa fila na WU de El Calafate. Vou fugir dela e tentar sacar um pouco da moeda deles ou fazer câmbio (para as situações em que só aceitem dinheiro em espécie) em Ushuaia, já que tenho apenas conexão noturna em Buenos Aires.

Também reparei que o nubank está aplicando o dolar MEP de imediato quando reservei um passeio no Perito Moreno diretamente no site da Hielo & Aventura (com valor em ARS) - o único passeio que eu já contratei daqui do Brasil. 

Vi relatos de que não é necessário comprar os passeios com muita antecedência, com exceção de um ou outro mais concorrido. Sabe dizer se isso procede? 

Você sugere algum passeio/trilha em El Calafate e El Chalten?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá Louise, boa tarde!

Voltei sim, só não tive tempo ainda para preparar um relato.

Bom, pretendo escrever sobre isso no relato, mas resumidamente:

- Super conveniente utilizar cartão (só se atente muito aos critérios para que se aplique MEP, e fique de olho antes de confirmar o valor, tive problemas com a Fitz Roy Expediciones, que precisei entregar o cartão na hora do pagamento, e não aparecia o valor informado no momento de digitar o PIN, depois descobri que passaram a perna), aceitação quase que completa (duas situações que não aceitavam, e dois estabelecimentos que cobravam um valor adicional ao pagar com cartão);

- Não usei Western Union. Quando estive passeando por El Calafate (em uma das manhãs livres), passei na frente dos Correios (pelo que pesquisei, um dos únicos dois lugares que aceitam WU - o outro estava fechado no dia), e a fila estava ENORME - eu cheguei a filmar enquanto caminhava. Sinceramente acho que se for usar WU, prefira fazer a troca em Buenos Aires, caso possível. Ou se organize para dedicar ao menos três horas esperando na fila, e torcendo para que tenha dinheiro na sua vez.

- Usei WISE (perfeito) e Nubank, ambos funcionaram perfeitamente (uma única situação não aceitaram WISE, por sua bandeira Visa, o que chegou a me surpreender). Os dois cartões estavam aplicando MEP imediatamente durante a viagem (conversão no ato - ao contrário do que eu imaginava no caso do Mastercard, que acusa precisar de até 72 horas para efetuar o estorno).

- Dólar é aceito em alguns estabelecimentos (costuma haver uma placa indicando o câmbio que estarão praticando - em média 5% menos que o anunciado no El Cronista). Minha hospedagem fazia câmbio no balcão, o que atendeu minha necessidade (pois precisava de moeda em espécie para pagar a lavanderia e a entrada da Laguna Huemul).

- Existe serviço estável e continuo de transporte rodoviário via ônibus entre El Calafate e El Chaltén (inclusive, o ônibus que volta de El Chaltén passa no aeroporto). Você pode comprar as passagens por lá, ou antecipar comprando aqui no Brasil. Eu utilizei o site Plataforma10 para fazer as compras, aplicou MEP, e deu tudo certo. Aproveite para ver as opções de horários disponíveis pelo site.

Nesse período que estive por lá, a moeda estava bem estável (pouca variação), de forma que valeria a pena ter efetuado uma troca de USD por ARS (em câmbio Blue) e usar o dinheiro ao longo de minha estadia. Porém vejo que a moeda começou a variar novamente.

Em uma comparação arbitrária, considerando as diversas compras que fiz enquanto estive por lá, segue a diferença média de preços entre as cidades:

Buenos Aires: barato demais, Ovo Kinder por cerca de 2,50 BRL.
El Calafate: pint de Blonde Ale (cerveja) por 2.000 ARL (uns 11 BRL) - fora do Happy Hour.
El Chaltén: pint de Blonde Ale por 2.200 ARL (uns 12 BRL) - também fora do HH.

No geral, salvo exceções e lugares 'nitidamente caros', Buenos Aires é muito barato, El Calafate é barato, El Chaltén é normal.

Sugiro levar dois cartões de bandeiras diferentes (Visa e Mastercard), e uma pequena quantia de USD para pequenas trocas.

Belas fotos no Instagram!! 

Acho então que os preços estão ok, lembro de pagar 10 reais na pint de cerveja artesanal em Bariloche em janeiro desse ano...

Se puder citar alguns lugares com bom custo benefício pra comer nas duas cidades.. 

Aguardando o relato!!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
16 horas atrás, Louise Pedroso disse:

Vi relatos de que não é necessário comprar os passeios com muita antecedência, com exceção de um ou outro mais concorrido. Sabe dizer se isso procede? 

Olha, eu tive que adaptar meu roteiro devido a não ter antecipado a contratação de alguns serviços. Mas assim, talvez eu tenha tido azar de pegar um período de fluxo acima do normal, sei lá. Minha sorte era que tínhamos nove dias líquidos em El Chaltén, logo isso não impediu que fizéssemos o que tínhamos planejado.

A entrada para a Estancia Los Huemules pode ser adquirida pelo site oficial deles, ou diretamente ao chegar lá. Porém, existe um limite diário de vagas.
Eu havia reservado transfer para lá, e quando fui no site (um dia antes) tentar comprar as entradas, haviam apenas três vagas (éramos um grupo de quatro pessoas).
Não teve jeito, tentei até conversar pelo whats deles. Fui obrigado a entrar em contato com a empresa do transfer, e consegui trocar o destino (acabamos indo naquele dia na Laguna Huemul, no Lago del Desierto).

No geral, o serviço de transfer está sempre disponível, então reservar com um dia de antecedência é o suficiente.

Mas nos passeios eu sugiro tentar agendar antes.

16 horas atrás, Louise Pedroso disse:

Você sugere algum passeio/trilha em El Calafate e El Chalten?

Olha, minha experiência foi completamente diferente da última vez que fui pra lá!

Então, sim, eu posso lhe sugerir várias opções, mas tudo depende de que tipo de passeio você está procurando. ^^

Por exemplo: se falarmos de trilhas, teremos as mais simples, as desafiadoras, e por fim as complexas. Dependendo do ritmo do teu grupo, as vezes não vale a pena forçar algo que não é compatível, entendes?
Se a pessoa começa a sentir dor ou cansaço em excesso, toda a magia da trilha se confundirá com o 'sacrifício maçante' envolvido.
Então é muito importante saber o que estamos buscando.

De toda forma, algumas trilhas são mais eficientes em oferecer paisagens deslumbrantes que outras.
A famosa Laguna de Los Tres é extensa, e o cenário por vezes é repetitivo. Se você busca ser surpreendida sem precisar andar mais de 20km, essa não seria a melhor escolha (e na minha opinião, a Laguna de Los Tres não é o suprassumo de El Chaltén, se criou a imagem que essa é 'a trilha', mas enfim, juízo meu).

Indico fortemente incluir:

- Laguna Huemul, no Lago del Desierto (precisa de transfer, e se paga entrada em espécie), você é levada até o local (demora uns 40 minutos), a trilha é curta com uma inclinação média, mas você logo entenderá porque vale a pena! Paguei 9.000 ARS pelo transfer, e 1.500 ARS pela entrada. Não precisa ser um dia absurdamente lindo (mesmo nublado, o lago fica com sua cor característica).

- Loma del Piegle Tumbado, saindo do Centro de Visitantes, com cerca de 10km até o mirante principal, e altimetria acumulada de 1.000m (parece exigente, mas não é tanto assim). Você terá visão do Cerro Torre (e da Laguna Torre) e do Fitz Roy. Opte pelo dia com o melhor clima para fazer essa, valerá a pena (com índices de nebulosidade baixa e média zerados ou ao menos menores que 15%).
Observação: Se tiver pique e coragem (sério), suba até o Cumbre del Piegle Tumbado (foi o auge da minha viagem, mas é exigente). É uma subida complicada e sobre a neve, em terreno com inclinação de 50º aproximadamente. Use bastões.

- Laguna Azul e Laguna Verde, na Estancia Los Huemules (privada), a trilha em si não deve ter 7km (é circular), e pouca altimetria. É algo extremamente leve, e vale a pena ser feita com muita tranquilidade (se quiseres ir até a Laguna del Diablo, aproveitaras melhor o tempo disponível). Não precisa ser no melhor dia. Lembre-se de reservar a entrada com antecedência, e precisa contratar transfer. Paguei 9.000 ARS na entrada, e mais 9.000 ARS pelo transfer.

Abraços!

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olha, eu tive que adaptar meu roteiro devido a não ter antecipado a contratação de alguns serviços. Mas assim, talvez eu tenha tido azar de pegar um período de fluxo acima do normal, sei lá. Minha sorte era que tínhamos nove dias líquidos em El Chaltén, logo isso não impediu que fizéssemos o que tínhamos planejado.

A entrada para a Estancia Los Huemules pode ser adquirida pelo site oficial deles, ou diretamente ao chegar lá. Porém, existe um limite diário de vagas.
Eu havia reservado transfer para lá, e quando fui no site (um dia antes) tentar comprar as entradas, haviam apenas três vagas (éramos um grupo de quatro pessoas).
Não teve jeito, tentei até conversar pelo whats deles. Fui obrigado a entrar em contato com a empresa do transfer, e consegui trocar o destino (acabamos indo naquele dia na Laguna Huemul, no Lago del Desierto).

No geral, o serviço de transfer está sempre disponível, então reservar com um dia de antecedência é o suficiente.

Mas nos passeios eu sugiro tentar agendar antes.

Olha, minha experiência foi completamente diferente da última vez que fui pra lá!

Então, sim, eu posso lhe sugerir várias opções, mas tudo depende de que tipo de passeio você está procurando. ^^

Por exemplo: se falarmos de trilhas, teremos as mais simples, as desafiadoras, e por fim as complexas. Dependendo do ritmo do teu grupo, as vezes não vale a pena forçar algo que não é compatível, entendes?
Se a pessoa começa a sentir dor ou cansaço em excesso, toda a magia da trilha se confundirá com o 'sacrifício maçante' envolvido.
Então é muito importante saber o que estamos buscando.

De toda forma, algumas trilhas são mais eficientes em oferecer paisagens deslumbrantes que outras.
A famosa Laguna de Los Tres é extensa, e o cenário por vezes é repetitivo. Se você busca ser surpreendida sem precisar andar mais de 20km, essa não seria a melhor escolha (e na minha opinião, a Laguna de Los Tres não é o suprassumo de El Chaltén, se criou a imagem que essa é 'a trilha', mas enfim, juízo meu).

Indico fortemente incluir:

- Laguna Huemul, no Lago del Desierto (precisa de transfer, e se paga entrada em espécie), você é levada até o local (demora uns 40 minutos), a trilha é curta com uma inclinação média, mas você logo entenderá porque vale a pena! Paguei 9.000 ARS pelo transfer, e 1.500 ARS pela entrada. Não precisa ser um dia absurdamente lindo (mesmo nublado, o lago fica com sua cor característica).

- Loma del Piegle Tumbado, saindo do Centro de Visitantes, com cerca de 10km até o mirante principal, e altimetria acumulada de 1.000m (parece exigente, mas não é tanto assim). Você terá visão do Cerro Torre (e da Laguna Torre) e do Fitz Roy. Opte pelo dia com o melhor clima para fazer essa, valerá a pena (com índices de nebulosidade baixa e média zerados ou ao menos menores que 15%).
Observação: Se tiver pique e coragem (sério), suba até o Cumbre del Piegle Tumbado (foi o auge da minha viagem, mas é exigente). É uma subida complicada e sobre a neve, em terreno com inclinação de 50º aproximadamente. Use bastões.

- Laguna Azul e Laguna Verde, na Estancia Los Huemules (privada), a trilha em si não deve ter 7km (é circular), e pouca altimetria. É algo extremamente leve, e vale a pena ser feita com muita tranquilidade (se quiseres ir até a Laguna del Diablo, aproveitaras melhor o tempo disponível). Não precisa ser no melhor dia. Lembre-se de reservar a entrada com antecedência, e precisa contratar transfer. Paguei 9.000 ARS na entrada, e mais 9.000 ARS pelo transfer.

Abraços!

Conta mais dessa Estância Los Huemules? Nunca tinha ouvido falar, e caminhando pouco pra ver duas lagunas já me anima rs...

Cerro Torre achou a trilha muito desafiadora? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...