Ir para conteúdo

Argentina - Câmbio Oficial, MEP e Blue (2023).


Posts Recomendados

  • Membros
9 horas atrás, peresosk disse:

Resumo da Argentina e o cambio em julho de 2023

1-Western Union - 107 pesos para cada real (mas não conte com ele em cidades menores)
2-Trocar dinheiro com qualquer pessoa em lojas por exemplo, muito difícil ter nota falsa pois a pessoa não estava preparada para fazer o cambio
3-Trocar na rua com os "cambistas" pode ser mais arriscado
4-Booking é aquele preço pela metade, o cambio mostrado é o oficial
5-Péssima ideia é usar cartão de crédito brasileiro, vai pagar sempre o cambio oficial, ou seja, o dobro (pelo menos o meu nubank é assim)

 

Talvez a bandeira do cartão ainda faça uma % de estorno, que fica entre o blue e o oficial.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
22 horas atrás, peresosk disse:

Resumo da Argentina e o cambio em julho de 2023

1-Western Union - 107 pesos para cada real (mas não conte com ele em cidades menores)
2-Trocar dinheiro com qualquer pessoa em lojas por exemplo, muito difícil ter nota falsa pois a pessoa não estava preparada para fazer o cambio
3-Trocar na rua com os "cambistas" pode ser mais arriscado
4-Booking é aquele preço pela metade, o cambio mostrado é o oficial
5-Péssima ideia é usar cartão de crédito brasileiro, vai pagar sempre o cambio oficial, ou seja, o dobro (pelo menos o meu nubank é assim)

 

Legal @peresosk!

Minha viagem está marcada para novembro/2023, então ainda estou acompanhando as melhores formas de economizar (equilibrando praticidade e segurança).

Apesar disso, até o presente momento, penso na seguinte estratégia (lembrando que estarei especificamente em El Chaltén, apenas passo uns dias em El Calafate visto que o aeroporto fica lá):

- Entrei em contato com a hospedagem em El Calafate (Folk Hostel), combinamos o preço em ARS, que será pago no check-in.
- Entrei em contato com a hospedagem em El Chaltén (Nothofagus B&B), combinamos o preço em USD, qual será convertido para ARS, e será pago no check-in.
- Através das hospedagens já cotei grande parte dos eventuais serviços que precisaremos (transfers, entradas, etc.), todas serão pagas em ARS no ato.
- São pouquíssimas coisas que compraremos antecipadamente (como as passagens de ônibus até El Chaltén), apenas quando sentimos a estrita necessidade de garantir o serviço.

Considerando o exposto acima, faremos o seguinte:

- Levaremos um cartão Wise (bandeira Visa), com saldo em USD e EUR, qual é confirmado que faz transações pelo câmbio MEP, desde que a cobrança seja feita em ARS (e em território argentino), e aplica o IOF de 1,1%.
- Levaremos um cartão NuBank (bandeira Mastercard), qual também é confirmado que faz transações pelo câmbio MEP, desde que a cobrança seja feita em ARS (e em território argentino), e aplica o IOF de 5,38%.
- Caso seja necessário ter dinheiro físico, faço um saque com meu cartão Wise em uma ATM (aqui não sei qual câmbio se aplicará).

Nosso grupo entrou em consenso que vale a pena abrir mão da melhor cotação (Western Union ou cuevas/Blue) em troca de praticidade e segurança (no caso, o câmbio MEP é estimado aproximadamente 10% menor que o Blue, já a cotação oficial é quase 60% pior).

22 horas atrás, peresosk disse:

5-Péssima ideia é usar cartão de crédito brasileiro, vai pagar sempre o cambio oficial, ou seja, o dobro (pelo menos o meu nubank é assim)

De onde obtivesse essa informação? Tens como dar mais detalhes de como foi a operação?
A compra foi em ARS ou USD? Foi em território argentino?

Agradeço qualquer ajuda! Abraços! :D

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
2 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Legal @peresosk!

Minha viagem está marcada para novembro/2023, então ainda estou acompanhando as melhores formas de economizar (equilibrando praticidade e segurança).

Apesar disso, até o presente momento, penso na seguinte estratégia (lembrando que estarei especificamente em El Chaltén, apenas passo uns dias em El Calafate visto que o aeroporto fica lá):

- Entrei em contato com a hospedagem em El Calafate (Folk Hostel), combinamos o preço em ARS, que será pago no check-in.
- Entrei em contato com a hospedagem em El Chaltén (Nothofagus B&B), combinamos o preço em USD, qual será convertido para ARS, e será pago no check-in.
- Através das hospedagens já cotei grande parte dos eventuais serviços que precisaremos (transfers, entradas, etc.), todas serão pagas em ARS no ato.
- São pouquíssimas coisas que compraremos antecipadamente (como as passagens de ônibus até El Chaltén), apenas quando sentimos a estrita necessidade de garantir o serviço.

Considerando o exposto acima, faremos o seguinte:

- Levaremos um cartão Wise (bandeira Visa), com saldo em USD e EUR, qual é confirmado que faz transações pelo câmbio MEP, desde que a cobrança seja feita em ARS (e em território argentino), e aplica o IOF de 1,1%.
- Levaremos um cartão NuBank (bandeira Mastercard), qual também é confirmado que faz transações pelo câmbio MEP, desde que a cobrança seja feita em ARS (e em território argentino), e aplica o IOF de 5,38%.
- Caso seja necessário ter dinheiro físico, faço um saque com meu cartão Wise em uma ATM (aqui não sei qual câmbio se aplicará).

Nosso grupo entrou em consenso que vale a pena abrir mão da melhor cotação (Western Union ou cuevas/Blue) em troca de praticidade e segurança (no caso, o câmbio MEP é estimado aproximadamente 10% menor que o Blue, já a cotação oficial é quase 60% pior).

De onde obtivesse essa informação? Tens como dar mais detalhes de como foi a operação?
A compra foi em ARS ou USD? Foi em território argentino?

Agradeço qualquer ajuda! Abraços! :D

Comprei uma passagem de ônibus no Chile para viajar a Mendoza e no Nubank a conversão foi no cambio oficial

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
53 minutos atrás, peresosk disse:

Comprei uma passagem de ônibus no Chile para viajar a Mendoza e no Nubank a conversão foi no cambio oficial

Obrigado pelo retorno @peresosk!

Você fez uma compra fora do território argentino, e muito provavelmente foi por esse motivo que não foi aplicado o câmbio MEP.

Nós pretendemos comprar as passagens de ônibus de El Calafate até El Chaltén diretamente pelo site deles (Chaltén Travel), e por mais que o preço esteja anunciado em ARS, sei que ao efetuar a compra, ela será considerada internacional (fora do território argentino), e por isso será aplicado o câmbio oficial.

De toda forma, se alguém tiver alguma experiência que conteste as informações que coletei até agora, ficaria grato em saber!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 07/07/2023 em 10:56, Alan Rafael Kinder disse:

Bom dia estimados,

Estive conversando com a @JanaCometti, qual tem me ajudado muito, mas achei conveniente ampliar a roda com uma questão em especial. Só antes de perguntar deixe-me contextualizar:

- Tenho planos para viajar para El Calafate e El Chaltén em dezembro deste ano, ficarei cerca de 10 dias entre as duas cidades (majoritariamente em El Chaltén).

- Não terei tempo hábil em Buenos Aires (durante a conexão) e em El Calafate (fico apenas fragmentos de dias, em horários não comerciais) para qualquer tipo de câmbio ou negociação.

- Efetivamente só terei alguma folga real em El Chaltén, caso queira buscar alguma alternativa de câmbio.

Considerando dados atualizados (visto a situação econômica da Argentina), o câmbio oficial está terrível (1 BRL = 53,33 ARS, nesse exato momento), já o câmbio Blue oferece uma conversão muito melhor (1 BRL = 99,79 ARS, nesse exato momento, segundo o CUEX).

Todavia, como pontuei acima, é extremamente improvável que eu consiga fazer o câmbio Blue devido meu cronograma.

Soube que desde 2022 as bandeiras Mastercard e Visa possuem um acordo com o governo Argentino no qual as transações feitas por seus cartões passam por um câmbio diferenciado, chamado MEP.

As bandeiras operam este acordo de formas diferentes: Mastercard cobra o câmbio oficial, depois estorna em até 07 dias a diferença (há relatos de problemas com isso); já a Visa aplica o câmbio MEP imediatamente.

E além das formas acima, existe a opção de enviar dinheiro através da Western Union (WU), qual possui, segundo seu site, seis agências intermediadores em El Calafate (porém relatos apontam que só existem duas). Fiz pesquisas a respeito desse serviço especificamente em El Calafate, e os relatos são, em sua maioria, terríveis. Falam de extensas filas, demora no atendimento, agências sem dinheiro, e limite diário de saque... Enfim, muita inconstância, e definitivamente não é algo qual eu faria questão de tentar.

Comecei a utilizar o cartão multimoedas Wise (bandeira Visa), e aparentemente ele utiliza o câmbio MEP (até o momento, só tenho elogios para o serviço). 

Agora finalmente a questão: Considerando o acima exposto, qual seria a melhor alternativa (em segurança, conveniência, e economicidade) para ter dinheiro em El Calafate e El Chaltén?

Alguém já utilizou o cartão Wise (bandeira Visa) em compras na Argentina (após 2022, com o câmbio MEP) para compartilhar sua experiência (e números)?

Perdoem-me o textão (como sempre), abraços!

Boa noite Alan!

Também vou para El Calafate em dezembro e estava com exatamente as mesmas dúvidas que vc. 

Hoje mesmo fiz o cartão Wise, pois também acho que não vou conseguir trocar em BA no câmbio blue.

Pretendo ficar em El Calafate só no dia da chegada e estou pensando em como vou trocar dinheiro para levar a El Chaltén, pois pelo que vi, lá não se trabalha com cartão.

Se puderes compartilhar o que já apurou a respeito dessas transações ou até sobre outros temas como passagem de ônibus, transfers, etc.. me seria de grande ajuda e ficaria muito agradecido! Desde já, boa viagem!

Editado por Maurício Warth
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom dia @Maurício Warth!

Vejo que teu roteiro é bem similar ao meu.

8 horas atrás, Maurício Warth disse:

Pretendo ficar em El Calafate só no dia da chegada e estou pensando em como vou trocar dinheiro para levar a El Chaltén, pois pelo que vi, lá não se trabalha com cartão.

Então, eu sei que as hospedagens trabalham com cartão (ao menos essa que reservei, pois já paguei dessa forma em 2020).
Inclusive, o desconto do IVA só se aplica caso você pague desta forma (com cartão de crédito internacional, apresentando passaporte).

Mas realmente, em nenhum momento eu pedi se o comércio de lá aceita cartão (e em 2020 usei dinheiro físico).

8 horas atrás, Maurício Warth disse:

Se puderes compartilhar o que já apurou a respeito dessas transações ou até sobre outros temas como passagem de ônibus, transfers, etc.. me seria de grande ajuda e ficaria muito agradecido! Desde já, boa viagem!

Claro, sem problemas! :)

Eu fiz um levantamento inicial, mas durante as conversas (por WhatsApp ou e-mail) que tive com os contatos que obtive em El Chaltén, todos enfatizaram que só poderiam me dar informações precisas próximo da data de minha viagem (pelo fato da economia argentina e também porque em Novembro começa a alta temporada - e muita coisa muda).

Estarei efetivamente viajando de 13/NOV até 25/NOV, sendo que chegarei em El Chaltén em 15/NOV e ficarei lá até 24/NOV.

Combinei com meus contatos que estarei mandando mensagem novamente nas vésperas da viagem (em meados em Outubro) para tentar obter dados atualizados (tenho planejando fazer isso pelo dia 23/OUT) - então lá eu espero estar bem alinhado a respeito de tudo (especialmente valores, e também vou perguntar sobre o uso de cartão no comércio em geral).

Sobre passagens de ônibus: fiz simulações através do site http://chaltentravel.com/ (mas esse site está estranho nesse momento - tenta com o https://www.busbud.com/pt/), sei que existem três horários que vão e três horários que voltam (pela manhã, ao meio dia, e ao final da tarde). O preço apresentado durante a simulação foi de 7.000 ARS cada trajeto. O deslocamento toma cerca de 03:00 horas, sempre passa na frente do aeroporto, e por vezes efetua uma parada na hospedagem La Leona (que fica basicamente no meio do trajeto). Eu já usei esse serviço em 2020 (lembro que a operadora foi a CALTUR, prestou um excelente serviço).

Sobre transfers (do aeroporto até El Calafate): ao chegar no aeroporto de El Calafate, será preciso buscar uma locomoção até a cidade (pois ele fica cerca de 12km de lá). Eu sugiro fortemente conversar com a tua hospedagem para organizar isso (a maioria oferece esse serviço). Apenas em última hipótese contrate o transfer de dentro do aeroporto (em 2020 era a VESPATAGÔNIA), era muito mais caro. Caso não tenhas hospedagem definida (ou eles não ofereçam o serviço), fora do aeroporto costuma haver remis (taxis) com preços muito melhores e atendimento imediato. Por exemplo, em 2020, a VESPATAGÔNIA queria 1.000 ARS por pessoa pelo serviço, já o remi do lado externo ofereceu a viagem por 1.200 ARS, mas como estávamos em três, ficou 400 ARS por pessoa (e ainda ganhamos um voucher de retorno por 800 ARS, mas não usamos). Encontrei o serviço de remis por 5.500 ARS agora em 2023 (mas possivelmente o valor aumentará para a alta temporada), estarei com outras três pessoas, logo valerá a pena.

Sobre transfer (em El Chaltén): as trilhas mais famosas podem ser feitas diretamente da cidade, sem necessidade de transfer.
Excepcionalmente a Laguna de Los Tres (talvez a mais famosa de todas), possui um início alternativo (em 2020 saindo da Hosteria El Pillar, agora é da ponte de ferro sobre o Rio Electrico), qual exige um transfer. Pagamos 400 ARS em 2020, hoje encontrei por 1.500 ARS (por pessoa).

Os locais e trilhas encontradas na Ruta 23 - Chorrillo del Salto (esse não fica tão longe a pé), Estancia Los Huemules, Lago del Desierto, Laguna Huemul, Glaciar Vespignani - necessitam de transfer devido a distância. Eu ainda não encontrei preços atualizados (mesmo falando com meus contatos), mas acredito que custem cerca de três vezes mais que o que leva para o início alternativo da trilha Laguna de Los Tres. Em 2020 eu contratei esses serviços conforme a demanda, diretamente com minha hospedagem, e também em uma agência no centro de El Chaltén. Os preços eram razoáveis para a epoca (mas não recordo de cabeça). Estarei negociando tudo por lá, pois terei dias suficientes para organizar o roteiro em seus pormenores.

Sobre entradas: como falei acima de umas atividades pela Ruta 23, cabe destacar que duas delas precisam comprar a entrada.
A Estancia Los Huemules custava em 2020 o valor de 800 ARS - hoje tenho apurado o valor de 4.000 ARS (por pessoa).
A Laguna Huemul custava em 2020 o valor de 100 ARS - hoje tenho apurado o valor de 1.500 ARS (por pessoa).

Sobre alimentação: tem sido o item mais difícil de apurar (e naturalmente, pode haver grande variação na quantidade e no tipo de consumo, logo os valores nunca vão ser iguais para pessoas diferentes). De toda forma, em meu grupo, assumimos que teremos a despesa de 6.000 ARS por dia com alimentação (considerando que nossas hospedagens servem café da manhã e faremos trilha todos os dias - logo nosso 'almoço' possivelmente será algo leve no meio da caminhada).

 

Nenhum dos valores apresentados foi arbitrado - todos são baseados em levantamentos reais.
Mas os dados variam de Janeiro (alta temporada de 2022/2023) até agora em Setembro (baixa temporada de 2023) - é justo esperar que os valores aumentem para a alta temporada de 2023/2024 (que começa em Novembro e vai até Março).
Tenho uma colega de trabalho que estará indo no final de Outubro para lá, e voltará exatamente uma semana antes de eu embarcar! Já combinei com ela para que me passe algumas informações sobre valor e métodos de pagamento disponíveis.

Enfim, é isso até o momento.
Qualquer dúvida basta perguntar! :D

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 24/09/2023 em 07:41, Alan Rafael Kinder disse:
Em 24/09/2023 em 07:41, Alan Rafael Kinder disse:

Eu fiz um levantamento inicial, mas durante as conversas (por WhatsApp ou e-mail) que tive com os contatos que obtive em El Chaltén, todos enfatizaram que só poderiam me dar informações precisas próximo da data de minha viagem (pelo fato da economia argentina e também porque em Novembro começa a alta temporada - e muita coisa muda).

Cara.. isso que eu chamo de boa vontade! Quanta informação tu já me passaste só nesse último post! Meus parabéns e obrigado!

Eu estarei indo para El Calafate dia 16 de dezembro. Você vai em novembro né? Se puderes fazer um relato de como estão as coisas por lá quando estiver de volta, ainda mais dessa forma maneira que tu comunica, seria de grande ajuda pra mim e pra todos que pretendem percorrer esses caminhos!

Grande abraço, bons preparativos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Alan Rafael Kinder Agradeço pelo post. Suas dúvidas são similares às minhas. Embarco para a Argentina em dez/2023 e também tenho interesse em trocar dinheiro nas cidades citadas por você. Vou acompanhar a contribuição do pessoal aqui. As dicas têm me ajudado muito no planejamento. Qualquer novidade sobre o tema, te envio aqui. Abraços, com desejos de uma excelente viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...