Ir para conteúdo

Argentina - Câmbio Oficial, MEP e Blue (2023).


Posts Recomendados

  • Membros

ficarei atento ao tópico. no meu caso, vou pra Buenos Aires mesmo, mas queria depender o mínimo possível de western union no sábado q eu chegar (tb tenho cartão Wise).

aproveitando a sua pergunta, como vc fez sobre a hospedagem? eu to tendo certa dificuldade pra conseguir entender como funciona a hospedagem via booking. Cheguei a reservar uma com cancelamento gratuito que tá +- 76 mil ARS, que pelo cambio blue fica ok. Mas meu receio é chegar na hora e ser cobrado em ~300 USD. dúvida de principante, mas não custa nada perguntar, ainda mais pq se tratando de dinheiro, é sempre bom tirar todas as dúvidas 😅

Editado por Travis
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, Travis disse:

ficarei atento ao tópico. no meu caso, vou pra Buenos Aires mesmo, mas queria depender o mínimo possível de western union no sábado q eu chegar (tb tenho cartão Wise).

aproveitando a sua pergunta, como vc fez sobre a hospedagem? eu to tendo certa dificuldade pra conseguir entender como funciona a hospedagem via booking. Cheguei a reservar uma com cancelamento gratuito que tá +- 76 mil ARS, que pelo cambio blue fica ok. Mas meu receio é chegar na hora e ser cobrado em ~300 USD. dúvida de principante, mas não custa nada perguntar, ainda mais pq se tratando de dinheiro, é sempre bom tirar todas as dúvidas 😅

Estabelecimentos comercias não podem usar câmbio blue pra conversão, ele é informal. Então o valor do booking em dólar vc converte em cambio oficial para saber em pesos. Mais fácil ainda é colocar no booking a moeda pesos argentinos.

Em.Buenos Aires é fácil trocar real no cambio blue na Calle Florida. No sábado até às 17 h vc consegue trocar ali 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@JanaCometti Não vou a Argentina desde 2020,no começo do ano.Em 3 anos e meio mudaram muitas coisas,mas até 2/20 era uma complicação achar maquina de cartão e,mais ainda,que aceitasse cartão internaciomal.Mas o valor era oficiaL há muitos anos.Sei que isso mudou agora.Mas gostaria muito de saber para que insistir em cartão?Aqui na Europa,por ex,máquinas não faltam,mas sim troco em alguns lugares.Unico caso para usar o meu.Depois olho a fatura e dá vontade de gritar com o desconto do IOF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
42 minutos atrás, D FABIANO disse:

@JanaCometti Não vou a Argentina desde 2020,no começo do ano.Em 3 anos e meio mudaram muitas coisas,mas até 2/20 era uma complicação achar maquina de cartão e,mais ainda,que aceitasse cartão internaciomal.Mas o valor era oficiaL há muitos anos.Sei que isso mudou agora.Mas gostaria muito de saber para que insistir em cartão?Aqui na Europa,por ex,máquinas não faltam,mas sim troco em alguns lugares.Unico caso para usar o meu.Depois olho a fatura e dá vontade de gritar com o desconto do IOF.

Tem que fazer um cartão Wise, não tem IOF!!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estava pesquisando sobre isso justamente hoje, pois vou para a Patagönia também em Dezembro com amigos.

Li na internet que você pode sacar no caixa eletrônico que consegue o valor MEP. Sobre o Wise, ele é um cartão normal, mas em vez de reais vão ser dolares, certamente vale a pena caso não queira pagar 6% de IOF.

De hoteis estou na mesma duvida, porque no booking mostra um valor absurdamente caro (mais do que a Europa) para qualquer quarto, não tinha sacado que eles fazem a conversão do peso oficial, por isso o valor alto.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 07/07/2023 em 10:56, Alan Rafael Kinder disse:

Agora finalmente a questão: Considerando o acima exposto, qual seria a melhor alternativa (em segurança, conveniência, e economicidade) para ter dinheiro em El Calafate e El Chaltén?

Alguém já utilizou o cartão Wise (bandeira Visa) em compras na Argentina (após 2022, com o câmbio MEP) para compartilhar sua experiência (e números)?

Perdoem-me o textão (como sempre), abraços!

Acho melhor trocar em El Calafate lá tem a WU e no mercado La Anonima eles estavam trocando real/dolar por peso argentino, proxima da cotação Blue da época, em El Chalten não vi nenhum lugar para cambio.

 

Cartão Wise é só débito não sei como funciona na conversão. Cartão de crédito utilizei do Nubank, já vinha com a cotação atualizada próxima ao blue e pagamento de hotel/hostel pelo cartão de crédito sai mais barato, vc deixa de pagar um imposto se não me engano entre 10 a 20%.

 

Dica só fui de bagagem de mão e achava que não podia carregar mais que 200ml de líquido na bagagem, teve um acordo entre Brasil e Argentina que aumentaram essa quantidade, dá para trazer doce de leite e outras comidas/vinhos sem se preocupar. De uma pesquisada, foi um vendedor que tinha me dito, me convenceu a comprar bem mais coisas (claro que dei um google) kkkkkkkkkk consegui passar na revista de boa

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 07/07/2023 em 13:39, Travis disse:

aproveitando a sua pergunta, como vc fez sobre a hospedagem?

Eu ainda não reservei nada de hospedagem, apenas simulei as opções pelo Booking.

De toda forma, quando fui em 2020, negociei os valores por e-mail e paguei com cartão de crédito no checkout (em ARS).
Naturalmente naquela época não havia nada de MEP, mas obtive o desconto do IVA.

Pretendo fazer a mesma coisa dessa vez!

Em 07/07/2023 em 13:44, SilviaAlves disse:

Muito obrigado pelo artigo @SilviaAlves, não tinha visto esse ainda.

Em 08/07/2023 em 06:32, Davi Leichsenring disse:

Li na internet que você pode sacar no caixa eletrônico que consegue o valor MEP.

Essa informação eu ainda não consegui encontrar, e é algo que eu gostaria de saber.
A princípio pretendo ir com cartões de crédito Mastercard/Visa (câmbio MEP), todavia sei que precisarei de cédulas (pois alguns poucos lugares só aceitam em espécie), logo preferiria efetuar um saque em uma ATM por lá (mas se o câmbio aplicado for o oficial, prefiro trocar aqui no Brasil).

Detalhe que quando falo trocar no Brasil, não falo em casa de câmbio.
Moro em SC, e é comum encontrar pessoas que vão até o Paraguai (e dessa forma conseguimos um câmbio similar ao Blue).

23 horas atrás, leandrosa disse:

Acho melhor trocar em El Calafate lá tem a WU e no mercado La Anonima eles estavam trocando real/dolar por peso argentino, proxima da cotação Blue da época, em El Chalten não vi nenhum lugar para cambio.

Todos falam sobre o WU, mas tenho lido diversos relatos sobre as inconstâncias dos intermediadores de El Calafate, e não me agrada trabalhar com tal tipo de incerteza. Alternativamente, eu poderia arriscar levar dólares e cambiar nas cuevas de El Calafate, mas da mesma forma, não acho que valha a pena por apenas 10%.

23 horas atrás, leandrosa disse:

Cartão de crédito utilizei do Nubank, já vinha com a cotação atualizada próxima ao blue e pagamento de hotel/hostel pelo cartão de crédito sai mais barato, vc deixa de pagar um imposto se não me engano entre 10 a 20%.

Legal saber que o Nubank consegue essa cotação tão favorável (certamente o MEP).
O imposto pago na hospedagem é o IVA, qual é descontado caso você seja estrangeiro e pague com cartão de crédito (fiz isso na última vez).

Obrigado à todos!

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...