Ir para conteúdo

Argentina - Câmbio Oficial, MEP e Blue (2023).


Posts Recomendados

  • Colaboradores
13 horas atrás, JanaCometti disse:

Alan, vc usou Nomad ou Wise?

Olá Jana, usei o Wise! :)

Apenas reforçando:
- Como é um cartão internacional, se aplicará 1.1% de IOF;
- Ele usará o saldo de USD ou EUR (o que estiver em melhor cotação) da tua carteira (não existe moeda ARS nele);
- No ato de efetuar os pagamentos (seja inserindo ou por aproximação), a compra será no crédito (mesmo ele sendo de débito - não me pergunta o porque disso);
- Ele efetuará a conversão pelo câmbio MEP no ato da compra (desde que seja cobrado em ARS);
- A bandeira dele é VISA;
- Alguns estabelecimentos cobram um taxa extra por pagamento em cartão (mas são pouquíssimos, e sempre pedimos antes de consumir quais as opções de pagamento);
- Caso precise de ARS em espécie: Não vale a pena efetuar saques em ATM com ele (será usado o câmbio oficial), melhor trocar USD em espécie pelo câmbio Blue.

Abraços! ^^

  • Gostei! 3
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 07/12/2023 em 08:17, Alan Rafael Kinder disse:

Olá Jana, usei o Wise! :)

Apenas reforçando:
- Como é um cartão internacional, se aplicará 1.1% de IOF;
- Ele usará o saldo de USD ou EUR (o que estiver em melhor cotação) da tua carteira (não existe moeda ARS nele);
- No ato de efetuar os pagamentos (seja inserindo ou por aproximação), a compra será no crédito (mesmo ele sendo de débito - não me pergunta o porque disso);
- Ele efetuará a conversão pelo câmbio MEP no ato da compra (desde que seja cobrado em ARS);
- A bandeira dele é VISA;
- Alguns estabelecimentos cobram um taxa extra por pagamento em cartão (mas são pouquíssimos, e sempre pedimos antes de consumir quais as opções de pagamento);
- Caso precise de ARS em espécie: Não vale a pena efetuar saques em ATM com ele (será usado o câmbio oficial), melhor trocar USD em espécie pelo câmbio Blue.

Abraços! ^^

@Alan Rafael Kinder estou pesquisando e ainda não encontrei fonte segura que confirme a aplicação do cambio MEP nas compras e hospedagens realizadas no Chile. Inclusive o calculadora digital disponibilizada pela Visa cita especificamente a aplicação do MEP à Argentina. Vc sabe informar se a conversão para câmbio MEP no Chile realmente é aplicada?

Uma das hospedagens me informou que não, mas não confiei na informação. Além disso, tentei comprar passagens de ônibus pela internet com saídas do Chile (de Punta Arenas para Puerto Natales e de Puerto Natales para El Calafate), mas a companhia só disponibiliza a venda em dólares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, Gil Cescon disse:

@Alan Rafael Kinder estou pesquisando e ainda não encontrei fonte segura que confirme a aplicação do cambio MEP nas compras e hospedagens realizadas no Chile. Inclusive o calculadora digital disponibilizada pela Visa cita especificamente a aplicação do MEP à Argentina. Vc sabe informar se a conversão para câmbio MEP no Chile realmente é aplicada?

Uma das hospedagens me informou que não, mas não confiei na informação. Além disso, tentei comprar passagens de ônibus pela internet com saídas do Chile (de Punta Arenas para Puerto Natales e de Puerto Natales para El Calafate), mas a companhia só disponibiliza a venda em dólares.

Olá Gil, o câmbio MEP é exclusivo para a Argentina!
Até onde sei, não existe nada similar oferecido no Chile.

O câmbio MEP é resultado de uma lei de incentivo ao turismo publicada em Novembro de 2022 pelo governo Argentino (em alguns lugares, o nome é 'câmbio tarjeta' - todavia não confunda com 'câmbio turismo', que serve para outra coisa).

Abraços!

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
9 horas atrás, Gil Cescon disse:

tentei comprar passagens de ônibus pela internet com saídas do Chile (de Punta Arenas para Puerto Natales e de Puerto Natales para El Calafate), mas a companhia só disponibiliza a venda em dólares.

Pelo site recorrido.cl você consegue comprar as passagens em pesos chilenos com o wise (lembre-se de já ter o valor em pesos chilenos no cartão).

Se for uma empresa da Argentina, para usufruir do Dólar MEP, você deve escolher pagar em pesos argentinos e pagar diretamente com o cartão de crédito (não escolher PayPal, mercado pago etc), como em qualquer outro site. Recentemente comprei passagens com a empresa Via Bariloche e funcionou certinho.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 25/07/2023 em 09:43, peresosk disse:

Resumo da Argentina e o cambio em julho de 2023

1-Western Union - 107 pesos para cada real (mas não conte com ele em cidades menores)
2-Trocar dinheiro com qualquer pessoa em lojas por exemplo, muito difícil ter nota falsa pois a pessoa não estava preparada para fazer o cambio
3-Trocar na rua com os "cambistas" pode ser mais arriscado
4-Booking é aquele preço pela metade, o cambio mostrado é o oficial
5-Péssima ideia é usar cartão de crédito brasileiro, vai pagar sempre o cambio oficial, ou seja, o dobro (pelo menos o meu nubank é assim)

 

Oie!!
Sobre o valor do Booking, posso confiar mesmo que é pela metade? Pois fiz uma reserva e estou contando com isso kkkkkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 minutos atrás, karolinekucera disse:

Oie!!
Sobre o valor do Booking, posso confiar mesmo que é pela metade? Pois fiz uma reserva e estou contando com isso kkkkkkkk 

Não mais. O peso argentino oficial agora está uns 3/4 do MEP. Além de que alguns estabelecimentos cobram o valor em dólar. Quando estive, alguns estabelecimentos paguei em pesos, saindo 50% mais barato, outros paguei pelo valor em dólar.  Isso atrapalhou um pouco meu orçamento, pois eu estava esperando pagar 50%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

Não mais. O peso argentino oficial agora está uns 3/4 do MEP. Além de que alguns estabelecimentos cobram o valor em dólar. Quando estive, alguns estabelecimentos paguei em pesos, saindo 50% mais barato, outros paguei pelo valor em dólar.  Isso atrapalhou um pouco meu orçamento, pois eu estava esperando pagar 50%.

 Hmmm certo, a minha ideia é pagar uma estadia em El Chalten com o cartão da Wise, mas vou pesquisar outra hospedagem então, você foi quando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
16 minutos atrás, karolinekucera disse:

 Hmmm certo, a minha ideia é pagar uma estadia em El Chalten com o cartão da Wise, mas vou pesquisar outra hospedagem então, você foi quando?

Fui agora em Dezembro.

O problema é que nunca se sabe quando o hotel/hostel vai lhe cobrar em pesos direto ou na conversão feita. O booking não aceita pagamento para Argentina, devido a esse problema da moeda, então tudo será pago no local.
O que eu fiz para mitigar isso foi entrar em contato com o hotel antes de ir, mas nem todos respondem

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...