Ir para conteúdo

Colômbia 15 dias (bogotá/minca/tayrona/cartagena/medellín) - julho 2023


Posts Recomendados

  • Membros

@luisahugen  Parabéns pelo tour.Seu relato me fez voltar a 2016,quando passei 88 dias no pais.Você não foi a única e não é por despachar no portão,minha mala também demorou muito.Lembro,que na época,não tinha essa lei direitista que cobra bagagem e podia despachar quantas quisesse.Eu andava com 2 e pensei que a minha tivesse perdido.Falo espanhol fluentemente e fui reclamar.Veio um sujeito carregador de malas "e achou".Engraçado,um carregador de malas,que pelo "serviço prestado" cobrou-me uns trocados que nem lembro mais o valor.Pelo seu texto deduzo que não gosta de museu,pois a cidade tem muitos,sendo 2 deles considerados dos melhores da América.Na época,meu mundinho se resumia a América do Sul,então fiquei boquiaberto com o que eles tem.São o Museu do Ouro,que voce esteve perto no dia em que foi ao Cerro e o Museu Histórico,que fica na Zona Rosa.Esperando a continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Essa coisa de bagagem é sempre um stress mesmo hehe. Agora já aprendi e não despacho mais nada! Já entro na fila logo pra ser uma das primeiras a entrar e garantir um espaço pra mochila.

Pior que eu me planejei pra ir nos museus dali, tem vários, mas no dia que eles estavam abertos acabei ficando com o pessoal que conheci, e no outro dia a maioria deles não abriu. Não me arrependo de ter ficado com o grupo, foi muito divertido e criei memórias legais com pessoas bem diferentes! Infelizmente não dá pra fazer tudo, ainda mais viajando corrido como eu fiz, mas não ir ao Museo del Oro foi uma pena mesmo! Com certeza, se eu voltar pra lá, vai ser uma prioridade!

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom seu relato.
Passei pelas mesmas cidades e lugares em 2016, mas foram 22 dias.

Único "erro" meu foi ter ficado 4 ou 5 dias em Bogotá. Mas além de andar bastante pela cidade, fui em Zipaquirá conhecer a catedral do sal, bem legal.
Tive dor de cabeça com taxista saindo da rota para cobrar mais... muita chuva e frio. Mas a cidade tem uma vibe maneira 🙃

Santa Marta também me senti inseguro, mas fiquei em Taganga, uma vila na beira da praia bem próximo, lugar tranquilo e buena onda. Assim como Minca.

Tayrona achei muito bom, mas como marinheiro de primeira viagem tive meus perrengues kkkkk 
Levei o atum que comi com pão no parque... segue uma foto sol nascendo que tirei 

Depois fui para Cartagena, segunda passagem, pq havia passado por ela antes de ir para Santa Marta. Lugar muito legal tbm, fiquei hospedado longe da cidade amuralhada, mas ficava uns 20 min de transporte público naqueles micro ônibus estilosos 🤣

Minha passagem por Medellín foi muito boa, gostei demais da cidade.

No mais Colômbia é um destino excelente para primeiro mochilão, seu povo é acolhedor, ama os brasileiros, o espanhol não é tão difícil de entender e os preços equiparam com Brasil.

Aguardo a continuação do relato... 

WhatsApp Image 2023-07-26 at 08.25.42.jpeg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cartagena

Noite 1

Cheguei em Cartagena à noite, na rodoviária, que fica bem afastada do centro turístico. Peguei um uber, e apesar de eu estar meio ressabiada pois era um motorista recente no app, o cara foi muito gente boa, colocou música e foi cantando o caminho todo, além de dar uma de guia turístico. Me apresentou os bairros que passamos, me deu uma contextualizada histórica muito massa, muito bom quando esse tipo de coisa acontece.

Fiquei no bairro Getsemaní, no hostel Casa del Pozo (recomendo muito, preço razoável, lugar mais tranquilo, pessoal amigável e o melhor café da manhã que já comi em hostel). Era bem pertinho da Calle de Las Sombrillas e da Plaza de la Trinidade, super bem localizado.

Era uma sexta a noite, a cidade estava um fervo, nem passava carro nas ruas. Saí pra comer alguma coisa e acabei descobrindo as várias ruazinhas coloridas com vendedores de bebidas, onde o pessoal se senta nas calçadas pra passar a noite conversando e tomando drinks. Eu estava ali, sozinha, tomando um Coco Loco (não gostei!), e observando o movimento, quando um grupo de jovens locais me viu ali e vieram conversar comigo. Uma menina falou que eles estavam indo em uma balada ali perto e me chamaram pra se juntar a eles. Hahaha esse tipo de coisa só acontece quando se viaja sozinho! Eu aceitei, lógico, era realmente bem pertinho. 

O local era uma balada pequena, parecia ser frequentada só por pessoas que moravam ali, não vi turistas. E foi ali que experimentei a aguardiente, tradicional destilado de lá, e conheci o espírito dançarino do povo colombiano. O pessoal era muito querido, me ensinaram a dançar salsa, reggaton, merengue, bachata, champeta, danzón.... de tudo! Foi muito especial, me diverti demais, e ali peguei gosto pela música latina que, confesso, tinha tido muito pouco contato antes. Me encantei pelo gosto desse povo de se relacionar através da dança, de como eles se conectam com a música. Lindo lindo lindo! 

Dia 1

Nesse dia acordei cedo pra ir explorar a cidade. No café da manhã acabei sentando junto com uma menina da minha idade, e acabei a chamando pra ir no tour pelo centro histórico. E foi assim que fiz uma grande amiga haha passamos todos os dias de Cartagena juntas, e de todas as pessoas que conheci na viagem, ela foi a mais especial. 

Fiz o tour da Beyond Colombia lá também, mas achei meio fraco, sem muita info histórica, e rápido demais. Mas foi bom pra dar uma ambientada e me localizar na região. Passamos pela Cidade Amuralhada e Getsemaní. Almocei com a menina em um restaurante local, o clássico menu del día, bem barato. Achei que a cidade seria mais cara mas, pelo menos pra alimentação, e no bairro Getsemaní, tudo foi bem em conta. Só a hospedagem que foi a mais cara de todas as cidades, mesmo sendo em um hostel mais simples.

No resto da tarde ficamos andando pelas ruas, tomando uma Club Colombia em um dos inúmeros restaurantes da região, e conversando. Eu estava bem cansada da correria dos últimos dias e amei poder simplesmente estar ali, só observando a vida acontecendo ao meu redor, apreciando a beleza daquelas ruas.

A noite o hostel promoveu um pub crawl, que é quando vamos de bar em bar. O grupo estava muito heterogêneo haha algumas meninas britânicas, uns americanos mais velhos totalmente sem noção (tive que ouvir que Lisboa ficava no Brasil...), enfim, uma mistureba. Fomos no rooftop do hostel Selina, depois em uma balada de três andares em frente a Torre Del Reloj (música péssima, parecia que era só pra agradar os gringos que vão pra lá), depois em uma festa com música local (única parte que gostei, honestamente haha tô na Colômbia po, eu lá quero ouvir eletrônica?), e por fim em outra balada de uns três andares. Essa última era boa pois tinha tanto eletrônica quanto reggaton, e todos saíram satisfeitos. Minha dica é, se for pagar bebida nesses lugares com cartão, confiram a nota, pois no dia seguinte fui ver os valores no app da Wise e tenho certeza que fui lograda... mas enfim, faz parte, me diverti bastante (tirando os americanos enchendo o saco!).

Dia 2

Eu tinha comprado um passeio pras Islas Del Rosário pela internet para esse dia. Maior burrada que eu fiz nessa viagem. É muito mais barato comprar lá, tem passeios todos os dias e lá tu pode negociar o preço. Bom, eu fui dormir tarde, e deixei pra ligar o despertador na volta das festas.... adivinha? Acordei 10 horas da manhã. Não sei se o despertador não tocou, ou se eu não ouvi... só sei que quando vi o barco já havia saído e eu havia perdido um dinheirão... tentei ligar pra empresa, explicar a situação... mas nada de reembolso. Bom, a culpa foi minha mesmo, mas fiquei o dia todo frustrada comigo por isso kkkk não sou de perder compromissos! 

Tive que aceitar que o dinheiro já tinha sido gasto, e aproveitei pra conhecer melhor a Cidade Amuralhada. Caminhei tanto, meu pé nunca teve tanto calo e bolha na vida. O pior é que depois das trilhas tive que ficar andando só de chinelo por lá, até pelo calor infernal que faz no litoral, e fiz novos calos. Senhor. Mas tudo bem, continuei andando na força da vontade de explorar. Me perdi inúmeras vezes naquelas ruas, são todas idênticas. Mas uma mais bonita que a outra, que cidade linda.

Acabei chegando sem querer em um grande shopping em formato circular, chamado La Serrezuela. Foi uma grata surpresa, pois tinha ar condicionado e pude sentar pra descansar e comer algo, mas deixei um rim lá, só pra um cafézinho. Tudo é bem caro, tem várias lojas de luxo, penso que foi feito pensado exclusivamente nos inúmeros gringos que vão pra lá passar férias, pra se sentirem mais familiarizados haha o prédio, a noite, tem uma espécie de show de água e luzes. Foi o que eu entendi pelas fotos, mas não cheguei a ver.

A noite eu fui jantar com os amigos que fiz no primeiro dia, me levaram no Crepes&Waffles, que apesar do nome tem tudo o que é tipo de comida. Eu, que falava mal e mal um portunhol fraquíssimo, consegui aprender bastante coisa de espanhol com eles. Falamos muito das diferenças entre nossos países, cultura e idiomas. Sério, foi riquíssimo, a melhor coisa em viagem é conversar com pessoas locais. Nos hostels majoritariamente só conheci mochileiros europeus, e por mais que também seja legal trocar ideia com eles, a experiência de sair com um grupo de amigos de Cartagena e aprender como eles se divertem foi demais. Passeamos pela Torre del Reloj a noite, e depois voltei ao hostel, encontrar com meus amigos de lá.

Ficamos até tarde aprendendo passos de salsa com um funcionário do hostel! Com certeza minha parte favorita da viagem.

Dia 3

Eu tinha até me planejado pra visitar o Castello de San Felipe, mas... não tive vontade. O calor estava muito forte, eu demorei pra me acostumar, passava os dias querendo ficar apenas descansando. Então pulei esse passeio sem culpa. A parte boa de viajar sozinha é poder escolher não ir a lugares turísticos sem ter que dar justificativa a ninguém. 

Passei a manhã escrevendo (pois eu escrevo o que faço durante a viagem, se não esqueço), refletindo sobre a vida, observando o movimento das ruas. Mais tarde dei um pulo na Cidade Amuralhada e acabei reservando novamente o passeio das Islas, pois vários conhecidos me disseram ser imperdível. Eu sabia que as praias da cidade não eram muito bonitas, então acabei indo pras ilhas, sabe-se lá quando voltaria pra lá. 

De manhã também fui no Palácio da Inquisição. Foi o único museu que eu fui por lá, mas tem outros também. Achei esse meio caro pro tamanho dele, mas muito legal. Era lá que acontecia a Inquisição de Cartagena, tem ainda preservado o espaço onde degolavam as pessoas. Acho essa parte da história muito interessante e recomendo visitar o lugar. Além disso a casa é lindíssima.

Almocei com minha amiga e outra guria do hostel e comemos massa. A comida colombiana é gostosa até, mas não é minha favorita. Parece que sempre falta algo... fora aquela água de panela que... é um xaropão né. 

No final da tarde dei uma passeada pela muralha, a vista de cima, do Café del Mar, é bem bonita, vale a pena conferir o pôr-do-sol lá. A noite combinei de encontrar com um amigo que fiz em Bogotá. É bem comum, aparentemente, viajantes fazerem a mesma rota pela Colômbia, reencontrei umas três pessoas em cidades diferentes ao longo da viagem.

Fomos em um lugar muito legal e que eu nunca tinha visto ninguém falas sobre, se chama Terraza Municipal. Tem vários foodtrucks e fica em uma espécie de baía, onde vários barcos passam. A vista é linda.

 

Dia 4

Meu último dia em Cartagena.

Acordei cedo pro passeio das Islas del Rosário. Fui sozinha, mas no barco tinha um grupo de amigas brasileiras, deviam ter seus 50 anos, e acabaram me ''adotando'' durante o dia haha. 

O passeio é legal, vai de barco até algumas ilhas, onde paramos um pouco em cada uma delas, podemos comprar bebida superfaturada, tirar fotos, etc. Também teve um momento pra ver os corais com snorkel, e amei demais, tem muito peixe por ali, é bem bonito. Nadamos em cima de onde tem um avião caído do Pablo Escobar. A água é cristalina e quente, maravilhosa. No fim, paramos pra almoçar e depois voltamos ao píer. 

Minha sincera opinião: não faria o passeio novamente. Não é meu tipo de rolê, gosto de praias agitadas e com coisa pra fazer, ondas mais fortes, trilhas. Mas é como ir ao Rio e não ver o Cristo, né?... Foi legal, mas meio superestimado.

Voltei do passeio, tomei um banho, e sai pra tomar Club Colombia pela última vez com a minha amiga. Viajar é maravilhoso mas ter que sempre se despedir de pessoas e lugares que conhecemos pelo caminho é muito doloroso. Porém, claro, sou grata demais por ter a chance de ter pessoas pelas quais sentir saudades. Vamos tentar nos encontrar de novo em breve quando ela vier ao Brasil hehe.

Peguei um Uber pra rodoviária, o moço quase me matou do coração pois começou a fazer um caminho mega esquisito, por fora da cidade. Pelo menos chegamos rápido.

Agora eu pegaria um ônibus de 12 horas pra Medellín, onde encerraria a viagem.

Me despedir de Cartagena foi a parte mais dolorosa dessa trip. Não estava esperando muito de lá e no fim vivi muitos momentos mágicos e conheci pessoas especiais. Foi o lugar que mais ''sosseguei'', não me obriguei a fazer mil e um passeios e consegui realmente me conectar com a energia vibrante e colorida daquele povo.

PS. Passei por Boca Grande muito brevemente, mas achei lá uma espécie de Balneário Camboriú e perdi totalmente o interesse de conhecer.

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@luisahugen Ao contrário de voce,odiei Minca,pois não gosto de lugar pequeno.Não sei que tour fez a Islas del Rosário,pois existe vários.Eu fiz um que vai a um aquário sem graça.Não erdeu nada em não ir a Bocagrande.É somente uma praia que recebe os esgotos diretamente.E,ainda bem não falou na tal de Isla Baru.Pelo que dá paranotar Cartagena,para mim,foi uma decepção.Sou muito mais uma cidade desconhecida pelos brasileiros,Barranquilla.

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...