Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilha proibida em SP tem 74 resgates em 1 ano

Postado
  • Membros

Completar os 28 km da rota indígena entre SP e Itanhaém tornou-se um desafio

Completar os 28 km de uma antiga rota indígena entre Itanhaém, no litoral, e Marsilac, no extremo sul da capital paulista, pelo meio da Serra do Mar tornou-se "troféu" para grupos de trekking de todo o País - mesmo com visitação proibida pela direção do Parque da Serra do Mar. Sem sinalização, a trilha guarda algumas más lembranças para as 74 pessoas resgatadas no caminho desde abril de 2010.

Os penhascos de 20 metros de altura e a mata totalmente fechada têm confundido até os mais experimentados montanhistas. No dia 9, o Corpo de Bombeiros localizou seis pessoas que ficaram 52 horas perdidas. Todas estavam com cordas, mapas, barracas e GPS. O tempo que eles passaram sem contato, porém, foi pouco perto dos sete dias e meio que um grupo de Indaiatuba teve de enfrentar no fim de julho.

Os cinco moradores do interior faziam trilhas há duas décadas. Eles sabiam que o percurso era proibido, mas resolveram confiar nos mapas e no guia por satélite. "Eu moro aqui há 24 anos e fiz a trilha várias vezes", afirma o ambientalista Erley Coradi, de 54 anos, morador de Marsilac. "Mas, na Páscoa do ano passado, fui com um grupo de 28 pessoas e iríamos esticar até Mongaguá. Um índio nos guiaria a partir do meio do caminho. Só que depois de duas horas o índio confessou que estava perdido. Ficamos três dias na mata até o helicóptero da PM nos encontrar."

20110428093128.jpg

Ayrton Vignola/AE

Coradi. 'Tem hora que a trilha tem até seis saídas'

Coradi reforça que a trilha não é turística. Como existe lei federal que proíbe as pessoas de andarem ao lado da malha ferroviária e 8 km da trilha são ao longo de uma linha de trem com movimento de cargas, nenhuma operadora de turismo faz o passeio. O ambientalista ressalta as dificuldades das dez horas da trilha, como "as formigas que sobem nas pernas durante a caminhada".

GPS. Ele também garante que o GPS não funciona no meio da mata. "E tem hora que a trilha tem bifurcações com até seis saídas. Não adianta ter mapa", diz Coradi. "Quando estávamos perdidos no ano passado, ficamos parados em uma clareira da mata. Tinha uma garota com as costelas quebradas, não podíamos sair do lugar. A sorte foi que encontramos as lonas deixadas por alguns palmiteiros e ficamos cobertos."

Os relatos de pessoas que se perderam na trilha e conseguiram voltar sem resgate também são inúmeros nas redes sociais da internet. "Andamos duas horas pelo meio dos túneis da linha do trem, até que vimos uns três homens cortando uma carcaça de Kombi com machados. Ficamos assustados e voltamos", recorda o goiano Hélio Luzzi, de 34 anos.

"Como o curso do Rio Capivari é muito sinuoso e não segue um caminho reto até o litoral, mesmo que você fique perdido e tente seguir o rio não adianta. Ele corre pelo meio da mata fechada até a cidade de Cubatão", fala o comerciante de Parelheiros José Francisco Cardoso, de 46 anos, que fez três vezes a trilha.

Para quem conseguiu atravessar São Paulo até o litoral pelo meio da Mata Atlântica, ficaram as boas recordações. São oito cachoeiras no caminho e a possibilidade de dar mergulhos nas águas cristalinas do Rio Capivari. "Os mirantes a 400 metros de altura com a vista do mar são incríveis", garante o jipeiro Jorge Sampaio, de 29 anos, que fez a trilha em fevereiro. "Mas é para fazer uma vez na vida e só."

Precaução

Para quem vai fazer uma trilha longa, é bom deixar o mapa da rota planejada com alguém de confiança. Se até certo horário o grupo não ligar, o mapa deve ser entregue ao Corpo de Bombeiros.

Fonte:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110424/not_imp709990,0.php

• Respostas 44
  • Visualizações 9.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros
Na pratica as pessoas se perdem com o GPS por inabilidade em usar o aparelho.

Exato! Ou isso ou ela tá cercada por montanhas/vegetação muito densa que impedem a visada dos satélites.

Postado
  • Membros

Sandman

São raros os casos em que o GPS perde o sinal do satélite.

Os modernos aparelhos com a Tecnologia H de Alta Sensibilidade funcionam - e muito bem - mesmo embaixo de densas camadas de florestas.

Já caminhei com o meu em floresta de " três andares" e ele não perdeu a precisão.

Em Canyons muito profundos - aí sim o paredão faz efeito - é mais provável perder o sinal.

No inicio do Vale Encantado do Petar perdi o sinal do meu. Mas é um local extremo e já esperada essa inatividade do aparelho.

Abração

Postado
  • Membros

Então resumindo... Inabilidade na utilização do aparelho.

No final das contas a gente está discutindo o óbvio! É dentro do que falamos, é uma matéria onde sem embasamento algum do reporter, onde parece que ele escreveu apenas para criar alarde aos que desconhecem o assunto. Vamos olhar o título da matéria... 74 resgates em 1 ano!!! Não precisa de mais nada para criar alarde aos nossos amigos e familiares por exemplo. É como o exemplo do link sobre o que o Leothc escreveu naquela post. Gostam de fazer parecer cena de cinema!!!

Postado
  • Membros
Sandman

São raros os casos em que o GPS perde o sinal do satélite.

Os modernos aparelhos com a Tecnologia H de Alta Sensibilidade funcionam - e muito bem - mesmo embaixo de densas camadas de florestas.

Já caminhei com o meu em floresta de " três andares" e ele não perdeu a precisão.

Em Canyons muito profundos - aí sim o paredão faz efeito - é mais provável perder o sinal.

No inicio do Vale Encantado do Petar perdi o sinal do meu. Mas é um local extremo e já esperada essa inatividade do aparelho.

Abração

Fala Piacitilli,

com tecnologia H sim, agora aquela merda que eu comprei achando que era o melhor, nem no Ibirapuera funcionava ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Agora o meu novo não perde não rsrs até da sala do meu escritório que tem mais um andar em cima e mais a telha, as vezes funciona kkkkkkk

Postado
  • Membros

kkkkk

Fabião

Morri de rir....já passou pra frente aquele??

O fórum não é bem esse, mas como a matéria fala de GPS...rs

Os "H" funcionam com até duas lajes. Esse é operfil dos novos equipamentos. Agora se o telhado for de metal - como em postos de gasolina - aí a coisa fica dificil.

Wagnão

Esses reporteres deveriam ser processados. Minha mãe fica com o coração nas mãos quando saio pelas matas....e essas reportagens só pioram esse quadro.

rs

Abração

Postado
  • Membros

Eu já deixo aqui em casa avisado... Só comecem a se preocupar depois de uma semana, antes disso, possívelmente eu estou curtindo um pouco mais da trilha.

Realmente esses caras são sem noção... Basta conhecer alguma pessoa que participou de algumas dessas matérias, pergunte a elas o quanto original saiu a história... Não estou querendo defender, mas às vezes me passa pela cabeça que aquele imbecil do Sen. Roberto Requião não mandou mal quando fez o que fez com aquele jornalista em Bsb. Ok... Mas isso aqui é assunto para outro tópico totalmente OFF. O negócio é relaxarmos e quem sabe batermos de frente contra o "mito" dessa trilha e fazermos ela um dia.

Postado
  • Membros

Fala Piacitelli,

::lol4::::lol4::::lol4::

consegui passar para frente, com R$ 300 de prejuízo, mas passei rsrsrs

Ontem tive oportunidade de usar o meu novo gps em condições extremas na serra do mar, mesmo dentro da mata com um puta temporal, ele não perdeu o sinal nenhuma vez, só precisão dele que mudou bastante rs estava com 18m, em média ela fica com 3 a 5 m.

Wagner, eu falo a mesma coisa para a minha mãe, só que eu falo para ela somente ir procurar o corpo para ter velório kkkkk pq se eu estiver bem, creio que consigo sair kkk e já avisei, se ela um dia fizer eu pagar esse mico em rede nacional, eu sumo de casa e nunca mais ela me verá kkkkkkkk

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.