Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ajuda em elaboração de roteiro para viagem à Itália / 2024.

Postado
  • Membros

Olá, colegas.

Estou montando um roteiro para uma primeira viagem à Itália no ano que vem e gostaria de uma ajuda quanto à elaboração deste. Vou colocar abaixo as cidades que gostaria de visitar e a quantidade de dias que tenho disponível:

Cidades de interesse:

Roma
    Veneza (com bate e volta a Verona)
    Florença (com bate e volta a Pisa)
    Napoles (com bate e volta a Pompeia)

Dias disponíveis: 15 dias / 14 noites.

Pelo que tenho pesquisado, as melhores opções de voô [atualmente] são para chegada e saída por Roma.

Neste cenário, o que vocês me sugerem quanto a distribuição de dias em cada cidade? É possível, com estes dias disponíveis, conhecer bem todas essas cidades?

Obrigado.

• Respostas 31
  • Visualizações 4.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Legal Fabiano, todo mundo já sabe que voce é um viajador nato e conhece meio mundo.   de uma olhada nesse topico, a moça vai viajar também por 15 dias na Italia, o roteiro dela está bom.

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Trens regionais você pode comprar na hora, trens de alta velocidade com antecedencia, pois o valor muda.

• Davi Leichsenring
    Davi Leichsenring

Frecciarossa, Freciabianca e Italo são de alta velocidade.

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
6 horas atrás, Nathi DM disse:

Davi, gostaria de fazer o trecho de roma a florença com carro alugado? o que acha? Onde alugo aqui ou lá na Italia, em que site, indica algo?

De trem voce faz em 1h30min e de carro 3h. não sei se compensa, além de que na Itália existe ZTL (zona de transito limitado) que ocupa o centro e muitos outro lugares, que dificulta circular na cidade carro.
Não sei recomendar aluguel pois do qual aluguei me deu dor de cabeça com cobrança indevida fora do contrato.

Editado por Davi Leichsenring

Postado
  • Membros

Entao, talvez seja bobeira mesmo alugar carro...é pq tinha pensado no carro, p ver se eu conseguiria visitar assis na ida de roma a florença.

Postado
  • Membros
3 horas atrás, Nathi DM disse:

Entao, talvez seja bobeira mesmo alugar carro...é pq tinha pensado no carro, p ver se eu conseguiria visitar assis na ida de roma a florença.

Acho que valeria a pena alugar carro se quiser visitar as pequenas cidades da Toscana. Se for só Florença, o carro vai te atrapalhar por conta da preocupação com o estacionamento.

Trens regionais seriam os trens como temos da capital para a Grande SP por exemplo, "que são transporte de dia a dia...o preço não varia, são de distâncias menores...os trens de viagem os preços variam como de avião 

Postado
  • Membros
5 horas atrás, Nathi DM disse:

Nathi, não lembro mais quando vai exatamente, mas se for logo aproveita a cybermonday pra comprar com desconto, rs! Eu comprei ontem exatamente este trecho (Roma > Florença) por 14 euros, 1h30 de viagem.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

A melhor opção para os deslocamentos é conferir as ofertas na hora da reserva. 

Por exemplo, na Italia tem uma companhia de ônibus chamada Itabus que está fazendo promoções de passagens por preços ridículos tipo 0,99 centavos de euros. Se o objetivo é economizar vale a pena dar uma olhada. (aqui tem o trecho Roma - Milão, mas vale para muitos outros também: https://www.brasilnaitalia.net/2023/12/onibus-de-milao-a-roma-por-menos-de-4-euros.html)

Se você preferir alugar carro porque tem muitas malas e tals, lembre-se que precisa ter a PID + a carteira de motorista em formato papel. Aqui tem outras dicas bacanas: https://www.brasilnaitalia.net/2021/01/alugar-carro-na-italia.html
O importante é que você saiba que na maioria das cidades que vai visitar tem uma coisa chamada ZTL (que é uma área de trânsito limitado) então você não pode circular nessas áreas com o carro, no máximo pode chegar e sair se o seu hotel ficar na área. 

Também existem os trens de alta velocidade e esses dias tinha uma promoção para jovens de até 29 anos. Se for o seu caso, dá para economizar até 70% (e você viaja muito mais rápido que de ônibus ou carro, veja aqui: https://www.brasilnaitalia.net/2023/12/desconto-nas-passagens-de-trem.html )

Bem, espero que essas dicas te ajudem. 
Pesquise as datas e trechos, faça as contas e boa viagem!

Saudações da Toscana, 

Barbara

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Amigos, obrigado pela valorosa ajuda com os comentários relacionados ao roteiro proposto.

Desde a postagem me surgiu o desejo de conhecer, durante esta viagem, a Eslovênia.

Me sugerem algum roteiro baseado nesta opção de compatibilizar na mesma viagem, Itália e Eslovênia?

A quantidade de dias continua a mesma (15 dias)

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros
Em 13/09/2023 em 19:24, Sholiveira disse:

Obrigado pela dica, Davi.

Seguindo sua sugestão no post citado, montei um roteiro da seguinte maneira:

Dia 1: BR / Roma (A ideia é ir em um voo que chegue em Roma pela manhã)
Dia 2, 3 e 4: Roma
Dia 5: Roma / Veneza (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 6 e 8: Veneza
Dia 7: Bate e volta a Verona a partir de Veneza
Dia 9: Veneza / Florença (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 10: Florença
Dia 11: Bate e volta a Pisa a partir de Florença
Dia 12: Florença / Napoles (A ideia é ir no primeiro trem disponível neste dia)
Dia 13: Bate e volta a Pompeia a partir de Napoles
Dia 14: Napoles / Roma (A ideia é ir no último trem disponível neste dia)
Dia 15: Roma / BR

Resumindo, a ideia é aproveitar ao máximo as cidades destino nos dias de deslocamento, com exceção do dia de retorno à Roma a partir de Napoles, onde pensei em ir senão no último, em um dos últimos horários de trem disponíveis. O que te parece esse roteiro?

Além disso, não sei se a logística que montei parece a mais adequada.

Em resumo [e para fins de simplificação, considerando dia de deslocamento para a cidade destino como 1/2 dia útil], o roteiro ficou da seguinte maneira:

Roma -> 3,5 dias
Veneza -> 2,5 dias + 1 dia de bate e volta a Verona
Florença -> 1,5 dias + 1 dia de bate e volta a Pisa
Napoles -> 1 dia + 1 dia de bate e volta a Pompeia

Obrigado.

print2.jpg

Eu acho que seu roteiro está legal e o tempo em cada cidade adequado, porém eu particularmente aprendi a não fazer grandes viagens internas dentro de uma viagem, pois se aproveita pouco, perde-se muito tempo com transportes e gasta-se muito mais dinheiro.

O que quero dizer com isso? Quero dizer que para mim vale muito mais a pena focar em apenas 1 ou 2 destinos próximos utilizando-se destes destinos como base para fazer alguns passeios bate-e-volta e explorar bem esta região, pois caso contrário irá conhecer todos os locais superficialmente e gastará muito dinheiro com transportes e muito tempo com deslocamentos.

Vou te dar um exemplo: Estou planejando ir para Milão este ano (nunca tive interesse em conhecer Milão, contudo irei usar Milão como meu ponto de partida e retorno para somente chegar e pegar o voo de volta para casa). Meus planos para esta viagem são visitar a região da Lombardia e Veneto (Monza, Como, Lucca, Bellagio, Varenna, Menaggio, Bergamo, Sirmeone, Pescheria di Garda e Verona) retornando em seguida para Milão. A maior distância que vou percorrer será o retorno de Verona para Milão que dá pouco mais de 200km. Todos os outros trechos serão curtos e não perderemos muito tempo nem dinheiro. 

Desta forma exploro melhor a região e faço planos para outra região em uma próxima viagem.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.