Ir para conteúdo

Região dos lagos Argentina e Chile + Isla Chiloé de Duster com barraca de teto.


Posts Recomendados

  • Membros

Buenas Marcelo

Espero que esteja tudo bem com tua viagem.

Queria te pedir um favor, quando fores em algum supermercado poderia olhar o preço de 2 coisas para mim. É que estive na Ar até o começo de dezembro e queria dar uma comparada nos preços.

- bife ancho, eu pagava +- 6000 o kg. E o vinho D.V. catena malbec - malbec (outras uvas mudam o preço) paguei uns 12000 (obs: comprei para presente, não meu padrão de consumo)

Só me lembro o preço dessas coisas😅, as demais comprava sem muita pesquisa

Saludos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Marcelo Manente Esta neve que você viu deve ser eterna ou glaciar, que são muito comuns ao sul do mundo ou em toda a Cordillera.No inverno, fica tudo branco e vai derretendo aos pouaos.Sabia como se tem agua potável ai?Desse derretimento,não sei se tem essa informação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 11/01/2024 em 12:46, geovanih disse:

Buenas Marcelo

Espero que esteja tudo bem com tua viagem.

Queria te pedir um favor, quando fores em algum supermercado poderia olhar o preço de 2 coisas para mim. É que estive na Ar até o começo de dezembro e queria dar uma comparada nos preços.

- bife ancho, eu pagava +- 6000 o kg. E o vinho D.V. catena malbec - malbec (outras uvas mudam o preço) paguei uns 12000 (obs: comprei para presente, não meu padrão de consumo)

Só me lembro o preço dessas coisas😅, as demais comprava sem muita pesquisa

Saludos

Colega, o bife ancho eu não vi, mas o DV catena Malbec Malbec eu vi a 15000 hoje. No mercadinho de bairro.

Editado por Marcelo Manente
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, D FABIANO disse:

@Marcelo Manente Esta neve que você viu deve ser eterna ou glaciar, que são muito comuns ao sul do mundo ou em toda a Cordillera.No inverno, fica tudo branco e vai derretendo aos pouaos.Sabia como se tem agua potável ai?Desse derretimento,não sei se tem essa informação. 

Colega, eu acho que tinha neve porque em outubro passado teve uma grande nevasca que inclusive abriu alguns centros de esqui da região.

Mais à frente quando eu terminar o relato vou contar da minha passagem no vulcão Osorno onde eu deitei na neve.

Editado por Marcelo Manente
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

5° dia - 30/12/24 - Junin a Parque Lanin - 125 km.

Neste dia marcamos de ir no Parque Lanin e por isso acordamos cedo, 8 h, kkkkk. 

A Neusa fez o café da manhã, comemos e arrumamos as coisas para irmos ao parque. Como estávamos em 3 pessoas combinamos de ir num só carro e ai fui no carro do André.

Pegamos a estrada e como não tinhamos roteado passamos a entrada, logo que vimos o erro fizemos a volta e pegamos a ruta 61 que entrava no parque.

Logo nos primeiros quilômetros já começamos a avistar o imponente vulcão Lanin. E também logo no início vimos um camping na beira de um rio e fomos dar uma olhada. O lugar era lindo, mas o comping parecia com pouca estrutura de energia e banheiros.

Seguimos em frente e logo chegamos a portaria do parque. O valor da entrada era de 6500 pesos, o que dava na cotação que conseguimos R$ 33,00 mais ou menos.

Continuamos na estrada parando em cada mirador que havia para tirarmos fotos dos lagos, do Lanin em diversos ângulos e das montanhas dos arredores. A cada tanto da estrada havia um camping sempre administrado pelos povos originários Mapuches. Cada lugar mais lindo que o outro. Um dia vou acampar lá.

Assim fomos de local a local, bem devagar e curtindo cada pedacinho da paisagem.

Até que no final da estrada tem a trilha para a Cascada El Saltillo. Uma caminhada de uns 800 m apenas que nos levou a uma cascada com um belo visual no meio da floresta de coihues, lengas e araucárias da região.

Na volta fomos parando mais uma vez e chegamos a um camping cuja placa dizia que teriam empanadas ao horno (forno) e como ainda não tinhamos comido boas empanadas, paramos no local. Havia um pequeno restaurante onde pedimos umas empanadas e eu tomei uma cerveja Patagonia numa mesa ao lado de uma janela panoramica para mais um belo visual do parque.

Quase na saída do parque avistamos uns pássaros que achamos que eram condores. Eu tentei filmar, porém apertei o botão errado e perdi a oportunidade de guardar recordações desse momento. Infelizmente os pássaros acabaram indo muito longe da estrada e os perdemos.

Chegando em Junin novamente, eu e o André fomos atrás de fazer mais câmbio pois o dinheiro na Argentina voa e a gente nem vê.

A noite aproveitamos que atrás da cabana tinha um espaço e armai minha churrasqueira portátil e fizemos uma carninha regada a cerveja da região.

Custos:

Parque: R$ 33,00

Lanches: R$ 30,00

Mercado para janta: 50,00

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, Marcelo Manente disse:

5° dia - 30/12/24 - Junin a Parque Lanin - 125 km.

Neste dia marcamos de ir no Parque Lanin e por isso acordamos cedo, 8 h, kkkkk. 

A Neusa fez o café da manhã, comemos e arrumamos as coisas para irmos ao parque. Como estávamos em 3 pessoas combinamos de ir num só carro e ai fui no carro do André.

Pegamos a estrada e como não tinhamos roteado passamos a entrada, logo que vimos o erro fizemos a volta e pegamos a ruta 61 que entrava no parque.

Logo nos primeiros quilômetros já começamos a avistar o imponente vulcão Lanin. E também logo no início vimos um camping na beira de um rio e fomos dar uma olhada. O lugar era lindo, mas o comping parecia com pouca estrutura de energia e banheiros.

Seguimos em frente e logo chegamos a portaria do parque. O valor da entrada era de 6500 pesos, o que dava na cotação que conseguimos R$ 33,00 mais ou menos.

Continuamos na estrada parando em cada mirador que havia para tirarmos fotos dos lagos, do Lanin em diversos ângulos e das montanhas dos arredores. A cada tanto da estrada havia um camping sempre administrado pelos povos originários Mapuches. Cada lugar mais lindo que o outro. Um dia vou acampar lá.

Assim fomos de local a local, bem devagar e curtindo cada pedacinho da paisagem.

Até que no final da estrada tem a trilha para a Cascada El Saltillo. Uma caminhada de uns 800 m apenas que nos levou a uma cascada com um belo visual no meio da floresta de coihues, lengas e araucárias da região.

Na volta fomos parando mais uma vez e chegamos a um camping cuja placa dizia que teriam empanadas ao horno (forno) e como ainda não tinhamos comido boas empanadas, paramos no local. Havia um pequeno restaurante onde pedimos umas empanadas e eu tomei uma cerveja Patagonia numa mesa ao lado de uma janela panoramica para mais um belo visual do parque.

Quase na saída do parque avistamos uns pássaros que achamos que eram condores. Eu tentei filmar, porém apertei o botão errado e perdi a oportunidade de guardar recordações desse momento. Infelizmente os pássaros acabaram indo muito longe da estrada e os perdemos.

Chegando em Junin novamente, eu e o André fomos atrás de fazer mais câmbio pois o dinheiro na Argentina voa e a gente nem vê.

A noite aproveitamos que atrás da cabana tinha um espaço e armai minha churrasqueira portátil e fizemos uma carninha regada a cerveja da região.

Custos:

Parque: R$ 33,00

Lanches: R$ 30,00

Mercado para janta: 50,00

 

 

Preço bom hem, se comparado com a província de Santa Cruz, meudeus!!

Me faltou eu ir ver o Lanin, um dia ainda volto pra essa região!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

6° dia - 31/12/24 - Junin a Termas abandonadas a San Martin de los Andes. 150 km.

Neste dia resolvemos conhecer o setor Carruhue do parque Lanin pela ruta 62 até as Termas abandonadas de Lahuen-Co (águas milagrosas em língua Mapuche) ou Epulafquen .

Tomamos nosso café da manhã muito bem feito pela Neusa e pegamos a ruta 40 por mais ou menos 5 km e viramos a direita por uma estrada que nos conectaria a ruta 62 que atravessa o parque e leva a fronteira com o Chile pelo paso Carirriñe que no momento está fechado.

Já de cara vimos que seria complicado por causa da quantidade de poeira que tinha na estrada. Mas muiiiiiita poeira. Até a entrada do parque a estrada era muito boa, porém já na entrada tem uma placa dizendo que o caminho estava em más condições e assim o foi. Quase 40 km de estradas bem do jeito que nós gostamos, muito verde, lagos despontando em cada curva, arvores enormes por todo lado fechando a estrada como num túnel.

Fomos parando no caminho para tirar fotos e admirar a natureza. Paramos para tirar fotos também na playa Carruhue grande. Uma praia de areia vulcanica negra onde muitas famílias se reuniam para desfrutar o dia.

Seguindo adiante chegamos ao "escorial" que se trata de uma grande "língua" de um escorrimento de lava do vulcão ali próximo, o  Huanquihue, a milhares de anos atrás e que "escorre" até o lago Epulafquen. Fizemos o pequeno sendero (trilha) que nos levou até onde o escorial encontrou com as águas frias do lago e voltamos. Os visuais ali são bastante peculiares.

De volta a estrada seguimos mais uns quilómetros até as termas abandonadas. Infelizmente não tivemos coragem de entrar nas águas termais pois os poços estavam muito destruidos e as águas muito sujas. Apenas fizemos o sendero de quase 1 km sobre o caminho de madeira que também está se deteriorando aos poucos. Deve-se ter muito cuidado pois tem muitas madeiras soltas ou podres. Visitamos também o que um dia foi a sede das termas e vimos que o empreendimento um dia foi bem grandioso. Havia um restaurante e diversas piscinas, inclusive cobertas, com uma extrutura que dava pra ver que um dia o local foi muito bonito.

Nas termas abandonadas fizemos nosso almo-lanche e depois de contemplar mais um pouco a natureza iniciamos a volta em direção a San Martin de los Andes. E seguimos em meio a muiiiiita poeira.

Mais perto da cidade a estrada passa ao lado do lago Lolog que estava lotado de carros e de pessoas curtindo as suas águas naquele dia quente. O Argentino gosta muito de camping e natureza. A cultura campista por lá é muito maior que no Brasil, até em cidadezinhas de mil habitantes é possivel achar um camping ou locais de acampamento selvagem para você curtir a natureza.

Chegamos a San Martin quase ás 18 h. Fomos ao hotel reservado, a Hosteria Cerro Nevado. Um bom hotel e bem localizado, proximo do centro, de mercados etc. 

Nos instalamos e fomos passear a pé pela cidade para ver se achavamos um espumante para comemorar a passagem de ano. Infelizmente os comércios grandes todos estavam fechados e não achamos espumante, apenas sidra. kkkk

Perto da meia noite nos dirigimos para a beira do lago Lacar onde encontramos centenas de pessoas de todas as nacionalidades que resolveram passar a virada de ano ali.

Diferente do Brasil não se ouviu sequer 1 foguete a estourar aquela noite, foi muito estranho para nós. A meia noite nos abraçamos e abrimos a nossa sidra para comemorar. Foi um Ano Novo bem diferente.

Voltamos a seguir para o hotel pois no dia seguinte iriamos para o Chile. Só que infelizmente a nossa reserva para o ferry boat do paso Hua hun não foi aceita e só poderiamos ir no ferry das 20:30h. Então mudamos o itinerário e resolvemos entrar no chile pelo Paso Mamuil Malal na ruta 60.

A partir deste dia deixei de anotar os gastos porque vi que seria uma viagem cara pois deixei de ficar em campings para acompanhar o casal de amigos que foram junto. Gastei bastante sim por estar sozinho no meu carro, mas me diverti mais ainda. 

 

 

Editado por Marcelo Manente
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...