Ir para conteúdo

Cuba


robertachain

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, estive em cuba entre março e abril deste ano, foram 11 dias completos em cuba, mais 2 dias no panama, fiquei alguns dias em Havana, alguns dias em Trinidade, alguns dias em varadeiro, um dia em cienfuegos e um dia em matanza.

 

caso tenham qq duvida sobre o que fazer, como e quanto, perguntem, será um prazer ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rafael,

 

Estive em Cuba agora no começo de Abril/2015. Fiquei 11 dias no país.

Sobre o GPS, realmente não pode entrar, mas com o seu celular não há problema.

Sobre o visto, eu não sei se no México é possível. Sei que a Copa vende no check in, mas como tirei na própria Embaixada em Brasília, não sei em quais aeroportos você pode comprar.

E sim, o dólar continua desvalorizado, sendo mais vantajoso levar Euro.

 

 

 

E ae pessoal, depois de ler todas essas 75 páginas desse tópico tenho algumas perguntas, ficarei eternamente grato se puderem me ajudar:

 

1-Falaram que não pode entrar em cuba com aparelho com GPS, como Iphone, isso ainda procede?

 

2-Na verdade essa pergunta não é específica para cuba, mas para qualquer destino, pois há um tempo escutei que essa pratica era possível: Alguém sabe se ainda é possível conseguir preços bacanas em passagens aéreas chegando em aeroportos e comprando voos que estão saindo vazios na hora? Se isso for válido em algum lugar do globo, sabem se com a Cubana é possível, pois falaram que os voos estão sempre cheios e que é necessário comprar com bastante antecedência as passagens. E possível viajar assim saindo de cuba para o México(vou estar no México antes e depois de visitar cuba)?

 

3-É necessário ter passagem de volta quando entrar em cuba? A imigração cobra isso?

 

4- isto já deve ter sido falado mas só para confirmar: é possível obter o visto de turismo pra cuba na hora do check in no México?

 

5- Se alguém for pra lá nos próximos meses pode informar se, devido a aproximação recente de cuba com os EUA o dólar parou de sofrer a desvalorização quando trocado por CUCs? Ou se ainda o caminho é levar euros.

 

6- Por fim, alguém já pegou carona em cuba, sabe mais informações a respeito, melhores pontos nas cidades..?

 

Pessoal, muito obrigado desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estive entre março e abril /2015 em cuba. Havana, Trinidad, Varadero, Matanza e Cienfuegos.

é possível encontrar casas particulares em qualquer cidade, inclusive varadeiro, existe um símbolo que identifica quando a casa é oficial, e em varadeiro alguns casa possuem sim este símbolo, ou seja, são oficiais. Mas acrescento que, mesmo nao sendo, é muito tranquilo alugar casas, muitas delas são independentes, o risco é praticamente nulo. ha, o simbolo que indica que a casa é oficial, é algo parecido com um T.

ha, algo muito importante, o preço, flutua entre 25 e 35 pesos (1 peso = aprox 1 euro). o preço vai variar entre 25 e 35 de acordo com a cara do fregues, na verdade, se vc chegar em uma casa, indicado por outra pessoa, essa pessoa que te indicou vai ganhar 5 pesos, logo, esse custo sera embutido em sua hospedagem, acredita que essa seja uma dica importante para que não quer gastar mais que o necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Rafael,

 

Acabamos de voltar de Cuba e acho que posso te ajudar em algumas coisas:

 

1 - Como já dito, pode-se entrar, sim, com o aparelho celular com GPS;

 

4 - É possível conseguir o visto de turista nos aeroportos do México. Nós compramos na própria Cubana no aeroporto de Cancun faz duas semanas;

 

5 - Ainda continuam com a tarifa para o câmbio do dólar, mas também não estou tão seguro de que o Euro foi mais vantajoso. Diferentemente de como estava a cotação do Euro até dezembro em Cuba (1 Euro - 1,30 CUC), nos últimos dias o câmbio foi de 1 Euro - 1,03 ou 1,02 CUC enquanto o dólar saia 0,86 - 1 CUC. Assim, é preciso fazer os cálculos - e eu não sei como - para ver se ainda compensa. Se a diferença entre o Euro e o Dólar for muito grande, creio que não. De qualquer forma, sempre que conversar em Cuba vão insistir que é mais vantajoso trocar o euro;

 

6 - Não pegamos caronas em Cuba, mas utilizamos alguns transportes bem baratos: taxis compartidos saíram por 20 CUPs para atravessar Havana, os ônibus saem por 1 CUP por todo o trajeto e o famoso camión entre as cidades também sai barato. Especificamente quanto à carona, li em um guia que eles compartem os carros por lá e até chegaram a nos oferecer na saída do aeroporto, mas não imagino ser fácil já que não vi e tampouco ouvimos falar de alguém que viajou assim;

 

Logo mais vamos postar algumas dicas mais com o que aprendemos em Cuba.

 

Abs,

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

Estivemos em Cuba por alguns dias e temos algumas dicas e comentários que podem ajudar especialmente quem quer gastar o mínimo possível por lá:

 

1 - Táxi no aeroporto - Dois pontos:

a) Não pegue de forma alguma os táxis que são oferecidos logo na saída do terminal (é um intermediário oficial que vai te arrumar um carro e só com isso você já paga 5 CUCs a mais). Busque um táxi, que não vai ser dos amarelos, dentro do estacionamento do aeroporto ou caminhe até fora do aeroporto para que pegue um direto na rua. Um taxista nos contou que, quando leva alguém até o aeroporto, a viagem já está paga, de modo que ter algum passageiro na volta é lucro. Isso mostra que é possível negociar;

b) Encontre algum mochileiro/viajante para dividir a corrida com você. Nós estávamos em dois e chamamos um casal de holandeses para compartir um táxi que pegamos na rua, já fora do aeroporto. Pagamos 20 CUCs no total até Havana Vieja.

 

2 - Táxi de volta para o aeroporto - Não pegue os táxis amarelos. Se vai sair de Havana Vieja, procure um dos táxis particulares (próximo ao Capitólio há muitos) e pague no máximo 15 CUCs pela viagem.

 

3 - Casa Ventilada: para contrapor alguns dos últimos relatos, nós tivemos uma experiência perfeita. Em nenhum momento nos ofereceram passeios, táxis ou qualquer coisa que não fosse a casa. Aliás, choramos descontos e não optamos pelo café da manhã em alguns dias, o que sempre entenderam. Inclusive nos ajudaram muito quando pedíamos indicações de lugares mais baratos. Recomendamos fortemente, de coração! Eles foram demais, nos ajudaram muitíssimo e da forma mais simpática possível.

 

4 - Táxi compartilhados: são super fáceis, têm uma rota fixa e, diferentemente do que alguns pensam, aceitam turistas tranquilamente. Por exemplo:

a) para ir de Havana Vieja a Vedado, é só fazer sinal para tomar um bem em frente ao Capitólio por 10 CUPs (para a direita se olha o Capitólio de frente); para voltar, é só tomar um táxi da mesma forma na Avenida 23 perguntando se vão a Havana ou Parque Central;

b) se vão de Havana Vieja para a Viazul (economizando 5/6 CUCs), é só tomar um compartido no Parque El Curita (uma quadra à esquerda, depois do portal de entrada do Bairro Chino) com direção a Lisa (ou Liza), descendo na Avenida 26 (logo depois dos trilhos do trem) e caminhar 4 ou 5 quadras à direita. É só dizer que vai para Viazul que vão te deixar certinho; para voltar, é só caminhar novamente para a Avenida 26 e perguntar pelos táxis que vão a Havana Vieja;

 

5 - Ônibus públicos: são um pouco lotados, mas saem por 1 CUP!!! A informação nos foi um pouco complicada, mas compensa muito pelo preço. Por exemplo: um trajeto que é super comum (Plaza de la Revolución - Havana Vieja) fizemos tranquilamente com o ônibus da rota P-12. De qualquer forma, é só perguntar algumas vezes até que tenha uma resposta repetida e pronto;

 

6 - O famoso camión: nós viajamos em camión desde Cienfuegos até Trinidad. Insistimos para a operadora dos microfones do terminal que tínhamos que ir mais cedo que o Viazul e por 3 CUCs fomos em um deles (o Viazul eram 6 CUCs, então não foi tão barato assim). O motorista cobrou 50 CUPs dos Cubanos, o que lhes deixou muito emputecidos e nós pagamos 75 CUPs. A experiência foi boa, mas, no final, a viagem demorou tanto que o Viazul saindo 1:30 depois ainda chegou mais cedo. Foram infinitas paradas para qualquer coisa viva ou morta que abanasse na estrada. De qualquer forma, sai mais barato;

 

7 - Trinidad: o bom de ter pego o camión é que nós conhecemos o Mateo, um cubano muito simpático, que tem casa particular em Trinidad e nos ofereceu um quarto por 15 CUCs para duas pessoas com café da manhã já incluso. A casa está a 2 quadras do centro, o café da manhã estava muito bom e ainda tivemos uma janta com ele também muito barata e com boa comida. Recomendamos que, se forem a Trinidad, fiquem com ele! Não sei se o preço vai sair por 15CUCs já que ele se sensibilizou por nossa situação no camión e vimos que cobrava 20 CUCs em outras ocasiões. De verdade, o quarto está muito bom, a comida e localização excelente. Vale muito a pena! (o cartão está em anexo);

 

6 - Cienfuegos: ao contrário do que já disseram por aqui, não gostamos da cidade e não encontramos nada de interessante para fazer. A não ser que seja um amante da arquitetura colonial francesa ou goste muito de pequenas cidades do interior, não recomendamos. Fomos para o aniversário da cidade e semana da cultura e, mesmo assim, passamos sem fazer nada. Ademais, não recomendamos a casa do Senhor Ramiro!!! Apesar de indicado pela casa Ventilada, ele não fez questão nenhuma de nos ajudar e, ao final, cobrou pela água que tomamos, sem ter avisado antes que era necessário pagar. Foi uma surpresa de muitos CUCs. ::grr::

 

7 - Santa Clara: se chegar pelo terminal Viazul, não pegue táxi/carroça ou qualquer coisa logo de cara. Se quiser ir ao memorial/monumento do Che, dá para ir caminhando já que são umas 8 quadras. Se quiser ir ao Trem Blindado, tome uma carroça junto com os Cubanos até o centro e depois vá caminhando até o monumento. Ao contrário do que vão tentar te vender, ele não está tão longe assim. O único trajeto que recomendamos pegar uma carroça é desde o centro até o memorial do Che ou vice-versa. De qualquer forma, não faça isso na praça central ou perto de outro ponto turístico, já que os preços começaram em 10CUCs e pagamos 20CUPs (algo em torno de 0.9CUCs). Caminhe um pouco e depois negocie com os carroceiros que o preço despenca. Por fim, se vão de Santa Clara a Havana, os táxis compartilhados (em torno de 10CUCs) são muito mais baratos que a Viazul (18CUCs). A dica nesse caso é negociar diretamente com os motoristas de táxi, que estão estacionados a uma quadra do terminal, e arranjar as outras pessoas para completar o carro. Chegamos a ouvir uma oferta de viagem até Havana por 6CUCs, então fujam absolutamente dos intermediários que oferecem táxi na porta do terminal;

 

Um última dica - que já foi dita aqui, mas vale repetir - é nunca, em hipótese alguma, acerte qualquer coisa que não seja direto com o prestador do serviço. Ou seja, fuja sempre e indistintamente dos intermediários desde os de táxi em aeroportos e terminais até de restaurante. Sempre que alguém te arranjar alguma coisa, ele vai ganhar uma comissão que vai ser paga por você. Em táxis, carroças, cavalos ou o que for, por exemplo, sempre caminhe um pouco para mais longe da "muvuca" e os preços vão cair muito, ainda mais se acertar diretamente com o motorista.

 

Boa viagem!! ::otemo::::otemo::::otemo::

20150504_001411.jpg.9ddb7f74270e11bb0aec47ecc7c186c6.jpg

20150504_001430.jpg.33c9a49a51cd2d2ddfbba29e148e19c2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É tranquilo sim. E no comércio, se eles aceitam CUPs, tem que ser tanto para turista quanto para cubanos. Não podem diferenciar. Isso uns cubanos me disseram...

 

O que ocorre é que em alguns lugares eles olham para sua cara de gringo e tentam passar o preço superfaturado em CUCs. Isso aconteceu comigo em uma sorveteria, onde custava 0,06 CUPs a bola de sorvete artesanal (ridiculamente barato) e a mulher quis me cobrar 0,60CUCs (o que ainda estaria barato e eu até pagaria com gosto, se não fosse a má-fé). Fui lá e falei para o chefe dela. Ela foi repreendida na minha frente. Mas não sei se era real ou foi ceninha hehe

 

Rafael Dourados,

pelo que vi, você conseguiu trocar tranquilamente seus CUCs por CUPs.

Já li relatos que não conseguiram e/ou não podiam realizar a compra. É fácil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, muito obrigado por todas as informações, ajudaram bastante.

 

Tenho só mais uma dúvida: alguém já foi em agosto, setembro ou outubro?

 

Li que são os meses que mais chovem no país e queria saber se realmente nao vale a pena ir nessa época. Digo, chove todo o dia, chuva forte, etc..

 

To perguntando isso porque é justamente nessa epoca que pretendo ir pra lá . Aí agora to com medo ahaha

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...