Ir para conteúdo

Visto Americano e Imigração - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, cheguei hoje do consulado e consegui o visto para os EUA eu e minha esposa. Para ajudar os colegas vou colocar aqui como foi o processo até a entrevista de hoje às 12:10.

 

Primeiramente há um mês e meio atrás eu contratei os serviços de uma consultoria chamada NetVistos (http://www.netvistos.com.br) para me auxiliar em todo esse processo para tirar o visto. Pois bem após o passaporte em mãos entrei em contato com eles e me passaram um email contendo a ficha DS-160(Rascunho) numa versão em Português de fácil preenchimento. Fiz a minha e da minha esposa e enviei de volta a eles. Eles mesmo se encarregaram de preencherem a ficha correta colocando os dados corretamente e marcando e desmarcando o que consideram bom para facilitar junto ao consulado. Por ex eu tinha colocado tempo de permanência em NY de 10 dias e mudaram para 7 pois dizem que é melhor 1 semana do que 10 dias e muitos outros detalhes. Em seguida me enviaram vários arquivos dentre eles, o DS-160 para ser impresso assim como o agendamento do CASV e Consulado.

 

Há uma semana atrás fomos no CASV da Vila Mariana onde não chegamos a ficar nem 10 minutos de tão rápido, tiramos as digitais e a foto e pronto, era só aguardar o dia da terrível entrevista no consulado.

 

Hoje era o dia. De acordo com as dicas que nos passaram, nos vestimos bem (nada exagerado) e saímos por volta das 10:30 em direção ao consulado (que fica próx ao Shopping Morumbi). Chegamos por volta das 11:00hs.

 

Antes de mais nada queria mencionar que de acordo com a empresa que nos ajudou, levamos os seguintes documentos recomendados :

 

- Confirmação do DS-160

- Confirmação do Agendamento

- Passaportes

- 3 últimos Holerites de cada um

- Carteira de Trabalho Atualizada

- Extratos bancários referentes aos últimos 3 meses

- Declaração de Imposto de Renda com Recibo de Entrega

- Registro de Imóveis ou Escritura

- Certificado de Registro de Veículo

 

Além disso várias dicas de possíveis perguntas que poderiam nos fazer, postura frente ao cônsul, o que não falar etc..

 

Como a entrevista minha e da minha esposa seria junta (casal faz junto a entrevista) levamos apenas uma pasta e deixamos no carro que ficou no estacionamento, celulares, bolsa etc. Pois pedem que não tenha nada nos bolsos, chave do carro dentro da pasta/envelope que estiver levando e se estiver de agasalho, tirar na hora da revista.

 

No lado de fora do consulado tinha muita genteeeee, mas era assim: Pessoas do horário 11:30 / 11:40 ... e o nosso era 12:10. Então o guarda pedia de acordo com o horário que somente as pessoas daquele horário, fizessem fila encostada na grade e o resto ficava por ali mas sem ser na fila. Apesar de parecer bagunçado no final acaba funcionando. Quando então chamaram para a fila o nosso horário. Após a primeira entrada, como não tínhamos celulares,bolsas, metais... já entramos numa fila. Nessa fila tem um pessoal que vem com um leitor de código de barras colhendo os dados da folha de agendamento e em seguida te encaminham para outra fila. Depois de pouco tempo entramos na ala das entrevistas mas numa parte de espera( isso mesmo, outra rsrs). Confesso que nessa parte a tensão aumenta, pois é possível ver o pessoal sendo entrevistado e em algumas vezes até ouvir as perguntas. Então eles começam a chamar pelo nome e te encaminham numa fila de no máximo 3 pessoas em cada guichê o qual vai ser entrevistado. Caímos em um que tinha na nossa frente um casal oriental e na frente deles uma família com 5 pessoas. Nessa hora olhei para um dos guichês e ouvi nitidamente um cônsul falando para uma garota que o visto dela havia sido negado, mas não faço a mínima ideia a razão. Enfim a família de 5 pessoas saíram com o visto, depois o casal oriental foi entrevistado dando tudo certo também e percebi nesse instante uma coisa. A mulher que iria nos entrevistar fazia as mesmas perguntas para o casal oriental que havia feito para aquela família, e pensei comigo, acho que ela vai repetir comigo e minha esposa. Mas nem deu tempo de eu comentar isso com minha esposa que já nos chamaram. E acreditem se quiser a entrevista foi assim:

 

Cônsul: Boa tarrrdeeee (num tom meio alegrinho de gringo)

Nós: Boa Tarde

Cônsul: (Pediu para que minha esposa colocasse as mãos para tirar as digitais e depois a minha)

Cônsul: vão para aonde ?

Nós: Nova York

Cônsul: (perguntou para mim ) Trabalha com o q ?

Eu: Sou Analista de Sistemas

Cônsul: (para a minha esposa) e vc ?

Ela: Sou Assistente Pedagógica

Cônsul: Já viajaram para o exterior alguma vez

Nós: Sim para Buenos Aires

Cônsul: Ok seus vistos foram aprovados boa viagem

 

Pessoal essas 4 perguntas não duraram nem 2 minutos E detalhe, a cônsul mal olhou na nossa cara.

 

Resumindo:

 

- Não pediram NENHUM documento sequer, nenhummmmm

- Ela mal olhou para nós

- Tudo muito rápido

 

Por isso diante dessa experiência, eu só posso dizer que se você tiver todos os documentos certinhos, responder alguma possível pergunta diferente dessas que nos fizeram, é só responder a verdade calmamente e fim de papo. Eu acho que hoje em dia quem tem um visto negado, só pode ser por situações tais como (jovem e desempregado; problemas na documentação ou algo muito mais sério sei lá).

 

Tempo gasto desde a parada do carro no estacionamento até estar de volta no estacionamento: 1h30

 

Espero ter ajudado a todos e boa sorte também.. Quem quiser pode escrever que eu respondo qqer outra coisa que possa ter esquecido de contar.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, gostaria de saber alguém já viajou com o ESTA (passaporte com isenção de visto)... Gostaria de saber como é e se é tão simples assim como parece!

Eu já fui aos EUA com o passaporte brasileiro, com visto de estudante, em jan de 2009, porém agora to querendo viajar de novo para lá (em abril) só que não queria ter que passar por toda essa burocracia de visto, e tal, já que agora eu tenho o passaporte português. Andei lendo sobre a isenção de visto e vi que era uma coisa simples, basta preencher um formulário do gov. americano (o ESTA) e pronto, sua autorização para a viagem sai na hora (caso tudo esteja certinho)... Aí queria saber como é a admissão LÁ na alfândega, como se dá "as perguntas" lá no guiche dos EUA... Será que eles vão ficar perguntando as minhas condições de vida, o que eu faço, etc? Alguém conhece alguma pessoa que foi admitida inicialmente pelo ESTA e depois foi barrada?

Obrigadão!!!

 

Ola amigo, por acaso voce conseguiu respostas? Tenho exatamente o mesmo anseio que você. Já estive nos EUA com passaporte brasileiro 2x e agora vou ir com meu portugues pois tb quis evitar a burocracia de ter que viajar para São Paulo e etc... e aí como foi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi gente... Gostaria da opinião de vocês. Estou planejando minha primeira viagem internacional que vai ser pra Orlando em maio/2014, quero tirar meu visto esse ano ainda, tenho um salário de 1357,00 e ainda vou juntar o dinheiro pra levar pra viagem, não comprei as passagens e nem reservei hostel, devo da entrada no visto depois que já estiver com passagens e hostel reservados? Ou posso tentar agora sem nada certo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi gente... Gostaria da opinião de vocês. Estou planejando minha primeira viagem internacional que vai ser pra Orlando em maio/2014, quero tirar meu visto esse ano ainda, tenho um salário de 1357,00 e ainda vou juntar o dinheiro pra levar pra viagem, não comprei as passagens e nem reservei hostel, devo da entrada no visto depois que já estiver com passagens e hostel reservados? Ou posso tentar agora sem nada certo ainda.

 

 

Primeiro o visto, depois veja o resto. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal, boa noite!

Conforme prometido, vim contar o que aconteceu hoje, dia da minha entrevista no consulado.

 

Vou adiantar e falar somente das perguntas da cônsul, ok?

 

pois bem, pra mim ela perguntou mais que para os amigos acima e pediu documento, mas no fim deu tudo bem e o visto foi aprovado! 8) as perguntas foram as seguinte:

 

Vai pra onde?

O que vai fazer lá?

Já viajou alguma vez para outro país?

Vai sozinho? vai encontrar alguém lá?

Mora com os pais? o que eles fazem?

Quantos irmãos moram com você?

Trabalha no que? o que você está estudando atualmente? (pediu carteira de trabalho)

Ganha quanto mais ou menos?

 

Aí depois de olhar a carteira, falou pra eu colocar o dedo na máquina de digitais e disse que o visto havia sido aprovado e boa viagem.

 

Vão preparados para essas perguntas, espero ter ajudado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi gente... Gostaria da opinião de vocês. Estou planejando minha primeira viagem internacional que vai ser pra Orlando em maio/2014, quero tirar meu visto esse ano ainda, tenho um salário de 1357,00 e ainda vou juntar o dinheiro pra levar pra viagem, não comprei as passagens e nem reservei hostel, devo da entrada no visto depois que já estiver com passagens e hostel reservados? Ou posso tentar agora sem nada certo ainda.

 

 

Primeiro o visto, depois veja o resto. ::otemo::

 

 

 

Valeu !!! Obg !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que essa informação é pouco relevante para o processo. Se você não conhece, informe isso.

Creio q outros fatores como cidade de origem, formação escolar e renda pessoal pesem mais para concederem ou não o visto. Mas esse é meu ponto de vista, o critério q eles usam certamente vai muito além disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá galera!

Estou preenchendo o visto do meu namorado e estou com duas dúvidas:

1)No campo ESCOLARIDADE pede data de início e data de conclusão. Acontece que meu namorado irá concluir a faculdade nesse ano (DEZEMBRO 2013), com formatura no dia 10/03/2014. Ocorre que o sistema não permite a inclusão de data posterior ao dia do preenchimento. só a data atual ou anterior. O que eu faço??? coloco a data do preenchimento ou não informo sobre a faculdade?

2) Ele tem carteira assinada com um valor X, mas recebe comissões por fora, que da uma valor BEM MAIOR. Coloco qual valor no formulário? o assinado na carteira ou somo as comissões?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...