Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Lençóis Maranhense - Qual o melhor passeio da região ? Qual não pode faltar no roteiro ?

Postado
  • Membros

Estou planejando minha viagem para Lençóis Maranhense pala primeira vez. Em minhas pesquisas me surgiu uma dúvida. Quais das 3 bases tem os melhores passeios e roteiros? 

1º Santo Amaro

2º Barreirinhas

3º Atins

Quais das 3 bases devo me hospedar e qual base tem os melhores passeios ? 

Me diz vocês que já foram  a região, qual foi o melhor passeio que fizeram por lá ?

Featured Replies

Postado
  • Membros

Barreirinhas é uma cidade de pequeno porte,mas tem tudo que necessita para viver.As outras são vilas de interior que,particularmente, odeio.A opção é sua. 

Postado
  • Autor
  • Membros

Como vou ficar 5 dias na região, irei ficar 2 dias em Santo Amaro e 3 dias em Barreirinhas, Atins pensando em fazer um bate e volta saindo de Barreirinhas. Obrigado pela sugestão.

Postado
  • Membros

Quando fui lá, mas faz tempo, Atins nem tinha luz,hoje não sei. Era vida de interior mesmo, que não aguento mais que poucas horas. 

• 5 meses depois...
  • 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Aqui vai um guia prático e real sobre as 3 bases — Santo Amaro, Barreirinhas e Atins — com base em relatos e dicas retiradas aqui do Mochileiros.com (com conteúdo de viajantes que já foram aos Lençóis Maranhenses) 👇

🗺️ Comparativo das 3 bases

1. 🏜️ Barreirinhas — a principal porta de entrada

• Barreirinhas é considerada a base tradicional para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com muitos passeios oferecidos e fácil acesso de São Luís.

• É onde a maioria dos viajantes fica, justamente porque dali saem os passeios de 4×4, os barquinhos pelo Rio Preguiças e é mais fácil fechar tours.

• Tem estrutura de restaurantes, hospedagens variadas e serviços turísticos, algo que não é tão forte em Atins ou em Santo Amaro.

• Dica frequente no Mochileiros: muitos aconselham fazer a travessia ou os passeios partindo de Barreirinhas por ser mais prático e ter mais oferta de guias/tours.

👉 É uma excelente base para quem quer facilidade, vários passeios e logística mais tranquila.

2. 🌊 Santo Amaro — lagoas mais bonitas e contato com o local

• Em relatos antigos, muitos viajantes destacam que Santo Amaro tem algumas das lagoas mais bonitas da região e um charme mais “rústico” e autêntico.

• O jeito de se locomover e a estrutura são mais simples, mas quem gosta de natureza e tranquilidade geralmente curte.

• Algumas pessoas preferem combinar uns dias em Santo Amaro + uns dias em Barreirinhas para aproveitar o melhor dos dois mundos.

👉 Ideal como base para quem quer lagoas incríveis e menos movimento urbano.

3. 🌴 Atins — vibe tranquila e passeios diferentes

• Atins é uma vila bem pequena, mais tranquila e com uma vibe praiana e relax, ficando ao encontro do rio Preguiças com o mar.

• A viagem até lá pode ser feita partindo de Barreirinhas (de barco, 4×4 ou transfer), e muitos viajantes recomendam ir pelo menos um dia para conhecer essa parte dos Lençóis.

• Alguns relatos mencionam que a lagoa verde e outras atrações naturais em Atins valem a pena — especialmente para quem quer tranquilidade e um ritmo mais lento.

👉 Boa opção para curtir lagoas, praia e uma vibe mais “roots”.

🧭 Qual base escolher?

📍 Se você quer praticidade e os passeios mais comuns (lagoas Bonita e Azul, Rio Preguiças e tours de 4×4)
➡️ Fique em Barreirinhas — é a base mais estruturada e mais fácil de organizar tours e transporte.

📍 Se você quer beleza natural e lagoas incríveis, com menos movimento
➡️ Santo Amaro pode ser especial, especialmente se combinar com parte da viagem em Barreirinhas.

📍 Se o objetivo é tranquilidade, natureza e começar ou terminar sua viagem com uma vibe mais rústica
➡️ Atins vale a visita, mesmo que seja por 1–2 dias.

💡 Dica comum dos viajantes: muitos fazem um roteiro misto — por exemplo 2 dias em Barreirinhas + 1 em Santo Amaro + 1 em Atins, assim dá pra aproveitar melhor cada parte dos Lençóis.

🚀 Passeios e o que não pode faltar

Viajantes no Mochileiros.com sempre destacam como memoráveis:

· Lagoa Bonita e Lagoa Azul: as lagoas mais famosas e bonitas do parque.
· Passeio de lancha ou barco pelo Rio Preguiças: inclui paradas em Mandacaru, Caburé e às vezes até Atins.
· Travessias a pé ou com guia pelas dunas: sugestões de trek foram bastante elogiadas.
· Passeios combinados entre as bases: muitos viajantes misturam Santo Amaro e Barreirinhas para aproveitar o melhor de cada um.

🧠 Dicas práticas “de quem já foi” (Mochileiros)

✔️ Se sua viagem for de 4–6 dias, a combinação de bases rende mais experiências.
✔️ Leve dinheiro em espécie — em algumas vilas nem sempre aceitam cartão.
✔️ Guia local pode enriquecer bastante o passeio pelas dunas e travessias.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.